Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Interação: sofware e Máquina  (Lida 2161 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ricardo_hmoto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Interação: sofware e Máquina
« Online: 13/05/13 - 13:56 »
Boa tarde a todos!
Salve os gurus aqui do forum, aprendi bastante e garanto que muitos também, com aqueles que ´´perderam´´ um pouco do seu tempo para responder a dúvidas de leigos como eu. por isso, parabéns e obrigado.

Bom, eu tenho um projeto de CNC plasma, e ainda não consegui entender como passo a resolução ou configuração... para o o software que vai mandar os os comando para as controladoras.

Traduzindo: dizer ao software: ´´..estou usando motor com torque X, por sistema de movimentação, Y, com velocidade tal, etc.´´ Desta forma ele sabe que comando mandar para as controladoras, que por sua vez enviam os sinais corretos para que no final tenhamos a movimentação que desejamos.

Obrigado a todos!
 :ok:
Att:
Ricardo Souza
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Interação: sofware e Máquina
« Online: 13/05/13 - 13:56 »

Offline clodoaldo_ferreira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 97
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #1 Online: 13/05/13 - 14:01 »
Nao entendi.
Clodoaldo Ferreira
INDMAF MAQUINAS CNC

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #1 Online: 13/05/13 - 14:01 »

Offline ricardo_hmoto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #2 Online: 13/05/13 - 14:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não entendi.
  ;D
É até eu mesmo não entendi após ler. rsrs...

vou tentar explicar: estou com a CNC e seus dados ( torque, velocidade, resolução etc)...estou com software CAD ( projeto)..ok também. e agora temos o software CAM ( para converter o projeto em linguagem de máquina ou código G..me corrija se estiver errado. mach3, artcam etc). ok.
Agora fica a dúvida: como este software vai saber que minha máquina tem fuso passo 5, 10 etc? OU se minha máquina tem cremalheira passo 1, 2 etc? como ela sabe que minha mesa é de 1000mm e não 500 nos eixos X ou Y?
pois acredito que ele (software) precisa saber qual a mecânica usada.

Esta comunicação que não estou conseguindo entender!

obrigado.
Att:
Ricardo Souza
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #2 Online: 13/05/13 - 14:08 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #3 Online: 13/05/13 - 14:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde a todos!
Salve os gurus aqui do forum, aprendi bastante e garanto que muitos também, com aqueles que ´´perderam´´ um pouco do seu tempo para responder a dúvidas de leigos como eu. por isso, parabéns e obrigado.

Bom, eu tenho um projeto de CNC plasma, e ainda não consegui entender como passo a resolução ou configuração... para o o software que vai mandar os os comando para as controladoras.

Traduzindo: dizer ao software: ´´..estou usando motor com torque X, por sistema de movimentação, Y, com velocidade tal, etc.´´ Desta forma ele sabe que comando mandar para as controladoras, que por sua vez enviam os sinais corretos para que no final tenhamos a movimentação que desejamos.

Obrigado a todos!
 :ok:


Ricardo,

Vc precisa configurar o software manualmente p/ a sua mecânica e eletrônica ... qual software vai usar ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #3 Online: 13/05/13 - 14:16 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #4 Online: 13/05/13 - 14:38 »
Se eu entendí sua questão, digo que o que importa é saber o quanto sua máquina deverá se deslocar para cada unidade de trabalho - o milimetro por exemplo.

O torque dos motores não importa nesta altura - o que importa é saber como será feito o acionamento de cada eixo. - para exemplificar, usaremos um fuso de passo 10mm e um motor de passo acionado em meio passo, e este motor gira o fuso diretamente (sem redução ou multiplicação).

Sabemos que um motor de passo tem nativos 200 passos e quando acionado em meio passo, serão 400 passos para dar uma volta.

Uma volta do fuso desloca a porca 10mm, então é o mesmo dizer que preciso de 400 passos para deslocar 10mm, ou 40 passos por mm - esta informação é que é colocada no programa de controle - a quantidade de passos por unidade de deslocamento linear...

O mesmo raciocínio vale para qualquer outro meio de acionamento - o que muda é a forma de entender como isso se dá, mas tenha certeza que precisará determinar isso em qualquer sistema de controle
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #4 Online: 13/05/13 - 14:38 »

Offline ricardo_hmoto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #5 Online: 13/05/13 - 15:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ricardo,

Vc precisa configurar o software manualmente p/ a sua mecânica e eletrônica ... qual software vai usar ?

bom, vou usar o mach3 .  :anjo:
Att:
Ricardo Souza
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #5 Online: 13/05/13 - 15:52 »

Offline ricardo_hmoto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #6 Online: 13/05/13 - 15:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se eu entendí sua questão, digo que o que importa é saber o quanto sua máquina deverá se deslocar para cada unidade de trabalho - o milimetro por exemplo.

O torque dos motores não importa nesta altura - o que importa é saber como será feito o acionamento de cada eixo. - para exemplificar, usaremos um fuso de passo 10mm e um motor de passo acionado em meio passo, e este motor gira o fuso diretamente (sem redução ou multiplicação).

Sabemos que um motor de passo tem nativos 200 passos e quando acionado em meio passo, serão 400 passos para dar uma volta.

Uma volta do fuso desloca a porca 10mm, então é o mesmo dizer que preciso de 400 passos para deslocar 10mm, ou 40 passos por mm - esta informação é que é colocada no programa de controle - a quantidade de passos por unidade de deslocamento linear...

O mesmo raciocínio vale para qualquer outro meio de acionamento - o que muda é a forma de entender como isso se dá, mas tenha certeza que precisará determinar isso em qualquer sistema de controle

hummm suspeitava disso  meu caro. Mas, nada melhor que conversar com quem sabe.

tenho manual em português ( traduzido em meio passo rs) e ainda não cheguei na parte da configuração.

A máquina, usará cremalheira no X e Y e fuso no Z. A principio pesei em por uma redução, ( para aumentar o torque mesmo diminuindo velocidade) mas...pensei: plasma não tem força mecânica sendo exercida para realizar  seu trabalho..então mais vantajoso para mim será velocidade. Por isso, decidi por acionamento direto no pinhão OU multiplicação para ganho de velocidade. Que acham?
Abraço! :ok:
Att:
Ricardo Souza
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #6 Online: 13/05/13 - 15:58 »

Offline ricardo_hmoto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #7 Online: 13/05/13 - 16:30 »
Inclusive pessoal, eu vou precisar comprar toda eletrônica e mecânica dela. Se puder indicar fornecedores confiáveis. Agradeço.
tem um pessoal vendendo o kit eletrônica pronto, um painel, com fonte, controladoras etc. só plugar os motores.
 ?_9
Att:
Ricardo Souza
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #7 Online: 13/05/13 - 16:30 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #8 Online: 13/05/13 - 18:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A máquina, usará cremalheira no X e Y e fuso no Z. A principio pesei em por uma redução, ( para aumentar o torque mesmo diminuindo velocidade) mas...pensei: plasma não tem força mecânica sendo exercida para realizar  seu trabalho..então mais vantajoso para mim será velocidade. Por isso, decidi por acionamento direto no pinhão OU multiplicação para ganho de velocidade. Que acham?
Abraço! :ok:
Quais os motores que pensa em usar?
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #8 Online: 13/05/13 - 18:41 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #9 Online: 13/05/13 - 18:42 »
Para eletronica completa, fale com o Reinaldo (Mac RC) - ele fabrica um excelente drive e é um cara competente e sério - tem é claro um ótimo suporte técnico...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #9 Online: 13/05/13 - 18:42 »

Offline ricardo_hmoto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #10 Online: 13/05/13 - 18:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quais os motores que pensa em usar?

Olá Fábio
Penso em usar motor de passo nema entre 30 e 40 kgf. Ainda não sei como dimensionar o motor. Não me preocupei muito visto que a plasma precisa de força apenas para movimentar conjunto do eixo.
Att:
Ricardo Souza
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Interação: sofware e Máquina
« Resposta #10 Online: 13/05/13 - 18:47 »

 

SiteLock