Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas com CNC3AX (Savio)  (Lida 28044 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Problemas com CNC3AX (Savio)
« Online: 14/08/12 - 08:23 »
bom dia, desculpe se estou postando no local errado, moderado, favor alocar corretamente. Seguinte amigos: comprei a cnc do saudoso gilberto gimbabf, mesmo sabendo que nao teria um pós venda, pelo ocorrido. Nunca Acontece que ontem de manha fiz algumas usinagens normalmente. A noite, quando fui ligá-la, o eixo "y" nao se movimentava, fazia barulho mas nao saía do lugar. Nao tenho experiencia nenhuma com CNC. O que fiz? fui ver se o motor estava trancado, achei o mesmo muito "duro" para girar. Continuei insistindo com a maquina, até sair fumaça da controladora, porque eu somente me preocupei com o motor. O motor do eixo "y" é um action modelo SM1.8-D18-MN que o gilberto falou que era de 15kg mas acho que é de 18kg, nao sei. Como posso realmente testar pra ver se o motor esta ruim? alguem ai teria as resistencias e o transistor pra me vender? Por onde devo começar a testar os componentes?   Olhem os resultados e deem uma luz por favor, amigos. Estou chateado demais.

« Última modificação: 14/08/12 - 08:24 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Problemas com CNC3AX (Savio)
« Online: 14/08/12 - 08:23 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #1 Online: 14/08/12 - 08:34 »
esta placa é uma cnc3ax , se voce procurar no forum vai achar tudo para conserta-la.
eu não gosto dela por causa do barulho
realmente quem fez esta montagem não conhecia o tubo termo retratil

sds

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #1 Online: 14/08/12 - 08:34 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #2 Online: 14/08/12 - 09:24 »
Realmente é um a pena mesmo, e não quero te desanimar, mas quando acontece este tipo de problema, as consequencias são tragicas, pois, não é um defeito do proprio circuito, onde as consequencias são  menos tragicas, mas quando acontece  por erro, ou mesmo uma peça encostando na outra, o que acredito ter sido a causa,  os danos são bem grandes,
espero realmente que consigas, pois tambem tive  problemas com minha eletronica, onde  o trafo esquentou demais e pegou fogo.
fez uma lambança, mas  com tranquilidade eu fui refazendo tudo e voltou a funcionar
paz e tranquilidade para vc  e podes ter certeza que muitos aqui vão te aconselhar,
infelismente não conheço esta placa, mas fico aqui torcendo por vc
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #2 Online: 14/08/12 - 09:24 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #3 Online: 14/08/12 - 11:26 »
parece que as peças assinaladas queimaram, tanto as resistências e o  ci 74ls09, é uma cnc3ax, tem conserto mas precisa de alguém com experiência em eletrônica pra fazer os testes na placa, pode ter trancado o motor ou o eixo do motor na maquina superaquecendo tudo a ponto de derreter a solda e causar o estrago que foi, não desanima que não é difícil o conserto...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #3 Online: 14/08/12 - 11:26 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #4 Online: 14/08/12 - 11:42 »
amigos, obrigado pelas palavras de incentivo.
tenho 1 semana de cnc, ainda nao conseguir fazer quase nada... é uma frustação enorme. Eu vou reformar a placa, comprando os eletronicos necessários, mas eu queria saber se realmente foi o motor que trancou. Como posso fazer os testes? alguem sabe que aonde encontro desse motor? obrigado..

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #4 Online: 14/08/12 - 11:42 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #5 Online: 14/08/12 - 11:42 »
Ednei e amigos, como posso testar o motor, pra ver ser foi o mesmo que trancou ?
« Última modificação: 14/08/12 - 11:43 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #5 Online: 14/08/12 - 11:42 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #6 Online: 14/08/12 - 14:28 »
Colega,

Queimou tudo e p/ colocar está placa novamente em uso vai precisar de muito conhecimento e principalmente: Tempo e paciência.

Se te desanimo com estas palavras é porque estou dizendo isto no inicio dos problemas e não sou bruxo.

O motor ? Talvez seja a vitima, mas não está isento de responsabilidades.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #6 Online: 14/08/12 - 14:28 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #7 Online: 14/08/12 - 14:29 »
Saviomat,

Pela foto a placa está bem alterada e está montada diferente do que se espera do padrão dela...

Por exemplo, é a primeira vez que vejo usar quatro resistores de referencia para cada eixo nesta placa - sempre se usam dois para cada eixo e de valores iguais...

Do jeito que está, me parece que tem uma grande possibilidade de curtos então se posso aconselhar, não insista em tentar fazer funcionar algo que voce não conheça direito (estou supondo que voce não conheçe por causa das suas perguntas).

Não acredito que seja problema no motor - deve ser na placa
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #7 Online: 14/08/12 - 14:29 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #8 Online: 14/08/12 - 15:34 »
mais uma vez obrigado amigos pelas dicas, mas gostaria de frisar que essa maquina foi construida pelo gilberto(gimbabf) que tinha muita experiencia nisso, e ela funcionava com essas alterações desde 2010, ele modificou o drive da cnc3ax para maior tensão, vi em algum post, nao sei se foi nesse site ou em outro, que ele postou todo o processo de modificação. Em que pese as soldas mal feitas, funcionou por muito tempo assim. Mesmo nao tendo o conhecimento necessário para tentar consertar, vou ver com um tecnico aqui. na pior das hipóteses, vou comprar outra. Mas eu queria era começar a eliminar os problemas, por isso perguntei como poderia testar o motor, ver se realmente foi ele o causador. A propósito, alguem lembra aonde esta o post do gilberto com a modificação da placa? obrigado....

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #8 Online: 14/08/12 - 15:34 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #9 Online: 14/08/12 - 16:58 »
Retire o motor da máquina e veja se está girando com as mãos.

Com um multímetro, teste as resistências do motores veja se estão iguais A e B. Você pode comparar com o motor do eixo X se este estiver funcionando...Não sei os danos da placa, se você poderá colocá-lo no lugar do eixo X ou Z e testar.

Seu problema não é de todo ruim!!!

Sendo uma CNC3AX, as peças são facilmente encontradas para substituição.

Edson



Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #9 Online: 14/08/12 - 16:58 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #10 Online: 14/08/12 - 18:55 »
amigos, retirei o motor e o abri. aparentemente não tem marca de queimado alguma por dentro, bem como o eixo esta rodando legal na mão; agora vou tentar com um técnico conhecido a substituição dos componentes eletrônicos. Alguem tem para vender por ai? Moro em cidade pequena que nao tem muita opção de eletronica; obrigado a todos

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #10 Online: 14/08/12 - 18:55 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #11 Online: 14/08/12 - 19:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
amigos, retirei o motor e o abri. aparentemente não tem marca de queimado alguma por dentro, bem como o eixo esta rodando legal na mão; agora vou tentar com um técnico conhecido a substituição dos componentes eletrônicos. Alguem tem para vender por ai? Moro em cidade pequena que nao tem muita opção de eletronica; obrigado a todos


motor de passo aberto perde o torque, acabou de estragar este motor, é uma pena, existem tópicos aqui no fórum mostrando este alerta de nunca abrirmos um motor de passo... infelizmente...

lembrei de uma, a não ser que não retirou o eixo do lugar, se somente tirou a tampa não estragou nada...
« Última modificação: 14/08/12 - 19:08 por Ednei »

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #11 Online: 14/08/12 - 19:07 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #12 Online: 14/08/12 - 19:20 »
Se retirou o rotor de dentro do motor, provavelmente ele perderá torque...

abrir só as tampas não tem problema - só não retire o rotor de dentro do motor.

Apenas um comentário:
Alguns colegas sugeriram que o problema não era no motor - eu mesmo disse que seria dificil ser nele, ams mesmo assim voce resolveu abrire sem saber correu um risco à toa.

Da próxima dúvida, escute um pouco mais quem tem mais experiência.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #12 Online: 14/08/12 - 19:20 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #13 Online: 14/08/12 - 22:10 »
Amigos, por enquanto obrigado, mas gostaria de fazer alguns comentários, mas por favor, nao me levem a mal. quando o saudoso gilberto faleceu, eu já havia pago a maquina a ele, por isso fui busca-la, mesmo sabendo que nao teria o pós venda necessário. Essa maquina foi um sonho para mim. Moro em uma cidade pequena e  desconheço outra cnc. Eu, sozinho, consegui cortar bandejas e ate gravar em vidro, Tudo isso sem nunca ter visto artcam, emc, etc (agradeço ao jose ricardo, as dicas). Quando aconteceu o problema com a maquina, umas das coisas que perguntei foi como testar se o motor estava trancado. O único que me respondeu foi o mulapreta (obrigado),  Nao sabia que nao poderia abrir o motor. agora ja abri, desmontei tudo e montei de novo. Entao o que eu precisava, devido a minha inexperiência, era justamente desses toques, tipo, olha nao abra o motor, nao faça isso, nao faça aquilo...... mesmo assim, voces estao me ajudando e agradeço muito. Hoje desliguei os fios do motor do eixo y, ressoldei as peças, mesmo sabendo que estao queimadas e liguei a maquina, aconteceu o seguinte: os eixos x e z se movimentaram normalmente. Desta forma, estou pretendendo mudar todos os fets IRF 540 ou 640 do eixo y e o SN74S09N, pra ver no que dá. Alguem tem esses CI e Fet pra me vender? amigos, desculpem o desabafo..... é dificil voce ficar olhando a criatura sonhada e nao ve-la funcionando.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #13 Online: 14/08/12 - 22:10 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #14 Online: 14/08/12 - 22:24 »
Pois é meu amigo, se tivesse seguido meus conselhos teria ao menos colocado esse motor que agora é um infame monte de ferro e fios no eixo X ou Z e testado, já que esses eixos estão funcionando. Era mais fácil que desmontar o dito cujo.

Quanto ao falecimento do Gilberto, todos nós lamentamos, era um grande sujeito. Esse negocio de queima de driver não é privilégio só teu, muita gente aqui do forum entendido em eletrônica ja passou por isso. Dê graças que você poderá consertar sua máquina o que não acontecerá com o Gilberto...

Abs.

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #14 Online: 14/08/12 - 22:24 »

 

SiteLock