Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação  (Lida 1977 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Boa Noite.
Até hoje só fiz maquinas pequenas (Router CNC), mais me veio na cabeça de produzir uma maior, onde tive algumas duvidas.
Nas maquinas que ja fiz até agora, eu utilizei fuso trapezoidal e guias lineares retificas, entretanto os fusos e as guias sao limitadas até 2m.
Minha duvida é, tem como imendar 2 guias lineares para as pillow block deslizarem nas duas ou na junçao das duas vai ter colizao?? O que posso utilizar para resolver estre problema?
As maquinas grandes sao feitas com cremalheiras? As cremalheiras tem tamanhos superior a 2m ? Ou elas sao imendadas de 2 em 2m ?
Como é feito o sistema das guias lineares para maquinas grandes?
Se algem poder me esclarecer como e qual é o tipo de fuso, eixo, guia para maquinas de grandes porte eu agradeçeria muito
Obrigado

Clube CNC Brasil


Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #1 Online: 02/01/13 - 19:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa Noite.
Até hoje só fiz maquinas pequenas (Router CNC), mais me veio na cabeça de produzir uma maior, onde tive algumas duvidas.
Nas maquinas que ja fiz até agora, eu utilizei fuso trapezoidal e guias lineares retificas, entretanto os fusos e as guias sao limitadas até 2m.
Minha duvida é, tem como imendar 2 guias lineares para as pillow block deslizarem nas duas ou na junçao das duas vai ter colizao?? O que posso utilizar para resolver estre problema?
As maquinas grandes sao feitas com cremalheiras? As cremalheiras tem tamanhos superior a 2m ? Ou elas sao imendadas de 2 em 2m ?
Como é feito o sistema das guias lineares para maquinas grandes?
Se algem poder me esclarecer como e qual é o tipo de fuso, eixo, guia para maquinas de grandes porte eu agradeçeria muito
Obrigado
Só fiz maquina pequenas até hoje, mas pelo que acompanho, o sistema de movimentação que melhor se adapta é por guias e patins e cremalheiras com pinhoes para tração. Se for fazer com fuso trapezoidal, nesse tamanho, teria que ser com a porca rotativa e não o fuso.
Depende do orçamento, pois existem sistemas de guias e tração alternativos de acordo com o $$$ disponivel.
« Última modificação: 02/01/13 - 19:24 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #1 Online: 02/01/13 - 19:22 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #2 Online: 02/01/13 - 21:14 »
Olá Pablo;
Complementando as informações do John;
máquinas maiores usam sim barramentos para as guias lineares seccionadas e que são posicionados sobre o barramento no qual tem uma canaleta para alinhar os segmentos; utilizando-se colimadores etc etc.
Creio que guias lineares acima de 2 metros são feitas sob encomenda, mas ainda assim necessitam de uma base reforçada para evitar torções.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #2 Online: 02/01/13 - 21:14 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #3 Online: 02/01/13 - 22:41 »
Então maquinas de por exemplo 3m por 3m os eixo lineares não são continuo e sim 2 barras de por exemplo 2M ?
E as guias lineares passam de uma para outra tranquilamente ?
Gostaria de saber como a forma de tração e guias com um curto beneficio bom para maquinas grandes, utilizo cremalheiras ou é melhore correias ou correntes?
Obrigado
Ps: Quanto mais informação melhor, pois estou muito curioso para aprender sobre isto xD

Clube CNC Brasil

Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #3 Online: 02/01/13 - 22:41 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #4 Online: 11/01/13 - 18:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então maquinas de por exemplo 3m por 3m os eixo lineares não são continuo e sim 2 barras de por exemplo 2M ?
E as guias lineares passam de uma para outra tranquilamente ?
Gostaria de saber como a forma de tração e guias com um curto beneficio bom para maquinas grandes, utilizo cremalheiras ou é melhore correias ou correntes?
Obrigado
Ps: Quanto mais informação melhor, pois estou muito curioso para aprender sobre isto xD

Pablo;
Se voce se der ao trabalho de analisar a resposta do John verá que suas dúvidas foram bem respondidas e um bom caminho indicado.Detalhe melhor sua duvida, pois vc fala em eixo linear e logo em seguida em guia linear.
Melhor que receber MUITA informação é PROCESSAR E ENTENDER bem as informações recebidas.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Maquinas Grandes - Ajuda Sistema de Movimentação
« Resposta #4 Online: 11/01/13 - 18:14 »

 

SiteLock