Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motor de passo só fica bom com velocidade alta  (Lida 6958 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline l.gabriel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Online: 26/12/15 - 16:31 »
Olá galera,
Estou com um problema em um motor de passo da minha CNC,quando configuro o "sttep per unit" no mach3,ele coloca a velocidade em 2187 aproximadamente, até ai tudo bem,o motor roda o eixo muito suave quase não faz barulho,só que quando vou usinar algum arquivo ele perde passo,ai vou lá em "motor tuning " e abaixo a velocidade para 1200 ,no jog o motor funciona certo ,com um pouco de vibração mais não trava,ai quando coloco um arquivo para rodar o motor fica uma porcaria,fica vibrando,tem hora que trava,tem hora que perde passos.

Meus motores são Sanyo denk 15 kgf
Controladora é a cnc3ax
E estou usando o mach3

Obrigado
Gabriel

Clube CNC Brasil

Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Online: 26/12/15 - 16:31 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #1 Online: 26/12/15 - 17:35 »
O meu filho.... e laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa no artcam se é esse programa que voce usa, como esta configurado na parte das fresas? Velocidade de avanço, passo lateral etc....



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #1 Online: 26/12/15 - 17:35 »

Offline l.gabriel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #2 Online: 26/12/15 - 19:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O meu filho.... e laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa no artcam se é esse programa que voce usa, como esta configurado na parte das fresas? Velocidade de avanço, passo lateral etc....



Marcao

Marcão,
Sim eu uso o artcam,na velocidade de avanço está em 50mm/seg e no passo vertical está 3.0 a fresa é de 6 mm.
Será que está muito baixo os valores?

Obrigado pela atenção
Gabriel

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #2 Online: 26/12/15 - 19:11 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #3 Online: 26/12/15 - 21:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá galera,
Estou com um problema em um motor de passo da minha CNC,quando configuro o "sttep per unit" no mach3,ele coloca a velocidade em 2187 aproximadamente, até ai tudo bem,o motor roda o eixo muito suave quase não faz barulho,só que quando vou usinar algum arquivo ele perde passo,ai vou lá em "motor tuning " e abaixo a velocidade para 1200 ,no jog o motor funciona certo ,com um pouco de vibração mais não trava,ai quando coloco um arquivo para rodar o motor fica uma porcaria,fica vibrando,tem hora que trava,tem hora que perde passos.

Meus motores são Sanyo denk 15 kgf
Controladora é a cnc3ax
E estou usando o mach3

Obrigado
Gabriel


Opa perai... voltei a ler o que voce escreveu... steps per, nao é voce que colocar os  valores, isso é la no setting, eixo por eixo, e isso nao pode mexer....
Em motor tunnig é que voce pode mexer, aumentando a velocidade ou aceleraçao, e isso tem que ser feito eixo por eixo ate chegar numa conclusão, o pior que isso nao tem formula, é cada maquina com a sua configuração.
Aproveita que voce esta em motor tuning e veja se a sua maquina é em mm/seg ou mm/min ou m/min, mas eu nao lembro voce estando no motor tuning voce considera a velocidade ou aceleração, eu ja esqueçi.... sabendo disso, la no artcam considere tambem na configuração das fresas..


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #3 Online: 26/12/15 - 21:19 »

Offline l.gabriel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #4 Online: 27/12/15 - 00:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Opa perai... voltei a ler o que voce escreveu... steps per, nao é voce que colocar os  valores, isso é la no setting, eixo por eixo, e isso nao pode mexer....
Em motor tunnig é que voce pode mexer, aumentando a velocidade ou aceleraçao, e isso tem que ser feito eixo por eixo ate chegar numa conclusão, o pior que isso nao tem formula, é cada maquina com a sua configuração.
Aproveita que voce esta em motor tuning e veja se a sua maquina é em mm/seg ou mm/min ou m/min, mas eu nao lembro voce estando no motor tuning voce considera a velocidade ou aceleração, eu ja esqueçi.... sabendo disso, la no artcam considere tambem na configuração das fresas..


Marcao

Marcão, eu me expressei errado,lá no setting -step per unit eu configuro eixo por eixo,ai eu não mexo mais nessa configuração, ai lá no motor tuning eu mexo só na velocidade.
Na aceleração tem algum limite ou pode ir aumentando o valor até chegar na configuração certa?

Obrigado

Gabriel

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #4 Online: 27/12/15 - 00:10 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #5 Online: 27/12/15 - 09:32 »
Isso... eu costumo fazer assim,.... faço a configuração de um determinado eixo... faço esse eixo andar no jog e tento segurar o mesmo com a mao, se ele parar esta estolando, ai diminuo a velocidade e a aceleração, reparo tambem a rampa se ela esta muito alta ou nao... tu precisa pegar uma latinha de cerveja pegar um banquinho e com muita calma fazer isso... kkkkkk
Outra coisa, vai la em Ports e Pins onde tem as opçoes de HZ(Kernel Speed) veja o que esta assinalado.....
E se possivel, manda uns prints screens das telas de configurações fica mais facil a gente ter uma noção melhor...
Ahhh essa maquina voce comprou ou fez?


Marcao



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #5 Online: 27/12/15 - 09:32 »

Offline l.gabriel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #6 Online: 27/12/15 - 10:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isso... eu costumo fazer assim,.... faço a configuração de um determinado eixo... faço esse eixo andar no jog e tento segurar o mesmo com a mao, se ele parar esta estolando, ai diminuo a velocidade e a aceleração, reparo tambem a rampa se ela esta muito alta ou nao... tu precisa pegar uma latinha de cerveja pegar um banquinho e com muita calma fazer isso... kkkkkk
Outra coisa, vai la em Ports e Pins onde tem as opçoes de HZ(Kernel Speed) veja o que esta assinalado.....
E se possivel, manda uns prints screens das telas de configurações fica mais facil a gente ter uma noção melhor...
Ahhh essa maquina voce comprou ou fez?


Marcao



Marcao

OK Marcão,
Vou fazer esses testes que VC falou,como não tomo cerveja vou pegar uma latinha de refri e com muita paciência vou ajustando eixo por eixo kkkkk.
Só vou estar em casa na terça feira ai eu mando os prints que VC me pediu.
A máquina foi eu mesmo que fabriquei,VC tem alguma dica para verificar na máquina, já que foi eu mesmo que fiz?

Gabriel

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #6 Online: 27/12/15 - 10:39 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #7 Online: 27/12/15 - 18:58 »
O meu filho, eu tambem nao bebo, só guarana antartica kkkk só vendo a maquina para poder dar um pitaco....


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #7 Online: 27/12/15 - 18:58 »

Offline l.gabriel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #8 Online: 29/12/15 - 15:21 »
Marcão seguem as fotos da maquina e os printscreen das configuraçoes dos motores
a maquina estava com um pouco de folga ,ai reapertei tudo e fiz mais alguns ajustes agora ela esta firme e sem folgas.coloquei uma caneta na ponta do eixo Z e fiz ela fazer um circulo, mas o circulo nao sai totalmente redondo, fica meio oval, eu já calibrei muitas vezes o eixo pelo "Step per unit" e a maquina está calibradinha, se eu mando o eixo x andar 50mm, fica certinho e assim nos outros eixos também.
Porém, mesmo a calibração estando correta, e não havendo mais folgas, ainda me resta a duvida, do motivo pelo qual ainda não está desenhando corretamente, nenhum desenho sai certo, se eu faço um quadrado com um circulo no meio e corto com a tupia, primeiro ela corta o circulo, e na hora de cortar o quadrado ele passa por cima do circulo deixando o outro lado desalinhado, ou seja não fica no centro como no projeto do Artcam. Percebi também quando mandei ela escrever um nome com a caneta, a cada momento ela escrevia de uma forma, chegando até a escrever totalmente desalinhado (tipo escadinha). Isso parece perca de passo, mas se abaixo a velocidade no "motor tuning", o motor fica travando, se aumento o motor fica bom, mas perde passo e eu só percebo isso no eixo x.
Qual pode ser o problema,nao sei mais o que faço.













Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #8 Online: 29/12/15 - 15:21 »

Offline l.gabriel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #9 Online: 29/12/15 - 15:31 »
No ports e pins a velocidade kernel está em 25000HZ

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #9 Online: 29/12/15 - 15:31 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #10 Online: 29/12/15 - 16:18 »
Oi Lucio,   :ola:

Posso dar uma ideia?
 1 - Mude a unidade do Artcan para mm/min na fresa, igual ao grafico do March3.
 2 - Coloque no Step pulse e Dir Pulse com 10 nos 2 lugares. ( isso irá aumentar o tempo que o sistema terá para saber o que fazer)
 3 - Faça o Setting desta maneira, faça um retângulo de 150 x 200 mm no Artcan salve com .TAP,  mande usinar direto no MDF, ( entendo que sua maquina estava quase certa), corte por fora as medidas com 5mm de profundidade  , depois com um paquímetro ( não use régua) você anota até a casa decimal, use ponto (.)para escrever no March3 a medida exata. Levante o Z fora do MDF e faça Setting agora  anotando as medidas do retangulo que acabou de fazer. vai repetindo o processo.
4 - O Z voce regula com o paquimetro e um calço com medida exata.Faz o Setting com a altura do calço e vai testando.Zera primeiro no MDF.

Se na repetição do retangulo cada hora tiver uma medida considere muito seriamente o seu sistema e a parte mecanica envolvida com folga ou algum parafuso frouxo.

Depois de tudo certo faça um circulo.

boa sorte 
Feliz 2016 !!!!     ;pacienc:

"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #10 Online: 29/12/15 - 16:18 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #11 Online: 29/12/15 - 16:31 »
Oi Lucio,

Mais uma coisa, para iniciar use a aceleração com 50% da velocidade de avanço.
Achei que o Steps per do Z muito alto e a aceleração do X exagerada , isso também contribui para os erros.
Mande os outros parâmetro para que o pessoal possa ajudar em mais alguma configuração. Principalmente a do final a General Logic Configuration.

abraços

sds
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #11 Online: 29/12/15 - 16:31 »

Offline l.gabriel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #12 Online: 29/12/15 - 16:36 »
Boa Tarde Armando,

muito obrigado pelo conselho, vou testar dessa forma que me disse, mas qual valor me aconselha começar no mm/min?

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #12 Online: 29/12/15 - 16:36 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #13 Online: 29/12/15 - 16:47 »
Oi Lucio,

Olhando a sua configuração hoje é de 60mm/seg e  equivale a 360mm/min (multipliquei em cima e em baixo por 60).  Depois disso só fazendo teste vai subindo de 100 em 100 e não esqueça a RPM da Tupia, pois a rigidez da maquina só você pode saber, mas as ultimas configurações que lhe solicitei são importantes, pois sua maquina pode esta também desregulada ai.
abraços

armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #13 Online: 29/12/15 - 16:47 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #14 Online: 29/12/15 - 16:53 »
Oi Lucio,

Vi também que você está usando o passo lateral com 70% do diâmetro da Fresa, não faça isso use no máximo 40% do diâmetro .

sds

armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo só fica bom com velocidade alta
« Resposta #14 Online: 29/12/15 - 16:53 »

 

SiteLock