Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas com acoplamento.  (Lida 8208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

alcena

  • Visitante
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #15 Online: 25/06/11 - 21:58 »
Acho que aqui só uma filial.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #15 Online: 25/06/11 - 21:58 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #16 Online: 11/07/11 - 16:34 »
Pessoal essa é minha primeira participação "direta" no fórum, apesar de já ter lido muita coisa aqui. Depois de muita leitura eu comecei a colocar meu projeto em prática e tenho uma dúvida em relação a acoplamentos e polias com correias. Bem estou projetando uma máquina robusta, em aço carbono, eixos lineares em aço cromado de 20mm, fuso trapezoidal ACME 16mm passo 4 com respectivas castanhas em bronze nos 3 eixos, itens para backlash 0, enfim mais um monte de coisas. Mas minha dúvida é em relação a precisão da máquina que deverá o máximo de precisão possível. Lí que polias com correias tem uma melhor precisão, tudo bem, mas mais ou menos quanto uma máquina com acoplamento perde para uma com polias e correias ? Pois é muito mais simples usar o acoplamento.

Desculpe se postei no lugar errado mas preferi aproveitar esse tópico para não criar outro.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #16 Online: 11/07/11 - 16:34 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #17 Online: 11/07/11 - 18:39 »
Lauro,

Se a sua prioridade é precisão então não deixe de usar polias e quanto a perdas, será proporcional a relação entre elas, exemplo:
Se for usar uma relação de 2 x 1 então sua perda em precisão seria de 50%.

Sei que é mais complicado, mas acredite, polias deixara sua maquina mais macia e evitara muitos aborrecimentos com trancos, barulho e etc ...
« Última modificação: 11/07/11 - 18:41 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #17 Online: 11/07/11 - 18:39 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #18 Online: 11/07/11 - 18:47 »
Obrigado pela resposta. Mas uma máquina bem ajustada com sistema de acoplamento terá uma precisão de mais ou menos quanto segundo as "estatísticas" ? É possível chegar a .05mm ou até mesmo .02 ? Qual a máxima precisão de uma máquina com sistema de polias e correias ? Obrigado pela ajuda.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #18 Online: 11/07/11 - 18:47 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #19 Online: 11/07/11 - 18:48 »
Vou tentar explicar de uma maneira bem simples...

Tomamos por base um motor de passo de 1,8° por fase. Isso quer dizer que cada fase ele gira 1,8° de 1° da circunferência do eixo.Isso dará 200 pontos de parada em uma volta. Para aumentar a precisão das curvas no corte costumamos configurar os motores com 1/2 passo, isso quer dizer que ele passará a ter 0.90° de cada 1º por passo e para percorrer toda circunferência do eixo ele terá possibilidade de 400 paradas dentro dos mesmos 360º do eixo. Isso já dá para notar que as curvas serão mais bem elaboradas.
Agora, imagine um motor com 0.3º ou até menos passos/fase, isso é que os acoplamentos por correia dentada podem oferecer.

Nesse caso, o motor perde velocidade, mas ganha em torque e precisão.  Em muito caso a redução é benéfica para as máquinas, basta achar o ponto certo da redução.

Edson

.
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #19 Online: 11/07/11 - 18:48 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #20 Online: 11/07/11 - 18:52 »
Mac_RC,

Aproveitando a deixa,

Por que você não coloca redução na sua V90...

Abraços

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #20 Online: 11/07/11 - 18:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #21 Online: 11/07/11 - 18:55 »
Vou colocar alguns números naquilo que o Edson já expôs, exemplo :

Passo do fuso de 4mm com motor trabalhando em meio passo (400 por volta) resolução = 0,01mm / passo

Com duas polias, sendo uma de 5 dentes e outra de 10, na mesma configuração acima, sua resolução seria de 0,005mm / passo, aproximado...  ?_31

« Última modificação: 11/07/11 - 18:55 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #21 Online: 11/07/11 - 18:55 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #22 Online: 11/07/11 - 18:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado pela resposta. Mas uma máquina bem ajustada com sistema de acoplamento terá uma precisão de mais ou menos quanto segundo as "estatísticas" ? É possível chegar a .05mm ou até mesmo .02 ? Qual a máxima precisão de uma máquina com sistema de polias e correias ? Obrigado pela ajuda.
Sei não,nem quero te desanimar,mas da forma que estas querendo montar ela com buchas de bronze,voce nao vai conseguir isso,se conseguir é por pouco tempo devido ao desgaste,tente investigar um pouco mais e veja guias lineares,ja que vai investir pesado pelo que vejo,fará isso uma vez só,e fuso de esfera recirculantes,esses dois tem uma precisão muito boa e não estão la tão fora de alcance.Pense bem.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #22 Online: 11/07/11 - 18:55 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #23 Online: 11/07/11 - 19:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac_RC,

Aproveitando a deixa,

Por que você não coloca redução na sua V90...

Abraços

Edson

Se eu pretendesse produzir algo com a maquina, com certeza eu pensaria seriamente nisto, mas só quero usa-la como laboratório, também não tenho muitas habilidades mecânicas.
Mas não tenho duvidas que com polias a maquina roda mais redonda e também ainda não descartei esta possibilidade...  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #23 Online: 11/07/11 - 19:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #24 Online: 11/07/11 - 19:01 »
Sábias palavras Pravato ! ...  ?_26
« Última modificação: 11/07/11 - 19:01 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #24 Online: 11/07/11 - 19:01 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #25 Online: 11/07/11 - 19:05 »
Eu havia comprado há algum tempo o projeto do site Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ... quem tem sistema de correias, um projeto interessante mas depois de ler bastante e ver outras possibilidades pensei em acoplamento, pois me facilitaria a vida. Vou dar mais uma pensada e ver qual dos 02 coloco em prática. Se alguém souber quem já montou esse projeto ou conhecer o projeto e puder me dar uma opinião sobre ele está valendo. Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #25 Online: 11/07/11 - 19:05 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #26 Online: 11/07/11 - 19:14 »
Lauro,

A maioria do pessoal utiliza acoplamento direto no fuso justamente pela facilidade e acredito que vc terá bons resultados assim, mas isto, ao meu ver, não retira a vantagem das polias.

Só uma coisa, observe o que o Pravato escreveu, pois bucha o nome já diz, é uma bucha ... ehehehe
« Última modificação: 11/07/11 - 19:16 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #26 Online: 11/07/11 - 19:14 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #27 Online: 11/07/11 - 19:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sei não,nem quero te desanimar,mas da forma que estas querendo montar ela com buchas de bronze,voce nao vai conseguir isso,se conseguir é por pouco tempo devido ao desgaste,tente investigar um pouco mais e veja guias lineares,ja que vai investir pesado pelo que vejo,fará isso uma vez só,e fuso de esfera recirculantes,esses dois tem uma precisão muito boa e não estão la tão fora de alcance.Pense bem.

Foi a primeira coisa que notei. Só não comentei para não extender mais.

Você está coberto de razão. ("Bucha de bronze é bucha de canhão"). É só para máquinas muito pesada.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #27 Online: 11/07/11 - 19:18 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #28 Online: 11/07/11 - 19:32 »
OK ... acho que vou seguir com o acoplamento ... e mudar as castanhas. Se não suprir minhas necessidades eu mudo o projeto. Por ser meu primeiro projeto postarei mais vezes aqui e pretendo participar desse fórum. Esqueci de mencionar mas postei apenas aqui, apesar de ter lido outros fóruns. Esse me pareceu de mais qualidade, devido os integrantes claro.. Obrigado por enquanto, e qualquer dúvida eu entro em contato.  ?_26

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #28 Online: 11/07/11 - 19:32 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #29 Online: 11/07/11 - 19:34 »
Lauro,se vais querer PRECISÃO em uma maquina teras que partir pra isso aqui,isso é só um exemplo,tem varios outros fabricantes e fornecedores,mas veja a carga que uma guia linear suporta e é força bruta mesmo,por isso te disse pra pensar bem,eu ja montei uma maquina e dei com os burros nagua,gastei mais pra consertar os erros do que se tivesse feito com peças caras e levasse o dobro do tempo pra fazer,ah,eu usei buchas de bronze,e rolamentos como do seu projeto,esse projeto nunca vai funcionar direito só porque a folga do rolamento de uma camada de esferas tem é absurda,sem falar que o rolamento vai fazendo uma casa nos eixos e seguido tem que rodar ele para se assentar denovo e sendo assim,dependendo de como ela for construida,voce vai ter dor de cabeça para acertar ela denovo,sei la,pesquise mais,e continue perguntando,estamos aqui pra ajudar.
Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #29 Online: 11/07/11 - 19:34 »

 

SiteLock