Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Gravação laser 2  (Lida 2854 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Gravação laser 2
« Online: 22/12/14 - 15:01 »
Caros colegas,
Estou com um problema que não estou entendendo. Outro dia pedi uma ajuda de como fazer gravações em relevo para arquivos dxf e o colega Carlos me mostrou no que sou muito grato.
Agora mais essa. Quando coloco um arquivo pra gravar tem hora que grava certo e tem hora que uma parte da gravação fica desalinhada como se uma parte do arquivo tivesse saído do lugar ficando desencontrado. Algum dos nossos mestres sabe o que está acontecendo. Já andei perdendo umas placas de MDF por causa destrem.
Se alguém puder ajudar eu agradeço muitíssimo,
Abraços a todos.
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Gravação laser 2
« Online: 22/12/14 - 15:01 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #1 Online: 22/12/14 - 15:42 »
Teria foto do trabalho perdido?
Acontece só com um arquivo? ou acontece em outros?
Acontece em só um ponto específico da maquina? Se colocar mais para frente, ou mais para trás, ou mais a direita, ou a esquerda também dá problema?
Como está a limpeza das guias?

Sinto cheiro de perda de passo.  ?_12
Att
Rodrigo
« Última modificação: 22/12/14 - 15:44 por Roracioppi »
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #1 Online: 22/12/14 - 15:42 »

Offline Juliana mello

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 300
  • Total Likes: +60/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Feminino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #2 Online: 22/12/14 - 16:55 »
meu palpíte eh que esta gravando muito rapido e sua maquina nao comporta a velocidade e trepida, ou folga em algum lugar que faz a correia movimentar. :ok:
Dê valor às coisas, não pelo que elas valem, mas pelo que elas significam.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #2 Online: 22/12/14 - 16:55 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #3 Online: 22/12/14 - 17:31 »
SERIA ENTERESANTE vc colocar  aqui  os parametros  e os arquivos, pois acredito  que como  vc falou  que AS VEZES, então deve ser o tipo de arquivo
aqui  quando  eu  faço  gravações ou  quando  corto material  muito  fino  onde consigo  velocidades acima de  40, muitas vezes o  programa trava e o laser  fica queimando  num lugar  só, ou  muitas peças o corte ou  gravação  fica toda tremida

deve ser a mesma coisa, isto é dependendo  do  arquivo,  e altas velocidades  podem  ocorrer estes erros
minha opinião  é claro, mas seria interessante que colocasse aqui  todos os dados possíveis
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #3 Online: 22/12/14 - 17:31 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #4 Online: 22/12/14 - 23:29 »
Bom pessoal, primeiramente agradeço a atenção. Vamos lá:
Programa usado para fazer o desenho: Corel Draw X6 (original)
Exportei como DXF e abri no programa laser cut 5.3 (original que veio com a cnc)
Máquina SK6040 (600X400mm) da Jinan suke
Laser da Reci 80W
Trabalho em MDF 3mm
Parâmetros: Gravação -                  Engrave Speed  500 - Power 65
                   Desenhos de linhas-     Cut        Speed  70 -  Power 15
                   Corte-                         Cut        Speed  13 -  Power 80

A primeira foto é de um trabalho perfeito com esses parâmetros descritos - A escala foi feita separadamente sem problemas na gravação
A segunda foto é da parte gravada no tampo da viola. Note que a parte gravada mais perto do braço não ficou centralizada com a parte debaixo.
A terceira foto mostra um outro defeito na mesma placa de MDF na mesma execução onde a parte esquerda da gravação ficou mais acima.
Acabei de lembrar de duas coisas: Quando envio o arquivo para a CNC o bico do laser( nem sei se o nome é esse) está posicionado inicialmente no canto superior esquerdo antes do início da gravação. Se eu mando executar o trabalho novamente ele não volta para onde estava. Fica um pouco mais à esquerda.
A outra coisa é que da última vez que deu o defeito, enquanto estava gravando escutei um barulho quando o bico chegou no canto inferior esquerdo. Um ruído como se fosse um tranco.
Estou mandando o DXF também.
Bom, será que já podem ter uma ideia?
Tenho umas encomendas e não estou conseguindo fazer.
Obrigado a todos!
 -
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #4 Online: 22/12/14 - 23:29 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #5 Online: 23/12/14 - 04:33 »
Perda de passo, pode ser ajustes na velocidade e aceleração, outra coisa que pode ser é que vc não pode fazer a gravação nos extremos da mesa, pois a máquina precisa de espaço para acelerar, coloque o ponto de origem a 2 ou 3 cm da borda, se conseguir postar um vídeo vai facilitar para detectarmos o problema.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #5 Online: 23/12/14 - 04:33 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #6 Online: 23/12/14 - 12:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Perda de passo, pode ser ajustes na velocidade e aceleração, outra coisa que pode ser é que vc não pode fazer a gravação nos extremos da mesa, pois a máquina precisa de espaço para acelerar, coloque o ponto de origem a 2 ou 3 cm da borda, se conseguir postar um vídeo vai facilitar para detectarmos o problema.
Muito obrigado Carlos Augusto!
Vou fazer mais uns testes e volto com mais dados.
Natal chegando e o tempo avua...
Abraços!
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #6 Online: 23/12/14 - 12:05 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #7 Online: 23/12/14 - 19:25 »
Bardo, onde você está com speed 70 na gravação, comece com 25 a 30 até sentir o balanço do canhão (aquela peça onde está fixado a caneta, ou bico laser) no sentido xy, por mais que o fabricante xing diga uma coisa, máquina a laser é igual afinação  de viola, tem o toque de cada um, assim cê tendeu??? Então aparentemente você está perdendo tempo, gastando no gravar, mas perde mais gravando rápido demais e o eixo batendo carroceria prá todo lado. Devagar cê vai afinando a bichinha de ouvido, aumentando de pouquinho até chegar na guela da danada. Depois tem macetes de amperagem em relação a potência, mas vai devagar, faça a musica, a letra se ajusta ao que pensar, ou inverso. Acarma-te!!!!

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #7 Online: 23/12/14 - 19:25 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #8 Online: 24/12/14 - 01:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bardo, onde você está com speed 70 na gravação, comece com 25 a 30 até sentir o balanço do canhão (aquela peça onde está fixado a caneta, ou bico laser) no sentido xy, por mais que o fabricante xing diga uma coisa, máquina a laser é igual afinação  de viola, tem o toque de cada um, assim cê tendeu??? Então aparentemente você está perdendo tempo, gastando no gravar, mas perde mais gravando rápido demais e o eixo batendo carroceria prá todo lado. Devagar cê vai afinando a bichinha de ouvido, aumentando de pouquinho até chegar na guela da danada. Depois tem macetes de amperagem em relação a potência, mas vai devagar, faça a musica, a letra se ajusta ao que pensar, ou inverso. Acarma-te!!!!
Brigado mess CumpadAntonio!
Baixei a velocidade de gravação pra 300 com potência de 40 e o trem fico um Luzeiro de bão. Só fiz uma sozinha. Agora tenho que testar muitas juntas pra ver.
Abração e Feliz Natal!
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #8 Online: 24/12/14 - 01:30 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #9 Online: 24/12/14 - 11:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Brigado mess CumpadAntonio!
Baixei a velocidade de gravação pra 300 com potência de 40 e o trem fico um Luzeiro de bão. Só fiz uma sozinha. Agora tenho que testar muitas juntas pra ver.
Abração e Feliz Natal!

Fica espiano de zóio e zovido, se perceber que ainda ta´muito digero, chamela nos freio, baixa mais ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #9 Online: 24/12/14 - 11:24 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #10 Online: 28/12/14 - 23:17 »
Tô observando agora que a laser corta mal em algumas posições da mesa. Quanto mais para a esquerda pior. Li a respeito e falam de nivelamento. Bom, nivelei o quanto deu e miorô um cadim mas tá cortando em ângulo de um lado da peça. De um lado o corte fica reto, uma belezura e do outro fica chanfrado necessitando de mais potência e menor velocidade pra cortar.
Algum dos mestres aí ainda não está de férias pra me dar mais essa ajuda?
Abração e Deus continue abençoando vocês!
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #10 Online: 28/12/14 - 23:17 »

Offline WALDINEY E. JACOB

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 242
  • Total Likes: +56/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #11 Online: 29/12/14 - 07:07 »
Bardo dê uma olhada no alinhamento dos espelhos e limpeza, isto é tipico do foco não estar bem alinhado, vê tambem a caneta, a lente pode estar suja e ou foco não esta na altura
abraços
Um brinde aos nossos erros, pois os acertos ninguém reconhece

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #11 Online: 29/12/14 - 07:07 »

Offline WALDINEY E. JACOB

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 242
  • Total Likes: +56/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #12 Online: 29/12/14 - 07:09 »
Uma pergunta a caneta esta esquentando? se tiver tenha certeza que é só alinhar  :tchau:
Um brinde aos nossos erros, pois os acertos ninguém reconhece

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #12 Online: 29/12/14 - 07:09 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #13 Online: 29/12/14 - 10:46 »
Coloque um pedaço de fita crepe na ponta da caneta exerça um pouco de pressão para que fique marcado o bico e dê um disparo rápido. Com cuidado retire sem deformar a fita, esse furo do disparo tem que ficar redondo e no centro da caneta, se não estiver é regulagem na certa, faça o que os colegas recomendaram.
Estando o foco e regulagem perfeitos, no teste em cima de um MDF ou papel claro, a marca que o laser deixa tem que ser fino e redondo. 
Abs,
Carlos. 

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #13 Online: 29/12/14 - 10:46 »

Offline Bardo

  • Construindo sonhos
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 433
  • Total Likes: +67/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nada disso existiria sem ctrl + Z
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação laser 2
« Resposta #14 Online: 29/12/14 - 13:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Coloque um pedaço de fita crepe na ponta da caneta exerça um pouco de pressão para que fique marcado o bico e dê um disparo rápido. Com cuidado retire sem deformar a fita, esse furo do disparo tem que ficar redondo e no centro da caneta, se não estiver é regulagem na certa, faça o que os colegas recomendaram.
Estando o foco e regulagem perfeitos, no teste em cima de um MDF ou papel claro, a marca que o laser deixa tem que ser fino e redondo. 
Abs,
Carlos.
Muito obrigado amigos Waldiney e Carlos. Tirei uma foto e parece que é isso mesmo. Passei grafite na ponta da caneta pra marcar melhor. E agora? É só torcer aqueles parafusinhos qui fica emriba do espelho? Vou procurar nos tópicos ou vídeos que deve ter arguma coisa.
Muito grato. Deus abençoe vocês!
Perdoe sempre sem questionar o merecimento do perdão.  A lei de causa e efeito se encarregará do resto.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação laser 2
« Resposta #14 Online: 29/12/14 - 13:21 »

 

SiteLock