Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mesa de sacrifício  (Lida 6094 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #15 Online: 03/08/15 - 21:02 »
Esquenta não Ismael... estamos calmos  :ola:

O assunto é bastante discutivel, mas na prática é bem simples. Em se falando de CNC quanto mais rigido melhor sempre.
A "mesa" de sacrificio é uma coisa e a mesa ou tampo da mesa é outra coisa. A de sacrificio é para ser sacrificada mesmo, ou seja, é a "tabua" que vai ser riscada, furada, maltratada (por isso se chama de sacrificio) e depois é descartada .
O tampo da mesa é de bom grado deixar sempre boa, lisinha, sem ser sacrificada. E sempre é bom ter tudo rigido. O tampo tem uns que usam chapa de pedra pela rigidez a baixo custo. Se eu pudesse colocaria uma de aluminio de uma polegada, mas o custo complica. Máquinas industriais usam em sua maioria perfis de aluminio de espessura generosa e móveis para poder posicionar da melhor forma para usinar determinadas peças. Usar os perfis móveis é bom, não pela economia de material para fabricar a máquina, mas pela versatilidade, porém para fazer elas móveis e como fazer outro eixo em nossas máquinas, só que sem motor e fuso. Essas máquinas geralmente não usam mesa de sacrificio, mas sapatas (também móveis) geralmente feitas de celeron de uma polegada, e as peças são presas à vácuo.

Para fazer recortes de materiais "moles", mdf por exemplo, qualquer coisa que usar como mesa de sacrificio serve, até mesmo papelão. Mas se for usinar relevos, até mesmo na madeira, se não for rígido vão ficar marcas da ferramenta na peça. São marcas que podem até passar despercebidas para muita gente, mas elas estão na peça.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #15 Online: 03/08/15 - 21:02 »

Offline lavoura

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #16 Online: 04/08/15 - 09:19 »
Boa Dia, essa de colocar um mdf de 3mm como mesa de sacrifício. Eu tinha um retalho de Aglomerado de 25 mm que deu certinho pra colocar na minha e funcionou bem. Mas agora que mudei ela de lugar tá com um desnível danado. Não sei se é só o chão ou os pés dela. Tentarei nivelar com um nível e vou desbastar e como é certeza que o acabamento não vai ficar dos melhores vou aproveitar essa dica. do Mdf. Ou alguém teria alguma outra dica?

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #16 Online: 04/08/15 - 09:19 »

Offline vinnytx

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #17 Online: 05/08/15 - 09:43 »
Estou esperando só desgastar mais essa mesa que já uso pra fazer essa do mdf de 3mm por cima também, mas terei que prender ele bem pra não empenar.

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #17 Online: 05/08/15 - 09:43 »

Offline lavoura

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #18 Online: 05/08/15 - 19:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou esperando só desgastar mais essa mesa que já uso pra fazer essa do mdf de 3mm por cima também, mas terei que prender ele bem pra não empenar.
Eu estou usando ele solto e só prendo quando prenso alguma placa por cima. Dai por exemplo fica o mdf de 6 mm por cima e o de 3 mm por baixo. Tá funcionando. Mas  terei que desbastar mais a mesa. andei pela mesa com a fresa desligada e zerei na parte que me pareceu mais baixa. Dai tirei 0.4 mm. Já melhorou bastante. Mas ainda estou com problema de não recortar totalmente a peça.

Clube CNC Brasil

Re:Mesa de sacrifício
« Resposta #18 Online: 05/08/15 - 19:46 »

 

SiteLock