Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Qual motor de passo utilizar?  (Lida 1944 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JonathanM.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Qual motor de passo utilizar?
« Online: 14/07/15 - 21:02 »
Boa noite meus amigos do fórum.
Eu pretendo iniciar a construção de uma CNC em MDF para fabricação de aeromodelos e alguns cortes em MDF, coisa bem simples, apenas para hobby e tal.
A CNC que desejo construir está em anexo, ela terá cerca de 100x70cm de área útil, então eu desejo saber dos meus amigos se eu posso utilizar estes motores do link abaixo, juntamente com essa eletrônica controladora?


Motor: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eletrônica: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


As outras peças eu já tenho em mente o que utilizar, o que está me quebrando a cabeça são essas citadas... pois não tenho muito dinheiro para comprar motor e eletrônica...  ?_23 ?_23

Obs: Caso tenham sugestão de eletrônica podem falar, caso saiba de alguém que vende, etc etc.



Abração.

Clube CNC Brasil

Qual motor de passo utilizar?
« Online: 14/07/15 - 21:02 »

Offline JonathanM.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #1 Online: 14/07/15 - 21:44 »
Andei pesquisando mais e vi que posso usar o Arduino, e fica bem mais barato...  :nhenhe: :nhenhe: :brocoli: :brocoli:

Então gostaria de saber de vocês se posso utilizar essa configuração:

Arduino: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Driver: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

E utilizando o motor que foi colocado no primeiro post. Obrigado e abração

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #1 Online: 14/07/15 - 21:44 »

Offline JonathanM.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #2 Online: 17/07/15 - 11:06 »
Alguém por gentileza poderia me ajudar?

Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #2 Online: 17/07/15 - 11:06 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #3 Online: 17/07/15 - 11:33 »
JonathanM bom dia
estes Kit Parte Eletronica Controladora Cnc 3 Eixos Driver Tb6600 você pode comprar direto da china, compra tudo em partes por causa dos impostos.

agora usar Arduino não sei se vai ficar bom

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #3 Online: 17/07/15 - 11:33 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #4 Online: 17/07/15 - 11:35 »
o motor da pra comprar no brasil não esta caro.

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #4 Online: 17/07/15 - 11:35 »

Offline JonathanM.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #5 Online: 17/07/15 - 12:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
o motor da pra comprar no brasil não esta caro.



Amigo Violar, muito obrigado por me ajudar!

Procurei no Ali e achei as peças, você pode dizer se está correto?

1 Interface CNC
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

3 Placas TB6600
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Esse kit juntamente com os motores dariam conta da CNC que quero montar? Digo, em relação a area util que ela vai ter.


Muito obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #5 Online: 17/07/15 - 12:23 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #6 Online: 17/07/15 - 21:02 »
Jonathan, percebo que vc está preocupado com a motorização e eletrônica desta máquina em função de sua área útil.
Mas na realidade área útil em si somente não quer dizer muita coisa.
Se colocar motores fraquinhos numa máquina e usar fusos de esferas recirculantes bem alinhadinhos, excelentes guias lineares ela ficará levinha e possivelmente funcionará direitinho.
Caso nesta mesma máquina vc utilize guias lineares desalinhadas, de má qualidade, no lugar dos fusos de esferas recirculante utilize uma barra roscada....  a máquina terá dificuldades para se deslocar, se tornará pesada demais para os mesmos motores citados acima e com certeza perderá passos e vc não conseguirá usá-la normalmente como antes.
Percebe que não é só as dimensões da mesa que contam?...
Um fuso usando porcas de bronze, destes do tipo barra roscada apresentará uma perda de mais de 70%. Se utilizar um fuso trapezoidal com porca de poliacetal já conseguirá uma perfómance melhorzinha... e no caso de utilizar fusos de esferas recirculantes chegará perdas ínfimas, próximas a 7% de perdas. Ou seja, obterá ótima perfórmance, com aproveitamento quase total das forças geradas pelo motor, enquanto um fuso destes comuns exigirá uma potência muito maior do motor para conseguir se movimentar.
Portanto estes ítens fazem uma enorme diferença. Antes de comprar os motores, decida qual sistema irá utilizar. Se for um sistema pesado, utilize motores maiores. Mas se tiver uma mesa levinha, praticamente um motorzinho qualquer dará conta do recqdo...  decida isto primeiro.
Só precisa se preocupar mesmo é com o Eixo Z. Este, apesar do avanço ser muito curto, exige mais dos motores, pois além do peso do próprio eixo, ainda precisa subir e descer também o spindle ou a tupia ou outra ferramenta que usar, além da própria força da gravidade.. .portanto se tiver motores diferentes, considere usar o mais fortinho neste eixo.
Outra coisa que estava quase esquecendo...  os materias que pretende usinar...  se for, por exemplo usinar acrílicos, materiais leves que não ofereçam muita resistência, não precisará de um motorzão..  mas se por exemplo for usinar madeiras maciças tipo peroba, aí já é de se pensar em motores um pouco mais parrudos.. se for usinar metal já exigirá ainda mais potência dos motores. Portanto o que vai usinar também implica no momento de decidir quais motores usará.....
De resto é só decidir qual sistema irá usar para a movimentação dos eixos e depois usar motores compatíveis.. mas para isto precisa-se primeiro decidir o que estes motores irão enfrentar.. rssssssss
Abraços e qualquer coisa estamos por aqui...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #6 Online: 17/07/15 - 21:02 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #7 Online: 17/07/15 - 21:21 »
jonathas se vc for de são paulo sp de uma passada (sem pressa) na s efigenia la tem cemiterio de varios tipos de maquinas la vc encontrara muita coisa util na sua construção inclusive motores de passo novo ou no  estado bem baratinho a maioria funciona outra sujestão pra vc caso ainda não tenha é vacum formim eu fiz uma com motor de aspirador de pó e funciona muito bem espero ter ajudado abraços :tchau:
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #7 Online: 17/07/15 - 21:21 »

Offline JonathanM.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #8 Online: 17/07/15 - 21:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jonathan, percebo que vc está preocupado com a motorização e eletrônica desta máquina em função de sua área útil.
Mas na realidade área útil em si somente não quer dizer muita coisa.
Se colocar motores fraquinhos numa máquina e usar fusos de esferas recirculantes bem alinhadinhos, excelentes guias lineares ela ficará levinha e possivelmente funcionará direitinho.
Caso nesta mesma máquina vc utilize guias lineares desalinhadas, de má qualidade, no lugar dos fusos de esferas recirculante utilize uma barra roscada....  a máquina terá dificuldades para se deslocar, se tornará pesada demais para os mesmos motores citados acima e com certeza perderá passos e vc não conseguirá usá-la normalmente como antes.
Percebe que não é só as dimensões da mesa que contam?...
Um fuso usando porcas de bronze, destes do tipo barra roscada apresentará uma perda de mais de 70%. Se utilizar um fuso trapezoidal com porca de poliacetal já conseguirá uma perfómance melhorzinha... e no caso de utilizar fusos de esferas recirculantes chegará perdas ínfimas, próximas a 7% de perdas. Ou seja, obterá ótima perfórmance, com aproveitamento quase total das forças geradas pelo motor, enquanto um fuso destes comuns exigirá uma potência muito maior do motor para conseguir se movimentar.
Portanto estes ítens fazem uma enorme diferença. Antes de comprar os motores, decida qual sistema irá utilizar. Se for um sistema pesado, utilize motores maiores. Mas se tiver uma mesa levinha, praticamente um motorzinho qualquer dará conta do recqdo...  decida isto primeiro.
Só precisa se preocupar mesmo é com o Eixo Z. Este, apesar do avanço ser muito curto, exige mais dos motores, pois além do peso do próprio eixo, ainda precisa subir e descer também o spindle ou a tupia ou outra ferramenta que usar, além da própria força da gravidade.. .portanto se tiver motores diferentes, considere usar o mais fortinho neste eixo.
Outra coisa que estava quase esquecendo...  os materias que pretende usinar...  se for, por exemplo usinar acrílicos, materiais leves que não ofereçam muita resistência, não precisará de um motorzão..  mas se por exemplo for usinar madeiras maciças tipo peroba, aí já é de se pensar em motores um pouco mais parrudos.. se for usinar metal já exigirá ainda mais potência dos motores. Portanto o que vai usinar também implica no momento de decidir quais motores usará.....
De resto é só decidir qual sistema irá usar para a movimentação dos eixos e depois usar motores compatíveis.. mas para isto precisa-se primeiro decidir o que estes motores irão enfrentar.. rssssssss
Abraços e qualquer coisa estamos por aqui...

Caro Edu Lopes, muito obrigado pela sua explicação, entendi tudo que você disse, ficou bem mais fácil decidir agora.

No momento meu orçamento não permite utilizar fusos de esferas recirculantes, portanto irei utilizar fusos trapezoidais juntamente com guias lineares, pois é o que cabe no meu orçamento no momento caro amigo.

Irei usinar apenas MDF, Balsa e Compensado de no máximo 3mm, madeira macia, peças para aeromodelismo.

Entendi a parte do Eixo Z, vou pesquisar um motor mais forte, pois irei utilizar um Spindle de 400W.


Fico muito grato amigo, abração!

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #8 Online: 17/07/15 - 21:35 »

Offline JonathanM.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #9 Online: 17/07/15 - 21:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
jonathas se vc for de são paulo sp de uma passada (sem pressa) na s efigenia la tem cemiterio de varios tipos de maquinas la vc encontrara muita coisa util na sua construção inclusive motores de passo novo ou no  estado bem baratinho a maioria funciona outra sujestão pra vc caso ainda não tenha é vacum formim eu fiz uma com motor de aspirador de pó e funciona muito bem espero ter ajudado abraços :tchau:


Muito obrigado Marcio pela dica, mas infelizmente não sou de SP, sou do DF, então vou procurar por aqui e comprar algumas peças pela internet e China.
Abração!

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #9 Online: 17/07/15 - 21:37 »

Offline JonathanM.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #10 Online: 17/07/15 - 22:36 »
Amigos irei utilizar guias lineares e pillow blocks fechados juntamente com fusos trapezoidais.
Segue as medidas que irei utilizar:

•   Eixo Y em aço 20mm
•   Eixo X em aço 20mm
•   Eixo Z em aço 16mm

Entretanto me surgiu a dúvida de quantos mm deve ter os 3 fusos trapezoidais que irei utilizar, tanto o Y, X e Z, pois com essas medidas vou poder mandar um orçamento para uma loja conhecida de vocês amigos.
E também quantos mm devo mandar tornear a ponta destes fusos para utilizar o acoplamento flexível.

Agradeço a todos que estão me ajudando.

Abração!

Clube CNC Brasil

Re:Qual motor de passo utilizar?
« Resposta #10 Online: 17/07/15 - 22:36 »

 

SiteLock