Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: alta temperatura do chiller  (Lida 18350 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #60 Online: 23/10/13 - 16:17 »
Poxa que legal, fiz uma gambiarra dessas e não tive tempo de postar, estou trabalhando de 22º até 24º  o chiller leva 8 minutos pra derrubar esses 2º e 20 minutos desligado até esquentar de novo.
Não tive tempo de fazer uma proteção bacana, porem pelo tanto que o compressor aquece creio que aberto refrigere melhor, quanto mais frio o compressor mais rápido ele derruba a temperatura. Estou trabalhando ha 2 meses já com o sistema e tudo perfeito, média de 10 horas diárias sem pausa com 100% de potencia em uma laser 80w


Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #60 Online: 23/10/13 - 16:17 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #61 Online: 23/10/13 - 16:30 »
Junior,
o seu sistema ficou semelhante ao meu, qual a capacidade do compressor que utilizou, eu coloquei de 1/5. Ele derruba a temperatura de 25 para 16ºC rapidinho com a maquina desligada, cerca de 8 a 10 minutos. Comecei trabalhar com ele ontem, a temperatura vai subindo e quando chega a 22º liga o compressor, porém não está dando conta de baixar e desligar com a maquina em funcionamento, ele continua subindo, mas bem lentamente. Com 40 minutos trabalhando chegou a 25ºC, o problema é que neste tempo todo o compressor ficou ligado, consumindo energia. Pensei que ao chegar aos 22 ele iria conseguir baixar para os 18 mínimos programado e desligar por algum tempo até aquecer e ligar novamente. Mas já é um avanço para quem não tinha nada.
« Última modificação: 23/10/13 - 16:32 por MACHADO3 »
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #61 Online: 23/10/13 - 16:30 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #62 Online: 23/10/13 - 21:38 »
Opá parceiro, então....
Em dois meses de uso com esse clima maluco testei desde calor extremo a dias com calor moderado, o problema dessa nossa adaptação é que o reservatório não mantem a temperatura pois não tem isolamento térmico algum, outro problema de se trabalhar a temperaturas tão baixas é a condensação nas mangueiras.

O nosso chiller CW3000 tem uma serpentina com a ventoinha de fabrica, vamos imaginar que você esteja em um dia de calor cuja temperatura ambiente esteja em 33º e o ar um pouco mais frio, vamos imaginar 30º

O que acontece é que você gela a água a 16º e no momento que ela passa pela serpentina de alumínio  é resfriada pela ventoinha, ela recebe um ar a 30º ou seja você esta colocando o chiller pra gelar feito louco e esquentando a água á 30º pela ventoinha.

Eu fiz o meu com motor de 1/4 consigo tranquilamente trabalhar de 22º a 24º em dias normais, e em dias de calor extremo de 24º a 26º que ainda esta dentro da faixa aceitavel do canhão que é de 28º o maximo.

Depois do que eu disse sobre a ventoinha desequilibrar o sistema deve estar se perguntando por que não a desligo?! Por precaução, se uma hora esse meu chiller pifar ainda tenho a ventoinha que embora deixe a água aquecer bastante não vai me trincar o tubo.
Já fiz testes com ela desligada e dura muito mais a temperatura baixa. No mais é isso, esta funcionando perfeitamente, gastei pouco e atendeu 100%  inclusive percebi uma grande melhora no rendimento trabalhando nessa faixa de temperatura. Tente trabalhar nas temperaturas que descrevi acima com variação de 2º    No caso de 22º até 24º em dias de calor moderado, e 24º á 26º em dias de calor extremo. Qualquer coisa abaixo disso creio que seja desperdício de dinheiro, pois fiz varios testes e foi onde obtive melhores resultados. Qualquer coisa da um grito, um grande abraço.

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #62 Online: 23/10/13 - 21:38 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #63 Online: 24/10/13 - 10:09 »
Machado,qual foi o gás de refrigeração que o tecnico usou no seu resfriador?No equipamento do junior,da pra ver que tem um ventilador atras do condensador,qual a direção do fluxo de ar?O ideal é ele passar pelo condensador em primeiro lugar,depois empurrar para o compressor,Junior,qual o gas que foi usado no seu?

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #63 Online: 24/10/13 - 10:09 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #64 Online: 24/10/13 - 10:23 »
Pravato, não sei dizer qual foi o gas utilizado, porém atrás do condensador tem sim um ventilador puxando o ar e jogando para cima do compressor.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #64 Online: 24/10/13 - 10:23 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #65 Online: 24/10/13 - 10:56 »
compressor embraco deve ser gás R13, minha ventoinha segue no mesmo esquema do parceiro acima que é padrão das unidades condensadoras.

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #65 Online: 24/10/13 - 10:56 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #66 Online: 24/10/13 - 11:01 »
Pois é, só acho estranho, com motor de 1/4 e 1/5, não abaixar a temperatura com a maquina trabalhando, talvez seja o volume de água que é pequeno o que permite mais rapido aquecimento, e também acredito que aquela serpentina de aluminio deixada no chiller original com a ventoinha contribua para aquecer a água e não para refrigerar.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #66 Online: 24/10/13 - 11:01 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #67 Online: 24/10/13 - 11:20 »
é a ventoinha do chiller aquece, eu fiz o teste com ela desligada, não mantenho ela desligada pelos fatores que descrevi anteriormente, mais como disse estou contente com a temperatura que estou trabalhando e vou ficar por isso mesmo, 1/4 da e sobra. Segundo o fabricante do tubo os gases começam a alterar as características aos 28º portanto qualquer coisa abaixo disso é eficiente, acho que os 16º que tu pretende alcançar são desnecessários. Você consegue trabalhar abaixo dos 28º direto sem ter que parar o corte e com folga pra resfriar o compressor?


Já trabalhei 18 horas direto sem desligar e meu compressor segurou legal

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #67 Online: 24/10/13 - 11:20 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #68 Online: 24/10/13 - 12:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pois é, só acho estranho, com motor de 1/4 e 1/5, não abaixar a temperatura com a maquina trabalhando, talvez seja o volume de água que é pequeno o que permite mais rapido aquecimento, e também acredito que aquela serpentina de aluminio deixada no chiller original com a ventoinha contribua para aquecer a água e não para refrigerar.

Machado,veja se voce consegue notar muita diferença nos tubos da serpentina que refrigera a agua do seu equipamento,um deles a entrada deve ser bem frio,o outro a saida,deve ser um pouco mais quente do que a entrada,mas não muito diferente pois esse ja está de retorno e teve troca termica com a agua,se forem muito quentes,pode ser que seja pouco gas no sistema,a agua como voce mesmo menciona,pode sim causar esse efeito tambem,ou ainda,no caso do tecnico não ter feito vácuo no sistema e limpeza com isopropilico ou gas de limpeza,pode ter oxigenio dentro do sistema,isso tambem pode causar esse tipo de problema,gas demais tambem pode,mas aí seria o caso de formar gotas de agua nos tubos antes da entrada da serpentina e não uma nevezinha branca nos tubos de gas frio.Machado e Junior,o motor de 1/4 e 1/5 não são muito diferentes em potencia,no caso o de 1/5 trabalharia um pouco mais sim por ser de menor potencia,mas não a ponto de não desligar,deveria dsligar sim,Machado tenta colocar mais agua e deixe ele ficar em torno de 20º e trabalha um pouco verificando as temperaturas,se caso ela não se manter em torno disso e parar o motor,converse com o técnico que pode ser algum dos sintomas que falei.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #68 Online: 24/10/13 - 12:33 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #69 Online: 24/10/13 - 12:50 »
Pravato, sim a entrada do gás está bem fria, formando aquela nevezinha na serpentina e a saída um pouco mais quente, como voce menciona. Com a máquina parada ele cai até 16ºC, aí começo a trabalhar ele vai subindo, quando chega em 22ºC ele liga novamente e continua ligado todo o tempo que a máquina trabalha, subindo gradativamente aos poucos, com cerca de 30 a 40 minutos já está na casa dos 25/26ºC, lógico entre uma parada e outra da máquina, volta a cair novamente, mas quando trabalhando sobe continuamente. Acho que é só uma questão de detalhes mesmo.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #69 Online: 24/10/13 - 12:50 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #70 Online: 24/10/13 - 13:31 »
Se ele forma a neve,o gas está na medida certa,tenta aumentar o volume de agua do reservatorio,coloque o retorno da agua no ponto mais frio da serpentina(entrada de gas) e faça a coleta pra bomba em uma posição oposta ao retorno da bomba,talvez isso ajude amenizar,aí vamos pensando em algo mais.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #70 Online: 24/10/13 - 13:31 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #71 Online: 24/10/13 - 13:56 »
O meu antes de colocar na maquina eu fiz o teste em um balde com 10 litros e ele congelou a água todinha

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #71 Online: 24/10/13 - 13:56 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #72 Online: 26/10/13 - 10:54 »
Bem,os dois tem a mesma medida de gás e quase a mesma potencia,agora precisamos saber o tipo de gas que tem nas duas instalações,pois seria a unica diferença entre ambos,e um circuito de refrigeração é sempre identico,só muda o tamanho e o gas,eu arriscaria um palpite mas como são muitos tipos de gases para muitos tipos de produtos a serem resfriados ou congelados,melhor perguntar em vez de falar besteira,os gases;R12,R22 e R502 não são mais usados devido a sua fórmula conter CFC,o mais usado hoje em dia é o R134a,barato entre aspas,usado muito em caminhões frigorificos e e em todos os tipos de instalações do pequeno ao grande,segue um link com algumas diferenças na instalação entre o gas R22 e o R134a:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Resta fazer um comparativo agora entre ambos equipamentos,saber qual gas está em seu interior,e talvez alguma diferença na propria concepçao da montagem.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #72 Online: 26/10/13 - 10:54 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #73 Online: 28/10/13 - 10:31 »
Vou solicitar esta informação sobre o gás, ao técnico que montou.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #73 Online: 28/10/13 - 10:31 »

Offline Rodrigo Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #74 Online: 04/01/14 - 20:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meu chiller também é o cw3000  uma verdadeira engenhoca mal feita, estou pensando em adicionar umas pastilhas de resfriamento nele pois aqui está muito calor e ele fica entre 27 e 33º ....até resolver esta encrenca prefiro trabalhar durante a manhã e a noite
o Meu chiller que veio na maquina e CW2000 o que me dizem dele, usar agua destilada ajuda manter a temperatura mais baixa

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #74 Online: 04/01/14 - 20:41 »

 

SiteLock