Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Construção CNC Caseira - Portugal...  (Lida 11543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #15 Online: 23/12/13 - 19:05 »
Túlio

Se me permites , deixa dar umas dicas , que se não forem úteis agora ,  poderão ser no futuro (aquando dos upgrades) .

Como vives na zona norte de portugal tens mais facilidade (é a ideia que tenho) em serviços e materiais.

1º visita aqui esta página Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login , é de um português o Luis Silva , moço impecável , julgo que não seja frequentador deste forum , mas é de outros... vê a evolução nas maquinas dele

2º para corte a laser da estrutura tens uma empresa aí no norte Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login , pedes cotação para o corte e logo vês se te interessa o preço , o Luis Silva mandou cortar lá o aço com que fez as máquinas dele ,  fornecem o corte e as peças , eu fiz cotação aqui numa empresa perto de mim , corte a jacto de agua .. fiquei desiludido quando percebi que o corte a jacto de agua tinha sempre uma inclinação no corte , foi-me dito que era uma caracteristica do corte a jacto dágua , desisti pois não é compativel com acuidade ...

3º depois de ter gasto um dinheirão a comprar guias ... descobri que existia uma outra empresa a fazer preços MUITO melhores que todas as outras que eu tinha contactado , azar o meu nao ter descoberto antes de comprar a maioria das guias e acessorios ...   a empresa é EUROCORREIAS em lisboa , procura na net o contacto e quando telefonares ou mandares email para cotação de material , pedes para ser com o Sr. Fernando e disses que eu te aconselhei , julgo que serás bem atendido  :anjo:

* Tivesse eu tido assim umas dicas destas e teria poupado concerteza umas centenas de euros na construção da minha cnc.

Abraço e tudo de bom

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #15 Online: 23/12/13 - 19:05 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #16 Online: 23/12/13 - 20:54 »
Valeu Zé

para futuros updates...o primeiro penso que será passar tudo pra estrutura de alumínio....Obrigado pelas dicas...

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #16 Online: 23/12/13 - 20:54 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #17 Online: 26/12/13 - 08:12 »
Já agora Zé,

qual o SoftWare que usas...???
Eu tou a pensar no mach3...penso que é o k a maioria usa...
Já agora alguma versão Pirata...demo...ou licenciada...???

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #17 Online: 26/12/13 - 08:12 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #18 Online: 26/12/13 - 15:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Já agora Zé,

qual o SoftWare que usas...???
Eu tou a pensar no mach3...penso que é o k a maioria usa...
Já agora alguma versão Pirata...demo...ou licenciada...???


Boas Túlio

Uso o Linuxcnc Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login que trabalha em ambiente linux com um programa dedicado e pronto a trabalhar depois de instalado e definirmos a nossa máquina !!!

Achei o Mach3 muito complicado na altura (2 anos atrás) e descobri este , grátis e com bastante apoio na net , "tento" usar só software livre , se fores desenhar tambem , fica dificil não ser um a pagar , de momento uso o meu muito amado ASPIRE 4  da Vectric que "me arranjaram" ....  , para mim alêm de tudo é mais simples que o ARTCAM ,

Qualquer coisa so perguntar  ?_26

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 26/12/13 - 15:12 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #18 Online: 26/12/13 - 15:11 »

Offline matrix

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O segredo é não desistir...
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #19 Online: 27/12/13 - 19:23 »


Olá a todos, sem querer entrar na guerra dos softwares, posso falar no mach3 e pela experiencia que tenho com ele, é certo
que não é um software livre mas tem um preço bastante acessivel.


Confesso que a primeira vez que tive contacto com ele tambem achei muito complicado e simplesmente coloquei de lado, mas depois de mais alguma pesquiza pelo software ideal para a minha maquina, começei a ler mais sobre ele e depressa vi que
afinal não é tão dificil assim, alias é bastante facil.


Posso deixar aqui algumas vantagens:

Enorme variedade de interfaces que podemos usar, encontramos varios recursos a preços bastante acesiveis.
Disponibiliza varias ferramentas que permite personalizar funcões, brains, visual basic, modbus etc.
Capacidade de criar as nossas proprias telas sem ter conheçimento em programação.
etc.

Atenção não quero dizer que é melhor que o Emc, até porque não conheço a ponto disso, sei que não tem o recurso das telas, ou tem mas é bastante limitado.



Obrigado




Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #19 Online: 27/12/13 - 19:23 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #20 Online: 27/12/13 - 19:48 »
Olá Matrix

Não levo a coisa pro lado da guerra de "softwares" , no meu caso a coisa é tão simples como : Desempregado longa duração = bolso vazio e escassissimos recursos financeiros .

Logo não tenho  $$  para investir em software , só tinha mesmo um caminho , como me tenho dado bem com o LinuxCNC (antigamente tinha o nome de EMC2) , não preciso de piratear nada de nada , não pago por sistema operativo , não pago por controlador de máquina ...  , então não tem guerra rsrsrs

Concerteza que os companheiros que tenham $$ e queiram ter o Mach3 , optimo !!! É  a opcção de quem tem $$  :ok:

Interfaces gosto daquela simples do Linuxcnc , afinal só preciso de comandar a minha cnc DIY  , já vi algumas do Mach3 por aí bem artilhadas , digamos que o Mach3 está está mais para o lado profissional ...

Ainda vim aqui acrescentar uma informação pertinente : o linuxcnc pode correr direto do CD/DVD onde foi gravado para fazermos a nossa avaliação !!!

Testa-se  e se gostarmos então  instala-se no Disco Duro (de preferencia uma máquina só dedicada a comandar a cnc !!! ) tendo antes sido feito o teste de LATENCIA do computador pra ver se aguenta   :ixi:

O software para gravar o ficheiro acima ( ISO ) pode ser este Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login que por sinal tambem é software livre  :ola:
 
Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 27/12/13 - 20:12 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #20 Online: 27/12/13 - 19:48 »

Offline matrix

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O segredo é não desistir...
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #21 Online: 28/12/13 - 11:32 »



Amigo Zé, apenas usei o termo (entrar em guerras) para não iniciar um debate destes que estamos habituados a ler em alguns forums, e que ná minha opinião não levam a lado nenhum, o melhor software é aquele que o usuario se sinta á vontade, apenas e só isso.


Falando de preço, estamos a falor de um programa que custa $175 (aproximadamente 125€) estupidamente barato para o potencial do programa, alem disso támbem o podemos usar em demo apenas com algumas limitações, a maioria das pessoas não precisa da versão paga.


Quanto ao linux, não tenho nada contra, inclusive na empresa onde trabalho tem uma maquina que usa este sistema operativo e um control cnc támbem baseado em linux (uma possivel versão Emc2 personalizada), funciona bem mas, nota se que não é uma sistema proficional, existe bugs, mas á parte disso está ok.


Quando começei tambem tentei procurar o melhor software para mim, tambem dei de caras com o Emc2, a mim pareceu mais complicado, talvez por estar a abordar um sistema operativo deferente, não estando á vontade acabei por desistir.


obrigado

 

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #21 Online: 28/12/13 - 11:32 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #22 Online: 15/03/14 - 16:07 »
Boas Noites Pessoal,

deixo mais umas Fotos da minha CNC em andamento...falta a parte eletrónica...
fiz umas melhorias para reduzir a curvatura do Eixo do X (alteração a versão inicial que podem ver fotos atras, sem ainda a ter terminado sequer...ZZZZZ)...tinha cerca de 0.5mm ao meio...ao introduzir dois eixos de cada lado, criei uma determinada inercia, tal como tenho no eixo do Y...assim a curvatura fugiu...

e agora todo o MDF está envernizado e fica com um aspeto ótimo...e muito mais resistente...

quanto a parte de Motores e controladora vou ter de esperar algum tempo...quando a coisa estiver melhor de finanças...LOL

Já agora sem ser o EBAY algumas dicas de sites onde posso comprar esses componentes...???

Abraço...

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #22 Online: 15/03/14 - 16:07 »

Offline gilberto_glp

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 414
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • calaboca e me beija!
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #23 Online: 16/03/14 - 21:26 »
Boa noite, caro amigo eu tenho uma cnc com área útil de 1000x800 e vendo direitinho a minha maquina perceber quase eu me dedicar e  estudar e ter paciencia e muito ajuda consigo montar uma....
Comprei um projeto no ML e nao deu certo  o projeto é horrível.
Estou aqui pedindo a você se me vende este projeto .
Aguardo sua resposta.....

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #23 Online: 16/03/14 - 21:26 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #24 Online: 17/03/14 - 07:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas Noites Pessoal,

deixo mais umas Fotos da minha CNC em andamento...falta a parte eletrónica...
fiz umas melhorias para reduzir a curvatura do Eixo do X (alteração a versão inicial que podem ver fotos atras, sem ainda a ter terminado sequer...ZZZZZ)...tinha cerca de 0.5mm ao meio...ao introduzir dois eixos de cada lado, criei uma determinada inercia, tal como tenho no eixo do Y...assim a curvatura fugiu...

e agora todo o MDF está envernizado e fica com um aspeto ótimo...e muito mais resistente...

quanto a parte de Motores e controladora vou ter de esperar algum tempo...quando a coisa estiver melhor de finanças...LOL

Já agora sem ser o EBAY algumas dicas de sites onde posso comprar esses componentes...???

Abraço...

Nobre Tulio
vc ja entrou em contato com o MAC( ADMINISTRADOR), pois ele  vende este tipo de material que vc quer.,]
não custa dar uma pesquizada com ele.

muito bacana a estrutura de sua maquina, mas  uma pergunta.
mesmo tendo  2 eixos com rolamentos lineares,  não seria melhor  colocar os eixos em suporte e rolamentos lineares abertos, pois  acredito  que ficaria mais firme e evitaria  flambar os eixos

acho que seria enteresante fazer esta maquina com um eixo Z mais alto para colocar um quarto  eixo rotativo, pois como éla é pequena, poderia fazer  alguns trabalhos legais

qual a medida da area util de sua maquina.
este projeto vc mesmo quem fez ou comprou o projeto???????

abraço e uma boa semana
ricardo

abraço
ricardo
« Última modificação: 17/03/14 - 07:19 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #24 Online: 17/03/14 - 07:16 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #25 Online: 17/03/14 - 17:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite, caro amigo eu tenho uma cnc com área útil de 1000x800 e vendo direitinho a minha maquina perceber quase eu me dedicar e  estudar e ter paciencia e muito ajuda consigo montar uma....
Comprei um projeto no ML e nao deu certo  o projeto é horrível.
Estou aqui pedindo a você se me vende este projeto .
Aguardo sua resposta.....


Boas Noites, sim poso-lhe vender os planos...contudo foi tudo desenhado e pensado por mim...os passos que segui foram...investigar...obter desenhos técnicos de algumas peças principais...fazer uma modelo a escala real 3D no GoogleSkectup...desenhar todas a peças em AutoCad...e cortar grande parte delas numa CNC profissional que uso na Carpintaria onde trabalho...convém dizer que fiz também um modificação ao longo do processo...que já foi explicada num dos meus últimos posts...
Ou seja convém que saiba utilizar o Skectup e o AutoCad...para os meus planos lhe serem uteis de uma forma mais direta...
Ou se não terei de os redesenhar para uma pessoa mais comum...

Algumas Características:
Estrutura em MDF de 22mm todo devidamente envernizado com 2 demãos de tapa poros e 1 demão de Verniz de Poliuretano (Fica o dobro de Resistente).
Área de trabalho - 100x85x8,5 cm (X-Y-Z).
Com Fusos trapezoidais com BallNuts (Porcas Anti Folga) - Made in CHINA.
Eixos lineares em aço de 20mm com rolamentos de esferas Lineares.
Base no Eixo Z preparada (executada) para uma Fresa - KRESS 800 FME.

Abraço...

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #25 Online: 17/03/14 - 17:10 »

tulioesteves

  • Visitante
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #26 Online: 17/03/14 - 17:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobre Tulio
vc ja entrou em contato com o MAC( ADMINISTRADOR), pois ele  vende este tipo de material que vc quer.,]
não custa dar uma pesquizada com ele.

muito bacana a estrutura de sua maquina, mas  uma pergunta.
mesmo tendo  2 eixos com rolamentos lineares,  não seria melhor  colocar os eixos em suporte e rolamentos lineares abertos, pois  acredito  que ficaria mais firme e evitaria  flambar os eixos

acho que seria enteresante fazer esta maquina com um eixo Z mais alto para colocar um quarto  eixo rotativo, pois como éla é pequena, poderia fazer  alguns trabalhos legais

qual a medida da area util de sua maquina.
este projeto vc mesmo quem fez ou comprou o projeto???????

abraço e uma boa semana
ricardo

abraço
ricardo


Boas Noites, sim foi tudo desenhado e pensado por mim...os passos que segui foram...investigar...obter desenhos técnicos de algumas peças principais...fazer uma modelo a escala real 3D no GoogleSkectup...desenhar todas a peças em AutoCad...e cortar grande parte delas numa CNC profissional que uso na Carpintaria onde trabalho...convém dizer que fiz também um modificação ao longo do processo...que já foi explicada num dos meus últimos posts...

Algumas Características:
Estrutura em MDF de 22mm todo devidamente envernizado com 2 demãos de tapa poros e 1 demão de Verniz de Poliuretano (Fica o dobro de Resistente).
Área de trabalho - 100x85x8,5 cm (X-Y-Z).
Com Fusos trapezoidais com BallNuts (Porcas Anti Folga) - Made in CHINA.
Eixos lineares em aço de 20mm com rolamentos de esferas Lineares.
Base no Eixo Z preparada (executada) para uma Fresa - KRESS 800 FME.

Abraço...

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #26 Online: 17/03/14 - 17:12 »

Offline amorimnit

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #27 Online: 15/03/18 - 10:27 »
Amigos, o tulioesteves chegou postar os detalhes de seu projeto aqui no fórum ? queria fazer uma igual, gostei muito.

Clube CNC Brasil

Re:Construção CNC Caseira - Portugal...
« Resposta #27 Online: 15/03/18 - 10:27 »

 

SiteLock