Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problema na placa CNCA3X  (Lida 2445 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline pnmello

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Problema na placa CNCA3X
« Online: 08/09/21 - 11:14 »
Boa tarde pessoal, a minha máquina estava queimando fusível. Fizemos a substituição dos possíveis componentes.
Tivemos que substituir o L297 (foto) mas agora o eixo X não está chegando até o limite da mesa, para antes e fica invertendo o entre a esquerda e direita.
Alguma dica sobre esse problema?
Já testei o motor do eixo X no outro drive da placa e está tudo certo.

Clube CNC Brasil

Problema na placa CNCA3X
« Online: 08/09/21 - 11:14 »

Offline joseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 50
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #1 Online: 28/09/21 - 16:57 »
Amigo tenho uma CNC3AX,um pouco diferente da sua,funciona muito bem,comprei a pci e eu mesmo montei.
Bom sobre queimar fusivel,me me mais detalhes,em que situação ele queima?Testou os fet's de potencia,estão aquecendo muito?
Voce regulou a tensão(agora não me lembro,pois ja faz alguns anos)nos trimpot's ?
Uso minha cnc para fazer pcb

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #1 Online: 28/09/21 - 16:57 »

Offline aparecido

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #2 Online: 04/10/21 - 08:49 »
 O cabo do motor está bem conectado? Não esta 'mordido/trincado'? Também tenho uma CNC3AX como o Joseca, comprei a pcb e montei os componentes em casa.
 Como ele também disse, pode ser algum fet com problema, talvez solda fria....
 Eu uso o circuito em anexo pra testar o fet, fica mais prático do que usar multímetro.

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #2 Online: 04/10/21 - 08:49 »

Offline joseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 50
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #3 Online: 04/10/21 - 12:27 »
Amigo Aparecido,a sua CNC3AX tambem "grita " muito ,faz aquele barulho tipico de fritura ?

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #3 Online: 04/10/21 - 12:27 »

Offline aparecido

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #4 Online: 04/10/21 - 14:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo Aparecido,a sua CNC3AX tambem "grita " muito ,faz aquele barulho tipico de fritura ?
Faz sim, li por aí que é característica do ci L297 (Chopper), parece que o TB6600 já não tem esse ruído todo...

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #4 Online: 04/10/21 - 14:25 »

Offline joseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 50
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #5 Online: 04/10/21 - 17:03 »
Na verdade o "grito "vem dos motores de passo.
A minha cnc eu mesmo montei para fazer pci,cortar e furar,mas agora que eu tirei uma pequena folga que tinha na castanha do eixo x estou fresando as trilhas dos circuitos impressos.
E a sua,voce usa pra que ?

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #5 Online: 04/10/21 - 17:03 »

Offline aparecido

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #6 Online: 04/10/21 - 21:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Na verdade o "grito "vem dos motores de passo.
A minha cnc eu mesmo montei para fazer pci,cortar e furar,mas agora que eu tirei uma pequena folga que tinha na castanha do eixo x estou fresando as trilhas dos circuitos impressos.
E a sua,voce usa pra que ?
Sim mas eles gritam por causa do chaveamento do L297.
 Legal, montei para a mesma finalidade que você, fazer pcb a caneta e corroer com percloreto ou outras soluções dava muito trabalho e nem sempre o resultado ficava bom.
 Fazer com silk também ia dar muito trabalho, ja que era pra ter trabalho, montei logo a cnc (aos poucos).

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #6 Online: 04/10/21 - 21:01 »

Offline joseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 50
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #7 Online: 05/10/21 - 09:18 »
Como voce usina as trilhas?Uso fresa de 60 graus e 0,3.
Tentei usar o programa Autoleveller para nivelar a superficie,mas é muito complicado e abandonei,eu foquei minha atenção no nivelamento da mesa de sacrificio.
Ahhh eu uso o Proteus e o Flat cam

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #7 Online: 05/10/21 - 09:18 »

Offline aparecido

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #8 Online: 05/10/21 - 11:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Como voce usina as trilhas?Uso fresa de 60 graus e 0,3.
Tentei usar o programa Autoleveller para nivelar a superficie,mas é muito complicado e abandonei,eu foquei minha atenção no nivelamento da mesa de sacrificio.
Ahhh eu uso o Proteus e o Flat cam
Em software eu uso o Eagle 7.4.0 para desenhar o circuito e as pcb, nele eu abro a ULP do PCB2Gcode e converto para gcode. No pc de controle do CNC eu estou com o Linuxcnc, tentei usar o Autoleveller e também não consegui e pedi ajuda, me indicaram o gcode-ripper,  abro o arquivo do gcode nele e ele faz o nivelamento medindo a pcb com a ponta de prota.
 Para usinar as trilhas eu uso fresa chinesa 20° 0.2mm.
 Já consegui o resultado das fotos em anexo.

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #8 Online: 05/10/21 - 11:13 »

Offline aparecido

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #9 Online: 05/10/21 - 11:20 »
 Para ficar mais preciso quando o software está fazendo o nivelamento eu coloco garrinha de jacare na vbit e o outro fio eu faço ter contato com a parte cobreada da pcb que vai ser usinada.
 O circuito para ligar a ponta de prova na DB25/LPT1 que uso é o da imagem em anexo, com resistor de 10k como pullup.
  Uma coisa que atrapalha(interferência) aqui em casa é se estou fazendo a referência dos pontos zero dos eixos (a minha tem sensores indutivos) ou nivelamento usando a ponta de prova, é o spindle estar sendo alimentado mesmo que o "sinal" seja para ele ficar parado mas com a fonte dele ligada a energia, também se alguém aciona o acendedor elétrico do fogão, tanto que no caso do acendedor do fogão as vezes causa falha no que está conectado nas usbs do notebook (não uso ele para controlar a cnc).

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #9 Online: 05/10/21 - 11:20 »

Offline joseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 50
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #10 Online: 05/10/21 - 12:50 »
essa foi minha usinagem,repare que as trilhas finas estão com falhas

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #10 Online: 05/10/21 - 12:50 »

Offline joseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 50
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #11 Online: 05/10/21 - 12:57 »
Ok, quanto ao seu software Eagle e ao seu nivelador de superficie,sim eu ligo tambem no pino 15 da porta paralela da CNC3AX,mas como voce viu na foto as ilhas não saem bem redondinhas apenas os pads retangulares.
Bom amigo Aparecido estou estudando bastante essa empreitada de usinar as trilhas(porque a furação e o recorte faço perfeitamente com ela sem problemas)

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #11 Online: 05/10/21 - 12:57 »

Offline aparecido

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #12 Online: 05/10/21 - 13:18 »
 Pode ser que a máquina esteja perdendo passo, faz assim gera um gcode de teste, no final coloca comando para retornar ao ponto zero e faz executar esse gcode 3 vezes para ver se a máquina não está perdendo passo e posicionamento.
  Posta depois o resultado...

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #12 Online: 05/10/21 - 13:18 »

Offline joseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 50
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #13 Online: 05/10/21 - 16:44 »
 Pode ser que a máquina esteja perdendo passo, faz assim gera um gcode de teste, no final coloca comando para retornar ao ponto zero e faz executar esse gcode 3 vezes para ver se a máquina não está perdendo passo e posicionamento.  Posta depois o resultado...


Legal Aparecido,bom eu uso o Mach3 e calibrei os 3 eixos e estão obedecendo as medidas fieis,mas agora que voce falou em perda de passo(eu lembro que na época tinha que configurar a CNC3AX para meio passo e acho que passo inteiro,não me lembro)
Voce disse para gerar um gcode ?executar 3 vezes ele e confirmar as medidas?
Gostaria de saber como fazer esse codigo,pode ser feito por exemplo um circulo no Art Cam ?

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #13 Online: 05/10/21 - 16:44 »

Offline aparecido

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #14 Online: 05/10/21 - 17:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Legal Aparecido,bom eu uso o Mach3 e calibrei os 3 eixos e estão obedecendo as medidas fieis,mas agora que voce falou em perda de passo(eu lembro que na época tinha que configurar a CNC3AX para meio passo e acho que passo inteiro,não me lembro)
Voce disse para gerar um gcode ?executar 3 vezes ele e confirmar as medidas?
Gostaria de saber como fazer esse codigo,pode ser feito por exemplo um circulo no Art Cam ?

 Então, revisa todas configurações na placa e no software (Mach3) sobre quantidade de passos por volta, meio passo/passo inteiro, passo do fuso por volta completa.
 Faz tempo que fiz esse teste e não lembro qual o comando (uma linha), mas tem um comando que ele ja interpreta e faz o desenho de um circulo obedecendo o raio nesse código. Eu fiz o código para fazer 3 círculos em pontos distintos e no final retornar ao ponto zero.
 Quando fiz o teste eu executei o código a primeira vez e voltou ao ponto zero, fiz executar mais duas vezes sem entrar o comando para a máquina fazer referência (pelos sensores) no ponto zero.
 Se ela tiver perdendo décimos de mm na posição, executando o código uma vez vai ser difícil detectar, mas se executar várias vezes um código conhecido, esses décimos vão se concatenar (somar) e vai ficar bem visível.
 Por exemplo perde 0,1mm a cada execução, se executar dez vezes no final vai ter 1mm de diferença e fica mais fácil de visualizar.
 Como você faz para referenciar a máquina quando vai começar a usinar? Como ela detecta o ponto zero, é com sensor, chave fim de curso?
 Como é a estrutura da máquina? Metalon, PEAD, UHMW, madeira? Dependendo do material, ele pode retorcer e dar essa diferença na usinagem, a sustentação do meu eixo Y está com PEAD, talvez depois eu modifique para metalon, pois ela da uma torcida se eu tento usinar algo mais rigido com velocidade um pouco mais alta, com velocidade baixa eu ja usinei pcb/acrilico/madeira.

Ps: Pode gerar o código dos círculos no Artcam sim, alias para ficar mais completo, no mesmo desenho faz círculos e retangulo/quadrado, coloca para executar com uma velocidade próximo a máxima para forçar o erro, depois testa também na velocidade que seria a normal para usinagem.
« Última modificação: 05/10/21 - 17:14 por aparecido »

Clube CNC Brasil

Re:Problema na placa CNCA3X
« Resposta #14 Online: 05/10/21 - 17:11 »

 

SiteLock