Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: projeto completo do gerador eolico de 1000 w.  (Lida 89890 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #30 Online: 28/10/12 - 20:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
salve pessoal.

gostei muito do tópico é bem abrangente e interessante., sem querer trolar,existem possibilidades de fabrico e sucesso no empreendimento., só não entendo pq escolheram 12volts uma vêz que tudo em um projeto encarece no custo final, e este utiliza bateria.

bem na verdade vim apenas sugerir, que se pode executar em 110v ou 220v.
Em outros paises a legislação aprova e permite o reenvio da energia direto para a rede no relogio de luz pelo proprietário do sistema recebendo reembolso dá fornecedora local.

uma dica verifiquem motores assincronos. :)


Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #30 Online: 28/10/12 - 20:04 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #31 Online: 03/11/12 - 22:02 »
já ia esquecendo, no governo anterior foi instituido que no campo (área rural) o campesino que utilizar este tipo de energia limpa com lampadas etc... não paga imposto sobre a terra.
(materia passivel de investigação da veracidade - vale a pena se interar).

- Caramba o forum e comm ta paradaça,  ?_21 cade a turma do funil? ?_5
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #31 Online: 03/11/12 - 22:02 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #32 Online: 07/11/12 - 14:38 »
Jan, boa tarde. Eu tenho um Motorhome e pretendo instalar um gerador de energia eólica com as pás na horizontal. Nesse sentido, para não ficarem tão aparentes, e creio que podem ser parecidas com conchas.
Eu preciso de energia suficiente para 5 ou 6 bicos de luz, nem todas devem ficar acesas ao mesmo tempo, geladeira, microondas, tev, som e  dois computadores. Para isso eu utilizo duas baterias de 300 amperes cada e uso um inversor. Mas acontece que o tempo de uso é restrito e tenho que usar um gerador a gasolina, (que troquei por um a diesel que eu tinha). Como preciso de energia, pois trabalho no motorhome, eu gostaria de saber se você poderia me auxiliar na fabricação de um gerador eolico que alimente as baterias com o carro parado. Geralmente estou no litoral ou locais com bastante vento. Obrigado.  Zeca. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #32 Online: 07/11/12 - 14:38 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #33 Online: 07/11/12 - 17:21 »
boa ideia instalar no motorhome, só acredito que terá de dar uma encrementada buscando um sistema hibrido eolico e solar, aumentará mais chances de exito de carga constante como na amperagem.
E aumentar a quantidade de baterias, adicionando mais uma bateria estacionária. Pois se tratando de geladeira ou qq tipo de motor que vá ligar no sistema, puxa bem na hora da partida.
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #33 Online: 07/11/12 - 17:21 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #34 Online: 09/11/12 - 23:21 »
Bom,a ultima mensagem que postei faz um ano bem certinho,de la pra ca o Jan não mais deu o ar da graça,teve outras mensagens sem muito conteudo,mas no youtube tem uns projetos bem interessantes,Zeca,talvez pro seu motorhome um gerador horizontal não seja a melhor escolha,pois ele precisa girar na direção do vento,então se não tiver muito espaço,fica perigoso.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #34 Online: 09/11/12 - 23:21 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #35 Online: 10/11/12 - 07:52 »
pois é, caro amigo Pravato...obrigado por tua pronta resposta... creio que sabemos o quanto é duro quando alguem se interessa em auxiliar e ganha a ausência como presente num forum. (vox clamantis in dertun)  ;D

voltando ao gerador, acredito que qualquer eolico que for colocado em um motorhome falando em mecanica, tem de ser bem dimensionado sua base e afixação do conjunto eixo/nacele., Principalmente por tambem ser retratil com facilidade de colocação quando estacionado e remoção qdo o veiculo em movimento., mesmo os pequenos ja utilizados em escala comercial necessitam de boa extrutura de fixação e stails de cabo de aço instalados. por isso indico hibrido ou ainda melhor seria somente solar evitando  trabalho e a fadiga.

A melhor captação de volume de vento se dá onde existe em abundancia (litoral brasileiro) se obtem em locais de alta altitude e livres ao redor sem obstáculos como um tapete planicie ou ainda o mar, a partir de 3metos cubicos/ minuto já se gera energia. A velocidade e a força de arrasto das pás se deve levar em consideração tb.

Este é um assunto bem abrangente, fazem (+ou-) 30anos que temos a Hobben instalada no interior de são paulo, vale a dica pra um estudo profundo e mais definido de como caminhamos aqui no brasil e o sofrimento de certas empresas relacionados à vendas/consumo tentando sobreviver em um pais - vista pelo olhar empresarial muitas vezes o martirio continua eterno. (sobreviver no mercado mesmo de energia limpa é um grande desafio). E dar as caras somente de 20 em 20 anos quando vende algo e quando já se esta quase esquecido no mercado, pois é isto ocorre em nosso brasilis bananês ainda.

Temos tambem 2 fabricantes nacionais de pequeno porte, um deles nasceu na Universidade de Campinas, mas vale lembrar que a diferença entre um grande aerogerador em relação de uso da tecnologia à um pequeno aerogerador é gritante. e poderia ser muito melhor, claro que não é culpa do empresáriado e falta de investimento ou má vontade, e ainda ausência de técnologia no fabrico. O fato é que dependemos de pagar nosso quinhão escravo ao rei no século 21. ?_32 Parabéns feudo!  ?_6


Poderiamos hoje ter empresas muito mais comprometidas e competitivas aqui, fazendo produtos com melhor qualidade e vendendo seus produtos a preços mais justos de viabilidade aquisitiva a todos igualmente., Para um mercado consumidor feliz que conseguisse realizar compras verdadeiras (a vista). Mas ainda estamos num sonho e bem distantes de uma realidade de igualdade financeira de melhor distribuição de renda para a população e impostos mais honrados e menos prostituidos.

Bem como disse é um assunto bem abrangente, estamos todos interligados como farinha do mesmo saco.. ?_8 Todo povo tem a mesma identidade.

« Última modificação: 10/11/12 - 07:53 por Twister »
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #35 Online: 10/11/12 - 07:52 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #36 Online: 10/11/12 - 09:26 »
É,tem tudo isso e mais um cadim ainda,o povo diz que ta de saco cheio dessa politica,mas vai la e vota denovo sempre nos mesmos,eu não entendo.Mas falando de aerogerador,valeria a pena mesmo que esse governo nosso deixasse as ideias do povo fluirem de forma a termos o DIREITO de fazermos as coisas sem eles cobrarem Royalties por tudo,um dos melhores projetos que ja vi,feito com helices,mas que serve para vertical tambem,muito interessante...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #36 Online: 10/11/12 - 09:26 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #37 Online: 10/11/12 - 11:04 »
prezado Pravato, me faz feliz o pitaco de tuas sabias palabras quando se refere ao povo e a  politica infindável de viver a mesmice do ano após ano aqui com as reclamações de nosso bovino povo que não conhece a palavra (ação e união) ?_7. E agora adiante arrastados neste vortex ter de enfrentar o maremoto chinez... ?_21 "cuidado todos ao convéz!"  ?_31 ?_38

Ai sim vamos ver e saber o que vivenciaremos economicamente nas comportas de abertura industriais da Grande muralha da China quando findarem os contratos de fabrico firmados com as empresas que enviaram suas tecnologias por 20 anos. ?_40

--------
Bem... voltando aerogerador... que maravilhoso trabalho executado por este hermano do video vc traz. Realmente um gentleman artesanal.
Olha ja corri pessoalmente, muito atraz de aerogerador., temos tudo aqui e mesmo assim penso que o motivo para não existirem mais fabricantes, e mais pessoas compromissadas em empreender e fabricar - reside tudo nos impostos e falta de dinheiro para fabricar algo e tb as empresas.
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #37 Online: 10/11/12 - 11:04 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #38 Online: 10/11/12 - 11:14 »
- caracolhes Pravato!, bixo me deu até calafrio na hora que mirei o hermano no topo do poste de sustentação.
(recordei a desmontagem de uma torre pequena de 3 partes de 5m quase acidente fatal)

- Vc repara que o motor que ele utiliza é sem imãs permantes., pois é um assincrono que não tem necessidades de escovas.

- Ele construiu uma exelente nascele, aparentemente soldada com chapas de aço... agora uma duvida em questão, não reparei nenhum tipo de stol nas pás ou mesmo sistema de estol na cabeça do aerogerador que jogaria a nacele para trás no caso de ventos fortes.

- Pode ser que tenha utilizado como freio das Helices o sistema reverso de indutancia...
caso há saber.



Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #38 Online: 10/11/12 - 11:14 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #39 Online: 11/11/12 - 13:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
- Vc repara que o motor que ele utiliza é sem imãs permantes., pois é um assincrono que não tem necessidades de escovas.

Como assim sem imãs permanentes?Aquele punhado de Neodimios são o que.As escovas a que se refere são quais,as do video ou essas de carbono usadas em motores e geradores de grande porte?Se for essas de carbono,a utilização do sistema sem escovas é pra minimizar perdas com relação ao atrito gerado pelas partes.Agora te faço uma pergunta,porque será que todo mundo mostra um gerador desse tipo só com um multimetro chines medindo a energia gerada e andando vazio? ;D
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #39 Online: 11/11/12 - 13:34 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #40 Online: 11/11/12 - 14:03 »
Caríssimos, nunca participei de forum, portanto não sei se estou respondendo no local certo.
Ja pensei em um gerador hibrido, pois gerador solar existem muitos rodando em Mh por ai. Mas pensei em um gerador com 3 ou 4 hélices no formato de concha e que ficariam nas extremidades das hélices, que seriam na verdade apenas um alongador para as conchas. e na hora de trafegar, apenas abaixar as conchas, formando uma especie de tripe (nos caso de 3 conchas). Sendo assim, não haveria necessidade de retirar o gerador para rodar. Eu precisaria no caso de uma especie de carregador inteligente que corte a corrente quando as baterias estiverem com carga total.
Alguém toparia me ajudar nessa empreitada? Não tenho muita noção, mas tenho muitas ideias.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
pois é, caro amigo Pravato...obrigado por tua pronta resposta... creio que sabemos o quanto é duro quando alguem se interessa em auxiliar e ganha a ausência como presente num forum. (vox clamantis in dertun)  ;D

voltando ao gerador, acredito que qualquer eolico que for colocado em um motorhome falando em mecanica, tem de ser bem dimensionado sua base e afixação do conjunto eixo/nacele., Principalmente por tambem ser retratil com facilidade de colocação quando estacionado e remoção qdo o veiculo em movimento., mesmo os pequenos ja utilizados em escala comercial necessitam de boa extrutura de fixação e stails de cabo de aço instalados. por isso indico hibrido ou ainda melhor seria somente solar evitando  trabalho e a fadiga.

A melhor captação de volume de vento se dá onde existe em abundancia (litoral brasileiro) se obtem em locais de alta altitude e livres ao redor sem obstáculos como um tapete planicie ou ainda o mar, a partir de 3metos cubicos/ minuto já se gera energia. A velocidade e a força de arrasto das pás se deve levar em consideração tb.

Este é um assunto bem abrangente, fazem (+ou-) 30anos que temos a Hobben instalada no interior de são paulo, vale a dica pra um estudo profundo e mais definido de como caminhamos aqui no brasil e o sofrimento de certas empresas relacionados à vendas/consumo tentando sobreviver em um pais - vista pelo olhar empresarial muitas vezes o martirio continua eterno. (sobreviver no mercado mesmo de energia limpa é um grande desafio). E dar as caras somente de 20 em 20 anos quando vende algo e quando já se esta quase esquecido no mercado, pois é isto ocorre em nosso brasilis bananês ainda.

Temos tambem 2 fabricantes nacionais de pequeno porte, um deles nasceu na Universidade de Campinas, mas vale lembrar que a diferença entre um grande aerogerador em relação de uso da tecnologia à um pequeno aerogerador é gritante. e poderia ser muito melhor, claro que não é culpa do empresáriado e falta de investimento ou má vontade, e ainda ausência de técnologia no fabrico. O fato é que dependemos de pagar nosso quinhão escravo ao rei no século 21. ?_32 Parabéns feudo!  ?_6


Poderiamos hoje ter empresas muito mais comprometidas e competitivas aqui, fazendo produtos com melhor qualidade e vendendo seus produtos a preços mais justos de viabilidade aquisitiva a todos igualmente., Para um mercado consumidor feliz que conseguisse realizar compras verdadeiras (a vista). Mas ainda estamos num sonho e bem distantes de uma realidade de igualdade financeira de melhor distribuição de renda para a população e impostos mais honrados e menos prostituidos.

Bem como disse é um assunto bem abrangente, estamos todos interligados como farinha do mesmo saco.. ?_8 Todo povo tem a mesma identidade.


Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #40 Online: 11/11/12 - 14:03 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #41 Online: 11/11/12 - 17:47 »
Zeca,porque voce não tenta esses kits de celula solar que tem a venda,pode colocar encima do Home,depois um gerador,assim voce ja vai tendo energia...Ó,não conheço o cara,é só pra ilustração do assunto.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Antes de tudo,da uma lida boa nesse site,tem bastante coisa interessante,e eles estão na dianteira sobre o assunto.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Aqui tambem tem arquivos com controladores de carga,para se usar a eólica em conjunto com a solar,inversores e tals,depois seguimos a discussão,a sua ideia seria ideal se tivessem os caminhões de transmissão movel de tv na sucata,a torre telescopica dele é só o ouro pra isso...


Abraços
« Última modificação: 11/11/12 - 18:01 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #41 Online: 11/11/12 - 17:47 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #42 Online: 13/11/12 - 15:13 »
sim faço de minhas palavras as mesmas de Pravato., acho que deve ponderar isto.

busque mais informação pra ver qual sistema se adequa melhor., a não ser que queira montar o gerador fixo pra carregar baterias enquanto tambem tem o carro em movimento  ?_1

(me lembrou o desenho da corrida maluca)
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #42 Online: 13/11/12 - 15:13 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #43 Online: 14/11/12 - 15:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
sim faço de minhas palavras as mesmas de Pravato., acho que deve ponderar isto.

busque mais informação pra ver qual sistema se adequa melhor., a não ser que queira montar o gerador fixo pra carregar baterias enquanto tambem tem o carro em movimento  ?_1

(me lembrou o desenho da corrida maluca)

A ideia é essa, mas não com o veiculo em movimento. Com o veiculo parado. E o aerogerador seria somente para carregas as baterias juntamente com um gerador solar enquanto o veiculo estiver parado.Dessa maneira eu não precisaria gastar combustível com um gerador comum a diesel ou gasolina.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #43 Online: 14/11/12 - 15:42 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #44 Online: 16/11/12 - 08:26 »
Caro Zeca havia entendido errado desculpe, dizem que é conversando q a gente se entende.

Bem se for com a intenção de o aerogerador funcionar com o carro em  movimento, otimo, maravilha ele estará fixo, é o melhor tipo de sistema para utilizar pois elimina muito a vibração gerada pelas pás do ventilador e resistencia do vento/ arrasto que sofreria. 

Tem ainda à opção de utilizar duas turbinas.
(chamemos turbina o sistema com moldura suporte rotor/helice/motor) uma de cada lado de seu veiculo sem interferir na àrea central de captação do sol das células.

O de pás tipo concha como mensionou no começo não esta descartado mas temo que sua altura seja demasiada, agora se vc utilizar como duto de boca de entrada "retangular" como aérofolio otimizaria quanto a questão de altura, o que acho mais interessante possibilitando usar toda area frontal de largura e pouco comprimento na parte superior (teto) do veiculo para captação de ar.,

Construirá o sistema de duto fechado com motor dentro do proprio compartimento que terminaria com bocal quadrado para instalação de modelo existente utilizado no conjunto de arrefecimento do motor/radiador do gol,

(acredito que daria certo, embora sua saida seja 12volts).

Com este funil retangular, de entrada ampla no bocal e afunilando para o final forçaria o ar de entrada e a quantidade de metros cubicos de ar aumentando a velocidade de giro e mantendo maior torque do motor.
Vale lembrar que quanto menos obstaculos que diminuem a fluencia do ar na frente do coletor melhor.

Possibilidade: Poderá como opção buscar outros pontos de coleta de ar levando através de encanamento em PCV este ar extra para a "turbina" desde que não tenham curvas acentuadas como cotovelos de 90° que diminuiria a velocidade interna de descarga, ou mesmo causaria resultado inverso prejudicial como fuga perda e refluxo.

Aqui uma foto apenas ilustrativa de uma biruta, lembrando q deva ser feito retangular e no final afunilamento quadrado p/motor.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Leve em consideração que esta é apenas uma opnião, nunca tentei ligar a ventoinha de arrefecimento do gol como um gerador dinamo, o ideal seria fazer um teste antes da construção do prototipo.
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #44 Online: 16/11/12 - 08:26 »

 

SiteLock