Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Refrigeração à água para spindler  (Lida 9193 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Refrigeração à água para spindler
« Online: 13/09/12 - 20:26 »
Prezados,

Adquiri um spindler 3CV cuja refrigeração deve ser à água.

Portanto, consegui um radiador de ar condicionado de automotriz que mede 12,50 x 30,0 cm no qual vou adaptar um ventilador de balcão frigorífico e um reservatório de 3,5 a 5,0 litros.

Porém estou em dúvida quanto a bomba d'água se uso uma de aquário ou uma bomba de combustível.

Onde estou errado?

Julio Cezar


Clube CNC Brasil

Refrigeração à água para spindler
« Online: 13/09/12 - 20:26 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #1 Online: 13/09/12 - 20:45 »
A bomba que uso no meu spindle, é de agua mesmo, marca Ferrari e o reservatorio de agua tem 50 litros.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #1 Online: 13/09/12 - 20:45 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #2 Online: 13/09/12 - 21:09 »
Prezado MARCÃO,

Eu entendo que a relação de área útil da máquina nada tem a ver. E o que devemos considerar é a intensidade de trabalho.

Então, devo aumentar o reservatório, bem como o tamanho da bomba? ?_12 ?_12 ?_12

Vou esperar a ferramenta para saber qual o fluxo e vazão de água.

JCS

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #2 Online: 13/09/12 - 21:09 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #3 Online: 13/09/12 - 21:10 »
JCS, achei o video que fiz, e aparece a bomba que estou usando.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #3 Online: 13/09/12 - 21:10 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #4 Online: 13/09/12 - 21:27 »
Marcão,

A refrigeração é pelo volume de água ou tens um complemento?

JCS

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #4 Online: 13/09/12 - 21:27 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #5 Online: 13/09/12 - 21:36 »
O JCS, nao começa a fazer pergunta dificel nao soh, kkk eu so encho de agua e ligo o spindle, ahhh coloquei tambem aquele fluido para radiador(um da cor azul).


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #5 Online: 13/09/12 - 21:36 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #6 Online: 13/09/12 - 22:32 »
Marcão,

O fluído é para evitar ferrugem na bomba e na própria ferramenta (spindler). Mas a temperatura da água no reservatório aumenta muito ou você tem algum tipo de refrigeração?

JCS

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #6 Online: 13/09/12 - 22:32 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #7 Online: 14/09/12 - 07:10 »
Caramba.  ?_12
Tá certo que meu spindle é de 2cv, e minha máquina nem trabalha tanto. Mas, se contasse aqui o que uso pra refrigerar o spindle iam me crucificar. Ou me amarrar no poste e castigar por ser tão relaxado.  ?_22  ?_1 Mesmo assim vou arriscar. Vai que estou correndo um risco desnecessário.  ?_23
A minha bomba é de aquário, vazão de 50l/h. O reservatório de água deve ter, se muito, uns 10 litros. Não tem nenhum aditivo. Mas a água nem muda a temperatura e olha que aqui a coisa anda fervendo, tá chegando fácil à 42º a temperatura ambiente. O pessoal que me vendeu a máquina disse que antes eles colocavam radiador, ventilador e um monte de traquitanas à mais. Era tudo coisa pra dar mais problema no futuro e consumir energia. Pois essa solução, apesar de parecer caseira, se mostra super eficiente.
Ah, tem um detalhe, uso pouco a minha máquina. Mas, já fiquei 4 horas com ela ligada direto e a água não esquentou. Certamente, um spindle maior vai aquecer mais, ai era só aumentar o tamanho do reservatório.
Agora, que fiquei impressionado com a bomba do Marcão, fiquei. É algo a se pensar, pois um reservatório maior, com uma bomba mais robusta, vai garantir um funcionamento mais seguro e eficiente do sistema.

Vitorette
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #7 Online: 14/09/12 - 07:10 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #8 Online: 14/09/12 - 07:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Marcão,

O fluído é para evitar ferrugem na bomba e na própria ferramenta (spindler). Mas a temperatura da água no reservatório aumenta muito ou você tem algum tipo de refrigeração?

JCS


Amigo.
eu uso aqui uma bomba de aquario submersa, e a mesma esta funcionando a mais de 4 anos  praticamente todo os dias ,
durante os  dois primeiros  anos ela funcionolu, 20 dias por mes  8 horas por dia  tranquilo.
apenas uso duas pequenas caixas plasticas interligadas uma a outra.
A primeira tem a bomba que leva agua fresca para o spindle
A segunda recebe a agua quente do spindle
por este motivo, a agua  quente não retorna para o rtecepiente da agua fresca.
trabalho varias horas sem nenhum problema.
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #8 Online: 14/09/12 - 07:13 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #9 Online: 14/09/12 - 08:12 »
Bom Dia Julio

A sua linha de raciocinio está correta,use uma ventinha de computador,é mais facil de montar.
A agua use destilada ou agua da chuva ( a agua da torneira tem sais que com o tempo acumulam em algum lugar)tambem coloque um pouco de cloro para evitar as bacterias a cada 6 meses
è importante colocar um filtro (de gasolina usado nos carros)por causa do pó de mdf que entra no sitema de refrigeração, Já vi motores entupidos.
detalhe, se deixar a bomba ligada sem ligar  a ventoinha a agua aquece por cavitação

sds

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #9 Online: 14/09/12 - 08:12 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #10 Online: 14/09/12 - 08:36 »
Luciano,

Bom dia para você também.

É vero tal colocação pois sem ventilação haverá a formação de bolhas, por vezes os gases aquecem mais rápido que a água. Obrigado, vou cuidar para quando ligar a bomba seja acionado o ventilador também, para evitar esta separação do líquido.

Renovo os agradecimentos quanto a lembrança da água sanitária - muito importante, bem como da pré-filtragem, mesmo porque uso água de poço artesiano cuja análise físico-microbiológica acusa índices gratificantes de minerais, o que com o tempo pode provocar acúmulos e entupimentos até danificação total.

Mais uma vez muito obrigado.

Um grande abraço.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #10 Online: 14/09/12 - 08:36 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #11 Online: 14/09/12 - 09:45 »
Bom dia povo,o ideal seria observar o manual do spindle para ver quanta agua é necessario circular para a refrigeração dele e dimensionar uma bomba para aquela vazão,se colocar uma bomba muito maior tem a agravante do aquecimento gerado pelo rotor da propria bomba,pois a mesma vai trabalhar forçada devido a pouca vazão que passa pelo spindle e agitando ainda mais os sólidos suspensos na agua,se evita isso com agua destilada,da chuva,filtro tambem ajuda a forçar a bomba,o ideal é um sistema como o Zé ta usando,se chama decantação,só que a interligação das caixas deve ser em nivel superior,assim tem tempo dos sólidos decantarem na caixa que entra a agua,as caixas devem ficar fechadas para evitar sujeira entrando,pode se usar um filtro de tecido na caixa de entrada onde vem do spindle,assim não força a bomba,um produto adequado a se usar para evitar o lodo que se forma na agua com o tempo e não causa dano nenhum a nenhum equipamento,chama se "Quaternario de Amonio",facil de encontrar em lojas de produtos para piscinas e barato,é só seguir a orientação do rotulo para dosagem,não faz mal a saude e não precisa de licença não,o cloro e agua sanitaria são corrosivos e ainda auxiliados pelo rotor da bomba ajuda a agitar suas moleculas antecipando os problemas.

Valeu
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #11 Online: 14/09/12 - 09:45 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #12 Online: 14/09/12 - 09:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Prezados,
Adquiri um spindler 3CV cuja refrigeração deve ser à água.
Portanto, consegui um radiador de ar condicionado de automotriz que mede 12,50 x 30,0 cm no qual vou adaptar um ventilador de balcão frigorífico e um reservatório de 3,5 a 5,0 litros.
Porém estou em dúvida quanto a bomba d'água se uso uma de aquário ou uma bomba de combustível.
Onde estou errado?
Julio Cezar

Julião,bomba de combustivel não dará certo,ela precisa de lubrificação interna,isso é feito pelo proprio combustivel,se rodar ela com agua ela vai trancar por ferrugem,sem falar que a pressão gerada por ela é absurda, a de aquario funciona bem e é fabricada para isso,resta ver a vazão do spindle para dimensionar a bomba,como disse no post anterior,o radiador talvez não te de o reultado esperado,tenta a ideia do Zé Ricardo,pode se usar dois baldes plasticos com tampa desses de 20 litros com sobra de eficiencia na decantação e facil de encontrar,assim terás um estoque de 40 litros,se caso precisar refrigerar a agua,aumenta mais um balde sempre no meio do circuito entre a bomba e o retorno do spindle,garanto que ela não vai aquecer para necessitar disso.

Abraxx

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #12 Online: 14/09/12 - 09:55 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #13 Online: 14/09/12 - 10:33 »
Pravato,

Acabei de falar com o fornecedor e ele me comentou que o ideal é uma bomba de aquário com a vazão de 70 litros.

Quanto a bomba de gasolina eu reportei porque tenho no barquinho de pesca duas dessas: uma para alimentar uma torneira para lavar as mãos e outra como bomba de porão para jogar a água fora. Funciona legal, meio como lava jato para as mãos e irrigação de lavoura para a de porão.  ?_1 ?_1 ?_1

Voltando à vaca morta, vou esperar chegar a ferramenta que vem acompanhado do "MANOEL".

Abç.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #13 Online: 14/09/12 - 10:33 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #14 Online: 14/09/12 - 12:41 »
Pravato
eu uso o cloro porque eu sei que a sua acão é curta (ele se evapora) agora quem me diz que este composto de amonia (tb é corrosivo)tem sua vida curta.

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Refrigeração à água para spindler
« Resposta #14 Online: 14/09/12 - 12:41 »

 

SiteLock