Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)  (Lida 6928 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #15 Online: 15/08/09 - 10:23 »
Marcelo...só por curiosidade você é bombeiro "papa mike"?

Tenho um grande colega que é da comandante da "casa".

Grande abraço.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #15 Online: 15/08/09 - 10:23 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #16 Online: 30/12/10 - 11:50 »
ta pronta a maquina? preciso de ideias pra ver se faço sair do papel o meu projetinho...

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #16 Online: 30/12/10 - 11:50 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #17 Online: 30/12/10 - 12:26 »
Olá Ednei;

O que vc precisa?

Abraços...

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #17 Online: 30/12/10 - 12:26 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #18 Online: 30/12/10 - 12:57 »
o que tenho aqui, fusos vão ser feitoc com barra roscada M8 e ou M6,guias retirados de impressoras com diametros 12, 10, 12 para o eixo x, e 10 para o y e z, eixo x terá 4500mm(45cm) motores de 6,5kg 24v 0,34a, se bem que tenho uma caixinha cheia com diversos motores, a duvida tá no eixo z mesmo, e tbm o rolameneto da barra roscada mas este ta meio caminho andado e vai ser feito com eixo de bicicleta(coitadas das minhas bikes antigas ::) ) , como podem ver to mais enrolado que fio de carretel, acho que vou é criar um tópico com os materiais que tenho e algumas fotos...

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #18 Online: 30/12/10 - 12:57 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #19 Online: 30/12/10 - 13:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
.. ta meio caminho andado... acho que vou é criar um tópico com os materiais que tenho e algumas fotos...

Ainda bem que a coisa ta andando, excelente idéia criar um tópico com fotos, vendo os detalhes fica muito mais fácil opinar.

Abraços...

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #19 Online: 30/12/10 - 13:10 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #20 Online: 14/02/11 - 11:54 »
Olá pessoal! Aproveitando o gancho ai do amigo Raranda estou na mesma situação dele, só que mais atrás. Estou iniciando no mundo das CNCs e estou lendo alguma coisa, mas o problema é que esse universo é muito amplo e se eu for ficar só lendo, termino não montando nada.
 Quero montar minha primeira CNC e gostaria de que alguem de ajudasse nas respostas que seriam:
1 - Quanto maior a estrutura da cnc maior será o custo da parte eletronica?
2 - Toda CNC tem possibilidade de fazer peças em 3D ou não depende na mquina e sim do software?
3 - Até que tamanho maximo a cnc podera ser em estrutura de MDF;
4 - Eu posso usar uma cnc para fazer cortes em algum tipo de material como se fosse uma maquina de corte à plasma? Vai depender de que?
5 - Existe ou eu conseguiria tutoriais de como aprender a usar o software e a cnc?

Já tenho um projeto, mas ainda não abri ele no autocad. Sou tecnico em eletrônica e informatica.

  Li nesse topico que o bizu é ter primeiro a estrutura pronta para depois escolher o resto, a partir das medidas na cnc já pronta. Então já sei o que fazer.
Como eu mesmo é que pretendo montar a estrutura preciso saber dos amigos se é dificil alinhar a dita cuja e se vou precisar de algum equipamento para isso.
A questão de eu mesmo querer montar é para satisfação própria e não para economizar(não é que eu esteja forrado da grana) rs rs rs. É uma questão de realizar sonhos e desejos. É ver funcionar uma coisa que muitos almejam e poucos se metem a fazer.
   Para começo, agradeço a quem puder ajudar. Depois virei com mais perguntas.
Abraço a todos.
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #20 Online: 14/02/11 - 11:54 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #21 Online: 14/02/11 - 12:29 »
Segundo Jack, vamos por partes:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
1 - Quanto maior a estrutura da cnc maior será o custo da parte eletronica?

Não necessariamente! Depende em que velocidade deseja operar.

Citar
2- Toda CNC tem possibilidade de fazer peças em 3D ou não depende na mquina e sim do software?

Não! uma máquina 3D precisa ter os 3 eixos e o software precisa ser compatível com 3D.

Citar
3 - Até que tamanho maximo a cnc podera ser em estrutura de MDF;

Não existe um tamanho limite, depende do que a CNC vai fazer e dos detalhes do projeto da máquina.

Citar
4 - Eu posso usar uma cnc para fazer cortes em algum tipo de material como se fosse uma maquina de corte à plasma? Vai depender de que?

Pode! Depende de vc ter uma CNC e um gerador de corte à plasma.

Citar
5 - Existe ou eu conseguiria tutoriais de como aprender a usar o software e a cnc?

Sim! no fórum tem ajuda e vasto material à respeito; boa leitura.

Citar
 Li nesse topico que o bizu é ter primeiro a estrutura pronta para depois escolher o resto, a partir das medidas na cnc já pronta. Então já sei o que fazer.

Cada um tem uma forma própria de projetar uma máquina, eu prefiro partir do trabalho que será feito, depois escolher a motorização, eletrônica e finalmente montar a estrutura.

Citar
Como eu mesmo é que pretendo montar a estrutura preciso saber dos amigos se é dificil alinhar a dita cuja e se vou precisar de algum equipamento para isso.

O alinhamento é dado pela usinagem correta das pecas, partes inexatas ou folgadas que necessitam ajustes podem ser fonte de inúmeros problemas.
Se houver partes soldadas, considere conforme o caso uma usinagem posterior para corrigir distorções.
Quando for inevitável, vc pode lançar mão de gabaritos, réguas de controle, esquadro e instrumento de medição.

Citar
A questão de eu mesmo querer montar é para satisfação própria e não para economizar(não é que eu esteja forrado da grana) rs rs rs. É uma questão de realizar sonhos e desejos. É ver funcionar uma coisa que muitos almejam e poucos se metem a fazer.
It`s Live - ver uma criatura da gente funcionando, a satisfação proporcionada não tem preço.

Citar
Para começo, agradeço a quem puder ajudar. Depois virei com mais perguntas.

Conte conosco naquilo que pudermos ajudar.

Abraços.
« Última modificação: 14/02/11 - 12:39 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #21 Online: 14/02/11 - 12:29 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #22 Online: 18/02/11 - 18:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Segundo Jack, vamos por partes:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
1 - Quanto maior a estrutura da cnc maior será o custo da parte eletronica?

Não necessariamente! Depende em que velocidade deseja operar.

Citar
2- Toda CNC tem possibilidade de fazer peças em 3D ou não depende na mquina e sim do software?

Não! uma máquina 3D precisa ter os 3 eixos e o software precisa ser compatível com 3D.

Citar
3 - Até que tamanho maximo a cnc podera ser em estrutura de MDF;

Não existe um tamanho limite, depende do que a CNC vai fazer e dos detalhes do projeto da máquina.

Citar
4 - Eu posso usar uma cnc para fazer cortes em algum tipo de material como se fosse uma maquina de corte à plasma? Vai depender de que?

Pode! Depende de vc ter uma CNC e um gerador de corte à plasma.

Citar
5 - Existe ou eu conseguiria tutoriais de como aprender a usar o software e a cnc?

Sim! no fórum tem ajuda e vasto material à respeito; boa leitura.

Citar
 Li nesse topico que o bizu é ter primeiro a estrutura pronta para depois escolher o resto, a partir das medidas na cnc já pronta. Então já sei o que fazer.

Cada um tem uma forma própria de projetar uma máquina, eu prefiro partir do trabalho que será feito, depois escolher a motorização, eletrônica e finalmente montar a estrutura.

Citar
Como eu mesmo é que pretendo montar a estrutura preciso saber dos amigos se é dificil alinhar a dita cuja e se vou precisar de algum equipamento para isso.

O alinhamento é dado pela usinagem correta das pecas, partes inexatas ou folgadas que necessitam ajustes podem ser fonte de inúmeros problemas.
Se houver partes soldadas, considere conforme o caso uma usinagem posterior para corrigir distorções.
Quando for inevitável, vc pode lançar mão de gabaritos, réguas de controle, esquadro e instrumento de medição.

Citar
A questão de eu mesmo querer montar é para satisfação própria e não para economizar(não é que eu esteja forrado da grana) rs rs rs. É uma questão de realizar sonhos e desejos. É ver funcionar uma coisa que muitos almejam e poucos se metem a fazer.
It`s Live - ver uma criatura da gente funcionando, a satisfação proporcionada não tem preço.

Citar
Para começo, agradeço a quem puder ajudar. Depois virei com mais perguntas.

Conte conosco naquilo que pudermos ajudar.

Abraços.


Mais perguntas amigo:

1 - Porque o termo "velocidade de operação"?
2 - Vai depender do material ou tipo de trabalho que pretendo fazer ou usinar?
3 - Quero montar uma que sirva para usinagem(desenho em madeira, aluminio, ferro, gravação de nomes e etc). Modelagem 3D. No máximo uma como essa do amigo RARANDA.
4 - A função e força do motor esta ligada a capacidade dele(motor) movimentar as "mesas(eixos)" X Y e Z?
5 - Os motores dos eixos tem obrigatoriamente que ser proporcional ao tamanho da CNC ou pode exceder(+ Kgf)?
6 - Se eu usar motor de 15Kgf e depois resolver mudá-los, terei que mudar a placa que controla eles ou fazer modificação?
7 - Para a placa controladora e fonte existe uma tolerância para cada tipo de motor em se falando de capacidade(Kgf)?
8 - Uma CNC pode ser mista(Ferro e Aluminio, Aluminio e MDF ou Aluminio e Ferro)?
9 - O que faz a mais(em termos de trabalho) uma CNC que possui 4 e 5 eixos, pois vi no site do clube que existe kits nessa capacidade?
10 - Existe recurso para aumentar velocidade de motor
11 - Existe aquela melhor, media e pior em questão de controladora?
12 - O que diferencia uma CNC Fresadora e uma Router? Posso ter uma CNC que faça as duas coisas(tipos de trabalho)?


Primeiro estou montando uma na minha cabeça. Talvez eu faça uma já definitiva e com opção de modificação e/ou adaptação futuramente no que for possível.
Por isso é que demorarei um pouco antes de começar a estrutura.
Quero poder gravar um nome em um copo de vidro até mesmo coisa grande(no limite da CNC).
Obrigado mais uma vez.
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #22 Online: 18/02/11 - 18:27 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #23 Online: 18/02/11 - 19:06 »
Olá madigomes1961;

A velocidade de operação depende do material, da ferramenta utilizada e da capacidade da maquina mover ; não adianta nada o material permitir maior avanço e a maquina não vai.

Com essas características, é melhor comprar um centro de usinagem

Qualquer motor move qualquer mesa, motores pequenos com menor velocidade e com maior redução e motores maiores com mais velocidade e menor redução, em muitos casos a redução é dispensada e o motor vai direto no fuso.

Não existe essa proporcionalidade entre o motor e a CNC , a escolha depende como será feito a transmissão e da velocidade pretendida, um motor pequeno só vai andar engatado na primeira, um motor maior pode andar com a quarta engatada. Um motor grande só vai fazer peso e custar bem mais caro, um motor pequeno vai exigir uma transmissão por redutor e deixar a maquina muito lenta (tem usos que isso é interessante). Sugiro que analise vários projetos para escolher o que mais se aproxima daquilo que deseja.

Se usar motor de 15kgf, pode mudar por um maior desde que a sua controladora atenda a corrente do novo motor, caso contrario vai precisar trocar de controladora (driver). O parâmetro do Driver não é o torque do motor e sim a sua corrente.

Poder pode (em alguns casos), mas são maquinas diferentes, usar uma maquina para usinagem de aço com madeira é um desperdício, já a maquina para madeiras pode não ter a estrutura suficientemente rígida para usinar aços.

Numa maquina com mais eixos, vc pode trabalhar com a ferramenta em ângulos diferentes daquele da maquina de 3 eixos, pode ter mais de uma ferramenta ou pondera realizar operações impossíveis numa maquina com menos eixos; numa maquina de 4 eixos vc pondera esculpir entorno de um cilindro por exemplo.

Existe alguma melhoria conforme o driver utilizado, mas se precisa de velocidade maior, troque o motor e caso necessário tb o driver.

A controladora de melhor qualidade quase sempre custa bem mais caro.

No caso de CNCs de pequeno porte se tornaram sinônimos. Depende de como vc quiser chamar a maquina.

Ok! qualquer coisa dá um alô.

Abraços...

Ps: evite citar totalmente o post anterior , cite apenas aquilo que pretende destacar ou responder quando existe várias perguntas.

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #23 Online: 18/02/11 - 19:06 »

Offline madigomes1961

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Torna-te aquilo que és.
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #24 Online: 19/02/11 - 08:40 »
Obrigado ECarmo. Está sendo de grande valia essa ajuda de vcs. É muito bom quando aos quase .50(idade) a gente ainda tem a capacidade de aprender algo novo. Não é a mesma coisa de quando era mais novo, mas ainda sim dá muita satisfação.
  Sou muito detalhista em tudo; bastante perfeccionista e quando me proponho a alguma coisa gosto de ter a certeza que não vou cometer nenhum erro. Essa maquina CNC que pretendo montar vai ser como um hoby para mim. Graças a DEUS não vou viver disso, mas tambem não significa que não cobrarei pelos trabalhos que futuramente pretendo fazer. É uma questão de "Legado". É vc querer aprender muito alguma coisa e deixar para alguem(mastigado). Preferencia gente da família.
Abraços.

PS: Quando começar a montar a minha e comprar as peças vou filmar e fotografar e colocar no forum.

Obrigado!
Quando mais envelhecemos, mais precisamos de ter que fazer. Mais vale morrer do que arrastarmos na ociosidade uma velhice insípida: trabalhar é viver.

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #24 Online: 19/02/11 - 08:40 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #25 Online: 19/02/11 - 11:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
É muito bom quando aos quase .50(idade) a gente ainda tem a capacidade de aprender algo novo.
Eu tb estou nesse barco (49 anos), acho que a capacidade de aprender acompanha a vida toda, é só questão de vontade e dedicação, claro que os anos pesam; quando aprendo algo novo, como diz um amigo, "fico mais feliz do que pinto no lixo".

Citar
Sou muito detalhista em tudo; bastante perfeccionista e quando me proponho a alguma coisa gosto de ter a certeza que não vou cometer nenhum erro.]Sou muito detalhista em tudo; bastante perfeccionista e quando me proponho a alguma coisa gosto de ter a certeza que não vou cometer nenhum erro.

Muito bom! Se permita errar um pouco, muitas coisas se aprende por tentativa e erro.

Citar
É uma questão de "Legado".

Muitas coisas boas que temos no mundo foi o legado daqueles que nos precederam, muitas vezes com a dedicação de uma vida inteira, acho que temos a obrigação moral de contribuir para deixar um legado melhor do que recebemos.

Citar
Quando começar a montar a minha e comprar as peças vou filmar e fotografar e colocar no forum

Que legal, estou ansioso para ver essa criatura nascendo.

Abraços.
« Última modificação: 19/02/11 - 11:18 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: Construindo Maquina de 800x800mm (RARANDA)
« Resposta #25 Online: 19/02/11 - 11:17 »

 

SiteLock