Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Blender - Grupo de Estudos (Proposta)  (Lida 9571 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Velho Hippie

  • Visitante
Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Online: 15/02/15 - 14:33 »
Olá meninos

Nos últimos dias recebi algumas postagens e MPs perguntando sobre o programa que utilizo para fazer os renders e vídeos que tenho postado aqui e nas redes sociais.

Bem, o programa (a maioria já sabe) é o Blender.

Os usuários mais antigos sabem também que realizo palestras nos eventos locais (Dia do Blender) e nacional (Blender Pro) onde falo e demonstro como utilizo esta poderosa ferramenta para desenvolver projetos voltados ao mercado CNC.

Há algum tempo eu venho pensando em como poderia transmitir este conhecimento (o pouco que aprendi) à todos os interessados em utilizar o Blender, no formato de um curso básico ou grupo de estudos. Porém devido a falta de tempo e a demanda de trabalhos constante, eu acabava protelando....

Vamos parar de  :Bla: :Bla: :Bla:... Estou abrindo este tópico para saber se há interessados, quais os interesses e também para que me indiquem como poderia ser feito?

Estou aberto às ideias  :anjo:

Grande Abraço e Muita PAZ!
 
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Online: 15/02/15 - 14:33 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #1 Online: 15/02/15 - 14:44 »
Opa, primeiro da fila, tenho interesse Elton, pois consigo até criar minhas peças no corel com facilidade , porem preciso de uma apresentação do produto como você faz em seus arquivos postados aqui no fórum, teria que aprender como extrudar o dxf la no Blender , extrudar e Renderizar, e também se possível aprender como fazer aqueles vídeos incriveis da apresentação das montagens,

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #1 Online: 15/02/15 - 14:44 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #2 Online: 15/02/15 - 14:51 »
Eu quero!!!!!!!....   ?_2 ?_2 ?_2
Num é todo dia que recebemos uma proposta destas...   ?_9
E uma idéia seria usar o ambiente hangout do Google e fazer vídeo conferência...  parece que é gratuito mas num tenho certeza..

Mas o que vc decidir é só avisar...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #2 Online: 15/02/15 - 14:51 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #3 Online: 15/02/15 - 14:57 »
Tô dentro, já vou até comprar uma lancheira para sentir o sabor de voltar às aulas....
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #3 Online: 15/02/15 - 14:57 »

Offline Ilton

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 205
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #4 Online: 15/02/15 - 14:58 »
Elton, eu também quero participar... no aguardo... ?_26

Grande abraço - Ilton

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #4 Online: 15/02/15 - 14:58 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #5 Online: 15/02/15 - 15:45 »
Vamos lá....

Já gostei do agito inicial  :cher:

Menino Rossi, a minha ideia é começar por uma apresentação do programa, explicando sua interface e os comandos básicos de manipulação dos objetos.
Vale lembrar, como já comentei contigo, que a curva de aprendizado não é instantânea. Então até chegarmos em um render e beeemm depois em uma animação vai levar um tempo, ok?

Menino e migão Edu, eu prefiro fazer tudo por aqui mesmo. Posso até gravar uns vídeos (depois que eu parar de pular o Carnival e recompor as energias) vou procurar por um bom microfone para vocês ouvirem a minha linda voz. Porém quero ver se concentro a maior parte em tutoriais de texto, pois se esta ideia der certo tenho a pretensão de formatar o conteúdo em formato de eBook para disponibilizar à todos  ?_26
E tu bem sabes o quanto gosto de escrever,  :bebebe:  :bebebe:

Meninos Fernando e Ilton, muito Obrigado pela participação e interesse.
Fernando, só espera um pouco para comprar a lancheira, pois daí tu compra uma que combine com o uniforme  :Garg: :Garg: :Garg:

Uma das coisas que precisamos definir de início e que acho muito importante é: Devo ser tratado como Professor, Profi ou Teacher?  :D :D

Sem brincadeiras agora (vou tentar), como pedi ideias.... Vou propor algumas:

Que acham de pedir à um dos moderadores para criarem uma área de Blender aqui nos Softwares? Assim eu poderia fazer uma formatação como fiz em minha área de desenvolvedor ->
- Teria um tópico fixo e trancado explicando como funciona o curso livre e sobre como participar.
- Um tópico fixo e trancado com o conteúdo do curso.
- E um tópico geral de respostas, dúvidas e sugestões dos que estão acompanhando, aberto a participação de todos.

O que acham do formato?

Fico no aguardo das sugestões e ansioso para por alguém de castigo,  :lingua:

Grande Abraço e Muita PAZ!
 
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #5 Online: 15/02/15 - 15:45 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #6 Online: 15/02/15 - 16:04 »
 ?_9 ?_9 ?_9
A idéia do hangout era justamente para te poupar da digitação.. mas sei que gosta de escrever e fica até melhor... o pessoal fixa mais as idéias assim, de forma escrita.. mas se puder criar os vídeos, vai ser bem bacana.. principalmente se for nos moldes dos que vc costuma utilizar, tipo TU TI TU... rrss

Lindos aqueles teus vídeos.. rssssssss
Mas é sacanagem isto.. o cara nem começou as aulas ainda e já tá ameaçando a gente de castigo...   ?_1 ?_1

E  o programa já instalei aqui..  agora só tá faltando aprender a  usar..  kkkkkkk

Abração e boas festas..
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #6 Online: 15/02/15 - 16:04 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #7 Online: 15/02/15 - 16:13 »
Olá menino Edu

Beleza, agora vamos ver se conseguimos a nossa área de Blender....

O Amigo Reinaldo não participa mais dos meus tópicos e não me dá bola  :'( :'( :'( Acho que está magoado comigo e não aceita mais o meu amor  :casal:

Então nos resta esperar que os moderadores voltem da folia (soube que um apareceu na Band ontem a noite em um baile de travestis, mas por razões óbvias não vou citar o nome  :bleader:

Enquanto isto vou começar a digitar algumas linhas para iniciar nosso curso livre....

Mentira... eu vou é tomar mais uma gelada pra guentar a batucada do Carnival,  :sarro:  :sarro:

Grande Abraço e Muita PAZ!
 
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #7 Online: 15/02/15 - 16:13 »

Offline arnaldoluis

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #8 Online: 15/02/15 - 16:25 »
Elton, se possível também gostaria de participar, pois o aprender nunca ocupa espaço.
Quanto a como te chamar, acho que poderíamos chamar de TIO! ?_31 kkkkkk
Abraço.

Arnaldo

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #8 Online: 15/02/15 - 16:25 »

Offline bm design

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 115
  • Total Likes: +15/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #9 Online: 15/02/15 - 17:01 »
Tô dentro,sempre quis aprender um pouco mais sobre 3d e puzzles.
 :ok: :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #9 Online: 15/02/15 - 17:01 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #10 Online: 15/02/15 - 17:36 »
Opa... opa.... Opa!!!!  :irrit:

Proposta cancelada e tópico encerrado!!  ?_40

Jamais vou aceitar ser chamado de TIO por um bando de meninos barrigudos e enrugados pelo tempo!!!  :lingua:

kkkk, Obrigado pela participação meninos Arnaldo e Macedo (Fala sério! Benemberg parece nome de cerveja!  ?_7)

Agora vamos esperar pra ver se conquistamos a nossa área de Blender aqui na seção Software (isto vai levar um tempo, pois pelo visto o Amigo Reinaldo e os Moderadores estão todos reunidos, fantasiados de pirilampos e pulando o Carnival  :cher: :cher:)

Obs.: Já estou redigindo as primeiras linhas....  :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:

Grande Abraço e Muita PAZ!
 
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #10 Online: 15/02/15 - 17:36 »

Offline Tedy

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 62
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #11 Online: 15/02/15 - 18:14 »
 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 parabéns  pela iniciativa  ,sao pucos os que dividem o conhecimento com aos outros  ,quero participar também :bleader: valeu ,

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #11 Online: 15/02/15 - 18:14 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #12 Online: 15/02/15 - 19:20 »
Olá menino Elton, chegando um pouco atrasado, tirei o dia para procurar uma casa para morar, kkkkk mas é uma outra história


Bem eu mesmo havia lhe solicitado isso, e digo o motivo, já trabalhei com 3d em alguns software, Autocad, Inventor, Solidworks e um ou outro que agora não me veem a cabeça. O Claudinei Giron deu uma dicaem um software  da Delcam que também tem a capacidade porém ele está disponível gratuitamente mas não se sabe até quando. Embora um pouco limitada é funcional, mas também exige recursos razoáveis de hardware.


Todos eles adotam um procedimento de versões novas todo ano.  E sinceramente acho que o ganho que ví nisso é anulado por alguns retrocessos que percebi. Na autodesk tenho visto que o pessoal prefere versões antigas do que as novas, visto a exigência de hardware nem sempre acompanhada por real ganho em performance e qualidade.
No Solidworks, mesma coisa
No inventor, na versão 7, ou seja mais de 10 anos defasada, eu desenho e transformo um  modelo um arquivo simples em 3d em questão de segundos, era supersimples. Nas versões mais novas os sistemas ficaram tão pesados, que vc nem consegue cotar uma linha no mesmo tempo ...
Mas isso não vem ao caso. Todas essas ferramentas são caríssimas e pequenos empreendedores não tem como arcar com essas soluções. Então a alternativa de um software livre é interessante. O Blender é um desses exemplos de softwares excelentes e open source. 


Acredito que hoje, o sucesso vem da boa administração,apresentação, produção  ,  design enfim um bom processo. Não adianta saber vender e não ter um bom produto. Não adianta ter um bom produto e não saber apresentá-lo
Hoje temos que lidar com os meios disponíveis - Internet, midias sociais, mídias convencionais, e tantos outros fatores.


Resumindo depois de tanto bla bla bla - No futuro quero aprender tanto o projeto quanto saber vender- saber administrar e saber divulgar, abrindo um leque de oportunidades.
Comecei recentemente a programar em uma linguagem free - Java- pois quero desenvolver um software que seja multiplataforma e dentro dele eu consiga administrar todos os meus arquivos, meus pedidos,minhas vendas, e muito mais. Bobagem  pode ser, pode não ser, mas estou eu vendo vidoaulas e meus primeiros cadastros estão saindo. o JAva é tão rico que existem plugins que conseguem abrir um desenho dxf por exemplo, dentro do programa, ou seja posso ter um preview dos desenhos a partir de um desenho pai.
Da mesma forma falta uma apresentação melhor para os meus produtos, produzi uns vídeos de alguns que foram ótimos para vender então preciso integrar tudo isso..
ainda não parei com o bla bla bla, mas aprendi tudo isso no youtube , e similares, um pouco em documentação técnica
acho o youtube uma plataforma excitante
com uma vantagem, ele te remunera. Dependendo do assunto vc consegue ganhar  dinheiro com os views. Além de estar sempre disponível.
é só uma idéia
Também não sei se a exemplo do que vc faz com seus projetos vc queira produzir um curso e disponibilizá-lo comercialmente . É outra idéia..



Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #12 Online: 15/02/15 - 19:20 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #13 Online: 15/02/15 - 19:28 »
Se tiver uma vaga disponível estou dentro, podemos até fazer umas pernas de bicho de lã aqui para melhor digerir o assunto.

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #13 Online: 15/02/15 - 19:28 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #14 Online: 15/02/15 - 19:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menino Edu

Beleza, agora vamos ver se conseguimos a nossa área de Blender....

O Amigo Reinaldo não participa mais dos meus tópicos e não me dá bola  :'( :'( :'( Acho que está magoado comigo e não aceita mais o meu amor  :casal:

Então nos resta esperar que os moderadores voltem da folia (soube que um apareceu na Band ontem a noite em um baile de travestis, mas por razões óbvias não vou citar o nome  :bleader:

Enquanto isto vou começar a digitar algumas linhas para iniciar nosso curso livre....

Mentira... eu vou é tomar mais uma gelada pra guentar a batucada do Carnival,  :sarro: :sarro:

Grande Abraço e Muita PAZ!
 
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Segundo o Mac nas suas próprias palavras, ele está sendo usado como pano para limpar vômito,então neste carnaval ele está sendo bastante requisitado .... ?_20
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Blender - Grupo de Estudos (Proposta)
« Resposta #14 Online: 15/02/15 - 19:32 »

 

SiteLock