Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Splindler ajuda  (Lida 13467 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Splindler ajuda
« Online: 05/10/13 - 15:28 »
Ola galerinha do bem,
Usei a maquina tudo belezinha, almoçei voltei a trabalhar coloquei o desenho
simplesmente o splindler não roda, no emc ele não esta aceitando o comando
x,y,z  eixos, mas aparece na tela como ele tivesse funcionando mas o proprio nem sai do
lugar ai aparece a seguinte mensagem quando coloco o play

(Não é possível executar um programa quando não se deteve)

O splindler ta funcionando porque quando desl o pc e ligo novamente ele começa
a rodar só para quando ligo o programa emc2.
Tem alguem qui no forum que si disponibiliza em ajudar?
Muito do obrigado a todos.
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Splindler ajuda
« Online: 05/10/13 - 15:28 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #1 Online: 06/10/13 - 06:27 »
Ninguem pode me ajudar????
Eu PAGO $$$$
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #1 Online: 06/10/13 - 06:27 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #2 Online: 06/10/13 - 07:09 »
Boas querida amiga Flafer.

Não precisa pagar nada não, é que no final de semana o povo dorme até mais tarde. rsrsrsr

E primeiramente quero que Rio Claro é uma cidade muito bonita, visitei bastante esse lugar quando morava em Pirassununga.

Vamos tentar resolver seu problema.   

Pelo o que entendi, você diz que "mecânica" e "eletricamente" o problema é com o Spindle, que não roda, embora apareça no programa de controle que esteja rodando.

Mas em seguida você diz que "no emc ele não esta aceitando o comando
x,y,z  eixos" e ... "o próprio nem sai do lugar".

Bom, não entendi essas partes, o que os eixos tem á ver com o spindle, o que nem sai do lugar, são os eixos X, Y e Z?

Eles não estão se movimentando?

O problema é o spindle não ligar automaticamente ao iniciar a execução do arquivo de corte?

Ou os eixos X, Y e Z não estão rodando, quando é acionado a tecla de inicialização.

Pois são "coisas" distintas embora, ambas possam advir do mesmo problema.

Em primeiro, disponibilize o arquivo que você está tentando executar para analisarmos se o problema não está com esse arquivo.

Em seguida, tente executar novamente o arquivo de corte que estava rodando antes do seu almoço, assim terá certeza que o problema não é com o novo arquivo de corte.

Depois, caso o erro persista, faça um print screen da tela para que possamos verificar o erro que etá aparecendo no EMC.

Daí poderemos tecer mais comentários.

E ainda, se tiver o CD de instalação do Ubuntu, rode no modo de demonstração pelo próprio CD e faça esses mesmos testes usando o CD, quem sabe algum arquivo possa ter sido corrompido na versão que está em sua máquina.

Se for isso, é só reinstalar o EMC - LINUX CNC.

E no final, sugiro que atualize o seu EMC para LINUXCNC, é a versão mais recente, mais amigável e mais bonita desse mesmo software de comando.

Do mais, fico a sua inteira disposição.

Abraços.

Rubens   

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #2 Online: 06/10/13 - 07:09 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #3 Online: 06/10/13 - 13:30 »
Amigo passa seu email vou te passar o video explicando melhor, nao sei postar aqui
obrigado desde ja.
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #3 Online: 06/10/13 - 13:30 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #4 Online: 06/10/13 - 13:58 »
Por email talvez nao dê por causa do tamanho, vê se voce consegue enviar para o iu tubi, assim todos possam ver...

Ahhh fiquei sabendo que tem um  spindle que na falta de agua para a  refrigeração ele para, nao sei se o seu é refrigerado, mas fica a dica...



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #4 Online: 06/10/13 - 13:58 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #5 Online: 06/10/13 - 15:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
coloquei no youtube, ele e refrigerado a ar Marcão
Se nao der pra entender o video fala que faço outro....rsss

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 06/10/13 - 19:48 por Mac_RC »
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #5 Online: 06/10/13 - 15:14 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #6 Online: 06/10/13 - 16:27 »
Flavia, qual a eletrônica da sua máquina? os Drives tem leds de sinalização? estão acendendo? a Fonte de energia está ligando?
será que o problema pode ser na fonte já que a maquina não se movimenta em nenhum dos eixos?
 
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #6 Online: 06/10/13 - 16:27 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Splindler ajuda
« Resposta #7 Online: 06/10/13 - 16:31 »
Olá menina Flávia (acho que é isto, né?)

Como disse o amigo Rubens, realmente final de semana é mais difícil obter uma assistência emergencial,  ?_26

Agora vamos dar "nome ao bois", pois assim acho que tu obtêm respostas mais assertivas:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Usei a maquina tudo belezinha, almoçei voltei a trabalhar coloquei o desenho
simplesmente o splindler não roda,...

Tu colocou o mesmo programa (desenho) ou outro? Só pra constar -> Spindle

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... no emc ele não esta aceitando o comando x,y,z  eixos, mas aparece na tela como ele tivesse funcionando mas o proprio nem sai do lugar...

Conforme pude observar no vídeo o EMC2 está respondendo e aceitando os comandos via teclado. O que ocorre é que tu está falando do movimento mecânico dos eixos X, Y e Z e não do spindle. Se não há movimento nos eixos a primeira coisa a verificar é se o cabo de comunicação está enviando sinais corretamente. Se o cabo está ok, então partimos para a verificação dos drivers (porém tu não especificou que eletrônica utiliza).

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...ai aparece a seguinte mensagem quando coloco o play (Não é possível executar um programa quando não se deteve)

No video não aparece tal mensagem...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O splindler ta funcionando porque quando desl o pc e ligo novamente ele começa
a rodar só para quando ligo o programa emc2.

Dá pra ver no vídeo que o spindle está girando (spindle é o motor rotativo). Até agora acho que tu quis dizer que não tens movimentação nos eixos. É isto? Não é isto?

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

PS.: Não fique brava comigo menina, ok?  :anjo: É que sem entendermos direito a situação tu receberás dicas de medir até a temperatura do teu cachorro, pois pode ser que ele esteja com febre e isto poderá interferir no bom funcionamento da router,  :Garg:

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #7 Online: 06/10/13 - 16:31 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Splindler ajuda
« Resposta #8 Online: 06/10/13 - 16:47 »
Pela descrição pode ser um problema no PC que pára de enviar sinais aos drives, pois entendí que os digitais do programa funcionam mas a máquina não se movimenta.

Parece ser do PC porque depois de reiniciar tudo volta ao normal
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #8 Online: 06/10/13 - 16:47 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Splindler ajuda
« Resposta #9 Online: 06/10/13 - 17:01 »
Olá menino Fábio, bom te 'ler' por aqui,  :ok:

Justamente por isto sugeri "dar nome aos bois" no meu post anterior.
É que a menina diz que quando desliga e liga o computador (mas desliga mesmo ou só reinicia???) ele (ele quem???) começa a rodar (utilizamos o termo rodar para dizer que a máquina está em funcionamento normal, mas ela diz rodar no sentido de rodar a máquina ou girar o spindle???) só para quando ligo o programa emc2 (executa o programa, pelo que entendi).

Aqui fica uma dúvida, pois nunca utilizei o EMC2, tampouco controle do spindle pelo driver: Pode ser que quando ela inicia o PC e liga a eletrônica o spindle começa a girar, e quando executa o EMC2 o driver recebe o comando e desliga ele?

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #9 Online: 06/10/13 - 17:01 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Splindler ajuda
« Resposta #10 Online: 06/10/13 - 17:45 »
Pois é Elton,

Creio que uma melhor descrição do problema nos ajudaria um pouco mais a deduzir e sugerir o que pode ser...

Se voce tem um relé conectado a porta LPT, é de certa forma normal que ele ligue ou desligue durante o boot, pois o estado dos pinos não está sob controle ainda - isso só acontece depois que o software de controle inicia.

Isso vale para os drives também - por isso que ao ligar a máquina, primeiro ligamos o PC, rodamos o sw e por ultimo ligamos a eletronica - para desligar se faz o caminho inverso.

Força e honra

Fabio
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #10 Online: 06/10/13 - 17:45 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #11 Online: 06/10/13 - 18:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pois é Elton,

Creio que uma melhor descrição do problema nos ajudaria um pouco mais a deduzir e sugerir o que pode ser...

Se voce tem um relé conectado a porta LPT, é de certa forma normal que ele ligue ou desligue durante o boot, pois o estado dos pinos não está sob controle ainda - isso só acontece depois que o software de controle inicia.

Isso vale para os drives também - por isso que ao ligar a máquina, primeiro ligamos o PC, rodamos o sw e por ultimo ligamos a eletronica - para desligar se faz o caminho inverso.

Força e honra

Fabio



O que acontece e o seguinte pro emc2 o splindle ta fresando normal mas pra
 maquina o splindle fica funcionando porem ele nao sai do lugar fica rodando e nao se movimenta, quando coloco stop a maquina para tento movimentar os eixo pelo comando do teclado porem pro emc2 ta se movimentando mas o splindle nao sai do lugar entebdeu?
Assim o programa roda normal e o splindle nao, o splindle esta funcionando como viram no video. Nao entendo do programa tenho medo de instala outro programa e nao saber mexer nao saber instala os drives da maquina.... Agradeço as respostas
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #11 Online: 06/10/13 - 18:34 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #12 Online: 06/10/13 - 19:18 »
Flavia,

Simplificando, o programa manda rodar e a máquina não obedece correto?
Quanto ao Spidle girar sozinho p Fábio fguilii já explicou o que ocorre.
Citar
Se voce tem um relé conectado a porta LPT, é de certa forma normal que ele ligue ou desligue durante o boot, pois o estado dos pinos não está sob controle ainda - isso só acontece depois que o software de controle inicia.
 
Veja o histórico de perguntas que lhe foram feitas. O Menino Hippie te fez várias perguntas que são importantes e foram ignoradas.

Confira a ligação do Cabo LPT (aquele cabo de impressora) que liga do PC até a parte eletrônica da máquina. Antes de ligar o Pc e CNC desplug e plug ele.
Att Rodrigo
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #12 Online: 06/10/13 - 19:18 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #13 Online: 06/10/13 - 19:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menina Flávia (acho que é isto, né?)

Como disse o amigo Rubens, realmente final de semana é mais difícil obter uma assistência emergencial,  ?_26

Agora vamos dar "nome ao bois", pois assim acho que tu obtêm respostas mais assertivas:

Tu colocou o mesmo programa (desenho) ou outro? Só pra constar -> Spindle
deixei o mesmo, depois coloquei outros.

Conforme pude observar no vídeo o EMC2 está respondendo e aceitando os comandos via teclado. O que ocorre é que tu está falando do movimento mecânico dos eixos X, Y e Z e não do spindle. Se não há movimento nos eixos a primeira coisa a verificar é se o cabo de comunicação está enviando sinais corretamente. Se o cabo está ok, então partimos para a verificação dos drivers (porém tu não especificou que eletrônica utiliza).
Assim os eixos não se movimenta no comando do teclado, como faço pra ver a eletronica? Não entendo do programa

No video não aparece tal mensagem...
Realmente a mensagem não apareceu mas estava aparecendo.

Dá pra ver no vídeo que o spindle está girando (spindle é o motor rotativo). Até agora acho que tu quis dizer que não tens movimentação nos eixos. É isto? Não é isto?
Isso não tem movimentação dos eixos, nem pelo teclado nem pelo programa, quando coloco o desenho pra usinar no pc ta fazendo todo percurso, porem na maquina só o spindle fica funcionando.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

PS.: Não fique brava comigo menina, ok?  :anjo: É que sem entendermos direito a situação tu receberás dicas de medir até a temperatura do teu cachorro, pois pode ser que ele esteja com febre e isto poderá interferir no bom funcionamento da router,  :Garg:
Não fico não ate porque não entendo e to pedindo a ajuda de voces ,só tenho agradecer.
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #13 Online: 06/10/13 - 19:41 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Splindler ajuda
« Resposta #14 Online: 06/10/13 - 19:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavia,

Simplificando, o programa manda rodar e a máquina não obedece correto?
Quanto ao Spidle girar sozinho p Fábio fguilii já explicou o que ocorre.  
Veja o histórico de perguntas que lhe foram feitas. O Menino Hippie te fez várias perguntas que são importantes e foram ignoradas.

Confira a ligação do Cabo LPT (aquele cabo de impressora) que liga do PC até a parte eletrônica da máquina. Antes de ligar o Pc e CNC desplug e plug ele.
Att Rodrigo
Acabei de responder em cima das perguntas do Menino Hippie,
ja despluguei varias vezes ate agora nada.
pelo que eu entendi o problema e no cabo que conecta ou na placa do pc que conecta o cabo?
Não tem nenhum problema com a maquina? Nem com o programa?
Como responderam o programa e antigo né? Se eu instala um novo programa como vou configura o drives da maquina? o programa instala reconhece todos? Até porque não sei nada da configuração da maquina, unica coisa que eu sei que ela é uma cnc com spindle de 1cv só.....
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Splindler ajuda
« Resposta #14 Online: 06/10/13 - 19:46 »

 

SiteLock