Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.  (Lida 7856 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Gerson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Senhores, boa tarde!
A tempos venho lendo informações sobre construção de CNC neste fórum.
Resolvi construir uma CNC com área de 1200 mm x 2500 mm porem estou fazendo uns testes no eixo X onde foram utilizados cremalheiras 1,5 e dois motores de passo 30 kgf com redução por correia e polias de 4 x 1.
Minha estrutura para montagem das guias lineares de 20 mm e o postico foram feitos com perfil U de 4", a estrutura de apoio foi feito com tubo quadrado de 2" altura de 1000 mm.
Porem a coisa ficou muito ruim pois esta vibrando muito, estou precisando de ajuda e opinião de vocês para que possa dar continuidade neste projeto, por que somente com o eixo X estou tendo vibração imaginam quando todos os eixos estiverem funcionando estou postando fotos da maquina para vocês analisarem.
Provavelmente vocês precisarão de mais informações  para mim ajudar, fico a disposição para passar toda informações necessárias e só pedir qualquer informação ou critica será bem vinda.
Att.

Clube CNC Brasil


Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #1 Online: 28/07/15 - 18:22 »
Gerson;
primeiramente creio que vc está trocando as bolas quando diz "somente com o eixo X", pelas fotos ( fiquei até com torcicolo para torcer o pescoço afim de ver), então nem olhei todas as fotos........mas parece que está se referindo ao eixo Y ( o mais comprido da máquina )......( tudo vem que os eixos são teus e colocas a nomenclatura que bem desejar....mas aqui por padrão o chamamos de "Y".....sobre os trimiliques, sugiro que trelice as bordas, para dar maior firmeza à estrutura; podes tentar reforçar as barras que ligam os "pés" colocando mais uma de cada lado, no centro da altura.
Mas como é o padrão por aqui... são só e apenas pitacos........

Boa sorte;
Creocad


 

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #1 Online: 28/07/15 - 18:22 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #2 Online: 28/07/15 - 18:55 »
Amigooo 3 dicas e uma certeza.

1º dica = colocar 2 motores no Y um de cada lado, se já for assim desconsidere...

2º dica = Procure em Protec - projetos de máquinas o tema cinemática e vai entender o que vou lhe dizer, a posição da redução do pinhão do motor
em relação à engrenagem é necessário ser na vertical ou na horizontal, e não em grau, de preferência na vertical, porquê a máquina vai para frente e para traz, para frente o angulo seu fica concordante e para traz discordante, se colocar vertical ele fica nulo, tem outro companheiro que teve este problema e resolveu alterando isto.

3º dica = Procure por Dumper ou Damper, no caso de sua estrutura grande e com perfis ocos, a constância de velocidade dos motores geram ressonância e os motores começão a cantar ou seja vibram, com dumper as esferas balançam e não deixar a frequência de ressonância se estabilizar, procure por videos, e textos, irá se impressionar.

E uma certeza no final vai dar tudo certo, e sua máquina vai usinar muito, ela já esta no caminho, gostei do projeto....
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #2 Online: 28/07/15 - 18:55 »

Offline Nelson

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 897
  • Total Likes: +49/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #3 Online: 28/07/15 - 20:54 »
Belo projeto
Humildade não te faz melhor que ninguém, mas te faz diferente de muitos. forte 73.


Sempre em QAP

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #3 Online: 28/07/15 - 20:54 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #4 Online: 28/07/15 - 21:16 »
Gerson, deu para ver ( a foto ficou deitada) que você usou um fuso para ligar as 2 placas no suporte com a estrutura y , tente encostar tudo e engrossa estas chapas. Percebi que a engrenagem que esta em contato com cremalheira , ficou muito para frente deveria ficar mais centralizada em relação aos patins. Achei que o pórtico ficou no meio , ele deveria ficar mais para traz, pois imagine a fresa usinando em  linha, com engrenagem que mencionei acima.  Conforme foi mencionado acima coloque o motor na horizontal em paralelo com a cremalheira.
Mas a maquina eh sua, eh um pitaco apenas.
Abraços.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #4 Online: 28/07/15 - 21:16 »

Offline Gerson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #5 Online: 28/07/15 - 23:57 »
Senhores, boa noite!
Muito obrigado pelas sugestões, e mim desculpe pelas fotos.
Irei procurar fazer as melhorias necessárias sugeridas por vocês e postarei mais fotos com melhor qualidade.
Att.

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #5 Online: 28/07/15 - 23:57 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #6 Online: 29/07/15 - 15:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
.......mas parece que está se referindo ao eixo Y ( o mais comprido da máquina )......( tudo vem que os eixos são teus e colocas a nomenclatura que bem desejar....mas aqui por padrão o chamamos de "Y"....

Creocad,

Não inventa... Não existe padrão nenhum sobre o "X" e "Y", o único padrão que existe é nomear de acordo com a posição de quem trabalha com a CNC, e define a localização do "PONTO ZERO"
No meu caso é igual ao do Gerson.

Quanto aquela mola que fica forçando o pinhão contra a cremalheira eu tiraria e procuraria fixar o pinhão contra a cremalheira bem firme.
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #6 Online: 29/07/15 - 15:35 »

Offline Gerson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #7 Online: 29/07/15 - 16:13 »
Mula preta, boa tarde!
Obrigado pela sugestão, com relação a mola estou modificando a sistema para fixa a redução conforme arietando pelos amigos anteriormente, estarei verificando a possibilidade de retira a mola e fixa da forma sugerida por você.
Att.

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #7 Online: 29/07/15 - 16:13 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #8 Online: 29/07/15 - 17:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creocad,

Não inventa... Não existe padrão nenhum sobre o "X" e "Y", o único padrão que existe é nomear de acordo com a posição de quem trabalha com a CNC, e define a localização do "PONTO ZERO"
No meu caso é igual ao do Gerson.

Quanto aquela mola que fica forçando o pinhão contra a cremalheira eu tiraria e procuraria fixar o pinhão contra a cremalheira bem firme.

Edson; boa noite;
não é questão de inventar não senhor....basta ver as tantas e tantas vezes que isto foi discutido aqui e rediscutido por aqui; bem como verificar que a grande maioria maioria utiliza desta forma.
e quanto a nomear de acordo com a posição de quem trabalha também não é padrão e nem dá pra ser pois pode-se trabalhar até de cabeça pra baixo como era a cnc do Marcão....
é tudo uma questão de facilitar o entendimento da maioria.
Se voce não admite isto como padrão tudo bem; como eu disse o eixo é do dono da máquina e se quiser chama-lo de "Z" também não fará diferença..........voce, meu caro, é que está querendo inventar... :nhenhe: :nhenhe: :nhenhe: :nhenhe: :nhenhe:

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #8 Online: 29/07/15 - 17:37 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #9 Online: 29/07/15 - 17:58 »
Para sanar dúvidas segue mostra de como são tratados os eixos em programas de CAD, no mundo todo.
O eixo X corresponde à largura , vista frontal
o Eixo Y corresponde ao comprimento, vista lateral
o eixo Z corresponde ao vertical.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #9 Online: 29/07/15 - 17:58 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #10 Online: 29/07/15 - 19:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Senhores, boa tarde!
A tempos venho lendo informações sobre construção de CNC neste fórum.
Resolvi construir uma CNC com área de 1200 mm x 2500 mm porem estou fazendo uns testes no eixo X onde foram utilizados cremalheiras 1,5 e dois motores de passo 30 kgf com redução por correia e polias de 4 x 1.
Minha estrutura para montagem das guias lineares de 20 mm e o postico foram feitos com perfil U de 4", a estrutura de apoio foi feito com tubo quadrado de 2" altura de 1000 mm.
Porem a coisa ficou muito ruim pois esta vibrando muito, estou precisando de ajuda e opinião de vocês para que possa dar continuidade neste projeto, por que somente com o eixo X estou tendo vibração imaginam quando todos os eixos estiverem funcionando estou postando fotos da maquina para vocês analisarem.
Provavelmente vocês precisarão de mais informações  para mim ajudar, fico a disposição para passar toda informações necessárias e só pedir qualquer informação ou critica será bem vinda.
Att.

só um pitaco
prometi a min mesmo que não ia mais da palpite 
Gerson tua maquina esta bonita parabéns.
todos nos sabemos que as maquinas vibram portanto a estrutura deve ser bem feita, pelo que notei nas fotos você fez ela com 1000mm de altura e quatro pés não tem reforço tubular em baixo ela esta muito alta.
já subiu em um andaime e já notou que ele balança muito é bem reforçado embaixo agora imagina colocar uma router em um andaime vai vibrar tudo por causa dos pés algumas maquinas colocamos sapata de borracha nos pés para absorver uma parte da vibração.
primeiro de tudo antes de tirar mola etc fizesse os reforços com o tubo.

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #10 Online: 29/07/15 - 19:36 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #11 Online: 29/07/15 - 23:05 »
Estou dizendo para você não inventar esse negócio de "PADRÃO". Isso não existe.

Só começaram a usar o eixo Portico como X, Na disseminação das máquinas Laser. pois a posição do operador fica facilitada ao usar a frente das laser como eixo X.

Abaixo, explico para você como devemos denominar os eixos...

E, só discordo com você é querer  transformar uma coisa em padrão que realmente não existe. Isso me faz lembrar dos que querem que os arquivos de corte sejam transformados em Direitos Autorais. Como dizia o Padre Quevedo: "Isto no existe...".

Estou dando um ponto final nessa discussão.

 


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #11 Online: 29/07/15 - 23:05 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #12 Online: 30/07/15 - 09:22 »
Edson;
conforme eu disse, cada um dá o nome que quiser aos eixos; porém ( para não usar o ma###to mas ), existe sim um padrão universal, originário em normas técnicas de desenho mecânico; que diz que a vista frontal deve ( frise-se ) deve, ser aquela que mais detalhes mostrar.....assim não vamos discutir, pois me fez lembrar de um colega dos tempos de senai que afirmava que se ele era o desenhista, quem determinava qual angulo de visão seria usado para a vista frontal era ele; por exemplo ele desenhava uma pessoa sempre de perfil, pois entendia que dava mais detalhes.
E ele quase foi reprovado, apesar de ser exímio desenhista; pois sempre fazia desenhos primorosos, mas usando como vista frontal o que toda a turma usava como vista direita, ou seja alé disto ele ainda desenhava como alemão, no terceiro diedro.......vai entender..........sem stress.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #12 Online: 30/07/15 - 09:22 »

Offline Gerson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #13 Online: 30/07/15 - 11:20 »
Senhores, boa tarde!
Muito obrigado por todas sugestões pois através delas estou melhorando minha maquina.
Testei os motores fora da maquina e e vi que estão com ressonância pelo barulho e perda de passo, onde já tinha sido previsto pelo nosso amigo Felipe Galdino.
Gostaria de pedir caso alguém tenha o DXF de um damper, pois terei que fabrica para meus motores.
Não encontrei para comprar, se alguém souber onde posso comprar fico grato.
Att.

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #13 Online: 30/07/15 - 11:20 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #14 Online: 30/07/15 - 12:26 »
Damper:

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Construção de uma CNC 1200x2500 problema de vibração.
« Resposta #14 Online: 30/07/15 - 12:26 »

 

SiteLock