Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Máquina Pick & Place e outras  (Lida 3819 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline bibliocade

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Máquina Pick & Place e outras
« Online: 19/02/10 - 21:59 »
Prezados amigos do fórum!

Estou com intenção de disponibilizar no item de menu PROJETOS DE PARTICIPANTES DO FÓRUM, uma proposta para compartilhar esforços na produção de um modelo de máquina CNC de alta qualidade e baixo custo. Durante dois anos participo de um projeto para produção de uma máquina de montagem SMD nacional, capaz de aplicar 7000 componentes por hora. O conhecimento adquirido pode proporcionar implementações noutros segmentos de equipamentos de controle numérico computadorizado.

Clube CNC Brasil

Máquina Pick & Place e outras
« Online: 19/02/10 - 21:59 »

Offline bibliocade

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #1 Online: 19/02/10 - 22:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Prezados amigos do fórum!

Estou com intenção de disponibilizar no item de menu PROJETOS DE PARTICIPANTES DO FÓRUM, uma proposta para compartilhar esforços na produção de um modelo de máquina CNC de alta qualidade e baixo custo. Durante dois anos participo de um projeto para produção de uma máquina de montagem SMD nacional, capaz de aplicar 7000 componentes por hora. O conhecimento adquirido pode proporcionar implementações noutros segmentos de equipamentos de controle numérico computadorizado.

Prezados amigos do fórum!


    Através do projeto de pesquisa foi desenvolvido software próprio para gerenciamento e controle completo de máquina CNC, interpretador próprio de Gerber, GCode, DCode, Mcode, etc. Foram desenvolvidas placas próprias nas funções de CPU, driver de motor de passo
microprocessado, fontes de alimentação, alimentadores de componentes de eletrônicos, código de programação, layout otimizado das partes móveis, etc.
     Através de uma plataforma que pretendo manter totalmente aberta, gostaria de indentificar interessados para essa eventual empreitada.
     Com apoio e integração podemos formar padrões e estabelecer novas ferramentas de trabalho.
     Para maiores informações, estou à disposição através do fórum.

Abraço!
Fís. Everton Albino Schaeffer.


Clube CNC Brasil

Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #1 Online: 19/02/10 - 22:22 »

Offline bibliocade

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #2 Online: 19/02/10 - 22:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Prezados amigos do fórum!

Estou com intenção de disponibilizar no item de menu PROJETOS DE PARTICIPANTES DO FÓRUM, uma proposta para compartilhar esforços na produção de um modelo de máquina CNC de alta qualidade e baixo custo. Durante dois anos participo de um projeto para produção de uma máquina de montagem SMD nacional, capaz de aplicar 7000 componentes por hora. O conhecimento adquirido pode proporcionar implementações noutros segmentos de equipamentos de controle numérico computadorizado.

Prezados amigos do fórum!


    Através do projeto de pesquisa foi desenvolvido software próprio para gerenciamento e controle completo de máquina CNC, interpretador próprio de Gerber, GCode, DCode, Mcode, etc. Foram desenvolvidas placas próprias nas funções de CPU, driver de motor de passo
microprocessado, fontes de alimentação, alimentadores de componentes de eletrônicos, código de programação, layout otimizado das partes móveis, etc.
     Através de uma plataforma que pretendo manter totalmente aberta, gostaria de indentificar interessados para essa eventual empreitada.
     Com apoio e integração podemos formar padrões e estabelecer novas ferramentas de trabalho.
     Para maiores informações, estou à disposição através do fórum.

Abraço!
Fís. Everton Albino Schaeffer.


Prezados amigos do fórum!
Me atrapalhei na edição da mensagem, pois estou acostumado a usar o TAB na edição de código fonte no EDIT do DOS. O tecla TAB me levou ao botão ENVIAR e com <enter> em seguida ocorreu a confirmação de envio prematuro.
Caso não entendam a mensagem, deixem comentário.

Att.
Everton.


Clube CNC Brasil

Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #2 Online: 19/02/10 - 22:27 »

F2S

  • Visitante
Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #3 Online: 19/02/10 - 22:35 »
Olá Everton,

Tentei ajudar apenas retirando a forma de texto citado para facilitar a leitura.

O que está faltando? O que você pretende?
____________________________________

Prezados amigos do fórum!

Estou com intenção de disponibilizar no item de menu PROJETOS DE PARTICIPANTES DO FÓRUM, uma proposta para compartilhar esforços na produção de um modelo de máquina CNC de alta qualidade e baixo custo. Durante dois anos participo de um projeto para produção de uma máquina de montagem SMD nacional, capaz de aplicar 7000 componentes por hora. O conhecimento adquirido pode proporcionar implementações noutros segmentos de equipamentos de controle numérico computadorizado.


Através do projeto de pesquisa foi desenvolvido software próprio para gerenciamento e controle completo de máquina CNC, interpretador próprio de Gerber, GCode, DCode, Mcode, etc. Foram desenvolvidas placas próprias nas funções de CPU, driver de motor de passo microprocessado, fontes de alimentação, alimentadores de componentes de eletrônicos, código de programação, layout otimizado das partes móveis, etc.
    
Através de uma plataforma que pretendo manter totalmente aberta, gostaria de indentificar interessados para essa eventual empreitada.
    
Com apoio e integração podemos formar padrões e estabelecer novas ferramentas de trabalho.
    
Para maiores informações, estou à disposição através do fórum.

Abraço!
Fís. Everton Albino Schaeffer.
« Última modificação: 19/02/10 - 22:37 por F2S »

Clube CNC Brasil

Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #3 Online: 19/02/10 - 22:35 »

Offline bibliocade

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #4 Online: 21/02/10 - 19:33 »
Olá!

Pelo que tenho observado, existem diversos
grupos ou pessoas envolvidas na produção independente de máquinas CNC, seja
para fins comerciais ou simplesmente por hobby.
        Considero muito promissor dirigir todo esse potencial através de
ferramentas de gestão e evitar duplicação de esforços, ou repetição de
experiências, dando maior eficiência ao trabalho individual através
do coletivismo otimizado das informações de cada projeto.
        Uniformizar os detalhes técnicos de cada projeto é uma tarefa que
cabe ao desenvolvedor, que na maioria dos casos não é disciplinado em
documentar devidamente os detalhes do projeto, sendo esse um grande problema,
não obstante, trata-lo representaria uma inovação marcante.
        Os participantes de um fórum poderiam adotar o uso de
uma ferramenta de gestão dos projetos, e dessa forma, por exemplo, as dimensões
de uma peça desenvolvida para uma determinada máquina, poderia ser consultada
por outros usuários do sistema, a fim de evitar duplicação de atividades, além de favorecer naturalmente relações comerciais entre os participantes.
        Esse método de trabalho costuma ser usado na gestão de equipes
multidisciplinares, cujos trabalhos são bastante diversificados e boa parte
das tarefas são executadas remotamente. Condição esta, muito semelhante a do o fórum GuiaCNC e outros.
        Tenho desenvolvido dentro de uma plataforma estruturada de trabalho
drivers de motores de passo nacionais, software embarcado nacional, software
nacional para controle de máquinas CNC(furadeira, usinagem, pick & place,
robôs)
        O sistema de gestão de projetos multidisciplinares opera na plataforma
SGML e conta com ferramentas de hiperligação para textos, imagens(esquemas,
circuitos, desenho técnico, datasheet), gráficos, emuladores, etc. Registros
dimensionais são feitos em 3D.
        Seria possível estimular o uso de uma tal ferramenta para os
integrantes do fórum?

Abraço!

Fís. Everton A.Schaeffer
Máquina CNC - Núcleo de Extensão Universitária da Feevale.
Av.Edgar Hoffmeister, 600 -  Valetec - sl07
Campo Bom - RS

Clube CNC Brasil

Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #4 Online: 21/02/10 - 19:33 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #5 Online: 06/03/10 - 20:39 »
Olá Everton,essa sua ideia é muito boa,eu particularmente sou fã de construção de um determinado modelo,funcional,a um custo acessivel a todos.Sei que não é uma tarefa facil essa sua de "uniformizar" os detalhes tecnicos das maquinas,pois muitos seres humanos não concordam com isso e acham que estarão sendo copiados os seus feitos,eu não penso assim,acho louvavel a sua ideia e se eu puder colaborar...podes contar comigo,alem do mais,a maioria do pessoal nem tem um projeto especifico de suas maquinas,a criatura,na maioria das vezes,é construida em etapas de erra e acerta,e muita leitura em fórums,dicas de amigos e etç,mas...estão aí e funcionando,isso deve ser levado em conta,dado o esforço de todos em fazer suas crias funcionarem,correr atras de valores acessiveis de partes e peças para produção das mesmas.Então,eu,particularmente,gostaria de poder te ajudar da seguinte forma:
Como ja iniciaste o topico aqui falado da pick&place,nem todos os usuarios do fórum e visitantes tem conhecimento e idéia do que é uma maquina dessas,seria interessante expor o que é e o que faz a dita maquina,isso com suas ideias e dicas de como voce quer que o sistema dela funcione,lógico que voce ja tem um sistema,mas estamos aqui pra te ajudar a encontrar o que (talvez)esteja faltando pra melhorar a sua ideia de projeto.
Voce menciona,diversas maquinas em seu ultimo comentario,tambem seria muito interessante a todos os usuarios,conhecerem uma tecnologia de controle nacional,em diversas maquinas,como tornos e furadeiras,e seus componentes,logicamente se caso voce tenha usado componentes de aquisição no Brasil.
Quanto a ferramenta que voce fala em seu comentario,SGML,eu não a conheço,então não tenho nenhum argumento a lhe falar,mas espero ter ajudado em meu comentario,e espero poder ajudar mais e discutir as suas ideias,ainda não consegui fazer a minha criatura,isso se da a diversos fatores,mas espero logo chegar la.

Abraços

Mauro
« Última modificação: 06/03/10 - 20:40 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #5 Online: 06/03/10 - 20:39 »

Offline bibliocade

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #6 Online: 22/04/10 - 19:26 »
Olá Mauro!

Muitas energia se gasta com protótipos e erros.
A gestão do projeto, mesmo em ambiente doméstico, pode ajudar muito na construção dessas máquinas.
Basta convencionar que um determinado número de praticantes dessa atividade utilizem um programa CAE em conjunto.
A solução encontrada por um participante poderia rapidamente ser usada por outro e vice-versa.
Tenho tais ferramentas, bem como uma ampla biblioteca de soluções em CNC.
Falta definir um grupo capaz de trabalhar com ferramentas computacionais de desenvolvimento.

Abraço!
Everton Albino Schaeffer.

Clube CNC Brasil

Re: Máquina Pick & Place e outras
« Resposta #6 Online: 22/04/10 - 19:26 »

 

SiteLock