Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Qual passo do fuso.  (Lida 6254 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Butha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 84
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Aprimore Móveis e Decoração
Qual passo do fuso.
« Online: 18/04/11 - 13:12 »
Boa tarde,
Estou na duvida em qual passo do fuso escolher,
vou usar os seguintes fusos
X - fuso 25mm comprimento 1880mm
Y - fuso 25mm comprimento 1300mm
Z - fuso 16 mm comprimento 360mm

Estou na duvida se uso passo de 5 ou de 10 qual voces recomendam?

Obrigado
My job, my life.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Qual passo do fuso.
« Online: 18/04/11 - 13:12 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #1 Online: 18/04/11 - 20:01 »
Com passo de 5mm vc tera maior resolução nos movimentos, torque melhor e menor velocidade final, ja com o de 10mm sua velocidade sera maior, sua resolução menor e o torque tambem sera menor ... ai é só ver o que é mais importante p/ o trabalho que vc pretende realizar ?!

Abs
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #1 Online: 18/04/11 - 20:01 »

Offline joebrabo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #2 Online: 24/06/12 - 20:48 »
Conforme o MAC falou pergunto

Se escolher o fuso com passo maior ou menor(melhor resolução), o que essa escolha implicaria na parte eletrônica(drivers,custo,etc).

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #2 Online: 24/06/12 - 20:48 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #3 Online: 24/06/12 - 22:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Conforme o MAC falou pergunto

Se escolher o fuso com passo maior ou menor(melhor resolução), o que essa escolha implicaria na parte eletrônica(drivers,custo,etc).


nada

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou na duvida se uso passo de 5 ou de 10 qual voces recomendam?
pelo tamanho eu escolheria o passo maior nos eixos X e Y e o menor no eixo Z
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #3 Online: 24/06/12 - 22:24 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #4 Online: 24/07/12 - 20:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Com passo de 5mm vc tera maior resolução nos movimentos, torque melhor e menor velocidade final, ja com o de 10mm sua velocidade sera maior, sua resolução menor e o torque tambem sera menor ... ai é só ver o que é mais importante p/ o trabalho que vc pretende realizar ?!

Abs
Reinaldo

Olá Mac;
Desculpe-me se parecer debi e loide; mas quando voce diz que com o passo maior a resolução ficará menor e o torque também será menor eu me pus a pensar:
A qual torque ele se refere? Ao torque necessário ao motor ao ao torque final, necessário para se fazer a usinagem????? Penso eu que quanto maior o passo melhor pois eu terei como regular a velocidade do motor via soft ( corrija-me se for engano), corrigindo a velocidade do motor para menos eu terei uma resolução também menor menor. Daí a confusão.
Nos motores de passo quando se diminui a velocidade ganha-se torque? Creio que sim.
Se isto for verdadeiro; o problema será realmente o seguinte: quanto maior o passo provavelmente teremos que utilizar motores com maior Kgf, para evitar a situação de que ao reduzir a velocidade via soft não se tenha a situação de que o motor não forneça ao conjunto o torque necessário para a usinagem.
Em tempo: Pretendo em breve abrir um tópico que servirá para tirarmos muitas dúvidas; pois acabei de adquirir dois fusos de portão ( não quero entrar em discussão, nem reabrir o entrevero que já rendeu) e que pretendo começar por aí usando os 3 míseros motores de 5Kgf que recebi junto à uma placa CNC3AX, já montada e com alimentação via fonte de computador. A idéia e vermos o que se consegue movimentar com e sem redução e também creio ter uma boa solução para o caso da castanha mencionado naquele tópico, creio que por alguém que fabricou uma castanha de resina com quartzo, e ficou a dúvida quanto à abrasividade do quartzo.
Abraços e vamos ver o que dará.....pretendo começar com algumas fotos desde principiozinho da coisa, fazendo umas experiências meio malucas mas que mostrará as respostas.

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #4 Online: 24/07/12 - 20:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #5 Online: 25/07/12 - 11:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Mac;
Desculpe-me se parecer debi e loide; mas quando voce diz que com o passo maior a resolução ficará menor e o torque também será menor eu me pus a pensar:
A qual torque ele se refere? Ao torque necessário ao motor ao ao torque final, necessário para se fazer a usinagem????? Penso eu que quanto maior o passo melhor pois eu terei como regular a velocidade do motor via soft ( corrija-me se for engano), corrigindo a velocidade do motor para menos eu terei uma resolução também menor menor. Daí a confusão.
Nos motores de passo quando se diminui a velocidade ganha-se torque? Creio que sim.
Se isto for verdadeiro; o problema será realmente o seguinte: quanto maior o passo provavelmente teremos que utilizar motores com maior Kgf, para evitar a situação de que ao reduzir a velocidade via soft não se tenha a situação de que o motor não forneça ao conjunto o torque necessário para a usinagem.
Em tempo: Pretendo em breve abrir um tópico que servirá para tirarmos muitas dúvidas; pois acabei de adquirir dois fusos de portão ( não quero entrar em discussão, nem reabrir o entrevero que já rendeu) e que pretendo começar por aí usando os 3 míseros motores de 5Kgf que recebi junto à uma placa CNC3AX, já montada e com alimentação via fonte de computador. A idéia e vermos o que se consegue movimentar com e sem redução e também creio ter uma boa solução para o caso da castanha mencionado naquele tópico, creio que por alguém que fabricou uma castanha de resina com quartzo, e ficou a dúvida quanto à abrasividade do quartzo.
Abraços e vamos ver o que dará.....pretendo começar com algumas fotos desde principiozinho da coisa, fazendo umas experiências meio malucas mas que mostrará as respostas.

Sua pergunta, somada aos meus neurônios atrapalhados, ficou bem confusa ... mas vamos "desconfusar", afinal é este o objetivo do Clube ...

O que seria resolução ? Eu entendo como resolução o menor espaço que consigo percorrer com o mesmo deslocamento. Então vamos transportar isto p/ o motor de passo. A maioria dos motores de passo (Não todos) deslocam seu embolo em 1,8° a cada passo e completam uma volta em torno de si a cada 200 passos. Isto pode ser alterado pela eletrônica, mas vamos ignorar isto por hora. Vamos supor que não tenho como mudar isto, é 1,8° por passo e fim.

Agora vamos supor que o motor esteja acoplado a um fuso com passo de 10mm por volta.
A cada volta completa, deste motor (200 passos), terei deslocado minha peça em 10mm e minha resolução máxima será de :
Passo do fuso dividido por passo do motor igual a resolução máxima.
Então terei: 10 / 200 = 0,05mm de resolução máxima.

O que isto significa ? Significa que por mais precisa que minha maquina seja, não conseguirei usinar nada que tenha detalhes menores do que 0,05mm, correto ?

Nota: Resolução não é precisão! Por mais precisa que seja, a maquina nunca conseguira usinar nada menor do que a resolução do sistema. No entanto não adianta ter uma maquina com uma resolução extremamente alta sem que ela tenha precisão suficiente p/ conseguir atingi-la e está precisão tem limites ... ou seja, nem sempre será possível obter precisão suficiente p/ atingir a resolução do sistema.

Resumindo:
Como conseguir resolução ?
Diminuindo-se o passo do fuso ou aumentando os passos do motor (micro passos).

Conclusão:
A combinação de todos estes elementos, passo do fuso, passo do motor, resolução que preciso e precisão que consigo obter, fará com que vc consiga atingir seu objetivo.

Agora vamos pensar na velocidade e no torque, como eles ficam ?

Já sabemos que quanto maior for a redução em relação ao motor maior será o torque e menor será a velocidade, correto ?
Digamos que você já definiu qual a resolução que deseja e com base nisto já escolheu o passo do fuso e o passo do motor, fim.
E agora, como definir velocidade e torque ?
Define-se na qualidade de seus componentes, exemplo:
Utilizando-se um motor adequado, uma mecânica adequada e uma eletrônica competente.

Outra saída, e ao meu ver é a mais utilizada, seria misturar todos estes ingredientes citados nesta MSG.
Perde-se um pouco aqui, ganha-se um pouco ali até chegar próximo do que se deseja.

Em outras palavras, "Não existe Mágica" !

Espero ter ajudado e com certeza há pessoas mais competentes aqui neste Clube que podem explicar melhor ou incluir, alterar, acrescentar, corrigir, ilustrar ou etc ... estas minhas singelas palavras... rs

Abs.
Reinaldo
« Última modificação: 28/02/13 - 00:09 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #5 Online: 25/07/12 - 11:31 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #6 Online: 25/07/12 - 12:22 »
E os prórpios motores de passo não 100% precisos, e esses erros acumulados (mesmo que minimos) se refletem mais em fusos de passos maiores.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #6 Online: 25/07/12 - 12:22 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #7 Online: 26/07/12 - 11:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E os prórpios motores de passo não 100% precisos, e esses erros acumulados (mesmo que minimos) se refletem mais em fusos de passos maiores.

John, creio que quando vc fala de erros acumulados esteja se referindo à soma de todos os erros presentes no sistema e não especificamente a motores de passo em particular, mas aproveito o pretexto para comentar uma característica dos motores de passo raramente mencionada, o fato de que não acumulam erros, a cada ciclo completo da sequência de passos, correspondentes a quatro passos cheios no caso dos motores bifásicos mais comuns, os erros são cancelados.

Creio tb que quiz dizer que os erros deslocamento angular redundam em erros de deslocamento linear proporcionais ao passo do fuso, no caso de acoplamento direto, sem redução, não é ?

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #7 Online: 26/07/12 - 11:49 »

Offline joebrabo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #8 Online: 28/07/12 - 11:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Agora vamos supor que o motor esteja acoplado a um fuso com passo de 10mm por volta.
A cada volta completa, deste motor (200 passos), terei deslocado minha peça em 10mm e minha resolução máxima será de :
Passo do fuso dividido por passo do motor igual a resolução máxima.
Então terei: 10 / 200 = 0,005mm de resolução máxima.

Acho que o Mac_RC quiz dizer no exemplo

10/200=0.05 (cinco centésimo)
5/200=0.025

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #8 Online: 28/07/12 - 11:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #9 Online: 28/07/12 - 15:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho que o Mac_RC quiz dizer no exemplo

10/200=0.05 (cinco centésimo)
5/200=0.025


 ?_1 kkkkk .... Vou justificar o injustificável, é que usei minha calculadora de calcular minhas dividas, se eu tivesse usado a calculadora de calcular os meus créditos a conta seria diferente, ex:

10/ 200 = R$ 5000,00 a receber ! ... será que colou ??? ...  ?_23 ?_23 ?_23

Joebrabo, brigadão por observar e corrigir !!! ...  ?_26 ?_26 ?_26
« Última modificação: 28/07/12 - 15:31 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #9 Online: 28/07/12 - 15:30 »

Offline lder

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #10 Online: 19/08/12 - 20:12 »
Mesmo assim penso que não podia bem explicado (bem simples) para um leigo como eu foi uma grande ajuda...
OBrigado Mac

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #10 Online: 19/08/12 - 20:12 »

Offline Neuri Cachoeirinha-rs

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #11 Online: 28/08/12 - 21:22 »
A cada dia me deslumbro com este clube!!! Parabéns pessoal, sem igua...  ?_9

Clube CNC Brasil

Re:Qual passo do fuso.
« Resposta #11 Online: 28/08/12 - 21:22 »

 

SiteLock