Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Quadro de força Okay !!  (Lida 2361 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Quadro de força Okay !!
« Online: 16/06/13 - 20:46 »
Galera depois de quase duas semanas, e enchendo saco do Reinaldo (Mac) , finalmente terminei o quadro elétrico da minha máquina, amanhã ja vou fixar do lado no suporte que fiz na maquina, dai fica faltando fazer os suportes para os motores, essa semana essa bagaça sai  ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9

Ricardo

Clube CNC Brasil

Quadro de força Okay !!
« Online: 16/06/13 - 20:46 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #1 Online: 16/06/13 - 21:21 »
Se o restante da máquina ficar tão bonito e bem feito quanto o quadro de força teremos uma obra primorosa.

Parabéns; muitobonito e bem feito; um dia serei tão caprichoso assim..........
mas vai demorar ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #1 Online: 16/06/13 - 21:21 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #2 Online: 17/06/13 - 14:39 »
Rick,

Parabéns, muito legal.

Voce colocou uma contadora.

Eu li alguma coisa que se houver a contadora e for usar um spindle, este não pode receber a alimentação após ela e sim antes, no teu caso parece-me entre o dijuntor e a contatora.

Te afirmo que não me detive muito na leitura, mas parece-me que influencia no sistema de liga e desliga e mudança de sentido do spindler. Como sempre lembro - eu sou normal.

Vou tentar aumentar o meu relógio para me sobrar uns minutos e vou renovar esta pesquisa.

E a saída (ou entrada) paralela onde está? Ou vais usar o sistema sem fio?

Abraços.

jcs

« Última modificação: 17/06/13 - 14:46 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #2 Online: 17/06/13 - 14:39 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #3 Online: 17/06/13 - 19:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rick,
Parabéns, muito legal.
Voce colocou uma contadora.
Eu li alguma coisa que se houver a contadora e for usar um spindle, este não pode receber a alimentação após ela e sim antes, no teu caso parece-me entre o dijuntor e a contatora.
Te afirmo que não me detive muito na leitura, mas parece-me que influencia no sistema de liga e desliga e mudança de sentido do spindler.
Abraços.
jcs

Xique o quadro,parabens,JCS,acho que sua duvida é com a colocação de uma contatora e o inversor do spindle,pode ser usado os dois,desde que a contatora esteja na saida do inversor e não na entrada,se for na entrada a cada corte o inversor entende como subtensão e declara uma falha,visto que este vai ficar sem alimentação de sua fonte interna,eu particularmente não vejo razão pra isso,pois ao cortar a força depois do inversor e caso ele esteja parametrizado com a rampa de desaceleração ou freio,estes não funcionam,pois ao abrir a contatora,o spindle vai parar somente por inercia,perdendo assim algumas configurações importantes,no caso uma reversão do spindle.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #3 Online: 17/06/13 - 19:23 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #4 Online: 17/06/13 - 21:49 »
Caprichadíssimo heim? Parabéns pelo esmero!!!!
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #4 Online: 17/06/13 - 21:49 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #5 Online: 17/06/13 - 22:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu li alguma coisa que se houver a contadora e for usar um spindle, este não pode receber a alimentação após ela e sim antes, no teu caso parece-me entre o dijuntor e a contatora.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
JCS,acho que sua duvida é com a colocação de uma contatora e o inversor do spindle,pode ser usado os dois,desde que a contatora esteja na saida do inversor e não na entrada,se for na entrada a cada corte o inversor entende como subtensão e declara uma falha,visto que este vai ficar sem alimentação de sua fonte interna

Não entendi.

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #5 Online: 17/06/13 - 22:15 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #6 Online: 17/06/13 - 22:17 »
JCS - Obrigado , e no caso do cabo lpt, irei pluga-lo na placa integradora que fica ao lado da caixa, é que minhas fotos mal tirada não deu pra ver , mas fica plugado la dentro e sai o cabo normal pra fora.

Quanto ao problema de ligar o spindle depois da contatora nem fazia ideia que isso seria um problema, muito obrigado JCS e Pravato pela dica, bom que não é nada complicado de se ligar , hj fixei o quadro na maquina depois tiro umas fotos e posto aqui pra vcs observarem como ficou

Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #6 Online: 17/06/13 - 22:17 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #7 Online: 17/06/13 - 22:54 »
Sobre onde colocar a contatora, isso é relativo  ;D ;D

A contatora pode ser colocada na alimentação antes ou logo após o disjuntor como sistema de emergencia, ou como chave geral, pode ser colocada antes do inversor para ligar a alimentação do inversor, Agora usar depois do inversor... só se for usar mais do que um motor no mesmo inversor, ai também vai usar mais de uma contatora, uma para cada motor, senão não faz sentido.

ou seja

A contatora pode estar onde o projetista quer, desde que saiba o que está pretendendo ;D ;D

 
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #7 Online: 17/06/13 - 22:54 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #8 Online: 17/06/13 - 23:20 »
Pravato e Cientista13,

Estes gaudérios não deixam os tentos frouxos. São tauras que quando espirram separam os véus de lã das ovelhas que estiverem por perto. ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Eu comentei ao Rick acreditando no que dizia mas sem poder convencer tecnicmente.

Mario, entendeu agora?

Rick, desculpe eu adentrar o teu tópico nessa condição de advogado do diabo, mas parece que serviu para algo.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #8 Online: 17/06/13 - 23:20 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #9 Online: 17/06/13 - 23:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pravato e Cientista13,

Estes gaudérios não deixam os tentos frouxos. São tauras que quando espirram separam os véus de lã das ovelhas que estiverem por perto. ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Eu comentei ao Rick acreditando no que dizia mas sem poder convencer tecnicmente.

Mario, entendeu agora?

Rick, desculpe eu adentrar o teu tópico nessa condição de advogado do diabo, mas parece que serviu para algo.

jcs

Relaxa JCS ta tudo tranquilo, é bom que assim sempre estamos aprendendo algo, mas agora fiquei na duvida, posso ou não colocar o inversor depois da contatora ?

Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #9 Online: 17/06/13 - 23:30 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #10 Online: 17/06/13 - 23:59 »
Rick,

Meu conhecimento é ínfimo. Mas parece-me que não. Dá uma revisada no manual do inversor, acho que foi num desses que li a respeito. Há uma recomendação bem saliente.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #10 Online: 17/06/13 - 23:59 »

Offline Beto_s

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 180
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #11 Online: 18/06/13 - 11:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Relaxa JCS ta tudo tranquilo, é bom que assim sempre estamos aprendendo algo, mas agora fiquei na duvida, posso ou não colocar o inversor depois da contatora ?

Ricardo

Como o Cientista falou ... Qual a tua intenção com o contator , ou contatora :cher:????
Se estiver utilizando como uma chave geral onde o botão verde liga (Normal aberto ) e o vermelho desliga (normal fechado) , não vejo problema nenhum ...até com vantagem que se tiver uma queda de energia o sistema desarma e será necessário você religar manualmente.
Para o inversor a contatora equivalerá a uma chave liga desliga comum.
Isso ele ANTES do inversor.
Depois do inversor é muito raro ver um contator , somente para seleção de motores como foi citado e deve ter um travamento lógico para acioná-lo antes do inversor. Parada de emergência também é preferível fazer pelo inversor que até tem funções específicas pra isso , do que colocar contator , salvo raras excessões.


 
em tempo ...parabéns pela montagem caprichada :imit:
  
« Última modificação: 18/06/13 - 11:33 por Beto_s »
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #11 Online: 18/06/13 - 11:28 »

Offline clodoaldo_ferreira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 97
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #12 Online: 18/06/13 - 12:01 »
hum, vamos lá, se vais usar somente um spindle nao tem por que usar a contatora, com relação ao painel, muito bem feito, parabens
Clodoaldo Ferreira
INDMAF MAQUINAS CNC

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #12 Online: 18/06/13 - 12:01 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #13 Online: 18/06/13 - 17:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sobre onde colocar a contatora, isso é relativo  ;D ;D

A contatora pode ser colocada na alimentação antes ou logo após o disjuntor como sistema de emergencia, ou como chave geral, pode ser colocada antes do inversor para ligar a alimentação do inversor, Agora usar depois do inversor... só se for usar mais do que um motor no mesmo inversor, ai também vai usar mais de uma contatora, uma para cada motor, senão não faz sentido.

ou seja

A contatora pode estar onde o projetista quer, desde que saiba o que está pretendendo ;D ;D

 

Agora entendi. kkkkkkkkkkk

Eu uso duas. Uma como chave geral e outra para ligar a alimentação do inversor. A geral em 110V e a do inversor em 220V acionada pela BOB.

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #13 Online: 18/06/13 - 17:33 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #14 Online: 27/06/13 - 23:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rick,

Meu conhecimento é ínfimo. Mas parece-me que não. Dá uma revisada no manual do inversor, acho que foi num desses que li a respeito. Há uma recomendação bem saliente.

jcs

No manual do chines tem uma recomendação para não desligar a conexão do motor quando ligado, para evitar danos ao inversor.
« Última modificação: 27/06/13 - 23:03 por guilheme »

Clube CNC Brasil

Re:Quadro de força Okay !!
« Resposta #14 Online: 27/06/13 - 23:02 »

 

SiteLock