Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda com gravação de foto  (Lida 10472 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline MichelHD

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 191
  • Total Likes: +17/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Ajuda com gravação de foto
« Online: 23/05/14 - 20:05 »
Boa noite pessoal, sou novo no ramo e estou aprendendo praticamente tudo sozinho (lógico que lendo muito os tópicos que vocês escrevem aqui) porém não encontrei nada que me ajudasse com o problema que estou tendo. Possuo uma máquina laser Damei que opera com o software Laser Cut 5.3. A máquina é usada e comprei pois estou com dificuldades para  me recolocar profissionalmente em minha área. Sempre gostei e tive habilidade para trabalhos manuais então me aventurei nesta nova jornada. O problema é o seguinte, preciso fazer uma gravação de uma fotografia em acrílico / MDF porém não encontro um meio para fazê-lo. Com vetores é simples, carrego na máquina e pronto, mas fotografia é o problema, segundo um membro do fórum isto seria simples, é só importar a imagem JPG e selecionar "engrave" mas não funciona de jeito nenhum. No modo "engrave" ela só grava círculos, só trabalho com a máquina no modo "grade Engrave". Quando importo uma imagem JPG e tento fazer o "download current" recebo a mensagem que está na imagem em anexo. Se coloco no modo engrave e peço para a máquina fazer a simulação da gravação ela faz um monte de círculos (imagem em anexo). Já tentei transformar a imagem em preto e branco de 1 bit nos mais diversos modos mas sem sucesso. Por favor alguém poderia me ajudar.

Muito obrigado.

Clube CNC Brasil

Ajuda com gravação de foto
« Online: 23/05/14 - 20:05 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #1 Online: 25/05/14 - 08:05 »
Caro,

Bom, esta semana estou comprando minha laser, ainda não sei como fazer muitas coisas mas estou já há um bom tempo pesquisando.
Mas vamos ver se consigo ajudar...

1) Achei sua imagem muito pobre na qualidade, o engrave acredito que não terá boa qualidade. Seria esta imagem? Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

2) Para fazer o que você está tentando, utilizo o Corel Draw da seguinte forma:

- Importo a imagem
- Bitmaps / Modo / Preto e Branco 1 bit

Na janela que abrirá escolha a melhor opção (creio que Ordenada seja a mais satisfatória).

Agora veja o resultado... Exportei em DXF.

Caso não resolva, com certeza alguém irá ajudar!

Boa sorte!
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #1 Online: 25/05/14 - 08:05 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #2 Online: 25/05/14 - 08:58 »
nobre amigo.
abri  sua imagem  no corel, mas não tem nada
tem certeza que  mandaste ou eu  é que estou  fazendo errado
trente abrir este arquivo ai me me diga
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #2 Online: 25/05/14 - 08:58 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #3 Online: 25/05/14 - 09:19 »
José Ricardo, bom dia!

Peço desculpas, não sei o motivo do arquivo não está abrindo (nem mesmo pra mim).
Mas segue em CDR e JPG... O resultado não ficou bom pois a imagem não é de boa qualidade, o ideal seria refazer a arte pra ficar melhor.
Seria apenas um exemplo para o amigo Mac2 ter uma ideia de como aprendi a fazer, depois ele relata se deu certo.
Como disse, estou indo comprar minha laser dia 28 e nunca testei pra ver se funciona, mas na teoria foi assim que aprendi e não sei se é a forma correta.

Segue e peço desculpas...
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #3 Online: 25/05/14 - 09:19 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #4 Online: 25/05/14 - 09:35 »
Parceiro quando se trata de gravar um desenho colorido, vc precisa transforma-lo antes em imagem de 2 bits ou seja preto e branco, muitos softwares fazem isso, corel, picasa, photshop, inkscape, aquele que vinha antes no windos bem antigo, de visualizar fotos e etc.

O grande macete está em chegar no limite, terá que fazer muitos testes.

Existe também um software mais proprio para isso o Photograv, nele consegue fazer qualquer foto de pessoas e etc.

No youtube procure por engrave photo in corel, tem bastante videos.

Abrc


Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #4 Online: 25/05/14 - 09:35 »

Offline MichelHD

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 191
  • Total Likes: +17/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #5 Online: 25/05/14 - 10:50 »
Bom dia pessoal, muito obrigado pela dicas, vou tentar executar novamente conforme as informações. A imagem que pretendo gravar não é esta (enviei apenas um exemplo do que ocorre no programa do laser cut) Tentei o Photograv mas a imagem também não deu resultado. Eu quero apenas saber como a imagem tem que ser exportada para o Laser Cut (se tem que ser em DXF como costumo com as outras artes ou pode ser em JPG em preto e branco). Vou continuar tentando, uma hora eu consigo, pena que vou ter que deixar de fazer um trabalho que me pediram por não conseguir gravar a foto no acrílico (é uma santa Santa Tereza de Los Andes de corpo inteiro), pois seria aquele tipo de trabalho que se grava a foto e coloca Led na base para que ela fique em evidência na refração da luz.
Novamente muito obrigado a todos e se tiverem mais dicas ficarei muito grato.

Abç

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #5 Online: 25/05/14 - 10:50 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #6 Online: 25/05/14 - 11:37 »
Michel,

Um tutorial simples e fácil...
Veja se resolve!

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Boa sorte!
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #6 Online: 25/05/14 - 11:37 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #7 Online: 26/05/14 - 09:51 »
Bom Dia !

Fiz um trabalho recentemente com o mesmo intuito, no meu caso era um luminoso com a foto de um casal, como você falou que tem o photograv fica fácil, o processo utilizado foi o seguinte:

1º - A foto original deve ser transformada em BMP  8 bits (Bitimap - tons de cinza), este processo eu acho mais fácil fazer pelo photoshop, Coloque a imagem no photoshop>imagem>modo>tons de cinza e salve como BMP 8 bits.

2º - Abra o photograv e importe a imagem 8 bits, select Material>Wood>cherry with light vertical grain>ok depois modify Material>Wood>cherry with light vertical grain>ok em color ajusts eu coloco sempre o valor 10 positivo e aperto auto progress.

3º- salvar a imagem para gravação file>save engraved image, pronto o photograv já te poupou o grande trabalho de transformar a imagem em micro pontos 1 bit.

4º - este passo eu faço mais caso seu material já esteja adequado e queira jogar direto pode - sempre coloco a imagem no Corel e faço um contorno como desejado e salvo como > .ai (Adobe Illustrator 8.0) não sei ai mais aqui me adaptei muito melhor  no lasercut 5.3 com .ai do que com o .dxf, sempre que importar para o lasercut a imagem vai ficar com um contorno em outra cor, você simplesmente clica neste contorno e o coloca em preto, qualquer outra linha vetor que tenha em seu projeto deve ser de outra com pois o preto já esta destinado ao "Engrave" para gravação deve ser utilizado o Engrave o problema que falou de gravar círculos provavelmente deve ser boa parte por estar utilizando o GradeEngrave.

Espero ter ajudado, abraços...

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #7 Online: 26/05/14 - 09:51 »

Offline micjlo

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 119
  • Total Likes: +17/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #8 Online: 26/05/14 - 11:21 »
entendi!  mais dai qual a velocidade e força do lasere vc usa pra gravar a foto?

minha maquina eh de 100wts

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #8 Online: 26/05/14 - 11:21 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #9 Online: 26/05/14 - 13:40 »
boa Tarde !

para gravação mais rasa eu utilizo 450/30  (velocidade/potencia) no Engrave tanto no acrílico quanto no MDF minha maquina e de 100 W tb

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #9 Online: 26/05/14 - 13:40 »

Offline MichelHD

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 191
  • Total Likes: +17/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #10 Online: 28/05/14 - 19:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom Dia !

Fiz um trabalho recentemente com o mesmo intuito, no meu caso era um luminoso com a foto de um casal, como você falou que tem o photograv fica fácil, o processo utilizado foi o seguinte:

1º - A foto original deve ser transformada em BMP  8 bits (Bitimap - tons de cinza), este processo eu acho mais fácil fazer pelo photoshop, Coloque a imagem no photoshop>imagem>modo>tons de cinza e salve como BMP 8 bits.

2º - Abra o photograv e importe a imagem 8 bits, select Material>Wood>cherry with light vertical grain>ok depois modify Material>Wood>cherry with light vertical grain>ok em color ajusts eu coloco sempre o valor 10 positivo e aperto auto progress.

3º- salvar a imagem para gravação file>save engraved image, pronto o photograv já te poupou o grande trabalho de transformar a imagem em micro pontos 1 bit.

4º - este passo eu faço mais caso seu material já esteja adequado e queira jogar direto pode - sempre coloco a imagem no Corel e faço um contorno como desejado e salvo como > .ai (Adobe Illustrator 8.0) não sei ai mais aqui me adaptei muito melhor  no lasercut 5.3 com .ai do que com o .dxf, sempre que importar para o lasercut a imagem vai ficar com um contorno em outra cor, você simplesmente clica neste contorno e o coloca em preto, qualquer outra linha vetor que tenha em seu projeto deve ser de outra com pois o preto já esta destinado ao "Engrave" para gravação deve ser utilizado o Engrave o problema que falou de gravar círculos provavelmente deve ser boa parte por estar utilizando o GradeEngrave.

Espero ter ajudado, abraços...

Boa noite Patrick,
então, eu utilizo apenas o Grade Engrave para gravar, deixo a potência máxima e mínima igual e assim vai. Não utilizo o Engrave pois é ele que grava apenas um monte de círculos na área da imagem o que eu acho muito estranho...
Uma pergunta, você disse que faz um contorno na imagem no Corel antes de exportar como .ai ao Laser Cut 5.3. Então, como seria exatamente este contorno? é como estivesse vetorizando a imagem (teria que contornar todos os detalhes da imagem)?
Instalei o Photograv no meu computador mas ele pede um monte de parâmetros (tipo de máquina, distancia focal, potência, etc etc) que eu não tenho a mínima ideia de onde pegar as informações, mesmo porque o modelo da máquina não aparece na tabela para ser selecionada, mesmo assim, consegui abrir o programa, trabalhei uma foto, salvei e exportei como BMP porém o Laser Cut também não gravou e indicou erro. Salvei a mesma imagem em todos os parâmetros do corel (ordenada, linha, jarvis, etc) nenhum deu certo.
Cara já não sei mais o que fazer, vou botar fogo nesta máquina logo logo.
Abç a todos os que estão ajudando e se possível enviem mais opiniões para eu conseguir gravar uma bendita foto neste Laser Cut 5.3
« Última modificação: 28/05/14 - 19:44 por MichelHD »

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #10 Online: 28/05/14 - 19:43 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #11 Online: 29/05/14 - 11:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite Patrick,
então, eu utilizo apenas o Grade Engrave para gravar, deixo a potência máxima e mínima igual e assim vai. Não utilizo o Engrave pois é ele que grava apenas um monte de círculos na área da imagem o que eu acho muito estranho...
Uma pergunta, você disse que faz um contorno na imagem no Corel antes de exportar como .ai ao Laser Cut 5.3. Então, como seria exatamente este contorno? é como estivesse vetorizando a imagem (teria que contornar todos os detalhes da imagem)?
Instalei o Photograv no meu computador mas ele pede um monte de parâmetros (tipo de máquina, distancia focal, potência, etc etc) que eu não tenho a mínima ideia de onde pegar as informações, mesmo porque o modelo da máquina não aparece na tabela para ser selecionada, mesmo assim, consegui abrir o programa, trabalhei uma foto, salvei e exportei como BMP porém o Laser Cut também não gravou e indicou erro. Salvei a mesma imagem em todos os parâmetros do corel (ordenada, linha, jarvis, etc) nenhum deu certo.
Cara já não sei mais o que fazer, vou botar fogo nesta máquina logo logo.
Abç a todos os que estão ajudando e se possível enviem mais opiniões para eu conseguir gravar uma bendita foto neste Laser Cut 5.3

kkk calma calma, bota fogo não heheh vou fazer um videozinho aqui te mostrando e bem simples ainda mais com photograv o contorno que falei e apenas o detalhe que você desejar e em relação aos parâmetros deixe o que vem automático só mude o que você achar melhor tipo a potencia e bom mudar trocar pela do seu canhão apenas o principal e mais nada não se preocupe com o restante, asim que conseguir fazer posto aqui pra você, abraço...

segue ai o vídeo e uma foto depois de gravado como ficou no mdf branco... abraço.. qualquer duvida pode perguntar...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 29/05/14 - 13:46 por patrickgenitor »

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #11 Online: 29/05/14 - 11:41 »

Offline MichelHD

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 191
  • Total Likes: +17/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #12 Online: 29/05/14 - 15:58 »
Muito bom o vídeo, parabéns mestre. Vou tentar trabalhar uma foto nesta sequência e ver no que dá, mas tentei abrir um arquivo no formato .AI no Laser Cut e ele nem abriu. Mesmo assim muito obrigado pela grande ajuda desprendida. Se der resultado posto aqui para ver como ficou, se não der certo posto também para chegar a uma saída. Só sei que investi muita grana nesta máquina e só estou tendo tristeza. Hoje fiz um teste para ver se corta MDF de 6mm e não corta. Tentei de tudo quanto é jeito, velocidade baixa (cheguei a 6) com potência alta (100%) , potência reduzida, etc etc. Esta xing ling é muito ruim ou eu sou muito burro! kkk, sem contar que ainda não consegui fazer ela parar de corta em ângulo, ou seja, o corte sai um pouco inclinado e na hora de montar alguma peça fica torta, e o pior é que o âgulo é igual e na mesma direção em todos os lados da peça! Mistérios... Preciso fazer ela funcionar direito, já estou a 7 meses desempregado e ficando sem $$$.

Abç e muito obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #12 Online: 29/05/14 - 15:58 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #13 Online: 29/05/14 - 18:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Muito bom o vídeo, parabéns mestre. Vou tentar trabalhar uma foto nesta sequência e ver no que dá, mas tentei abrir um arquivo no formato .AI no Laser Cut e ele nem abriu. Mesmo assim muito obrigado pela grande ajuda desprendida. Se der resultado posto aqui para ver como ficou, se não der certo posto também para chegar a uma saída. Só sei que investi muita grana nesta máquina e só estou tendo tristeza. Hoje fiz um teste para ver se corta MDF de 6mm e não corta. Tentei de tudo quanto é jeito, velocidade baixa (cheguei a 6) com potência alta (100%) , potência reduzida, etc etc. Esta xing ling é muito ruim ou eu sou muito burro! kkk, sem contar que ainda não consegui fazer ela parar de corta em ângulo, ou seja, o corte sai um pouco inclinado e na hora de montar alguma peça fica torta, e o pior é que o âgulo é igual e na mesma direção em todos os lados da peça! Mistérios... Preciso fazer ela funcionar direito, já estou a 7 meses desempregado e ficando sem $$$.

Abç e muito obrigado.


Imagina estou esperando seu post para ver como ficou e se precisar de algo mais e só falar, no mais não desanima amigo e com o tempo que vamos aprendendo a lidar com a maquina a minha também a xing ling heheh, nos primeiros 6 meses a 1 ano foi só tristeza e desanimo não dava nada certo pra ter ideia tive que trocar a lente da canete que custou a pequena batela de 300,00 reais logo no primeiro mês de uso, hoje com 2 anos quase ainda tenho tristezas kkkkk não espere que acabem mais e muito gratificante e e o tipo de trabalho que e prazeroso pelo menos pra mim heheh a medida que passa você vai vendo a quantidade de coisas que esta maquina e capaz de fazer, ainda estou na faze do sem $$$ lutando pra ficar algum dia no positivo mais sobrevivendo e tenho certeza que logo logo chegarei onde espero assim como você pode ter certeza só não desanima que e assim mesmo.

 Em relação ao chanfrado na peça, olha e um assunto que já foi muito discutido aqui no fórum e a solução e o alinhamento nunca cheguei no alinhamento perfeito mais a cada vez que me arrisco eu alinhar e mexer com a maquina sozinho e pesquisando aqui no fórum aprendo mais.
 O corte no mdf de 6 pode ser Foco entre a caneta e a peça pra te falar a verdade eu fiquei um mês trabalhando com a maquina sem saber que almenos existia essa historia de foco kkkkkk acho que por isso deve ter torrado a lente heheh, qual e a potencia do seu canhão?

depois retorna ai que sempre que posso passo por aqui... um abraço...

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #13 Online: 29/05/14 - 18:42 »

Offline MichelHD

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 191
  • Total Likes: +17/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #14 Online: 29/05/14 - 21:03 »
Boa noite, conforme seu video, fiz o teste em uma fotografia, não saiu ainda como eu quero, mas já é um grande salto para quem não estava conseguindo fazer nada com foto rs. Fiz em acrílico preto e em MDF, a gravação não ficou bem nítida como as que vejo na internet mas vai melhorar. No MDF fica ruim, não aparece quase nada, pensei que iria dar aquele efeito de tons mais queimados e menos queimados etc. Fiz tudo conforme seu vídeo (sem comentários, um show) somente no momento de gravar tive que usar o "Grade Engrave" pois o modo "Engrave" só faz círculos, não sei porque...
Quanto ao corte, eu mexi tb no foco, deixei mais próximo, mais distante e assim vai, não cortou, tb já tive que trocar a lente pois a que veio estava com uma mancha no meio e desviava o feixe de laser.
Bem, segue foto em anexo. Vou fazer amanhã a Santa que preciso e ver se fica bom para oferecer à cliente.
Muito obrigado pela ajuda e o trabalho por fazer o vídeo, parabéns!
Abç

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com gravação de foto
« Resposta #14 Online: 29/05/14 - 21:03 »

 

SiteLock