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Autor Tópico: ignição eletronica assistida  (Lida 29825 vezes)

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #30 Online: 20/11/09 - 07:27 »
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Ednei,
Como anda a ignição? Conseguiu algum avanço?

não tive o tempo pra mecher fisicamente no projeto, mas virtualmente está funcionando, tenho que olhar o prejeto pra ver o que faremos se não tiver jeito de conserto da placa que fiz vou ter que projetar o circuito todo novamente...

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #30 Online: 20/11/09 - 07:27 »

Offline Ednei

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #31 Online: 11/06/10 - 13:16 »
bom meus amigos, eu desisti da complexidade daquele que eu tava etntando projetar, resolvi montar a versão II que tem na net, funcionou tudo certinho só que o resistor R4 apesar ser de 10W aquece bastante ainda, tem mais uma versão III que vou montar pra fazer uns testes

apelei pela simplicidade e parei de complicar ::)
« Última modificação: 11/06/10 - 13:19 por Ednei »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #31 Online: 11/06/10 - 13:16 »

Offline kaoalex

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #32 Online: 13/06/10 - 13:35 »
Grande Ednei,

Finalmente saiu!!!

Gostei do esquema da bosch! Agora se minha caixinha queimar posso fazer outra. Onde vc conseguiu o esquema? Esse esquema tem ser usado com o distribuidor próprio de ignição eletrônica.

Agora sobre o esquema Versão II.
Infelizmente o R4 vai esquentar mesmo pois esse transistor precisa de muita corrente na base para funcionar direito. Pelos meus cálculos ele teria que ser de 20 W. >:(

Uma opção seria trocar o BU508A por um TIP122 que tem um ganho muito maior.
Se não errei nas contas R4 = 560 Ω e R3=10 kΩ deve funcionar.


Um abraço
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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #32 Online: 13/06/10 - 13:35 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #33 Online: 14/06/10 - 08:56 »
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Grande Ednei,

Finalmente saiu!!!

Gostei do esquema da bosch! Agora se minha caixinha queimar posso fazer outra. Onde vc conseguiu o esquema? Esse esquema tem ser usado com o distribuidor próprio de ignição eletrônica.

Agora sobre o esquema Versão II.
Infelizmente o R4 vai esquentar mesmo pois esse transistor precisa de muita corrente na base para funcionar direito. Pelos meus cálculos ele teria que ser de 20 W. >:(

Uma opção seria trocar o BU508A por um TIP122 que tem um ganho muito maior.
Se não errei nas contas R4 = 560 Ω e R3=10 kΩ deve funcionar.


Um abraço

olha ai que grande dica! montei e funcionou certinho na bancada, vamos aos testes no carro e notei tudo de estranho, primeiro puz a mão na caixinha e levei um choque, motivo, o bu508a tava com o isolamento ruim e tava emcostando na caixinha, resolvido isso em casa novamente e refiz todas as soldas e notei que se deixar o consensador ligado a faisca é mais forte que con ele desligado, vou tentar montar a versãoIII pra fazer outros testes...

haaa, o esquema achei na net mesmo, mas as caixinhas que tenho achado aqui são do modelo M1 e não N1 como no esquema e tbm ali não mostra o tipo do transistor na saida...

fotos da minha montagem...
« Última modificação: 14/06/10 - 09:02 por Ednei »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #33 Online: 14/06/10 - 08:56 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #34 Online: 14/06/10 - 13:43 »
estive lendo um pouco e vi que a voltagem de trabalho do tip122 é de 100v contra os 400v do bu508a e 430v do irgb14c40l... vamos ler e ler e ler e fazer testes testes e mais testes, portanto estudar o assunto novamente...

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #34 Online: 14/06/10 - 13:43 »

Offline kaoalex

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #35 Online: 14/06/10 - 14:55 »
Ednei,
Mas estamos trabalhando com uma tensão de no máximo 15V certo!? Por segurança poderíamos adicionar um  diodos em anti-paralelo com a bobina para evitar tensão reversa induzida.
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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #35 Online: 14/06/10 - 14:55 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #36 Online: 14/06/10 - 15:09 »
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Ednei,
Mas estamos trabalhando com uma tensão de no máximo 15V certo!? Por segurança poderíamos adicionar um  diodos em anti-paralelo com a bobina para evitar tensão reversa induzida.

se olharmos pelo lado da alimentação está certo, poderia explicar como é feito diodos em anti paralelo?

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #36 Online: 14/06/10 - 15:09 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #37 Online: 14/06/10 - 17:26 »
tem um motivo que não poderemos usar os tip122, a amperagem suportada é baixa, precisamos de no minimo de 10A a 15A pelo menos pois a bobina normal para platinados se não me engano consome 8A...

quero lembrar que esta que montei já está instalada na Brasilia e até agora funcionou perfeitamente!
« Última modificação: 14/06/10 - 17:28 por Ednei »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #37 Online: 14/06/10 - 17:26 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #38 Online: 14/06/10 - 19:11 »
Ednei,
Pior que eu tinha visto isso ontem, eu digitei TIP122 mas era para ter sido TIP142, que suporta 10A contra 8A do BU508A.

Anti-paralelo
Diodo ligando no catodo do positivo da bobina e anodo no negativo.

Em time ganhando não se mexe.
De qualquer forma parabéns! A montagem ficou muito bonita!

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #38 Online: 14/06/10 - 19:11 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #39 Online: 15/06/10 - 08:05 »
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Ednei,
Pior que eu tinha visto isso ontem, eu digitei TIP122 mas era para ter sido TIP142, que suporta 10A contra 8A do BU508A.

Anti-paralelo
Diodo ligando no catodo do positivo da bobina e anodo no negativo.

Em time ganhando não se mexe.
De qualquer forma parabéns! A montagem ficou muito bonita!



vc tem que ver agora que organizei melhor os fios na placa, ficou melhor ainda, se podemos aperfeiçoar algo que já está funcionando bem  por que não o fazer? ainda mais que a tecnologioa de hj está muito superior de que uns anos atraz, assim que montar a versão III já coloco fotos aqui...

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #39 Online: 15/06/10 - 08:05 »

Offline Pravato

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #40 Online: 17/06/10 - 23:22 »
Olá,desculpem se eu falar alguma bobagem,mas esses transistores não irão aguentar o tranco da ignição,na caixa da Bosch,se não me engano tem os furos de um transistor de encapsulamento metalico...ja desmontei esse povo aí e tinha um MJ2955 dentro,casca metalica de 15A...da uma tentada nesse bixo aí e depois conta pra gente....

Abraços

Mauro
« Última modificação: 17/06/10 - 23:26 por Pravato »
Pravato
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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #40 Online: 17/06/10 - 23:22 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #41 Online: 18/06/10 - 00:26 »
Pravato,

Toda ajuda é bem vinda.
MJ2955?
Porque ele é PNP e geralmente as ignições chaveiam o negativo.
Realmente ele suporta mais corrente, mas ainda tem um ganho baixo e também vai precisar de bastante corrente no gate para trabalhar bem.

Nesse meio tempo andei buscando informações a respeito dos mosfets que no meu ponto de vista parecem ser uma opção melhor do que os transistores.

Os mosfets não precisam de muita corrente no gate e conseguem chavear correntes bem altas. O IRFZ44N é fácil de achar, custa R$ 2,20 e trabalha com até 49A.

Separei 3 bobinas e espero que elas estejam funcionando.

Uma resfriada a óleo Atel, uma KW-12 da bosch e uma bobina importada Accel 140001 (45 kV  :o). Acho que também tenho uma bobina de Gol MI em algum lugar...

Vou procurar algum IRF aqui em casa e fazer alguns testes.

Se eu não postar resposta é pq tomei choque, fiquei puto e joguei tudo fora! rs...
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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #41 Online: 18/06/10 - 00:26 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #42 Online: 18/06/10 - 07:58 »
bobima KW é para sistema de ignição eletronica mais atual do fusca, bobina de gol mi tem algumas que trabalham com entrada de 8v e tem que ser usado resistor de lastro na entrada, to gostando da ajuda pessoal! ?_26

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #42 Online: 18/06/10 - 07:58 »

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #43 Online: 18/06/10 - 20:41 »
Os testes foram feitos usando um circuito simples montado com um 555 em modo astável.

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R1 = 1k, R2 = 8k (trimpot) e C = 1uF

A frequência de testes ficou em aproximadamente 80 Hz.
O Mosfet utilizado foi o IRF640 que pode trabalhar com até 18A.

O IRFZ44N deve esquentar menos devido seu baixo RDS(on) = 0.0175Ω contra RDS(on) = 0.150Ω do IRF640.

A temperatura não passou dos 70º (estimada com a bobina Accel) e trabalhou mais frio com as demais.

Segue abaixo vídeos dos testes (Celular, não esperem muito além de carregar rápido devido o tamanho dos arquivos).
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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #43 Online: 18/06/10 - 20:41 »

Offline kaoalex

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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #44 Online: 18/06/10 - 20:53 »
Atel 61.039
R = 3.6 Ω

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CUbFfJdt4YU[/youtube]
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Re: ignição eletronica assistida
« Resposta #44 Online: 18/06/10 - 20:53 »

 

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