Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mesa de sacrifício  (Lida 5998 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline vinnytx

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Mesa de sacrifício
« Online: 30/07/15 - 21:52 »
Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida aqui, eu comprei um MDF de 20mm para usar de mesa de sacrifício e fiz 3mm de desbaste para poder deixa-la no nível, acontece que depois que desbasto, a mesa fica com esses pelos como na foto. Vi em outros lugares que eles desbastam a mesa e ela continua lisa e o material chega a deslizar, não consigo fazer esse tipo de acabamento aqui, será que é outro material senão o MDF? Alguém pode tirar essa dúvida?

A foto está anexada.

Clube CNC Brasil

Mesa de sacrifício
« Online: 30/07/15 - 21:52 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #1 Online: 30/07/15 - 22:56 »
Olá Vinicius!!
Não possuo router, porém trabalho com mdf desde que foi lançado...e já comentei em outro tópico sobre a qualidade do mdf. E realmente atualmente a densidade do mdf diminuiu bastante, fato é que você tirou a camada mais compacta e chegou na parte menos densa e ai realmente fica arrepiado, não sendo possível o acabamento... O que posso te sugerir é que vire a peça, mas isso pode dar diferença no nível...ou que revista essa parte com um mdf de 3 ou 6mm, de uma forma que você prense bem uniformemente. Espero ter ajudado...
Abraço!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #1 Online: 30/07/15 - 22:56 »

Offline Nelson

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 897
  • Total Likes: +49/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #2 Online: 31/07/15 - 05:49 »
Também faço este tipo de rebaixo no mdf para ficar bem uniforme  porem eu rebaixo aos poucos , tipo 1mm e sempre, da certo , uso mdf de 25mm, mas com certeza ta na qualidade do mdf, tem um outro tipo de mdf no mercado, um pouco mais caro aqui em campo grande ele é chamado de MDF ULTRA é meio esverdeado e sua composição é otima.
Humildade não te faz melhor que ninguém, mas te faz diferente de muitos. forte 73.


Sempre em QAP

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #2 Online: 31/07/15 - 05:49 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #3 Online: 31/07/15 - 08:03 »
A titulo de sugestão!!!

Você tem que colocar o mdf para a mesa e desbastar ele para acertar a planicidade, depois vocês colocam a chapa de sacrificio e esta já estará plana para usinar os materiais, pois vocês usinaram a base dela, assim toda vez que vocês trocarem a chapa de sacrificio não precisam nunca mais usinar a mesa.

Este seu MDF é de uma das piores qualidades fabricadas, pois isso os pelos, (é porque ele já está na maduridade da vida) ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #3 Online: 31/07/15 - 08:03 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #4 Online: 31/07/15 - 08:10 »
colocar  um  mdf de 20mm para usar  como  mesa de sacrificio ,  é colocar  dinheiro  na lata do  lixo :irrit: :irrit:
eu  aqui   coiloco  um de 15mm,  desbasto  para nivelar  toda a mesa e depois uso  um  mdf de 3mm 
dura bastante e quando  tenho  que trocar  custa baratinho
vc tambem  pode colocar  um  mdf de 6mm,  pois é bem mais barato  que o  de 20mm
alem  do mais , facilita, pois vc não  mexe mais na mesa desbastada
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #4 Online: 31/07/15 - 08:10 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #5 Online: 31/07/15 - 14:42 »
Pela foto, esse material está mais para MDP do que para MDF...

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #5 Online: 31/07/15 - 14:42 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #6 Online: 31/07/15 - 18:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida aqui, eu comprei um MDF de 20mm para usar de mesa de sacrifício e fiz 3mm de desbaste para poder deixa-la no nível, acontece que depois que desbasto, a mesa fica com esses pelos como na foto. Vi em outros lugares que eles desbastam a mesa e ela continua lisa e o material chega a deslizar, não consigo fazer esse tipo de acabamento aqui, será que é outro material senão o MDF? Alguém pode tirar essa dúvida?

A foto está anexada.
Pode ser também por tipo de ferramenta usada; ferramenta sem fio de corte (cega),dados de corte e etc etc.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #6 Online: 31/07/15 - 18:02 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #7 Online: 31/07/15 - 20:48 »
tem mdf que é ruim mesmo, detona a que tu fez depois faz outra mais caprichada

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #7 Online: 31/07/15 - 20:48 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #8 Online: 31/07/15 - 20:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
tem mdf que é ruim mesmo, detona a que tu fez depois faz outra mais caprichada


Não precisa detonar esta não, é só colocar um mdf de 9 12 ou 15 mm em cima e numa mais mexer no tampo da máquina.

Este tampo não precisa ser de mdf de boa qualidade não, é pra só servir de base da máquina, quando mais fofo for mais vibração absorve de sua máquina, o que parece ser ruim é bom.

Nem esquente Vinicius com este mdf, se acha que é muito ruim passe um selador em cima e depois lixe vai ficar otimo!!!

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #8 Online: 31/07/15 - 20:55 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #9 Online: 31/07/15 - 21:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Não precisa detonar esta não, é só colocar um mdf de 9 12 ou 15 mm em cima e numa mais mexer no tampo da máquina.

Este tampo não precisa ser de mdf de boa qualidade não, é pra só servir de base da máquina, quando mais fofo for mais vibração absorve de sua máquina, o que parece ser ruim é bom.

Nem esquente Vinicius com este mdf, se acha que é muito ruim passe um selador em cima e depois lixe vai ficar otimo!!!

é uma alternativa mais deve passar o selador ou pinta o mdf embolora ainda mais se mora em uma região umida igual onde eu moro.

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #9 Online: 31/07/15 - 21:02 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #10 Online: 31/07/15 - 21:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Este tampo não precisa ser de mdf de boa qualidade não, é pra só servir de base da máquina, quando mais fofo for mais vibração absorve de sua máquina, o que parece ser ruim é bom.

Nun fale bobagem... se quanto mais fofo melhor, então usa direto uma espuma  :sarro: :sarro:

Quanto mais rígido melhor. Ao cortar mdf não vai perceber muita coisa pois o mdf é "mole" mas se for fazer um relevo em material mais duro vai perceber que se a mesa for fofa não vai dar certo.

Eu estou pensando em colocar uma chapa inteira de alumínio na minha máquina pois acho que o tampo não é rígido o suficiente.
O tampo da minha mesa, fiz com perfil de alumínio (45 x 45) a cada 200mm e sobre estes perfis uma tábua de pinheirinho idiota de 30mm que é a que eu tiro alguns décimos de vez em quando para "nivelar" pois é nesta tábua que coloco os parafusos para fixar as peças que faço. Sobre esta tábua uso uma chapa de mdf de 3mm. esta chapa de 3mm não é uma chapa nova, mas os restos das chapas que já cortei. A tábua de pinheirinho que coloquei já "afundei"uns 4mm em 4 anos.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #10 Online: 31/07/15 - 21:36 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #11 Online: 01/08/15 - 08:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nun fale bobagem... se quanto mais fofo melhor, então usa direto uma espuma  :sarro: :sarro:

Quanto mais rígido melhor. Ao cortar mdf não vai perceber muita coisa pois o mdf é "mole" mas se for fazer um relevo em material mais duro vai perceber que se a mesa for fofa não vai dar certo.

Eu estou pensando em colocar uma chapa inteira de alumínio na minha máquina pois acho que o tampo não é rígido o suficiente.
O tampo da minha mesa, fiz com perfil de alumínio (45 x 45) a cada 200mm e sobre estes perfis uma tábua de pinheirinho idiota de 30mm que é a que eu tiro alguns décimos de vez em quando para "nivelar" pois é nesta tábua que coloco os parafusos para fixar as peças que faço. Sobre esta tábua uso uma chapa de mdf de 3mm. esta chapa de 3mm não é uma chapa nova, mas os restos das chapas que já cortei. A tábua de pinheirinho que coloquei já "afundei"uns 4mm em 4 anos.

Não fale bobagem você, se você não sabe do que fala ou porque fala não fale nada então. Não venha dizer que você é o cara o suficiente para dizer que o mdf não serve para o tampo e contradizer quem usa o mdf.

Nós não estamos preocupados com o tampo da mesa de sua máquina se foi feito de alumínio ou espuma ou de madeira, estamos falando de mdf, e se o mdf não absorve vibração da máquina então 90% dos fabricantes de máquina são todos bobos menos você e só você quem tem as considerações corretas, parabéns você é o cara  ?_9 ?_9 ?_9 ?_9

Só uma pergunta tipo assim de bobagem, qual a densidade de uma chapa de espuma igual a que você se referiu para os LEIGOS e qual a densidade de uma chapa de mdf tipo esta apresentada na foto, pode chutar mesmo :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:

Hummmm :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #11 Online: 01/08/15 - 08:09 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #12 Online: 01/08/15 - 13:34 »
Calma pessoal!!!

O único que tem passe livre aqui no Fórum para dar as "CACETADAS" e ficar impune sou "EU".

Portanto: "Calma com o andor que o Santo é de barro..."

Um disse que o Outro lafa "bobagem" e o Outro disse que o "Um" fala bobagem... então, estão os Dois Zerados... tudo normal...

« Última modificação: 01/08/15 - 13:35 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #12 Online: 01/08/15 - 13:34 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #13 Online: 02/08/15 - 21:37 »
Carlos Roberto

Você falou que quanto mais fofo melhor. Não é assim não. Quanto mais Rígido melhor. Nada contra quem tem o tampo de mdf, até porque são poucos que tem R$ 2.000,00 para ter um tampo de alumínio. acredito que todos gostariam de ter, inclusive eu. O tampo da minha máquina é de madeira, de pinheirinho iliotis apoiado em 7 perfis de aluminio de 45 x 45. Não é rígido o suficiente para eu poder "forçar" a máquina na usinagem de materiais mais duros. Por exemplo se eu usinar aluminio tenho que fazer com passes menores, ou reduzir a velocidade pois o tampo cede e fica marcas ou a profundidade não fica certa.

Quanto a absorver as vibrações da máquina o melhor é não ter vibrações na máquina, e isso se consegue com máquina rígida.

não sou o cara não e nem falei para todo mundo abandonar o mdf, apenas falei que é bobagem falar que "quanto mais fofo melhor".



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Só uma pergunta tipo assim de bobagem, qual a densidade de uma chapa de espuma igual a que você se referiu para os LEIGOS e qual a densidade de uma chapa de mdf tipo esta apresentada na foto, pode chutar mesmo :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:

Hummmm :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:


Aqui todos nós somos leigos, embora tenha muita gente que tem como ganha pão trabalhar com máquinas CNC  sejam elas caseiras ou industriais, então, eu nem entendo nada de espuma e nem sabia que se media densidade de espuma. Aprendi mais uma e vou pesquisar sobre densidade de espuma.

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #13 Online: 02/08/15 - 21:37 »

Offline Ismael Marinho

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 83
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #14 Online: 02/08/15 - 22:55 »
ôh rapaziada, calma....estamos aqui uns para ajudar os outros...eu mesmo só aprendo com o clube que muito tem me ajudado.
Pois minha CNC ( comprada com muito sacrifício) é de onde vem meu sustento
Tenho muitas dúvidas sobre a mesa de sacrifício, e algumas foram sanadas nesse tópico.

Lembrem-sem: Com humildade se vai longe, não tratemos ninguém da maneira que não desejamos ser tratados, valeu?
Paz aí rapaziada! :anjo:
ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR (1 Sm 7:12)

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #14 Online: 02/08/15 - 22:55 »

 

SiteLock