Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA  (Lida 11185 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Online: 04/09/12 - 14:36 »
PESSOAL TO QUERENDO ADAPTAR UMA VALVULA COMUM DE JARDIM ETC... PARA REALIAR O CONTROLE DE ABERTURA E FECHAMENTO ELETRICO , TENHO TODO UM SITEMA QUE TO DESENVOLVENDO COM MICRO CONTROLADORES , DAI QUERIA UMA IDEIA PARA ADAPTAR UM MOTOR DE PASSO NESTA VALVULA .
ALGUEM PODE ME AJUDAR COM ESSA IDEIA.
OBRIGADO
VLW GALERA.
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Online: 04/09/12 - 14:36 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #1 Online: 05/09/12 - 00:03 »
Oi Jairo,
Se é só pra abrir e fechar a válvula, num seria interessante usar uma selenóide pra isto? Ou voce quer dosar a quantia de líquido que sai? Tipo, abrir um pouquinho só, ou abrir na vazão total?

Há.. outra coisa.. usa letras caixa baixa sempre que escrever aqui.. o pessoal (e eu tambem), entendemos que voce tá gritando com a gente..   rs...

abraços,

Edu Lopes
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #1 Online: 05/09/12 - 00:03 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #2 Online: 05/09/12 - 01:51 »
Me Desculpe pela letra!!! ehhe minha primeira vez.
Sobre meu projeto a ideia é realmente para controle de vazão , abrindo o motor de grau em grau.
O problema é como conectar o motor na valvula.
obrigado
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #2 Online: 05/09/12 - 01:51 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #3 Online: 05/09/12 - 11:40 »
Sem streess, Jairão.. rs...

Acontece com todo mundo...    Agora quanto a teu projeto, se for para apenas uma unidade, uma peça só, vale a pena quebrar um pouco a cabeça com isto.. do contrário, valeria mais a pena comprar isto já pronto...  existe no comércio especializado válvulas especialmente projetada para isto...

O pessoal da área de automação pode falar com mais embasamento sobre isto, (num é bem minha praia), mas creio ser mais viável comprar pronto...

Agora se voce tá projetando algo que irá ser fabricado em escala, aí é outra história...

Explica aí a destinação que voce pretende dar à esta válvula...

Abraços,

Edu
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #3 Online: 05/09/12 - 11:40 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #4 Online: 05/09/12 - 12:12 »
Bem Edu , meu projeto é para uma feira a FETIN (Feira de Tecnologia do INATEL).
Meu projeto vai ser  um controle eletrônico de vazão e temperatura.

meu projeto tem é direcionado para casas hotéis e pousadas que tenham aquecedores solares e tenham dois reservatórios em seus estabelecimentos, oque acontece , nestes lugares existem duas torneiras para a regulagem da temperatura da aguá,com meu projeto quero eliminar essa segunda torneira e montar um painel digital que nele é inserido um valor (Ex: 30 °C) com isso instantaneamente apenas um pequeno delay da regulagem dos motores.
Tudo controlado por um micro controlador, ele ira determinar qual será a abertura das vólvulas (são duas uma para aguá quente outra para a fria)para que a temperatura determinada seja obtida na saída.
Meu projeto é basicamente isso .

vão ser duas válvulas , vou ter que inventar mesmo, não da pra comprar nada a verba ta pequena.
VlWW
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #4 Online: 05/09/12 - 12:12 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #5 Online: 05/09/12 - 13:42 »
Jairo, num é esta minha praia, portanto desculpe se falar bobagens, mas tenho uma idéia...
Um amigo meu trabalha com tratores e ele usa um sistema para dosar vazão de óleo hidráulico...   é uma haste metálica com um chanfro que é ou não posicionado sob o furo por onde passa o óleo.. quando posicionado corretamente o óleo flui totalmente.. quando vai saindo da posição a vazão do óleo vai diminuindo proporcionalmente...

Num lembro agora o nome deste sistema que ele usa (todos sistemas hidráulicos acho que utilizam isto para controlar vazão). Vale a pena voce dar uma estudada nisto, pois facilitaria sua vida...

Tem um sistema deste que é duplo, ou seja, quando vai pra esquerda, passa óleo de um duto e fecha proporcionalmente o outro...   sai mais de um e menos do outro..  ao ser tracionado para a direita, o inverso.. fecha o primeiro e abre mais o segundo.. ou seja, voce consegue dosar de que lado voce quer que o líquido (óleo no caso dos tratores) passem...

Já vi uma torneira de lavabo assim também...   voce inclina uma haste para a direita sai quente...  pra esquerda sai fria..  seria só ligar um motor nesta haste e estaria feito a brincadeira...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #5 Online: 05/09/12 - 13:42 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #6 Online: 05/09/12 - 15:00 »
É interessante este sistema vou dar uma pesquisada melhor sobre o assunto .
muito Obrigado Edu pela atenção.


Uma outra coisa poderia me dar uma ajudinha sobre um arquivo que você postou em outro tópico : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

o arquivo em anexo tem alguns circuitos para controle de motor de passo , e eu montei no proteus(tem a foto no tópico na minha pergunta ) só que não funcionou.

poderia dar uma olhadinha lá ?
obrigado
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #6 Online: 05/09/12 - 15:00 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #7 Online: 05/09/12 - 15:29 »
Eu vi lá tua pergunta, Jairo, mas nem me atrevi a responder pois de eletronica digital conheço quase nada...  quem poderia te responder com muito mais propriedade seria, por exemplo, Sir Jorge...  ele conhece disto tudo e mais um pouco, mas caso ele num apareça por aqui, temos vários outros colegas que poderiam te ajudar.. eu infelizmente desconheço o assunto..
Aguarde que alguém irá te responder com certeza...  eu só me limitei a postar lá aquele material mas num tenho conhecimentos pra te ajudar, infelizmente...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #7 Online: 05/09/12 - 15:29 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #8 Online: 06/09/12 - 13:38 »
Como é que eu acho o Sir Jorge ??
vou conversar com ele sobre o assunto .
Mais , muito obrigado pela atenção.
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #8 Online: 06/09/12 - 13:38 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #9 Online: 06/09/12 - 14:32 »
Jairo,pelo que entendi voce está querendo fazer uma valvula de controle proporcional,se for isso,voce pode adaptar uma valvula hidraulica para isso,mas veja,num sistema hidraulico o circuito é sempre fechado,tipo assim,voce bombeia,a valvula controla a força exercida sobre o cilindro dependendo da pressão que a bomba estará fazendo,mas o oleo(no caso)não tem para onde ir para alem do embolo do cilindro,e vai estar fazendo força dos dois lados do cilindro para controle de força,só retornando ao reservatorio no caso da inversão da valvula por isso determinada força(na pneumatica essa valvula se chama"valvula de centro fechado)na hidraulica eu não sei se é o mesmo nome,mas o funcionamento é o mesmo,ela tem duas bobinas,e estas recebendo um pulso,elas abrem somente o suficiente ao tempo de receber esse pulso e a força como disse é feito pela bomba.No seu caso será um circuito aberto,dependente somente de uma coluna d'agua,talvez esse sistema com esse tipo de valvula não funcione devido a ser um circuito aberto,e como não terá pressão no outro lado da valvula,ao receber o pulso ela abra todo o embolo,levando ao aquecimento total e sem controle.Mas a idéia sua é muito interessante,voce ja pensou em um sistema com "cames" para controle de um motor DC feito com microchaves?Isso é usado até hoje em controle de injeção de combustivel em caldeiras industriais a oleo,eu teria como conseguir um esquema disso,mas só na semana que vem quando eu retornar para casa,isso da para ser montado em um registro de esfera,com controle movel,só que vou te adiantando,fica um trambolho um pouco grande...E eu não poderia de deixar de concordar com o Edu no quesito de comprar pronto uma valvula dessas.

Abraços

Abraços
« Última modificação: 06/09/12 - 14:34 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #9 Online: 06/09/12 - 14:32 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #10 Online: 06/09/12 - 15:11 »
E tem a tal da torneira que falei.. ela tem uma alavanca.. puxou prum lado, água fria.. pro outro, quente...
Se colocar no meio, um pouco da quente e um pouco da fria..

Num deve custar muito caro, pois no motel que eu trabalhava tinha destas torneiras...  e o portuga dono de lá é munheca pra caramba e num iria comprar algo que custasse uma fortuna..

A vantagem que ja é algo adaptado pra isto, de fábrica...

Seria só colocar o motor preso nesta haste e criar o sistema de controle.. simples e eficaz

Agora o problema é encontrar esta torneira.. mas em lojas especializadas devem informar...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #10 Online: 06/09/12 - 15:11 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Válvula Eletromecânica
« Resposta #11 Online: 06/09/12 - 20:47 »
Pravato caso tenha a disponibilidade de me enviar mais alguma informação ou foto deste sistema eu estou aberto a sugestões.
Hoje conversei com um engenheiro mecânico e ele me deu umas dicas de adaptação de válvula.
1° vou arranjar um registro de acordo com o que eu preciso, dai vou arrumar um medidor de força torquímetro para medir quanto de força vou precisar,dai ou eu uso o motor que eu tenho se ele der conta ou arrumo uma caixa de redução , caso não consiga vou ter que trocar de motor.

Eu não tenho interesse em comprar porque é um projeto de faculdade e não tenho recursos , minha ideia inicial é de fazer uma válvula elétrica adaptando o motor de passo em uma torneira.
Ouvi também sobre os servo motores parece que é uma opção interessante.Vou estudar o caso.

A ideia do projeto surgiu em uma conversa lembrando das casas aqui do interior que algumas ainda tem o sistema de serpentina dai nas pias e nos chuveiros sempre aquela coisa ou queima a mão ou te gelada , e também em alguns hotéis e pousadas e algumas casas com aquecedores solares,enfim , porque não criar um sistema digital de controle de temperatura e vazão.
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re: Válvula Eletromecânica
« Resposta #11 Online: 06/09/12 - 20:47 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #12 Online: 08/09/12 - 16:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Como é que eu acho o Sir Jorge ??

Presente ! Atrasado, mas presente  ?_1

Não sei se vc está obrigado a utilizar motor de passo, se não for este o caso, uma sugestão: válvula solenóide controlada por PWM e um pequeno reservatório intermediário para a mistura.

Com isto vc praticamente elimina a mecânica e usa componentes dos mais baratos e fáceis de encontrar ...

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #12 Online: 08/09/12 - 16:24 »

Offline DjEngetel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #13 Online: 09/09/12 - 01:49 »
Presente ! Atrasado, mas presente 

Não sei se vc está obrigado a utilizar motor de passo, se não for este o caso, uma sugestão: válvula solenóide coestou ntrolada por PWM e um pequeno reservatório intermediário para a mistura.

Com isto vc praticamente elimina a mecânica e usa componentes dos mais baratos e fáceis de encontrar ...

Estou aberto a sugestões sabe, mais minha ideia inicial é motor de passo mais se realmente for mais fácil de trabalhar e de montar essa valvula posso ver se da pra comprar.
Hoje conversei com um Ex diretor da FESTO  e o cara pediu pra encontrar com ele segunda feira pra ele me mostrar um catalogo , dai vou ver os produtos pra ver se me intersera alguma coisa.

Poderia me mandar mais informações sobre essa válvula ?
Obrigado.
Técnico em Eletrônica e Meio Engenheiro de Telecomunicações

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #13 Online: 09/09/12 - 01:49 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #14 Online: 09/09/12 - 06:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hoje conversei com um Ex diretor da FESTO  e o cara pediu pra encontrar com ele segunda feira pra ele me mostrar um catalogo , dai vou ver os produtos pra ver se me intersera alguma coisa.

Os produtos da Festo são de excelente qualidade, mas são bem caros e quase tudo é pneumático ...

Citar
Poderia me mandar mais informações sobre essa válvula ?

Vc poderia utilizar uma válvula de entrada de água de máquina de lavar ... mais simples e barato que isto é difícil ...



Fazer a coisa com um motor de passo não é difícil, eu pensaria em confeccionar um redutor, de modo a poder utilizar um motor pequeno e driver pouco potente, algo parecido com isto:



Esse conjunto é o extrusor de uma impressora 3D, não uma válvula, algo que improvisei com sucata de uma impressora laser, mas serve para dar uma idéia da mecânica ...

Uma outra possibilidade interessante é a utilização de servos do tipo usado em aeromodelos:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 09/09/12 - 06:34 por CNCNow! »

Clube CNC Brasil

Re:VALVULA ELETROMECANICA ADAPTADA
« Resposta #14 Online: 09/09/12 - 06:29 »

 

SiteLock