Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Eixo rotativo para gravar caneta no laser. Com Arduino e servo motor.  (Lida 2567 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Cunha

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Ola pessoal, não sei se este é o lugar certo para esta postagem. De qualquer forma quero compartilhar um projetinho que fiz aproveitando o terceiro eixo que estava parado, sem uso.
Fiz um vídeo mostrando o resultado.
Explicando: Eu tenho quatro máquinas laser YAG e Fibra, somente para gravar brindes, e a maioria é caneta. Surgiu a necessidade de gravar em ambos os lados da caneta. E a caneta ficava fixa, era necessário gravar  um lado primeiro, virar a caneta e gravar o outro. Muito tempo gasto e a possibilidade de erro era grande. Então aproveitei um terceiro eixo que esta sem uso, para fazer o brinquedinho virar a caneta sozinho, fazendo com que o processo de gravação se torna-se muito mais rápido, além de poder gravar logomarcas maiores.
Eu consegui o esquema elétrico da máquina laser, e fiz a devida conexão do eixo. Criei então um suporte na impressora 3D para cada modelo de caneta, encaixando-a pela parte traseira na pinça do motor de passo. A outra extremidade(o bico) é posicionada entre três rolamentos para que ficasse devidamente alinhada. Inicialmente a trava do bico da caneta era feito manualmente movendo com o dedo uma alavanca com um rolamento. Decidi então automatizar este processo adicionando um servo motor. Ao pressionar o botão de gravação, o servo motor é acionado primeiro e somente depois o laser. Ao final da gravação o servo é acionado novamente para liberar a caneta.
Tudo isso baseado na plataforma Arduino. O principio da programação do Arduino é assumir o controle do botão de gravação no lugar da máquina laser, e monitorar a atividade do laser gravando, só então toma as decisões. Neste mesmo projeto o Arduino é um contador de peças também, apesar do software de gravação ter esta função, ele é bem limitado. E no Arduino eu posso programar a quantidade de peças que desejo gravar, e ao termino da contagem, o operador não consegue mais gravar, além de receber um aviso sonoro indicando o fim da gravação. Isso resolveu o problema de gravar peças a mais.

Espero que gostem e que possa servir de inspiração para outros.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login




« Última modificação: 28/08/17 - 19:37 por Cunha »

Clube CNC Brasil


Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Parabéns aí pelo projeto muito top ?_21 ?_21 ?_21

Clube CNC Brasil


 

SiteLock