Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Eixo X não gira(va) - RESOLVIDO PALIATIVAMENTE - Mach3  (Lida 1748 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline DanielMaia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Bom dia, pessoal.

Vamos direto à solução, para lhes economizar leitura: desabilitem os outputs Enable1 e Enable2 no Mach3 e testem o Eixo X novamente.

Se funcionar, ótimo... Agora continue estudando para saber o que são estes dois outputs, o que você perde se não deixa-los habilitados e como resolver definitivamente o problema, porque eu também não sei e vou voltar a estudar agora.

Se não funcionar, leia abaixo o resto do post para saber se o seu problema era igual ao que eu tinha. Afinal, pode ser outro problema.

DICA: o fórum tem milhares de posts e consegui resolver o problema com um deles, logo, queime pestana e leia bastante. Tem uma caixinha de "busca" bem ali em cima.

Recentemente comprei uma Scotle 6040 e estava com problemas no eixo X. Os eixos Y e Z funcionam perfeitamente, mas o X não se movimentava de forma nenhuma. Já tinha trocado o cabo paralelo, testado com outro computador (tanto notebook, quanto desktop), desmontado o motor do eixo X e ligado em outro eixo para ter certeza de que não era o motor, e não era, feito e refeito as configurações do MACH3 de todas as formas possíveis e verificado todos os códigos G que tenho.

O eixo X não se movimentava nem pelo teclado, nem pelo Mach3 (TAB), nem pelos códigos (o que é apenas lógico, já que ele não se movimentava de forma nenhuma).

Li diversos posts aqui do Fórum e percebi que várias pessoas tiveram o mesmo problema que eu tive com o Eixo X.

Na configuração do Mach3, havia 2 Outputs configurados nos Enable1 e Enable2, respectivamente nos pinos 1 e 14, com o Enable1 em ActiveLow. Fiz o teste sugerido por outros usuários e desabilitei ambos os outputs e o Eixo X funcionou normalmente... Funcionou com as teclas de atalho definidas, funcionou via mouse (TAB), funcionou até com um G-Code simples, que desenhava dois círculos só para eu testar a precisão e repetibilidade.

Se alguém mais tiver o mesmo problema, o meu se resolveu (paliativamente) assim.

ATENÇÃO!!! Habilitei novamente os dois outputs só para tirar a prova-dos-nove e o Eixo X parou de funcionar novamente... Morreu! Os pinos 1 e 14 ficavam energizados e não desligavam mais. Tiver que reiniciar o computador e a CNC para voltar a funcionar.

Boa sorte e espero que ajude.

Clube CNC Brasil


 

SiteLock