Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Procurando ajuda para acertar minha CNC  (Lida 4612 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Online: 05/07/17 - 21:54 »
Boas Pessoal, bom, eu tenho ha algum tempo uma CNC com area util de 1000x1000 que comprei montada de um cara que montava maquinas em SBC, enfim pedi muita juda pra ele assim que recebi a maquina e sempre tive problemas de movimentação dos eixos dessa maquina... e o tempo foi passando... garantia acabou e por fim não deu em nada ajuda do vendedor que apenas fez o que muitos fazem enrolam e pronto.
Tudo bem, agora penso em tentar acertar essa maquina vou colar aqui abaixo a descrição de venda dessa maquina pra ajudar a quem possa entender :

- Eixos de 40mm de diâmetro nos eixos de movimento X e Y
- Eixo de 20mm de diâmetro no eixo de movimento Z
- Todos os rolamentos são com flange de precisão
- Fusos de esferas em todos os eixos
- Estrutura de movimento toda em alumínio de 1/2"
- Proteção dos eixos de chapa de aço de 3mm
- Estrutura de base tubo quadrado 80x80mm com parede de 2.60mm de espessura
- Gabinete todo fechado e com duas portas frontais
- Suporte para monitor e teclado fixo na lateral do gabinete todo em aço
- Mesa de travamento em alumínio com rasgo T para fixar o material a ser usinado
 
Vamos para a parte eletrônica:
 
- Motores de 52kgf nos eixos X e Y
- Motor de 30kgf no eixo Z
- Driver de 50 volts com até 5A
- Esteira porta cabos em todos os eixos
- Cabos de instalação blindados com 3 camadas de blindagem
- Fonte de alimentação chaveada industrial
- CPU
- Painel elétrico anti chama
- Botões e sinaleiros instalados no suporte do monitor e teclado


Bom logicamente algumas informações eu vou sobrescrever, dados da fonte, amperagem, motores etc... só não saberia dados como passo do fuso etc... que são coisas que fogem do meu entendimento.
Motores me parecem nema 34, a fonte vou confirmar mas creio que seja 24v para os drivers e vou verificar a amperagem e uma de 5 amp. pequena
essa maquina não tem placa controladora,.,,, o cabo sai da paralela do micro e vai direto para os drivers....

o problema dela é que mesmo bem lubrificada, e desde o inicio de uso, sempre perdeu passos.... e acredito por ser muito robusta e usar um spindle de 3,5cv refrigerado a agua mais todo peso do portico tenha afetado na movimentação, ou foi mal dimensionado driver ou fontes para os motores...

enfim, gostaria de um palpite por onde continuar a buscar por problemas... ja que revisei os fusos, ja desliguei a conexão com motores para verificar e ajustar a movimentação....essa parte basica de procura por algo mecanico na maquina.

obrigado por qualquer ajuda de vc's!

Clube CNC Brasil

Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Online: 05/07/17 - 21:54 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #1 Online: 06/07/17 - 03:29 »
Bom dia Alexgt

pela sua descrição parece ser uma CNC bem parruda em peso.

  Sua descrição parece ser bem feita e já com um bom nivel de conhecimento , mas como sabe uma imagem vale por mil palavras.

1º tire fotos se possivel

2º Tem multimetro para poder medir voltagem da(s) fonte(s) ? Se sim terá de medir pois com essa electronica parece ser algo que consome bastante energia.

A perda de passos se dá em que eixo(s) ?

4º Faça medição entre as guias lineares e procure diferenças que podem ser de 0,1mm até alguns milimetros !!!

a melhor maneira é arranjar um pedaço de madeira / mdf que fique justo de um dos lados  depois no outro extremo é fácil de verificar diferenças mesmo que minimas . Isto para o eixo X e Y. A imagem que coloquei é apenas um exemplo onde mostra diferenças nos extremos.

Não percebi como é essa ligação entre PC e electronica , pode tirar fotos ?

Por agora é o inicio de como atacar o problema , vamos esperar pelas suas deligencias.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #1 Online: 06/07/17 - 03:29 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #2 Online: 06/07/17 - 06:44 »
Bom dia Zé!
Obrigado pelas dicas na laser que estou montando!

Bom, é parruda mesmo essa maquina... rs  Essa parte não culpo o vendedor, pois quando procurei queria mesmo algo bem reforçado o que me levou a comprar essa.
Vc me deu varias coisas pra avaliar e,  mão na massa, vou procurar por diferenças!
é super estranho não ter uma controladora né.... mas ja tinha perguntado para o vendendor onde estava a controladora... e ele mesmo me disse que nao usava,,.rs
bom vou anexar umas fotos simples da maquina e depois começo a fotografar bem especificadamente os locais.

Obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #2 Online: 06/07/17 - 06:44 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #3 Online: 06/07/17 - 09:22 »
Seguindo as fotos de algumas partes da maquina, e ai vou tirando mais algumas aqui da parte mecanica

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #3 Online: 06/07/17 - 09:22 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #4 Online: 06/07/17 - 09:51 »

A fonte maior da 24,3v e a menor 5,3v
os drivers são TB6600 DIV268-n 5A todos iguais
os motores nema 34 ( eu acho ) pelo tamanho ja potencia eu não sei devido nao ter nada especificado neles.
não tenho como mostrar bem pra vc's mas o cabo sai do PC, e vai direto para os drivers... não ha placa alguma mesmo.

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #4 Online: 06/07/17 - 09:51 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #5 Online: 06/07/17 - 10:04 »
A questão de qual eixo perde passo é assim:
Se cortar um quadrado = não ha problema nunca
se for circulo = ai as vezes da algum problema
se o corte se tratar de varias curvas ou se utilizar a maquina para rebaixos ai sim certeza que perde muito, são varios erros
e que acontecem em varios pontos da mesa da mesma forma.

em determinado momento ela esta cortando em curva ela pode sair para fora ou para dentro dessa curva e terminar o trabalho todo errado.

vou tentar exemplificar com fotos, ja afastei bem o o inversor da maquina ja aproximei bem ele da maquina para ver se havia interferencia e consegui ver que muito proximo dava interferencia mas no eixo Z que não me parece o meu problema.

ja como o defeito se da em curvas... eu nao consigo avaliar qual eixo faz o erro... me parece sem muita experiencia que X é o eixo com problema... eu ja tive muito problemas de movimentação com o Y mas depois de acertar a lubrificação e posição parece ter melhorado.

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #5 Online: 06/07/17 - 10:04 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #6 Online: 06/07/17 - 10:22 »
Eu particurlamente penso assim.... a movimentação do X é muito mais simples e facil que a do Y... utiliza-se o mesmo motor e driver para os 2 eixos... só que o Y empurra o portico, em um fuso de esferas de mais de 1 metro, mais o spindle motor do X etc... e o X apenas move o spindle.
quando desligados os motores da pra sentir bem que o motor do Y tem muito trabalho, quanto ao X é bem leve de se mover....
acho que teria de haver ou um driver mais forte para o Y ou motor mais forte para esse cara....
não sei se a velocidade dessa maquina tem que ser reduzida pois como não ha ninguém que encontrei com uma semelhante não tenho base de como deixar isso ajustado, eu fui diminuindo a velocidade conforme tive problemas com essa movimentação ou quebra de fresas.
Mas ainda depois de 3 anos... não sei como se chega nesse acordo entre força e velocidade nos ajustes

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #6 Online: 06/07/17 - 10:22 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #7 Online: 06/07/17 - 10:54 »
Ok Alex

Vamos lá então .

1º Se o eixo Y deu problemas no passado ( e melhorou depois de lubrificado ) então temos já 1 candidato a ser a fonte do problema.

2º Colocando a hipótese de ser o eixo Y , nos Drivers vc pode fazer o "desdobramento" dos passos , passando para 1/8  1/16 (isto se o driver tiver essa hipótese , mas mesmo os mais baratos tem essa opção , basta ver a tabela que normalmente acompanha o driver na parte lateral)  levando isso a uma redução de velocidade e aumento de precisão e torque .

3º Era interessante saber onde vai o cabo Paralelo que  sai do PC , nas fotos não dá para ver ! 

4º Se quebra fresas ( ui ui  quantas eu quebrei até hoje ) ai a culpa é da velocidade excessiva !! Ou por exemplo a fresa entrar Demasiado dentro do material e ir cortando mas com um esforço enorme que leva a quebrar ( hoje eu aprendi que se quiser não partir fresas devo ter velocidade reduzida ou pouco material (1mm a 2mm) usinado de cada vez mas a velocidades altas , vai depender da dureza do material.

Quando vc agarra no eixo Z , e tenta mover Manualmente , não sente nenhuma Folga ?  pode ser com os motores alimentados mesmo assim aparecem as folgas mecanicas
« Última modificação: 06/07/17 - 10:57 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #7 Online: 06/07/17 - 10:54 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #8 Online: 06/07/17 - 11:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ok Alex

Vamos lá então .

1º Se o eixo Y deu problemas no passado ( e melhorou depois de lubrificado ) então temos já 1 candidato a ser a fonte do problema.

Na verdade nao foi só lubrificação, desmontei esses eixos aproveitei pra lubrificar, mas resolveu com melhor posicionamento etc...

2º Colocando a hipótese de ser o eixo Y , nos Drivers vc pode fazer o "desdobramento" dos passos , passando para 1/8  1/16 (isto se o driver tiver essa hipótese , mas mesmo os mais baratos tem essa opção , basta ver a tabela que normalmente acompanha o driver na parte lateral)  levando isso a uma redução de velocidade e aumento de precisão e torque .

atualmente esta no drive na forma de 1 a regulagem, passaria então para 1/2? ou outro valor?


3º Era interessante saber onde vai o cabo Paralelo que  sai do PC , nas fotos não dá para ver ! 

vou tentar mostrar,,, mas é que está tão direto que não tem como mostrar melhor quase...rs

4º Se quebra fresas ( ui ui  quantas eu quebrei até hoje ) ai a culpa é da velocidade excessiva !! Ou por exemplo a fresa entrar Demasiado dentro do material e ir cortando mas com um esforço enorme que leva a quebrar ( hoje eu aprendi que se quiser não partir fresas devo ter velocidade reduzida ou pouco material (1mm a 2mm) usinado de cada vez mas a velocidades altas , vai depender da dureza do material.

quebrou muita fresa quando o vendendor me sugeriu deixar a maquina com força total... isso na epoca que travava o eixo Y... depois que consegui ajustar baixei e muito a força da maquina e assim fui acertando o melhor corte.

Quando vc agarra no eixo Z , e tenta mover Manualmente , não sente nenhuma Folga ?  pode ser com os motores alimentados mesmo assim aparecem as folgas mecanicas

devido aos eixos bem reforçados não consigo sentir alguma folga, vou tentar analizar bem agora tarde sobre isso.

obrigado !

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #8 Online: 06/07/17 - 11:19 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #9 Online: 06/07/17 - 11:32 »
Voltando ao inicio de uso da maquina, o vendedor me recomendou utilizar apenas WD40 para utilizar a maquina nos eixos, porem apos uns 2 ou 3 meses a maquina começou a a travar mesmo o Y.... fazia o barulho de motor travando...
Resolvi isso tirando os eixos, e verifiquei que algumas partes havia riscado o eixo, virei o eixo para uma outra posição onde os rolamentos poderiam correr mais livres novamente... e limpei e lubrifiquei dentro dos rolamentos , pois só com WD não estava melhorando nada... e creio que esse tipo de rolamento precisava sim de um tipo de graxa para trabalhar, sendo assim consegui uma graxa certa para maquinas bem fina e fiz isso em todos rolamentos, ficou bom essa parte acredito não ter mais problemas.
pelo menos nunca mais ouvi a maquina travar o eixo... somente perdas de passos, mas..... é complicado como disse teria que rever tudo
minha ideia de erro antes e depois é assim, como travava o Y a maquina dava o barulho do motor forçando e seguia cortando para um outro local, ja atualmente a maquina esta cortando , não escuto e nem sinto nada de difrerente....ela apenas dá uma puxada para algum lado e segue cortando errado... como se ela esquecesse de mover um eixo e derrepente lembra-se e tentasse corrigir o percurso...é um erro muito rapido quase só percebo quando pego a peça e vejo que está com um tipo de dente no corte....
« Última modificação: 06/07/17 - 12:18 por alexgt »

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #9 Online: 06/07/17 - 11:32 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #10 Online: 06/07/17 - 12:41 »
Fotos da parte do cabo do PC.
Existe apenas o conector do cabo paralelo, o cabo paralelo levando 6 fios para os drivers diretamente, neles 2 fios em cada driver e sai mais 2 fios da fonte pequena para cada driver

não ha placa mesmo... ligação totalmente direta, e funciona pelo Mach3 dessa forma....

deve ter 1,5m de cabo que é padrão não acho necessidade fotografar....

uma pessoa que liga uma maquina diretamente assim, creio que tinha um bom conhecimento, ou falta dele...rs ainda não sei que seria o certo na verdade.... a todos que ja falei que uso um CNC sem controladora até hj não vi ninguém na mesma situação que eu...rs

todos ficam surpresos.... no dia que abri a primeira vez essa caixa achei que teria placas circuitos... me senti puramente enganado por não ter quase nada dentro...rs

« Última modificação: 06/07/17 - 12:46 por alexgt »

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #10 Online: 06/07/17 - 12:41 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #11 Online: 06/07/17 - 13:17 »
Realmente Alex , quando hoje em dia uma controladora tem um preço irrisório  ver essa maneira de fazer as coisas que de convencional não tem nada , resumindo se PC tiver problemas afecta directamente Drivers , se drivers tiverem problema afecta directamente pc ( estou falando da falta de opto-acoplamento para isolar as partes envolvidas) e isso ai não se pode chamar de bom conhecimento não , Gambiarra é o mais correcto. por cerca de 100 reais  vc no futuro resolve isso  usando controladora e cabo convencional. E sim vc tem razão em ter ficado surpreso , todos ficamos perante tal... gambiarra

A minha controladora é parecida com esta ( nao igual  )

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Preço bem acessivel , se vc procurar bem pode achar tão ou mais barato e fica com hipotese de ter Homming que é algo confortavel mandar todos os eixos para ponto zero e a maquina ajustar automaticamento o Zero .


Alex os rolamentos dos eixos de 40mm são assim como os da imagem que estou mandando ?

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #11 Online: 06/07/17 - 13:17 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #12 Online: 06/07/17 - 13:37 »
Sim, que me lembre bem parecidos, vou anexar mais algumas fotos dessas partes

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #12 Online: 06/07/17 - 13:37 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #13 Online: 06/07/17 - 13:44 »
A ultima foto é da parte do X, as demais são do Y por baixo da mesa

acabei baixando bem mais a velocidade para testar hj, ja que ontem de 30 peças cortadas numa unica chapa de MDF de 90x90... tive 5 peças com erros... ja hj diminuindo a velocidade dos eixos pelo Mach3 ( de 3000 para 2300 ) tive uma melhora e apenas 1 erro... porem demorou pra caramba pra cortar a chapa...
essa maquina quando recebi tinha nesse campo de velocidade ja ajustado em 3500... veja que pra conseguir algo estou baixando cada vez mais a velocidade...

anexo fotos do tipo de peça que corto que geralmente tenho problemas, e em seguida a forma que o erro aparece.

Descupe-me, a correta posição da peça cortada segue na ultima foto... me esqueci de ser mais preciso com a posição, este corte externo que ficou errado foi feito no sentido horario. Sendo que poucos erros acontecem no sentido anti-horario... não sei se ajuda.

« Última modificação: 06/07/17 - 14:52 por alexgt »

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #13 Online: 06/07/17 - 13:44 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #14 Online: 06/07/17 - 14:04 »
Alex, apenas dando um palpite de leigo, j´tive problemas de perda de passo e o problema era a fonte muito fraca, talvez 24volts seja pouco para seus motores.
Eu não sei o quanto vc ja usou sua maquina, mas as vezes entra muito pó nos rolamentos e isso causar travamento e consequente perda de passo.

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #14 Online: 06/07/17 - 14:04 »

 

SiteLock