Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motor de passo  (Lida 1843 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Motor de passo
« Online: 27/03/15 - 23:50 »
Alguem sabe me informar onde encontro esse motor da foto abaixo?
ou superior a ele desde que possa substituir esse.
esse da foto ta perdendo o passo
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Motor de passo
« Online: 27/03/15 - 23:50 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #1 Online: 28/03/15 - 00:17 »
Oi Flávia...  este motor antes já trabalhou durante um bom tempo sem perder passo e começou de uns dias pra cá a acontecer isto?
Ou desde o princípio sempre perdeu passo?
Pergunto pois um motor deste tipo não se degenera e começa a perder passo de repente...   se está acontecendo isto será que é ele mesmo que está apresentando defeito?...
Num seria uma outra coisa que está provocando isto?
Guias com interferência, rolamentos travando.. tudo isto poderia provocar a perda de passo do motor.... assim como velocidades muito elevadas...  sei lá, tantas coisas provocam perda de passo que eu resolvi te questionar para ver se realmente vc tem a absoluta certeza de ser mesmo culpa do motor, pois notei que ele já está com cara que já trabalhou bastante na vida..    ?_1 ?_1

Quanto ao fator substituição, este seu aí é de 3A... precisa ver teu driver... qual o limite dele, em Amperes...  digamos que ele seja exatamente de 3A também... então isto seria o limite do driver e não adianta vc colocar um motor mais parrudo, que consuma, digamos 7A porque seu driver não iria dar conta de alimentá-lo..   na realidade precisamos entender que estes drivers são fontes de corrente...   então o limite é a corrente que ele pode fornecer..  e disto depende o motor que será acionado...

Digamos que queira substituir este teu motor por um mais forte... isto implicaria que ele também exigiria mais corrente...

E esta corrente quem fornece é o driver.. então precisa verificar qual teu driver para depois pensar em qual tipo de motor vc poderia usar para substituir este..  isto no caso do defeito ser realmente o motor....

Então verifique isto e desculpe o texto tão longo.. mas eu tinha que explicar direitinho para vc não ter dúvidas sobre o que vai fazer..

Abração e um ótimo final de semana pra ti...

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #1 Online: 28/03/15 - 00:17 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Motor de passo
« Resposta #2 Online: 28/03/15 - 07:14 »
Primeiramente obrigado Edu Lopes pela resposta bem exclarecida
ja tem algum tempo que ela esta perdendo o passo, na foto abaixo segue a foto os fios coloridos preso com
uma fita se ficar dessa forma ele nao perde o passo, o mau contato desse fios vem de dentro desse motor qdo
movimento os fios esta cortando a energia do tal, nã sei se existe reparo nele por isso perguntei de comprar.
Quanto a eletronica dela não sei nadinha rssss, estou com ela faz 3 anos agora que ela começou apresentar esse tal
problema.
Então fica exclarecido os fios coloridos que vem do motor  rssss eles estão com mau contato.
Obrigado Edu Lopes mais uma vez
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #2 Online: 28/03/15 - 07:14 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #3 Online: 28/03/15 - 11:36 »
Oi Flavinha...
Se o problema é este, quando meche nos fios o problema desaparece, então tá resolvido: é  o motor mesmo... rssssssssss
Mas este motor pode ser aberto para conserto...   só num pode é tirar o rotor de dentro dele... se tirar, perde o motor pois ele perde a imantação e daí já era.... 

O rotor é aquela parte que gira dentro do motor...  isto não pode sair de lá de dentro.. mas tirar a tampa traseira pode...

Se na tua cidade tiver alguma oficina de conserto de tv, tipo aquelas eletrônicas que consertam aparelhos de som, etc...   vc pode levar lá e pedir pro cara tirar a tampa traseira (não esquece de dizer pra ele não retirar o rotor)....  ele acha o mau contato...

Facinho..   ele tem lá um aparelhinho chamado multímetro..  com este aparelhinho ele encontra o fio que está com mau contato..

É um serviço rápido e barato...

Só tirar a tampa, medir a continuidade dos fios, um por um e ressoldar o que estiver com problema... isto ele está capacitado a fazer...

Agora não esquece de dizer pra ele que não pode tirar o rotor de dentro do motor... se ele fizer isto, já era teu motor....

Ele perde a imantação e daí já era mesmo...  agora esta tampa traseira onde se aloja a emenda dos fios, ele pode tirar sem nenhum problema..  tira, acha o mau contato, ressolda e fecha de novo e tá novinho de novo teu motor.. .vai economizar um dinheirinho e não vai perder tempo..

Abraços e não esquece de relatar aqui o que resolver...
bjs..

« Última modificação: 28/03/15 - 11:46 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #3 Online: 28/03/15 - 11:36 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Motor de passo
« Resposta #4 Online: 28/03/15 - 13:24 »
Edu irei fazer isso levar na eletronica pois o mau contato vem dentro
do motor, creio eu que seja coisa simples.
Pode deixar vou relatar assim que arrumar.
Obrigado novamente
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #4 Online: 28/03/15 - 13:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #5 Online: 28/03/15 - 14:07 »
Vai resolver isto facinho...
Só num esquece de dizer pro técnico que num pode tirar o rotor de dentro da carcaça... 
A maioria destes técnicos são curiosos, dificilmente algum conhece estes motores, que são bem diferentes dos motores que eles trabalham e pode ser que cisme de tirar o rotor lá de dentro...
Se for possível seria até interessante vc fazer questão de acompanhar o serviço... 
Como é um serviço rápido, pode fazer questão disto...   num deixa lá não que pode ser que o receba de volta praticamente imprestável, se o cara cismar de tirar o rotor...
Ele perde a imantação...   e daí lascou-se...

Outra coisa que eu estava esquecendo...  num esquece de anotar a posição dos fios na hora que desligar...  pode ser que sejam das mesmas cores..  aí fica facinho.. mas se forem de cores diferentes, tanto os do motor quanto os que ligam nele, daí seria interessante vc anotar...   seguro morreu de velho.. anota a posição porque se ligar ao contrário terá problema com certeza...

Mas de resto é tudo facinho de resolver... 

Abração e boa sorte aí...
« Última modificação: 28/03/15 - 14:11 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #5 Online: 28/03/15 - 14:07 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #6 Online: 28/03/15 - 16:12 »
 :brocoli: :brocoli: :brocoli:


Flafer se o seu motor esta com mal contatius, internius, abra o danadios e veja qual fio quebrous, provavelmente bem perto da entrada do mesmo para dentro da carcaça, solde e pronto.
Como fazer isso:
Voce tem um multimetro?
Voce sabe usar o multimetro?
Esse tipo de defeito é o mesmo que acontece com o liquidificador, batedeira,etc todos os equipamentos de uso manual,,,, ou seja se a parte movel movimenta-se perto da parte fixa o cabo quebra, se não tens um multimetro e queres tentar arrumar abra o mesmo e puxe um por um o que sair na sua mão, é o que esta quebrado,,..... BA CHÊ entendeu?

 :lingua: :lingua: :lingua: :lingua: :lingua: :lingua: :lingua: :lingua: :lingua: :lingua: 
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #6 Online: 28/03/15 - 16:12 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #7 Online: 28/03/15 - 17:59 »
Eu não acredito que esteja solto assim, a ponto de sair na mão não.. .
Se estivesse totalmente solto não funcionaria...  mas observe que a Flávia disse que funciona de forma intermitente...  imagino que seja alguma solda fria ou algum mal contato interno.. e pode ser até que esteja preso normalmente..  só com algum mal contato...
Por isto sugeri que ela levasse a um técnico em eletronica...  isto é um serviço barato na maioria das vezes e não creio que seja algo que vá compensar ela mesmo arriscar mexer nisto...
Isto presumindo que ela não tenha nenhuma experiência com eletrônica...  o melhor é pedir a alguém que tenha mais experiência para fazer...

Fosse um serviço caro até compensaria.. mas no caso de serviços baratos assim é melhor alguém mais experiente...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #7 Online: 28/03/15 - 17:59 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #8 Online: 28/03/15 - 21:47 »
Boa noite galera!

Então eu uso motor desta marca AKyama ou seja neoyama, empresa deles aqui perto de casa, porém o site de venda para pessoa física deles que era o youzhou saiu do ar, mas tem estes que vende este mesmo motor;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ou pela Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Aqui no clube cnc este usuário é representante da akyama , procure pelo usuario=  Motores Bittencourt
« Última modificação: 28/03/15 - 21:49 por felipegaldino »
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #8 Online: 28/03/15 - 21:47 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Motor de passo
« Resposta #9 Online: 29/03/15 - 15:53 »
Felipe vc sabe qual modelo que representa o meu?
entrei no site tem mtos, não entendo de eletronica.
Se vc puder me ajuda agradeço
Obrigado
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #9 Online: 29/03/15 - 15:53 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #10 Online: 29/03/15 - 18:14 »
Opa, claro já esta no link ;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mas não discordo dos meus companheiros acima, o motor de passo é muito difícil dar problema, pode ser outros elementos, acoplamentos, configurações.

Um ótimo domingo e brócolis para saúde  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #10 Online: 29/03/15 - 18:14 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #11 Online: 29/03/15 - 18:23 »
Flavia,

Seu problema é tão somente um fiozinho rompido. Quando você força o fio para dentro do motor há o contato e o motor funciona direitinho.

Para conserto, retire a tampa traseira SOMENTE A TAMPA TRASEIRA, NÃO RETIRE O INDUZIDO DA CARCAÇA, Você verá onde esse "#######" fiozinho esta soldado. Dessolde a ponta do fio, corte um pedaço que você imagina que está rompido e solde novamente a ponta onde o referido FDP estava soldado, e recoloque a tampa traseira.

Serviço de 20 minutinho...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #11 Online: 29/03/15 - 18:23 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Motor de passo
« Resposta #12 Online: 29/03/15 - 18:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Opa, claro já esta no link ;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mas não discordo dos meus companheiros acima, o motor de passo é muito difícil dar problema, pode ser outros elementos, acoplamentos, configurações.

Felipe tenho toda certeza que seja o fio que sai de dentro do motorzinho só não sei qual
deles ao movimentalo e para  de energizar , segurando ele com a fita ele funciona que é uma beleza não perde o passo
se eu tirar essa fita ele perder o passo...
Deu pra entender? rssss

Um ótimo domingo e brócolis para saúde  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #12 Online: 29/03/15 - 18:47 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de passo
« Resposta #13 Online: 29/03/15 - 20:50 »
Uhum entendi, então é o motor mesmo, mas parece que esta fácil arrumar, siga os conselhos do mestre Mula Preta mas cuidado a não mexer no induzido, boa sorte, mas tenta antes, não tem nada a perder, caso não der certo você compra nas lojas que indiquei ou leva para um eletrônico, ele não vai poder cobrar mais que 30 reais para soldar um fiozinho, boa sorte e um bom final de domingo

E BROCÓLIS PARA SAÚDE  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #13 Online: 29/03/15 - 20:50 »

Offline Flafer

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 328
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Motor de passo
« Resposta #14 Online: 29/03/15 - 21:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uhum entendi, então é o motor mesmo, mas parece que esta fácil arrumar, siga os conselhos do mestre Mula Preta mas cuidado a não mexer no induzido, boa sorte, mas tenta antes, não tem nada a perder, caso não der certo você compra nas lojas que indiquei ou leva para um eletrônico, ele não vai poder cobrar mais que 30 reais para soldar um fiozinho, boa sorte e um bom final de domingo

E BROCÓLIS PARA SAÚDE  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Valeu galera pelas resposta, essa semana ja irei resolver, poto aki.
abç
Oficina do mdf

Clube CNC Brasil

Re:Motor de passo
« Resposta #14 Online: 29/03/15 - 21:12 »

 

SiteLock