Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problema no Eixo Y sem tensão de 5V  (Lida 22217 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

luizgm

  • Visitante
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #120 Online: 22/07/11 - 17:47 »
não majo muito(quer dizer nada rsrsr|) mas
ha na minha estava dando soquinhos e era a solda na parte de cima da minha placa (dupal face)
naqueles capacitorsinhos do filtro da paralela (capacitores ceramicos 3 4 5 6 7 8)
percebi que a deupla face é ruim nesse ponto pois as soldas entre um lado e outro dão bastante problema

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #120 Online: 22/07/11 - 17:47 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #121 Online: 22/07/11 - 19:11 »
Leonardo,

O que vou dizer p/ vc serve p/ o Luiz e p/ todos que querem montar suas CNC3AX também ...

O ideal é fazer todos os testes antes de ligar os motores, como  ?

Depois de ter sido feita toda a inspeção visual, verificando a polaridade de componentes (capacitores eletrolíticos, diodos e etc), posicionamento de CIs nos soquetes, trilhas em curto, abertas ou etc, solda fria, bolinhas de solda perdidas pela placa, ilhas de interligações com mal contato e etc ....
Fazer a limpeza da placa (Alias isto pode, e deve, ser a primeira coisa a ser feita) com uma escova bem dura (de dentes serve) e quando for partir p/ os testes com alimentação ...
Primeiro, deixe os motores desligados dos bornes da placa e a fonte dos mesmos também... Ligue apenas a fonte lógica de 15vcc, verifique se na entrada do regulador 7805, na placa, esta chegando os 15vcc e se na saída dele tem os 5vcc ... se não tiver, desligue tudo e procure por algum curto, componente super aquecendo sinaliza problema.

Passando-se estas etapas, vamos testar o funcionamento dos drivers e para isto vc vai precisar de um scope ou no mínimo uma ponta lógica igual a esta do link abaixo:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Se não puder comprar vc pode montar uma igual a esta :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Esta ponta vai te indicar três situações diferentes: Nível Alto, Nível Baixo ou Sinal Pulsante.

Da mesma forma anterior, ligue apenas a fonte lógica de 15vcc sem conectar os motores e nem a fonte dos mesmos ... Deixe o driver em passo Full ...
Regule a corrente, do driver em teste, p/ ZERO, isto mesmo, baixe o trimpot até o extremo negativo... coloque a ponta lógica no gate de cada FET, deste mesmo driver ... vc devera ter os seguintes resultados :

Dois Gates deverão estar com nível lógico Zero (Baixo) e dois Gates deverão estar com sinal pulsante (Obs: Não tem outro resultado aceitavel, qualquer coisa diferente disto é defeito.), exemplo :

Se => A = Pulsante, então *A devera obrigatoriamente estar com Zero ou vice versa.
Se => B = Pulsante, então *B   Idem ao *A.

Se ao invés de pulsante aparecer um sinal alto e continuo é sinal de problema no L297 ... este problema geralmente é no CI mas também pode ser gerado por problemas no circuito oscilador (Cap de 3k3 e resistor de 22k), ou nas trilhas, ou nos resistores de lastro.

Eu tenho testado muitos L297 que me chegam como novos, isto faz parte de minha rotina e recentemente testei 10 CIs onde 5 estavam ferrados ...  Um canal funciona corretamente e o outro acontece o descrito acima ... ou seja, metade do L297 esta OK e a outra metade esta morta... Se ligar o motor estando o L297 desta forma é queima de FET garantida, isto se a fonte for possante o suficiente, senão fica nesta de dar trancos, aquecer e etc ...

Bom pessoal, espero ter ajudado um pouco mais, no momento é o que posso fazer pois estou até a tampa de trampo p/ terminar ... rsrsrs ;D

Abraços
Reinaldo
« Última modificação: 22/07/11 - 19:16 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #121 Online: 22/07/11 - 19:11 »

luizgm

  • Visitante
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #122 Online: 22/07/11 - 20:30 »
Mac_RC
 è isto mesmo que estava querendo uma rotina para seguir pois a rotina do manual da cnc3ax é muito vago para quem é leigo
saber o que é solda fria coisa basica mas para quem pouco fes, como vai saber?e outros probleminnhas que só vamos aprender se alguem os encinar o depois de perdemos varias peças
tive problema em saber qual o ferro de solda ausar
porta paralela pci com voltagem de operação baixa 3v
peças com defeito
estanho de ma qualidade e não conceguia soldar (meide china)
cofeccionar o cabo paralelo e como testalo (acabei enmendando 2 cabos)
decipação dos fets ( de tamanho das pernas dos transistores aisolação)
soquetes do ci com defeito ( mal encaixe e oxidação)
placa de cicuito com defeito (trilas rompidas furação obstruida)
peças trocada quando compramos e confiamos nos vendedores
e ainda bem que temos os colegas para dar uma luz nas horas que enpacamos em falta de imformação?

obrigado e ainda não descobri o que esta fervendo meus fets rsrsrsrsrsr ?_39

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #122 Online: 22/07/11 - 20:30 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #123 Online: 22/07/11 - 20:56 »
Luiz.

Esse problema do mal contato dos capacitores da paralela eu peguei na minha placa conforme relatado no inicio do tópico.

Reinaldo.

Vou realizar alguns testes desse na placa e providenciar a montagem do provador. Infelizmente realizei todos os cuidados da montagem e li bastante, mais não tive sorte. Mais uma vez obrigado pela sua ajuda e dos demais colegas.

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #123 Online: 22/07/11 - 20:56 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #124 Online: 22/07/11 - 22:10 »
Reinaldo.

Acho muito estranho esse problema do resistores estarem aquecendo tanto a ponto de fumaçar eu fiz o teste nos 3 eixos um por vez. Isso aconteceu depois que eu resolvi usar essa fonte do trafo, pois antes não estava dando isso usando a chaveada(35V/8A), só o X que ficava dando soquinhos. Testei a fonte como esta na foto anterior (trafo 30V/8A),esta saindo 40V normalmente.

Obs. Só pra deixar relatado, estou alimentando a lógica e as 3 pontes resistivas com 15V, e os 3 capacitores da placa são de 1000microfarad/50V.
« Última modificação: 22/07/11 - 22:16 por leonardo.fillipe »

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #124 Online: 22/07/11 - 22:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #125 Online: 23/07/11 - 00:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Reinaldo.

Acho muito estranho esse problema do resistores estarem aquecendo tanto a ponto de fumaçar eu fiz o teste nos 3 eixos um por vez. Isso aconteceu depois que eu resolvi usar essa fonte do trafo, pois antes não estava dando isso usando a chaveada(35V/8A), só o X que ficava dando soquinhos. Testei a fonte como esta na foto anterior (trafo 30V/8A),esta saindo 40V normalmente.

Obs. Só pra deixar relatado, estou alimentando a lógica e as 3 pontes resistivas com 15V, e os 3 capacitores da placa são de 1000microfarad/50V.

Não acontecia antes porque a fonte chaveada estava mascarando o problema ... agora, ou vc resolve ou joga no lixo ...  ;)

Se o resistor aquece é porque esta passando mais corrente do que deveria e as causas já foram esmiuçadas aqui neste tópico e eu não tenho mais nenhum coelho debaixo da cartola.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #125 Online: 23/07/11 - 00:44 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #126 Online: 26/07/11 - 22:02 »
Bom,

Já coloquei pra funcionar os Eixos Y e Z , encontrei alguns componentes com problemas (capacitor de 50V/1000microfarad do Y e L297 funcionando apenas um canal como o Reinaldo mencionou). O eixo X ainda continua aquecendo os resistores de lastro a ponto de sair fumaça. Mesmo encontrando problemas também no L297 do X e substituindo os 2 resistores de lastro o problema continua. Fiz os testes usando o multimetro, ainda não montei a ponta lógica pra medir os sinais dos componentes. A placa e dupla face fabricada em processo industrial. realizei os testes comparando todas as tensões de cada eixo sem os motores so com a logica e cabo de comunicação com e sem o Tcnc. A unica coisa que não mudei ainda foi o PC.


não tenho mais nenhuma ideia no momento, quando montar a ponta de testes realizarei mais testes.

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #126 Online: 26/07/11 - 22:02 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #127 Online: 29/07/11 - 21:04 »
Bom pessoal,

Montei outra placa é os 3 eixos estão funcionando,porém os motores estão aquecendo muito. Por essa placa tentarei consertar a outra placa posteriormente.

Desde já agradeço a todos pela ajuda.
« Última modificação: 29/07/11 - 21:14 por leonardo.fillipe »

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #127 Online: 29/07/11 - 21:04 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #128 Online: 29/07/11 - 21:23 »
Leonardo,resistores quando se sobreaquecem,eles perdem suas propriedades e não fazem mais o trampo que foram designados.Quanto ao aquecimento de motores,é muito normal eles trabalharem em 80ºC
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #128 Online: 29/07/11 - 21:23 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #129 Online: 29/07/11 - 22:39 »
Pravato.

Obrigado pelo retorno, realmente eles estão aquecendo mais ou menos nessa faixa em relação aos resistores ja foram trocados para essa placa.

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #129 Online: 29/07/11 - 22:39 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #130 Online: 31/07/11 - 21:13 »
Segue o video da eletronica.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #130 Online: 31/07/11 - 21:13 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #131 Online: 08/09/11 - 22:52 »
Boa noite. Leonardo, o que me diz da placa TB6560 toshiba opto isilada, ela é mais cara que CNC3AX,
será que não é melhor investir um pouco mais e correr pro abraço, eu acho a configuração da CNC3AX meio dificil, qual é a sua opinião a respeito. obrigado :D

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #131 Online: 08/09/11 - 22:52 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #132 Online: 04/01/12 - 00:19 »
Orbiter

Peço desculpas pela demora, mas estive afastado do forum. No momento a CNC3AX está correspondendo as minhas espectativas. No futuro quem sabe vou investir em algo melhor.

Abraço
« Última modificação: 04/01/12 - 00:19 por leonardo.fillipe »

Clube CNC Brasil

Re:Problema no Eixo Y sem tensão de 5V
« Resposta #132 Online: 04/01/12 - 00:19 »

 

SiteLock