Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda para começar na primeira máquina!  (Lida 1575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rodrigojmazzei

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Ajuda para começar na primeira máquina!
« Online: 26/07/14 - 10:28 »
Olá pessoal,
Como estou começando agora, vou postar aqui o que pretendo e minhas dúvidas!
Sempre gostei de máquinas e como há 4 anos eu fabrico pequenos e médios painéis de controle para diversas aplicações (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login), resolvi começar a pensar em ter uma router cnc para me ajudar.
Os painéis são em PVC, mas gostaria de uma máquina que também pudesse cortar acrílico, vidro, madeira, e o que mais for possível, se isso for possível em uma máquina só, claro.
E também uma máquina que me dê a possibilidade de futuramente adicionar um laser para fazer o trabalho.
Gosto muito de aeromodelismo e quem sabe a máquina não me ajude alguma construção também!

Sou totalmente leigo e gostaria de comprar aos poucos, se possível fora do Brasil.
Mas também se houver boas lojas aqui eu me interesso também, então se puderem indicar lojas aqui e lojas fora que enviam para eu poder dar uma olhada, seria ótimo.

Minha idéia é ir comprando aos poucos, mas eu gostaria de saber boas marcas de todos componentes que vou precisar.
Ex, marcas boas de motor de passo, qual a força correta deles eu escolho, marca da interface, driver, fonte, etc...

Sobre a estrutura, existe alguma empresa que faça a estrutura e envie desmontada para a montagem em casa ?
Daria muito trabalho fazer uma por conta própria ?

Também não sei se compensa pegar um pequeno no começo, e depois partir para um grande, ou se já compensa montar um grande...
Talvez comprar as peças dimensionadas já para um projeto maior...se isso for possível.

Minhas dúvidas como vocês puderam ver são muitas e desde já agradeço a ajuda de todos.
Por enquanto é isso e conforme forem surgindo mais dúvidas vou postando.
Obrigado pessoal !  :tchau:

Clube CNC Brasil

Ajuda para começar na primeira máquina!
« Online: 26/07/14 - 10:28 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para começar na primeira máquina!
« Resposta #1 Online: 26/07/14 - 10:45 »
Olá;
minhas recomendações são:

- Estude bastante, pode ser usando este fórum, que abunda de informações e experiencias;

- depois de conhecer e vislumbrar as possibilidades ( que são quase infinitas); esboce um projeto que atenda à sua expectativa quanto à tamanho, potencia e capacidade ( atente para o tamanho em função da área que ocupará, para não lhe ocorrer o que foi comigo; tenho uma máquina que por ser grande demais para o espaço do qual disponho, está já há anos sem ser montada ,rsrsrsrsrsrsrsr )

- com o esboço do projeto elaborado vá refinando e detalhando e sempre estudando, pois a todo tempo surgem novidades.....

Quando tiver firmeza inclusive da suas possibilidades dê inicio à compra do material.

Abraços;

quanto mais conhecimento se adquire mais dúvidas aparecem ( ou seja, seu aprendizado será melhor quando já começar a ter mais dúvidas sobre o que estudou ); eu já aprendi tanto aqui neste forum que tenho duvidas se sei algo sobre alguma coisa...... ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para começar na primeira máquina!
« Resposta #1 Online: 26/07/14 - 10:45 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para começar na primeira máquina!
« Resposta #2 Online: 26/07/14 - 21:36 »
Amigo vamos lá!!!
De acordo com o seu objetivo de trabalho creio que você quer uma estrutura legal de inicio,
Se você poder investir uma graninha é legal construímos uma router com perfis de alumínio,
no meu ponto de vista o ideal para estruturação, preço são perfis de aço, mas irá exigir usinagem, solda, furos precisos, talvez
fique complexo já que esta começando agora.

Blz vamos pensar em perfis de alumínio=Fácil montagem, geometria muito boa, mínimas necessidades de usinagem, estética show, a questão do preço, orçe primeiro se não aprovar partimos para outro tipo de estrutura.
Existe uma empresa que fica aqui no meu bairro e vende para o Brasil , você envia as medidas eles orçam a estrutura
dimensionada por você já tudo cortado e enviam para você, é só montar, bem fácil, o nome da empresa é FAMAK, procure no google e encontrara o site, é o mais em conta que já encontrei.

Antes de você pedir o orçamento, terás que ter as medidas em mãos, anexei uma 2 fotos de  estruturas simples, tente dimensionar os cursos X, Y , Z e assim definira o tamanho da mesa e tamanho do pórtico, se tiver dúvida poste aqui.

Após isto temo que definir de acordo com a sua necessidade a movimentação;
 - Fuso de esfera - custo alto - precisão excelente - limita velocidades em G0 pelos passos serem pequenos - (atrito) perca de torque 5%
 - Fuso trapezoidal - custo médio - precisão média - limita velocidades em G0 pelos passos serem pequenos - ( atrito) perca de torque 35%
 - Cremalheira - custo médio e baixo - precisão depende do sistema de montagem - velocidades altas em G0 pelos passos serem altos - exige muito dos motores de passo ( Torque ) é aconselhável usar redução mínimo 2;1
 - Sistemas como corrente, cabo de aço e correia não tenho muito conhecimento, mas conheço pessoas do fórum que utilizam.

 A parte de deslizamento também teremos que analisar patins ou rolamento linear, mas primeiro veja a estrutura se não vai vir auma bola de neve...

Valeu...







Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá pessoal,
Como estou começando agora, vou postar aqui o que pretendo e minhas dúvidas!
Sempre gostei de máquinas e como há 4 anos eu fabrico pequenos e médios painéis de controle para diversas aplicações (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login), resolvi começar a pensar em ter uma router cnc para me ajudar.
Os painéis são em PVC, mas gostaria de uma máquina que também pudesse cortar acrílico, vidro, madeira, e o que mais for possível, se isso for possível em uma máquina só, claro.
E também uma máquina que me dê a possibilidade de futuramente adicionar um laser para fazer o trabalho.
Gosto muito de aeromodelismo e quem sabe a máquina não me ajude alguma construção também!

Sou totalmente leigo e gostaria de comprar aos poucos, se possível fora do Brasil.
Mas também se houver boas lojas aqui eu me interesso também, então se puderem indicar lojas aqui e lojas fora que enviam para eu poder dar uma olhada, seria ótimo.

Minha idéia é ir comprando aos poucos, mas eu gostaria de saber boas marcas de todos componentes que vou precisar.
Ex, marcas boas de motor de passo, qual a força correta deles eu escolho, marca da interface, driver, fonte, etc...

Sobre a estrutura, existe alguma empresa que faça a estrutura e envie desmontada para a montagem em casa ?
Daria muito trabalho fazer uma por conta própria ?

Também não sei se compensa pegar um pequeno no começo, e depois partir para um grande, ou se já compensa montar um grande...
Talvez comprar as peças dimensionadas já para um projeto maior...se isso for possível.

Minhas dúvidas como vocês puderam ver são muitas e desde já agradeço a ajuda de todos.
Por enquanto é isso e conforme forem surgindo mais dúvidas vou postando.
Obrigado pessoal !  :tchau:
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para começar na primeira máquina!
« Resposta #2 Online: 26/07/14 - 21:36 »

Offline rodrigojmazzei

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda para começar na primeira máquina!
« Resposta #3 Online: 27/07/14 - 21:46 »
Creocad e Felipe,

Muito obrigado pela força.
Com certeza é um assunto a ser muito estudado antes de executar o projeto !

Felipe, o fuso é uma coisa os trilhos é outra né ?
Isso ficou um pouco confuso... os patins e barras retificadas são os trilhos que movimentam o pórtico....certo ?
Fuso seria onde o motor vai fazer o seu curso ?
Ou falei besteira ?

Obrigado por enquanto.
Abs!

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda para começar na primeira máquina!
« Resposta #3 Online: 27/07/14 - 21:46 »

 

SiteLock