Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: DIFERENÇAS DE VELOCIDADE E POTENCIA ENTRE PROGRAMAS???????????????  (Lida 4177 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Ola amigos
estou  abrindo  este tópico, pois a dias atraz  houve um  acontecido entre o  programa da laser  do  CARLOS(MAQUETE) E O  MEU  PROGRAMA  ( LASERCAD)
VAMOS RELATAR.
O  CARLOS FEZ A TROCA DO  SEU  TUBO de 130wats,  a partir dai ele me informou  que estava cortando  mdf de 3mm com 90 de velocidade com  75 de potencia onde  deu  um  tempo  de corte de  7 minutos e 35 seg

considerando  os seus proprios parametros  em  relação  ao  antigo  tubo,  a maquina estava muito  mais veloz

fiquei até com  ciumes, pois corto  aqui  com  20 de velocidade e com  85 de potencia,  MAS, vendo  o  video  que ele me mandou,  achei  que a velocidade  não  éra compativel  com  a velocidade  de 90  que coloco  aqui  na minha maquina para fazer  gravação,  então  pedi  a ele que me manda-se o  arquivo  para que eu  fizesse  um  simulado  para vermos o  que estava acontecendo

foi  ai  que a duvida começou,  pois quando  coloquei  aqui  com  90  de velocidade  e fiz o  simulado,  deu  um  tempo  de pouco  mais de 3minutos, o  que me chamou  a atenção,  então  fiz outros testes  onde o  tempo  que ele obteve com  90  de velocidade  ,  na minha aqui deu  com  25 de velocidade

agora quero  a ajuda dos colegas para tentar  solucionar  a questão
no  meu  entender,  acredito  que  estes parametros de velocidade  vai  depender de cada programa e configuração, por isso  peço  a quem  puder ajudar  que FAÇA UM  SIMULADO  EM  SUA MAQUINA COM  A MESMA VELOCIDADE  e nos diga qual  o  tempo  que obteve e  tambem  QUAL O PROGRAMA USADO, pois assim  podemos fazer  uma analize

acho  que me fiz entender né,
minha maquina fez o  mesmo  tempo  com  25 de velocidade
a maquina do  carlos fez o  mesmo  tempo  com  90  de velocidade
algo  esta errado

se alguem  puder ajudar  a fazer  os simulados eu  agradeço, pois vai  tgirar  muita duvida sobre este fatop
abraço
ricardo

« Última modificação: 05/01/17 - 17:27 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil


Offline diegogfsa

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 85
  • Total Likes: +10/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Fala Ricardo

Minha maquina usa o RDWork V8  com tubo 100

Eu corto mdf 3 mm com 27mm/s  com 70%

Na simulação deu um tempo máximo de 6min 51 seg

Clube CNC Brasil


Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Sobre as simulações de software tem um detalhe.
As maquinas já chegam programadas de fabrica. Para ser mais próximo a simulação do real, tem que  fazer a leitura dos parâmetros de fabrica e de usuário.
 O programa pode estar com uma velocidade e aceleração padrão que não é o mesmo que está na maquina.
Só conectar o pc na maquina e mandar ler as duas configurações, igual no print em anexo.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Aproveitando o tópico que o nosso amigo abriu com a dúvida em relação às velocidades, gostaria de saber se alguém trabalha com o Easy Cut  e relatasse as configurações que usa para o mesmo arquivo. Só completando, realmente troquei o tubo de 130W para um de 150W.
Desde já agradeço,
Abraço
 Carlos

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
bom galera.
acho  que ainda não  me fiz entender,
não  precisa que cada um  diga  como  corta mdf de 3mm,  pois depende de cada  potencia de tubo

o  que eu  quero  na  verdade é um  parametro  para todos independente do  tubo

todos tem  que pegar  este arquivo  e fazer  um  simulado  com  a velocidade  de 90,  e dizer  aqui  qual é o programa que usa, e quanto  foi  o  tempo   pois  assim  saberemos as diferenças de cada programa

abraço

Clube CNC Brasil


Offline diegogfsa

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 85
  • Total Likes: +10/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Boa noite Ricardo!

Agora entendi!

Uso o RDWork V8. O arquivo que vc enviou na velocidade 90mm/s, corta em 2min 03seg pela simulação.

Att

Diego de Sá

Clube CNC Brasil


Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Zé é muito simples resolver esta questão
desenhe um quadrado de 50 por 50 cm mande cortar(não precisa cortar) na velocidade de 25mm/s tem que dar 40 segundos
Luciano

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
nobre luciano
acho  que vc não  entendeu o sentido  da coisa ou vc não  soubre explicar
vamos la

muita gente diz que corta  mdf de 3mm  com  velocidade  de 50 , ou  60,  ou 40  com  tubo  de  100 ou  130  ou  mes mo  150.
mas estes parametros são  meio  loucos,  então  na realidade,  o  que vc pensa que esta cortando  rapido  na realidade  esta cortando  no  mesmo  tempo  que  um tubo  de 70

conclusão,  porque comprar  um  tubo  de 150,  pagando  uma grana preta  se eu  aqui  com  um  tubo  de 70 corto no mesmo  tempo
conclusão,  estas colocando  dinheiro  na lata do lixo

no  meu  entender,  o  que o  edvaldo  falou  esta coreto, pois depende muito  da configuração  do programa, ou  mesmo  o próprio programa e a sua controladora

UM  EXEMPLO
MInha maquina tinha um  programa totalmewnte ultrapassado, pois a mesma ja tinha uns 10  a 15 anos, onde eu  estava cortando mdf de 3mm  com  velocidade  de 13 a 15mm/s, 
então  comprei  com o  edvaldo  a controladora AWC708C e coloquei  o programa LASERCAD,  .
MANTIVE OS MESMOS MOTORES E OS MESMOS DRIVES, e tambem  troquei  a fonte, pois a minha tinha queimado
nesta troca,  a maquina ficou  10vezes mais rapida, e com  a troca da fonte  hoje corto  mdf de 3mm  com  20 de velocidade
para vc ter uma idéia do  que uma controladora  faz,  psois na minha antiga,  só  consegujia chegar a velocidade  de 50, mas mesmo  assim  a cabeça parecia uma carroça de tantop  barulho que fazia
hoje, eu  chego  a velocidade de 250mm/sg,  pois corto  papel com  esta velocidade e a cabeça fica totalmente silenciosa.

CONCLUSÃO. no  meu  entender,  não  adiante comprar uma maquina com  um  tubo  de 130  ou  150  se a mesma tem  uma controladora  que não  consegue  fazer  com  que seu  tubo  seja RENTAVEL
abraço
« Última modificação: 07/01/17 - 08:27 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
resumindo  mais um  pouco
teria que ser ao  contrario, em  relação  ao  maquete.
a minha maquina de 70  teria que cortar com  os 7 minutos e a dele teria que cortar com  os 3mintuos ou  menos

Clube CNC Brasil


Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
resumindo  mais um  pouco
teria que ser ao  contrario, em  relação  ao  maquete.
a minha maquina de 70  teria que cortar com  os 7 minutos e a dele teria que cortar com  os 3mintuos ou  menos

 :trico: :trico:
tem que ver também não adianta uma leser com tubo de 70 querer acompanhar uma de 130, a de 70 vai chegar ao limite cortando com as bordas preta e a de 130 com as bordas apenas caramelada, automaticamente a de 70 terra que reduzir a velocidade para ter o corte igual a laser de 130.

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
ufa ta dificil   rsrsrsrsrs
eu  não  quero  fazer  comparações de potencia de tubo,  pois logicamente que um  tubo  de 130  vai  cortar  mais rapido  do  que um  de 70 teorias, pois na pratica vai  depender da controladora e suas  configurações
estou  querendo  fazer  as comparações dos programas(controladoras) como  aconteceu  aqui  com o  maquete
o tempo  que ele levou  cortando una peça de 3mm,com  um  tubo  de 150  eu  cortei   com  um tubo  de 70
 isto é a velocidade  dele de 90  é igual  a minha de 27( é ai  que esta o problema)
quando  eu  coloco  aqui  a mesma velocidade ((90 ),  o  meu  tempo  é muito  menor, mas logicamente que não  vai  cortar  por isso  só  fiz o  simulado  para comparar  os tempos
« Última modificação: 07/01/17 - 09:29 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil


Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
José na maioria dos casos esse numero esta relacionado a mm/seg. No caso do nosso amigo maquete, não.
Pois notavelmente mesmo com um tubo de 150 dificilmente poderia cortar a 90 de velocidade.

Em um tubo de 150 com otica perfeita e regulagem da pra chegar a uns 70 ou 80mm/ seg em um tubo de 150 watts. Dificilmente mais que isso, sendo assim supomos que no software dele o numero referente a velocidade trata-se de uma porcentagem a uma referencia.

Ja no teu caso pela placa que esta usando esse numero trata-se de mm/seg assim como a maioria das placas comercializadas no momento.

Para o Maquete calcular de fato os mm/seg sugiro que o mesmo faca um quadrado de 250x250 mm, dessa forma saberá ao certo em quanto tempo sua maquina cortará 1000mm de material compreendendo melhor o que o numero 90 significa em relacao a mm/seg. 
Quanto a tua placa  e a da maioria vendedida no mercado atual este valor de speed esta em mm/seg.  No caso das minhas maquinas onde as placas sao e MPC 6525 ou MPC 6515 ou a rdc 320 esses valores de spedd estao em mm/seg assim como a sua José.  Raramente temos casos com o do Maquete exceto algumas maquina  americanas como mercury  universal ou proel e etc que o spedd esta relacionado a uma porcentagem de fator máximo.
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
até pode ser, pois como  a maquina dele é antiga,  pode acontecer, por isso  eu  abri  este tópico, para nos  referenciarmos sobre as controladoras e os programas

mas veja bem,  vamos esquecer os 90   e nos basearmos sobre o tempo de corte
ele cortou  o  arquivo  em  7 min  e 35  seg com um  tubo de 150

fiz um  simulado  aqui  com  25 de velocidade  e deu  7min e 23 seg (quase igual ao dele) , isto é o  meu  tubo  aqui  de 70  wats que ja tem  mais de 10  anos eu  corto  com  20 de velocidade, isto é quase no tempo  dele
veja bem, se eu  colocar aqui um  tubo  de 150,
com  certeza vou  diminuir este tempo  e menos da metade pois se com  um  tubo de 70 eu  corto  com  20 imagina com  um  tubo de 150
minha maquina até corta com  25 mas não  cai  com  facilidade, isto é fica preso  na peça e tenhgo  soltar  com  a mão, ja com  20  ela ja solta  com  mais facilidade
por isso  digo  que tem  alguma coisa errada  na maquina dele
ele teria que cortar  esta peça com pelo  menos uns 3 minutos pelo  menos

veja bem,  agora estou  apenas relacionando  o tempo  de corte e esquecendo  a velocidade
conclusão
se eu  corto a peça com meu  tubo de 70  com,  quase o  mesmo  tempo que ele corta com  um  tubo  de 150, porque então  vou  gastar uns 7.000,00 neste tubo  se posso  comprar  um  de 2.000,00


abraço

Clube CNC Brasil


Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
até pode ser, pois como  a maquina dele é antiga,  pode acontecer, por isso  eu  abri  este tópico, para nos  referenciarmos sobre as controladoras e os programas

mas veja bem,  vamos esquecer os 90   e nos basearmos sobre o tempo de corte
ele cortou  o  arquivo  em  7 min  e 35  seg com um  tubo de 150

fiz um  simulado  aqui  com  25 de velocidade  e deu  7min e 23 seg (quase igual ao dele) , isto é o  meu  tubo  aqui  de 70  wats que ja tem  mais de 10  anos eu  corto  com  20 de velocidade, isto é quase no tempo  dele
veja bem, se eu  colocar aqui um  tubo  de 150,
com  certeza vou  diminuir este tempo  e menos da metade pois se com  um  tubo de 70 eu  corto  com  20 imagina com  um  tubo de 150
minha maquina até corta com  25 mas não  cai  com  facilidade, isto é fica preso  na peça e tenhgo  soltar  com  a mão, ja com  20  ela ja solta  com  mais facilidade
por isso  digo  que tem  alguma coisa errada  na maquina dele
ele teria que cortar  esta peça com pelo  menos uns 3 minutos pelo  menos

veja bem,  agora estou  apenas relacionando  o tempo  de corte e esquecendo  a velocidade
conclusão
se eu  corto a peça com meu  tubo de 70  com,  quase o  mesmo  tempo que ele corta com  um  tubo  de 150, porque então  vou  gastar uns 7.000,00 neste tubo  se posso  comprar  um  de 2.000,00


abraço

Tem um ditado antigo que meus avos e também aquele tal de William Shakespear que diz que entre o céu e a terra existem mais coisas que supõe nossa vã filosofia, pois bem com laser e a mesma coisa.

Muitos fatores influenciam no rendimento de uma maquina, tirar o melhor proveito de uma maquina exige algum conhecimento e uma grande pitada de teimosia e insistência, testando vários elementos, como a maioria dos donos  de laser não tem conhecimento, tempo nem paciência de ficar debruçado sobre as maquinas mexendo, mexendo e mexendo acaba aceitando o fardo e se acostumando. 

Tambem existe o fator ótica de boa qualidade alem de tubos e fontes, como tudo provem do mercado chines ficamos vulnerareis a tudo isso sem saber de fato para onde correr.

O que digo a todos os parceiros que me perguntam como consigo bons rendimentos é para  literalmente "fuçar, fuçar fuçar",  meter a mão na massa, e que não existe um dono da verdade nesse negocio.
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
ze isto que eu falei é para determinar se a velocidade da maquina esta correta, já vi maquina que com a velocidade 100 mm no painel e a real de 62
Luciano

Clube CNC Brasil


 

SiteLock