Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Montagem Apoena. (Serrão)  (Lida 32271 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #195 Online: 10/08/10 - 21:30 »
Bom ... fui, até amanha ! ...  ?_15

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #195 Online: 10/08/10 - 21:30 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #196 Online: 10/08/10 - 22:59 »

Cavalheri,

Um dos drives, no caso o primeiro aqui, eixo x portanto, acende todos os leds, inclusive quando é acionado via software, mas o motor permanece frio.

Então o drive aparentemente funciona, mas o motor não recebe sinal. Testei os fios, e não apresentam problemas. Troquei os motores, e também verifiquei que não é o motor.

Não sei o que pode ser ainda.

Os outros dois eixos, ouço o som agudo e eles ficam travados, e quando acionados não giram, mas soluçam, acredito que possa ser a sequência de fios que esteja errada.

Meus motores foram os primeiros a serem comprados na Akiama, e o modelo é antigo 57H8604, vou solicitar a Akiama informações, já que não consta no site esse modelo.

 ?_16

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #196 Online: 10/08/10 - 22:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #197 Online: 10/08/10 - 23:25 »
Serrão,

O LED "D2" tem que estar apagado ... por favor, verifique isto no driver do eixo "X" !
« Última modificação: 10/08/10 - 23:29 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #197 Online: 10/08/10 - 23:25 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #198 Online: 10/08/10 - 23:28 »
Os outros drivers estão normais, se não gira mas da trancos é porque sua configuração esta ruim !

Claro, é bom ter certeza de que os fios estejam ligados corretamente, alias ja deveria ter visto isto antes de liga-los, pois é assim que os FETs dizem adeus ! ... ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #198 Online: 10/08/10 - 23:28 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #199 Online: 11/08/10 - 08:43 »

Olá Cavalheri,

Mais tarde continuamos, mas sim o led D2 está apagado quando o drive é solicitado.

Possuo outro cabo flat, então vou trocar para verificar, acho que isolei a questão para o drive.

Outra questão que preciso verificar é o ajuste R1 e R14, que eu não fiz, lembro que você informou que enviou já ajustado, mas o certo é verificar não é mesmo. Poderia este drive não estar ajustado e ocorrer do motor não dar sinal de vida, ficar frio?

Outro aspecto estranho é que no jog, os motores não se movimentavam como mencionei, apitavam apenas, quando clico nas setas permanecem parados, mas quando movimento o mouse os motores soluçam ( pequenos trancos).

Vou reinstalar o emc2 e verificar mais tarde.

" Inté"!
 ?_10

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #199 Online: 11/08/10 - 08:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #200 Online: 11/08/10 - 11:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Olá Cavalheri,

Mais tarde continuamos, mas sim o led D2 está apagado quando o drive é solicitado.

Possuo outro cabo flat, então vou trocar para verificar, acho que isolei a questão para o drive.

Bom ... troca o cabo p/ ver, mas ha poucos motivos p/ o motor não chiar :
1 - Falta de alimentação VMOT e GND (Led "D7" apagado).
2 - Falta de alimentação da logica (Led "D8" apagado).
3 - Motor aberto ou fios do motor sem dar contato ... acho muito dificil ser isto !?
4 - Ajuste de corrente em zero.
5 - Todos os FETs abertos ou os resistores de lastro abertos ... só não digo que isto é impossível porque ja vi muitas coisas impossíveis acontecerem !?
6 - Driver inibido ... Led "D2" aceso.

No momento não consigo me lembrar de mais nada ?!?!? ?_12

Citar
Outra questão que preciso verificar é o ajuste R1 e R14, que eu não fiz, lembro que você informou que enviou já ajustado, mas o certo é verificar não é mesmo. Poderia este drive não estar ajustado e ocorrer do motor não dar sinal de vida, ficar frio?

Outro aspecto estranho é que no jog, os motores não se movimentavam como mencionei, apitavam apenas, quando clico nas setas permanecem parados, mas quando movimento o mouse os motores soluçam ( pequenos trancos).

Vou reinstalar o emc2 e verificar mais tarde.

" Inté"!
 ?_10



Serrão,

Porque vc não começa com o TurboCNC que é bem mais facil de configurar ?

Pelo menos até testar toda a eletronica e ver se esta tudo correto ... depois vc entra com o EMC2, mas aprende primeiro ... rsrsrs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #200 Online: 11/08/10 - 11:05 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #201 Online: 11/08/10 - 21:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Bom ... troca o cabo p/ ver, mas ha poucos motivos p/ o motor não chiar :
Troquei, continua da mesma forma.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
1 - Falta de alimentação VMOT e GND (Led "D7" apagado).
2 - Falta de alimentação da logica (Led "D8" apagado).
3 - Motor aberto ou fios do motor sem dar contato ... acho muito dificil ser isto !?
Descartado, já que em teste os motores responderam quando trocados.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
4 - Ajuste de corrente em zero.
Aqui eu tenho dúvida, e não estou conseguindo fazer nenhuma leitura. Se meu multímetro não estiver com defeito, eu não estou sabendo como usá-lo. Devo desconectar algum fio do drive? A fonte dos motores devem estar ligadas eu acho. Pedi lá no tópico outras explicações de como proceder.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
5 - Todos os FETs abertos ou os resistores de lastro abertos ... só não digo que isto é impossível porque ja vi muitas coisas impossíveis acontecerem !?
Não sei.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
6 - Driver inibido ... Led "D2" aceso.
Comparei a reação dos leds deste drive com os outros dois, é a mesma, ou seja nos testes eles acendem e apagam como os outros dois que giram normalmente os motores. Passo a desconfiar que a as correntes de trabalho e ou redução estão zeradas, ou que de alguma forma aí esteja o problema, mas é só achismo mesmo, pois não estou conseguindo utilizar o multimetro como mencionei.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
No momento não consigo me lembrar de mais nada ?!?!? ?_12

« Última modificação: 11/08/10 - 21:14 por F2S »

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #201 Online: 11/08/10 - 21:08 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #202 Online: 11/08/10 - 23:03 »
Serrão ,

Faz um favor p/ mim ! Retire o jumper S5 da placa e teste novamente ...

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #202 Online: 11/08/10 - 23:03 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #203 Online: 12/08/10 - 11:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
. . . Retire o jumper S5 da placa e teste novamente ...

Retirei.

Quando cliquei com jog, escutei um assobio agudo, mas o motor permanece frio e sem movimento algum, enquanto os outros dois motores já aquecem.

O eixo do motor permanece livre, o dos outros dois ficam presos.

Os leds que acendem: D9, D8, D5, D6, D3 e D9 igual aos outros dois drives.

Deixei parados sem mexer no softwarer, apenas com a janela do jog do eixo x aberta, sem acionar nada. Notei que os leds D5 e D6, as vezes apagam e acendem logo em seguida. Enquanto esses mesmo leds dos outros eixo permanecem acesos, sem piscar.

Neste instante estou com as Apoenas ligadas há alguns minutos, 15 ou 20 minutos. Eu não tenho certeza, se apenas impressão minha, mas aparentemente o motor do drive em questão deixou de estar gelado como no início.

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #203 Online: 12/08/10 - 11:11 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #204 Online: 12/08/10 - 11:15 »

Cavalheri,

Passou mais alguns minutos até eu estar enviando esta nova mensagem e definitivamente o motor do drive em questão, que aqui para mim é o X, deixou de estar gelado.

Os outros dois motores estão quentes ao ponto de eu não conseguir segurá-los, enquanto o motor do X está entre frio e morno, digamos.

Algo estranho eu acho acabou de ocorrer, voltei ao jog do eixo X, e ao acioná-lo o motor do Z fica apitando agudo.

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #204 Online: 12/08/10 - 11:15 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #205 Online: 12/08/10 - 11:17 »
Pode ser o ajuste de corrente que esteja errado !

Lembro me vagamente que vc não adquiriu os três driver de uma unica vez, me corrija se eu estiver errado, mas pode ser que eu tenha lhe mandado algum driver sem ajustar a corrente ?!

Coloquei umas fotos do processo de ajuste aqui neste link :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Da uma olhada e vê se esclarece melhor, qualquer duvida pode postar la mesmo ...

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #205 Online: 12/08/10 - 11:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #206 Online: 12/08/10 - 11:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Algo estranho eu acho acabou de ocorrer, voltei ao jog do eixo X, e ao acioná-lo o motor do Z fica apitando agudo.

Isto é normal, dependendo da posição interna do embolo do motor o som se altera ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #206 Online: 12/08/10 - 11:19 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #207 Online: 16/08/10 - 08:54 »

Bom dia Cavalheri,

Aparentemente você ainda não está recebendo aviso de mensagens, ou estou enganado?

Eu estava lendo alguns tópicos e gostaria de perguntar a você sobre uma mensagem do Jan sobre troca dos fet's, ele substituiu os fet's originais dos drive's por fet's mais parrudos para melhorar o desempenho de motores de 100kgf dele, que sabemos serem lentos.

A minha dúvida é quanto aos outros componentes. É só substituir os fet's para ter ganho das Apoenas, ou seja, é só ganho, não há prejuizo?

 ?_38

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #207 Online: 16/08/10 - 08:54 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #208 Online: 16/08/10 - 20:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Bom dia Cavalheri,

Aparentemente você ainda não está recebendo aviso de mensagens, ou estou enganado?

Serrão

Não estou mesmo, alias não estou recebendo notificação de nada, nem de topicos que acompanho ... sera que é só comigo ou ninguem esta recebendo ?

Devo ter mexido em alguma coisa la na area de coisas estranhas, talves uma virgula ou ponto de interrogação ou a parafuseta que soltou ... vai saber ?!?!? ... ehehee

Citar

Eu estava lendo alguns tópicos e gostaria de perguntar a você sobre uma mensagem do Jan sobre troca dos fet's, ele substituiu os fet's originais dos drive's por fet's mais parrudos para melhorar o desempenho de motores de 100kgf dele, que sabemos serem lentos.

O melhor seria o próprio Jan responder, mas eu posso te dizer que o desempenho não vai mudar em nada, mudara apenas a robustez em relação as interperies elétricas da vida ... em outras palavras, vai ser muito dificil ocorrer a queima de algum FET.

Citar
A minha dúvida é quanto aos outros componentes. É só substituir os fet's para ter ganho das Apoenas, ou seja, é só ganho, não há prejuizo?

 ?_38


Para ganhar em robustez, como citei acima, sim ! é só trocar os FETs sem mexer em mais nada ...

Você ganha em corrente e tensão, dependendo dos FETs utilizados ... se os FETs aguentam correntes e tensões maiores, vc pode aumentar a tensão sobre os motores e ai sim ganhar em desempenho ... mas sempre a um limite onde pouca ou nenhuma alteração acontecera.

Abs
Cavalheri

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #208 Online: 16/08/10 - 20:01 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #209 Online: 16/08/10 - 20:31 »

Cavalheri,

Eu não pretendo mexer em nada, apenas quiz me informar. Além do que, como você mesmo disse, " aparentemente" não há porque mudar.

Quem sabe o Jan veja este comentário e faça algum comentário.

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #209 Online: 16/08/10 - 20:31 »

 

SiteLock