Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: substituição de motor de passo e amperagem correta  (Lida 6175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Boas pessoal, tudo bem ? mais uma vez estou aqui solicitando a ajuda dos amigos. Seguinte: minha cnc tinha um motor no eixo Z, da Akiyama, modelo AK57H8/3.6 - 1.8., de 21KG, que, ligado na minha placa cnc3ax, dava, segundo o dada sheet, 14.7kgf em unipolar.... Pois bem ,esse motor deu problema e como eu tinha aqui um outro motor da action motors, de 19kg, modelo SM1.8-D19-CS, que segundo o fabricante, daria uns 14kg em modo unipolar, eu fiz a substituição dos motores....em em principio liguei e deu tudo certo, mas aí me veio uma duvida....... e a corrente, tensao, amperagem dos motores, o que fazer? pois comparando os data sheet, existe um pouco de diferença. Após ler inúmeros posts sobre regulagem de corrente de driver, fui no ci L297, com o multimetro em DCV 2 nos pinos 2 (terra) e no pino 15. Esse eixo mediu 205. Seria 205mV? Indago, posso deixar assim ou devo elevar para 300mV ? os outros eixos (X e Y) mediram 215. O que voces me aconselham ? Obrigado pessoal, Segue o comparativo dos data sheet.....

Clube CNC Brasil


Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #1 Online: 08/11/15 - 20:47 »
num sei nem do que vc ta falando!
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #1 Online: 08/11/15 - 20:47 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #2 Online: 08/11/15 - 23:03 »
Oi Sávio...
Importante mesmo é a corrente...  se vc configurar o driver para uma corrente acima do que o motor aguenta, ele frita...
Se os dois, tanto o anterior como este que vc instalou estiverem configurados como Unipolares, dá para perceber que o Akyiama aceita 4A por fase, enquanto este da Action Motors que vc instalou aceita apenas 3A por fase, isto no modo Unipolar...

Portanto era necessário mesmo é abaixar a corrente, visto que possivelmente antes era usado 4A e agora necessita apenas de 3A.. eu não sei como configurar isto nesta tua placa..  mas dá uma conferida no manual e vê isto aí, pois se antes era 4A e agora o motor só aguenta 3A, se deixar assim pode dar problema no motor.. mas sem ter certeza não aumente para 300mA não....  pode fritar teu motor..

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #2 Online: 08/11/15 - 23:03 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #3 Online: 09/11/15 - 08:19 »
Oi Edu, tudo bem ? Entendi suas colocações. Ja baixei o manual da placa cnc3ax e estou estudando o mesmo.  Pelo o que eu medi na placa 205mV, seria 2,05 volts? Se for isso, acredito que posso deixar assim, né? apesar de que fiz essa medição sem ligar a alimentação do motor. Obrigado mais uma vez pelas dicas aí. 

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #3 Online: 09/11/15 - 08:19 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #4 Online: 09/11/15 - 11:43 »
Oi Sávio..
Como te disse, não conheço esta placa...
Mas esta tensão que vc mediu corresponde à corrente que será fixada para o motor e não à tensão, que vc comenta estar em (2.05V)....  não seria V (volts) e sim A (ampere)
Mas se seu motor é de 3A, pode fixar neste valor, senão perde um pouco de potência... mas é estranho este valor tão baixo,  pois o anterior era (pelo datasheet) de 4A...   se estava setado com 2,05A então tava muito abaixo do especificado...
Seria bom conferir isto pois o ideal é trabalhar com a corrente especificada para o motor, do contrário perde potência...
Aproveita e confere os outros motores.. 

« Última modificação: 09/11/15 - 11:44 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #4 Online: 09/11/15 - 11:43 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #5 Online: 09/11/15 - 11:55 »
Pois é Edu. Eu medi os demais motores (eixo X e Y) e estao com 215 ou 2,15A..... Achei baixo tambem. Agora paia esta dúvida: aumenta ou nao a amperagem.rssrrs. Nao estou pretendendo aumentar nao, pois eles estavam rodando satisfatoriamente, a nao ser que cause um prejuizo maior, alem da perda de potencia....

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #5 Online: 09/11/15 - 11:55 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #6 Online: 09/11/15 - 13:06 »
Savio,

É  como o nosso sempre prestativo Edu disse, este motor que vc colocou é para trabalhar com 3 amperes por fase que daria uma regulagem no pino 15 do L297 de 300 mV  (Miter na escala de 2 vdc), mas se tu prefere deixar em 215mV não ha nenhum problema, apenas perda de desempenho do motor, mas ele não vai queimar e nem gerar problemas a menos que o valor fique tão baixo a ponto do motor não rodar e tu fique insistindo, dai vai aquecer e queimar.

Em outras palavras, é melhor menos do que mais porem dentro de certos limites... ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #6 Online: 09/11/15 - 13:06 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #7 Online: 09/11/15 - 22:59 »
Pessoal, a alegria durou pouco..rsrs com o motor novo instalado, sem alterar a amperagem, comecei a fresar, durante as 5 primeiras peças, tudo ok, entretanto, na sexta, notei que ele perdeu passo novamente... baixei mais a velocidade do eixo Z, mas nada, com o passar do tempo, começou a perder passos direto.... uma coisa que notei tem um tempinho, foi que, num dia, o trafo deu duas roncadas, mas nada que tivesse atrapalhado a fresagem, fresei varias peças apos essa roncada.... Pergunto, tenho o ci l297 de reserva, seria interessante troca-lo para verificar se vai melhorar? o que mais posso fazer ? obrigado....

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #7 Online: 09/11/15 - 22:59 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #8 Online: 09/11/15 - 23:09 »
Sávio, sei que tem vários amigos aqui usando estas placas e pode ser até que para alguns estes drivers satisfaçam, mas eu não gosto destas placas..   já conheci muitos amigos que tiveram problemas com eles e se quer mesmo solucionar teu problema, compra três drivers mais robustos, coloca aí e pode trabalhar em paz...  não vai ter mais problemas..
Tem uns drivers importados da China que são bem robustos. Instalei há poucas semanas três deles e a máquina que vivia perdendo passos, viveu de novo....   tá bem rápida e nunca mais perdeu passos...  e tem também as Apoenas do amigo Mac...  são soluções que vão te trazer mais segurança e com certeza vc não vai mais ouvir falar em perdas de passos... 
Com estes drivers aí vai sofrer bastante e corre o risco de perder motores novamente...   
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #8 Online: 09/11/15 - 23:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #9 Online: 10/11/15 - 20:06 »
Savio,

Se não fez ainda, então experimenta regular o motor na corrente exata (3 amperes) que talvez resolva !? ... ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #9 Online: 10/11/15 - 20:06 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #10 Online: 10/11/15 - 22:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Savio,

Se não fez ainda, então experimenta regular o motor na corrente exata (3 amperes) que talvez resolva !? ... ?_26
Mac, agora a noite eu substitui o L297 e todos os IRF640 do eixo, mais ainda nao regulei a amperagem na placa. continua com os 205mV. Eu te pergunto, essa medição eu fiz foi sem fazer jog no motor... Se eu aumentar para 300mV, na hora que ele estiver fresando, nao vai subir a amperagem nao ? Nao sei é uma pergunta idiota, mas nao custa perguntar....rsrs..obrigado..

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #10 Online: 10/11/15 - 22:22 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #11 Online: 10/11/15 - 22:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sávio, sei que tem vários amigos aqui usando estas placas e pode ser até que para alguns estes drivers satisfaçam, mas eu não gosto destas placas..   já conheci muitos amigos que tiveram problemas com eles e se quer mesmo solucionar teu problema, compra três drivers mais robustos, coloca aí e pode trabalhar em paz...  não vai ter mais problemas..
Tem uns drivers importados da China que são bem robustos. Instalei há poucas semanas três deles e a máquina que vivia perdendo passos, viveu de novo....   tá bem rápida e nunca mais perdeu passos...  e tem também as Apoenas do amigo Mac...  são soluções que vão te trazer mais segurança e com certeza vc não vai mais ouvir falar em perdas de passos... 
Com estes drivers aí vai sofrer bastante e corre o risco de perder motores novamente...
Edu, obrigado cara, vou ter que partir para uma eletronica ou pouco melhor mesmo... valeu as dicas.. Mas, enquanto a grana nao chega, rsrsrs, vou passando raiva com essa aki. O Mac me deu a ideia de colocar os 300Mv no motor mesmo, vou fazer uma experiencia.........

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #11 Online: 10/11/15 - 22:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #12 Online: 11/11/15 - 00:53 »
Sávio, estes drivers são "fonte de corrente constante", portanto, se estiver tudo bem com a "saúde" deles, pode variar tudo, menos a corrente. É justamente isto que eles fazem: "travam" a corrente no valor que vc especificou durante os ajustes e ela não varia. Chegou no máximo pré-estabelecido, a corrente para de subir...   e é justamente o que preserva teus motores de "irem para o céu"...

E segue o que o MAC ensinou que realmente pode resolver, ou pelo menos amenizar teus problemas.
Se tem dois motores de 4A, fixa em 400mv a tensão destes dois. No caso deste que vc substituiu, que sabemos ser de 3A, deixa em 300mv...  e faz uns testes aí.

Estes motores costumam apresentar a melhor performance quando estão setados para trabalhar com a corrente para o qual foram fabricados. Com correntes abaixo do valor costumam perder passo mesmo...  é normal..

Quanto ao aquecimento, vc pode "medir" a temperatura destes motores com as mãos mesmo..
Se conseguir segurar eles com as mãos sem se queimar, tá tudo bem... 
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #12 Online: 11/11/15 - 00:53 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #13 Online: 11/11/15 - 15:41 »
Savio,

O Edu já respondeu tudo, e não se preocupe, uma vez regulado não vai subir nem com jog nem nada!
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #13 Online: 11/11/15 - 15:41 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #14 Online: 11/11/15 - 21:00 »
Beleza entao meus amigos, amanha eu vou configurar as amperagens.. Obrigado

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #14 Online: 11/11/15 - 21:00 »

 

SiteLock