Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Preciso de ajuda na ligação dos motores. (Tirei fotos sobre a duvida)  (Lida 11554 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal ... Estou construindo minha maquina, mas até não finalizar a construção gostaria de ir testando a eletronica para já ficar interado com os softwares de controle para usinagem.

Comprei uma cnc3ax montada, pelo fato de ter conhecimentos em eletronica muito limitados. Mas pretendo estudar, para conseguir fazer ajustes e reparos neste tipo de circuito.

Estou com algumas duvidas ... A primeira é em relação a ligação dos motores Astrosyn, modelos 23lm-k005-25 & 23lm-c004-60, estes motores serão ligados apenas para testes em bancada, os motores definitivos serão os Action SM 1.8-D18-MN no qual eu já tenho um motor.

Um amigo de forum sobre aeromodelismo (Léo Dreans) postou a sequencia de cores deste motores, gostaria de saber se fiz a ligação certa.

____________________________________________________________________
Esquema ligação motor passo retirado impressora Rhima por Léo Dreans
CNC3AX

BRANCO
VERMELHO
VERDE COM LISTRA BRANCA
VERMELHO COM LISTRA BRANCA
VERDE
LARANJA

O laranja e o branco são os fios comuns do motor, isto é fios centrais
podendo ser ligados juntos, No primeiro ou no ultimo conector.

exemplo 2

BRANCO
VERMELHO ESCURO
VERDE CLARO
VERMELHO CLARO
VERDE ESCURO
PRETO

Os fios centrais são cores diferentes, e os demais pares:

COLORIDO
COLORIDO COM LISTRA OU COLORIDO CLARO
COLORIDO 2
COLORIDO 2 COM LISTRA OU COLORIDO 2 CLARO.

Todos motores que tenho aqui (motores de 6 fios UNIPOLARES)
seguem essa lógica, os RHIMA, sempre segue o primeiro exemplo.

_____________________________________________________________

Como mostra no anexo abaixo (Ligação dos motores.jpg) olhando a placa de frente a sequencia de ligação da esquerda para direita ficou. (Fio preto e amarelo =12V) (Branco, Vermelho e Branco Verde) (Branco Vermelho, Verde e Preto)

A sequencia de ligação esta correta? Caso sim posso repetir este mesmo esquema de ligação no outro eixo correto?

A outra duvida é .... Tenho um motor Action SM 1.8-D18-MN, qual seria a sequencia de cores para ligar ele em modo unipolar na cnc3ax? (Este motor tem 8 fios)

Agora a outra duvida é referente ao ajuste no trimpot para corrente de cada motor.

Tenho 3 motores com amperagens e voltagem diferentes, então irei ter que configurar o trimpot de cada eixo para a amperagem do motor ...

Olhando de frente na foto em anexo (Qual seria o pino 15.jpg), qual seria o pino 15 do L297?

Qual escala do multimetro devo usar para regular a voltagem no trimpot?

Obrigado desde já!  ?_7



 







"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil


Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
pra conferir os pinos do CI L297, em uma ponta tem um chanfro do lado esquerdo começa o pino um conforme a foto...


sobre a ligação dos motores sugiro que leia um pouco mais pois tem informações importantes quanto a regulagem dos motores, pois cada modelo tem sua amperagem diferente e sendo assim regulagem diferenciada nos trimpot, leia bastante ali na area da placa cnc3ax quanto a documentação toda e se tiver duvidas ajudaremos no que for preciso, na sua ligação que pretende fazer agora não posso responder de imediato pois tenho que pesquisar pra dizer a resposta certa e estou um pouco sem tempo no momento...

Clube CNC Brasil


Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
pra conferir os pinos do CI L297, em uma ponta tem um chanfro do lado esquerdo começa o pino um conforme a foto...

Obrigado Ednei ... Andei lendo e relendo a documentação da cnc3ax, mas eletronica é algo que vou ter que aprender, irei me aprofundar mais no assunto.

Em relação a regulagem da amperagem no trimpot, eu alimento a placa logica com 12v, não ligo a alimentação dos motores e coloco o multimetro na escala de volts? (EX:20v)

Depois coloco uma ponta no pino 15 do L297 e outra no pino metalico do trimpot? E ajusto de acordo com a amperagem de cada motor?
« Última modificação: 16/03/11 - 11:29 por alexandre lopes »
"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil


Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino

    não ! a menor escala do seu multímetro deve ser 2V use ela a tensão no pino 15 é inferior a 1V, se a sua placa está com os R sense padrão no pino 15 para cada ampere no motor precisa de 0,1V ou 100mV, no pino 15, se o motor é 3A = 300mV
    a ponta vermelha do multímetro vai no pino 15 e a preta no terra, para facilitar pode usar a aba do 7805 como terra
Gilberto

Clube CNC Brasil


Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
^ Gimba .... Coloquei uma foto do meu multimero, é aqueles xing-ling (Uni-T DT830B) ...

As escalas em corrente continua são 1000, 200, 20, 2000m e 200m.

A escala mais baixa seria 200m? É com essa escala que tenho que regular o trimpot, para a amperagem do motor?

Em relação a usar a ponta vermelha no pino 15 e aterrar a ponta preta na aba do 7805 e os de ajustes de valores de amperagem para cada motor, eu entendi.

Se alguem souber responder se o esquema de ligação dos motores esta correta, eu agradeço. Estou na duvida ...







« Última modificação: 16/03/11 - 13:28 por alexandre lopes »
"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil


Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Alexandre,2000m(dois mil milivolts) equivale a 2 volts,essa escala que tens que usar.
Toma cuidado ao colocar a ponta de prova no pino 15 do L297 para não fechar curto entre as patinhas do CI

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Alexandre,2000m(dois mil milivolts) equivale a 2 volts,essa escala que tens que usar.
Toma cuidado ao colocar a ponta de prova no pino 15 do L297 para não fechar curto entre as patinhas do CI

Abraços

Mauro


Obrigado Mauro, Gimba e Ednei ...  ?_7

Esta parte de ajustar os valores de tensão para cada motor, já esta claro em minha mente, chegando em casa irei colocar em pratica.

Agora referente a ligação dos motores, ficou a duvida.

Alguem sabe me dizer se fiz certo as ligações?

Pesquisando no google achei um link direcionando para uma pagina do próprio clube cnc brasil, o usuario Alebe em 20/07/09 - 19:12 diz que o esquema de ligação do motor é o seguinte (23lmc004-60) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Bobina1   Vermelho -- Preto ---- Verm/Br
Bobina2   Verde  ------ Branco -- Verd/Br

Preto          comum
Branco       comum
Vermelho   A
Verde         B
Verm/Br     C
Verd/Br      D




Se alguem puder me ajudar a quebrar mais este galho, fico agradecido.  ?_4
"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil


Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Surgiu uma nova duvida .....

Os fios comum ficam ligados um para cada lado nos extremos dos conectores, correto?

Então em cada conector a ligação fica:

Comum + bobina A + *A

Bobina B + *B + comum

OU

Comum + Bobina A + Bobina B

Bobina *B + Bobina*A + Comum

Qual das duas sequencias?

Obrigado desde já.
« Última modificação: 16/03/11 - 19:37 por alexandre lopes »
"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil


Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Alexandre,to achando que voce não seguiu o conselho do Ednei...
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
pra conferir os pinos do CI L297, em uma ponta tem um chanfro do lado esquerdo começa o pino um conforme a foto...


sobre a ligação dos motores sugiro que leia um pouco mais pois tem informações importantes quanto a regulagem dos motores, pois cada modelo tem sua amperagem diferente e sendo assim regulagem diferenciada nos trimpot, leia bastante ali na area da placa cnc3ax quanto a documentação toda e se tiver duvidas ajudaremos no que for preciso, na sua ligação que pretende fazer agora não posso responder de imediato pois tenho que pesquisar pra dizer a resposta certa e estou um pouco sem tempo no momento...



segue,e conselho meu,leia mais um pouquinho...voce ta quase la...

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino


Esta parte de ajustar os valores de tensão para cada motor, já esta claro em minha mente,



 ?_31...Acho que não é TENSÃO e sim CORRENTE (amperagem) que o motor exige ao trabalhar...

Abraços
« Última modificação: 16/03/11 - 22:02 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Surgiu uma nova duvida .....

Os fios comum ficam ligados um para cada lado nos extremos dos conectores, correto?

Então em cada conector a ligação fica:

Comum + bobina A + *A

Bobina B + *B + comum

OU

Comum + Bobina A + Bobina B

Bobina *B + Bobina*A + Comum

Qual das duas sequencias?

Obrigado desde já.

   é complicado ajudar sem conhecer o motor, existem trocentos tipos de motores com fios de cores diferentes, na imagem  em "LA e LB" vão ligados os comuns das bobinas, os outros fios se trocar o motor não vai funcionar ou vai trepidar mas não estraga desde que os comuns estejam ligados certo
 
   
Gilberto

Clube CNC Brasil


Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 ?_31...Acho que não é TENSÃO e sim CORRENTE (amperagem) que o motor exige ao trabalhar...

Abraços

Confundi as bolas por aqui.  ?_16  Éra sobre a corrente que estava me referindo. Obrigado pela correção.

Forte Abraço.  ?_4



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

é complicado ajudar sem conhecer o motor, existem trocentos tipos de motores com fios de cores diferentes, na imagem  em "LA e LB" vão ligados os comuns das bobinas, os outros fios se trocar o motor não vai funcionar ou vai trepidar mas não estraga desde que os comuns estejam ligados certo.

Grande Gimba  ?_6

A partir dessa sua dica, de que não haveria possibilidade de estragar a controladora desde que os comuns estivessem ligados certo, tomei coragem e coloquei a cnc3ax para funcionar hoje.

Regulei a corrente referente a cada motor e acabei de realizar os testes agora as 01:00 desta sexta-feira.  ?_17

Ontem (Quinta-Feira) pela tarde tentei diversas vezes funcionar a placa com os softwares mach2 e mach3.

No mach2 o Jog queria movimentar o eixo mais não ia. O motor esquentava bem nas medições com o dedometro.  ?_23

Peguei um tutorial passo a passo de configuração do mach 2 e nada de funcionar a controladora.  ?_11 Instalei o mach 3 e nada de comunicação com a interface.  ?_12

Pensei bem, e resolvi apelar para o DOS ... Baixei um .Iso do Ms-Dos, instalei o Daemon Tools, fiz um pen drive bootavel, copei o turbocnc e pinba, apertei o F8 para abrir a tela Jog, e tudo respondendo perfeitamente.  ?_13

Abri um arquivo de sample do turbo cnc, e tudo ok ....

Fiz o teste com apenas dois motores, de manhã pretendo colocar o terceiro motor para funcionar (Action SM 1.8-D18-MN)...

Vou editar as fotos com a sequencia correta de ligação dos motores, e depois posto no tópico para ficar documentado no forum.

Obrigado a todos os amigos que ajudaram, aqui no tópico ...  ?_4






"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil


Offline alexandre lopes

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Postei em motores de passo o esquema de ligação dos motores Astrosyn, 23lm-k005-25 & 23lm-c004-60 para ficar mais organizado >> Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



"Aprendemos quando compartilhamos experiências."

Clube CNC Brasil


Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
é este beneditos motores 23LM- K005-20, um deste está me dando um baile, até consegui fazer girar mas parece que tem uma ligação invertida, inves de dar um passo pra frente ele volta, é um motor de 8 fios, to aqui na luta par saber quem é o comum(+) 

Clube CNC Brasil


Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Ednei,testa aí,essa informação retirei do Forum cncmania,onde o JulioHB fala,não sei se funfa a contento,pois nao tenho esses motores,mas,tenta aí,morrer eles não irão...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços

Mauro
« Última modificação: 04/04/11 - 12:18 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


 

SiteLock