Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: controle atraves de dimmer  (Lida 5036 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: controle atraves de dimmer
« Resposta #15 Online: 06/11/09 - 20:06 »
Kaoalex,um BTA como o do meu dimmer aqui na loja custa R$3,00,o Diac DB 3,que é o mais comum custa R$0,70,é baratissimo e muito interessante esse dimmer.No principio eu montei ele pra controlar meu chuveiro,funcionou a contento mesmo,mas tive que fazer umas "GAMBI" pro cara funcionar direito,tem o problema da umidade,que acaba em um conflito armado com eletronica,principalmente no potenciometro,pois essa cara tem que ficar proximo do caboclo que ta se banhando,segundo é a vedação do circuito em si,pois tem um bruta triac gerando calor,como resolver??
Fiz assim:Montei o circuitinho em oma caixinha patola pequenina,não lembro do codigo,o BTA,fiz com ligação de fios rigidos de cobre de 4mm saindo da caixa,coloquei o BTA parafusado no friso que tem no tubo de aluminio que interliga o chuveiro com a conexão da parede,isso ajuda a dissipar o calor gerado no BTA,esse tubo vai funcionar como o dissipador.Puxei mais dois fios pro potenciometro,coloquei ele na mesma caixinha e fiz a vedaçao do eixo com uma borracha de passagem bem apertada no eixo do potenciometro,a vedação foi feita com VEDA-CALHA,é um produto usado pelo pessoal que fabrica calhas de chuva,é um composto que veda bem,gruda no que ele toca,seca rapidamente,suporta uma boa temperatura e não solta nem por decreto.Prestem atenção,única coisa que eu não aconselho a fazer é tocar o tubo do chuveiro depois que o BTA tiver parafusado nele,pois o TRIAC vai tar vivinho ali tambem e o tubo idem,fiz foi enrolar o tubo com fita de AUTOFUSÃO,usado por nós eletricistas para isolar emendas de alto risco de choques e afins.Usei o bixinho quase um ano sem ter tido problemas com o circuito e nem problemas de choque eletrico.
Se alguem resolver montar ele,e decidir colocar no chuveiro...ATENTEM PRA SEGURANÇA E ISOLAMENTO,e não esqueçam EU não tenho crianças em casa,a tubulação de agua tem que ser de PVC,NÃO FAÇAM ISSO EM LUGARES QUE USA TUBOS METALICOS NA REDE DE AGUA.FAZER O ATERRAMENTO DO CHUVEIRO SEPARADO DO RESTANTE DA CASA.

Abraços

Mauro

PS:Esqueçi de falar que isolei as caixas todas e tudo com veda-calha.
« Última modificação: 06/11/09 - 20:18 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: controle atraves de dimmer
« Resposta #15 Online: 06/11/09 - 20:06 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re: controle atraves de dimmer
« Resposta #16 Online: 17/11/09 - 07:48 »
recebi a info no e-mail hj e achei o artigo no site sobre o dimmer...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: controle atraves de dimmer
« Resposta #16 Online: 17/11/09 - 07:48 »

F2S

  • Visitante
Re: controle atraves de dimmer
« Resposta #17 Online: 17/11/09 - 11:02 »

Mais uma contribuição para a biblioteca é sempre bem vinda.

Clube CNC Brasil

Re: controle atraves de dimmer
« Resposta #17 Online: 17/11/09 - 11:02 »

 

SiteLock