Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: cnc com tração por cabo de aço no X e Y  (Lida 25894 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #75 Online: 13/05/10 - 10:30 »
Este é o Gimba ! ... rsrsrs  ?_18

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #75 Online: 13/05/10 - 10:30 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #76 Online: 13/05/10 - 18:43 »

     obrigado Mac,
 quando foi discutida a idéia do cabo na tração Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login, eu já tinha a intenção de fazer uma cnc com cabo há um bom tempo, e meus esforços foram recompenssados amplamente, estou muito satisfeito com a máquina, até agora nenhum problema com o cabo de aço só vantagens,
dá para destacar no cabo:
   inércia= muito baixa
   folga = nenhuma (o cabo fica esticado como uma corda de violão)
   velocidade = alta ( com barra roscada eu tinha velocidade insuficiente, agora o problema
                              é o contrário, preciso cuidar para não exeder a velocidade e não
                              quebrar a fresa)
   precisão = boa, podendo mudar com a simples troca da polia dentada
   eficiência (do cabo) = muito boa, com motores de 15Kgf sobra força e o portico não é
                                  nada leve
Gilberto

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #76 Online: 13/05/10 - 18:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #77 Online: 14/05/10 - 10:41 »
Não sei se vou viver p/ isto, mas tenho esperança de um dia construir uma maquina com cabo de aço p/ usinar portas de madeira ... ?_33

 ?_6 ?_6 ?_6
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #77 Online: 14/05/10 - 10:41 »

F2S

  • Visitante
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #78 Online: 14/05/10 - 17:57 »

A tração por cabo é um feito do Gilberto, que eu não canso de rever. De forma que cabe muito bem um manual sobre o assunto.

Ainda não procurei, é possível que exista algo sobre as impressoras com esse sistema de tração, então aproveito para solicitar, caso alguém tenha algum material sobre este assunto, que por gentileza publique no fórum para o nosso deleite.

 ?_26

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #78 Online: 14/05/10 - 17:57 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #79 Online: 07/06/10 - 17:57 »

    Hoje usinando uma peça notei um estralo na CNC, olhando mais de perto o cabo de aço começou a partir, desde que montei a máquina tenho usado bastante e o cabo usado não é nada especial foi comprado na quitanda de ferragens da esquina e uso sempre bem esticado mais que uma corda de guitarra, provavelmente se o diâmetro do eixo fosse maior duraria mais.
Troquei os cabos do X em menos de meia hora custo menos de 5 merrecas, tá ótimo pelo desempenho que o cabo proporciona.
Desde que construí a máquina as únicas mudanças feitas foram colocar um porta pinça no spindle e reforçar as laterais do Y porque com as acelerações bruscas o Y oscilava um pouco, o resultado não ficou muito bonito mas resolveu o problema, segue fotos

Gilberto

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #79 Online: 07/06/10 - 17:57 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #80 Online: 18/06/10 - 22:11 »
   mais um vídeo no You Tube, usinando uma PCI, fresa V cut 60°, 900mm/min, 12.000 RPM no spindle, profundidade 0,2mm, tempo de usinagem 10 minutos

     [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r8IEKBzGFP0[/youtube]
« Última modificação: 18/06/10 - 22:12 por gimbabf »
Gilberto

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #80 Online: 18/06/10 - 22:11 »

Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #81 Online: 11/03/11 - 19:58 »
Olá gimbabf ... Primeiramente parabens por compartilhar o funcionamento do seu sistema.  Estou montando minha primeira cnc (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) e quero já partir direto para o cabo de aço pelas vantagens ....

Gostaria de fazer duas perguntas, derrepente você ou outro amigo do forum mais interado no assunto possa responder.

Com uma redução de 5:1 conseguiria uma boa resolução de corte?

Poderia usar uma barra roscada de 17mm para usar no sistema?

Obrigado desde já!
« Última modificação: 11/03/11 - 20:00 por alexandre lopes »
"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #81 Online: 11/03/11 - 19:58 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #82 Online: 12/03/11 - 17:40 »

       Alexandre,

            Com uma redução de 5:1 conseguiria uma boa resolução de corte?
não, voce ficaria com uma velocidade muito alta e resolução baixa

Poderia usar uma barra roscada de 17mm para usar no sistema?
na minha cnc o eixo do cabo tinha 22mm originalmente, para melhorar a resolução diminuí para 17mm mas aí surgiu outro problema; o cabo começou a quebrar (demora mas quebra)
usar uma barra roscada como eixo não é indicado o perfil da rosca é um "V" e o indicado para o cabo é um "U", melhor pedir para um torneiro fazer a rosca com a forma correta.
o ideal seria usar um eixo com 22mm e fazer uma dupla redução: 10 - 30dentes + 10 - 40 = 12:1 ou  10 - 40 + 10 - 40 = 16:1, as engrenagens menores até 40, 50 dentes são mais baratas.
se quiser uma velocidade maior usa 12:1, ou 16:1 para uma resolução melhor, usando meio passo nos motores fica bom.
uma forma de baratear mais as polias dentadas é fazer a mesma, recentemente fiz uma polia para teste (foto), e estou esperando chegar o HDF encomendado para fazer um teste definitivo, o polia da foto fiz em MDF só para ter uma idéia como ficava


Gilberto

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #82 Online: 12/03/11 - 17:40 »

Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #83 Online: 14/03/11 - 14:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

na minha cnc o eixo do cabo tinha 22mm originalmente, para melhorar a resolução diminuí para 17mm mas aí surgiu outro problema; o cabo começou a quebrar (demora mas quebra)
usar uma barra roscada como eixo não é indicado o perfil da rosca é um "V" e o indicado para o cabo é um "U", melhor pedir para um torneiro fazer a rosca com a forma correta.
o ideal seria usar um eixo com 22mm e fazer uma dupla redução: 10 - 30dentes + 10 - 40 = 12:1 ou  10 - 40 + 10 - 40 = 16:1, as engrenagens menores até 40, 50 dentes são mais baratas.
se quiser uma velocidade maior usa 12:1, ou 16:1 para uma resolução melhor, usando meio passo nos motores fica bom.
uma forma de baratear mais as polias dentadas é fazer a mesma, recentemente fiz uma polia para teste (foto), e estou esperando chegar o HDF encomendado para fazer um teste definitivo, o polia da foto fiz em MDF só para ter uma idéia como ficava

Olá Gimbabf, boa-tarde.

HDF? O que seria este material? Dependendo do valor da peça tenho interesse em duas polias. Teria como enviar o valor pretendido na peça por Mp?

Vou cotar o orçamento de quanto fica o serviço de torno no eixo 22mm.

Forte Abraço.
"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #83 Online: 14/03/11 - 14:53 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #84 Online: 14/03/11 - 16:56 »

   Alexandre,

    é semelhante ao MDF

                 MDF = aglomerado de fibras de média densidade
                 HDF =     "    "         "     "        alta densidade e com mais resina, fica imune à umidade e é mais forte

   quanto aos valores só saberei depois de receber o material e fazer os testes
Gilberto

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #84 Online: 14/03/11 - 16:56 »

Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #85 Online: 14/03/11 - 17:27 »
Gimba ... Você acha que usinar em tecnil daria certo?

Falo isso porque essas churrasqueiras de alvenaria tem a parte mecanica em tecnil, e parece ser um material resistente. "engrenagens em tecnil (não derretem com o calor). " Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Talvez seria uma alternativa de material para usinar as engrenagens.





"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #85 Online: 14/03/11 - 17:27 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #86 Online: 14/03/11 - 18:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
   Alexandre,
    é semelhante ao MDF
                 MDF = aglomerado de fibras de média densidade
                 HDF =     "    "         "     "        alta densidade e com mais resina, fica imune à umidade e é mais forte
   quanto aos valores só saberei depois de receber o material e fazer os testes
Em uma extensa pesquisa que fiz e se se encontra no Guia, só existe um MDF resistente a humidade, chama-se MDF MR (Moisture Resistant) e, infelizmente, não é fabricado no Brasil. Se alguém quiser, passo o link para o topico.
abraços
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #86 Online: 14/03/11 - 18:44 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #87 Online: 14/03/11 - 20:11 »

   Alexandre,

     como voce pode ver na foto a engrenagem tem um núcleo de metal o que aumenta os custos ( sem esse núcleo provavelmente o centro não resiste aos esforços ), a idéia é não usar esse núcleo, um material alternativo seria o celeron, mas como moro no interior não encontro esse material e teria que ver o preço


  John,

   na net em português não existe quase nada sobre HDF, próximo de onde moro na cidade de Pien Pr., tem a Tafisa que fabrica MDF e HDF, (o ruim é que a fábrica não vende direto ao consumidor, vou tentar um jeitinho Brasileiro), já tive amostra desse material em mãos e comprovei que é resistente à umidade.
   recentemente na China muitas fábricas começaram a fabricar chapas de HDF para pisos, encontra-se revestido em varios padrões e vários tamanhos, nas grandes cidades do Brasil já deve ser encontrado, mas na maioria dos casos o próprio vendedor desconhece que o material é HDF, e claro para piso obrigatóriamente deve ser imune à umidade e altamente resistente
Gilberto

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #87 Online: 14/03/11 - 20:11 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #88 Online: 15/03/11 - 10:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
John,
   na net em português não existe quase nada sobre HDF, próximo de onde moro na cidade de Pien Pr., tem a Tafisa que fabrica MDF e HDF, (o ruim é que a fábrica não vende direto ao consumidor, vou tentar um jeitinho Brasileiro), já tive amostra desse material em mãos e comprovei que é resistente à umidade.
   recentemente na China muitas fábricas começaram a fabricar chapas de HDF para pisos, encontra-se revestido em varios padrões e vários tamanhos, nas grandes cidades do Brasil já deve ser encontrado, mas na maioria dos casos o próprio vendedor desconhece que o material é HDF, e claro para piso obrigatóriamente deve ser imune à umidade e altamente resistente
Muitos reclamam do chineses, mas eles alteram os valores do que vc puder imaginar. Estou atento e tem coisas que nem sequer chegaram aqui para serem usinadas, imitação de pedras, marmores e tudo mais: materiais de fino acabamento e de durabiidade. Do MDF eu desisti.... é passado para o que eu pretendia, já era na epoca e eu nem sabia. O duro é ter o $$ para importar a quantidade mínima... abraços
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #88 Online: 15/03/11 - 10:45 »

Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #89 Online: 15/03/11 - 18:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Alexandre,

Como voce pode ver na foto a engrenagem tem um núcleo de metal o que aumenta os custos ( sem esse núcleo provavelmente o centro não resiste aos esforços ), a idéia é não usar esse núcleo, um material alternativo seria o celeron, mas como moro no interior não encontro esse material e teria que ver o preço.



Pelo jeito, a possibilidade do tecnil esta descartado então ....

Andei pesquisando sobre o Celeron, e achei bem interessante as caracteristicas do material. (O Celeron MF é um Laminado Industrial Termofixo, obtido da combinação de tecidos de algodão Malha Fina, resistente a impacto e ao desgaste. Geralmente utilizado em confecção de peças frezadas torneadas, plainadas, furadas tais como: engrenagens, anéis de vedação, polias, etc.)

Gimba ... Moro em Rio Preto - SP, e amanhã vou tentar localizar alguma loja que vende chapa de celeron em minha cidade, pela internet achei um lugar que vende em varias medidas por kilo, mas não fala se é o malha extra-fina, fina, média ou grafitado. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Caso eu achar por aqui, lhe envio uns pedaços para usinar umas polias e depois agente ve o que faz em relação a valores.

Forte Abraço








"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil

Re: cnc com tração por cabo de aço no X e Y
« Resposta #89 Online: 15/03/11 - 18:46 »

 

SiteLock