Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvidas de Acabamento  (Lida 3719 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline RafaelFonseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Duvidas de Acabamento
« Online: 13/06/11 - 15:13 »
Gostaria de uma ajuda dos colegas do fórum para tirar uma duvida.
Fiz um desbaste 2D no ArtCam e depois de simular para ver como fico percebi umas ranhuras por onde a fresa passa, é normal essas ranhuras ou tem outro procedimento de melhor acabamento. Estou usando uma fresa de topo 2 cortes de 4mm.
Obrigado.

Clube CNC Brasil

Duvidas de Acabamento
« Online: 13/06/11 - 15:13 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #1 Online: 13/06/11 - 15:34 »
Caro Rafael.

Não necessariamente no material ficarão essas "ranhuras", mas normalmente são perceptíveis em especial quando usamos avanços muito altos e passos muito profundos.

Para melhorar, o acabamento, utilize passos mais rasos e deslocamentos mais lentos.

Quanto mais tempo a fresa "alisar" a superfície usinada, melhor será o "acabamento".

Espero que tenha ajudado.

Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #1 Online: 13/06/11 - 15:34 »

Offline RafaelFonseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #2 Online: 13/06/11 - 15:41 »
Muito obrigado Rubens, irei fazer novos teste.

Abraço
Rafael

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #2 Online: 13/06/11 - 15:41 »

Offline RafaelFonseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #3 Online: 04/07/11 - 15:12 »
Estou quebrando a cabeça com a minha máquina, fiz um teste entalhando uma tabua de carne com o emblema do São Paulo, o desenho fica certo mas na hora de jogar na maquina para entalhar ela inverte, estou usando o CorelDraw 12, ArtCam e o Mach3.
Algum dos colegas poderia me dar uma ajudinha.
Estou postando as fotos para facilitar.

« Última modificação: 04/07/11 - 17:13 por RafaelFonseca »

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #3 Online: 04/07/11 - 15:12 »

Offline gimbabf

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 255
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #4 Online: 04/07/11 - 16:46 »

      vai precisar inverter a rotação do motor do eixo em questão ( X ou Y ), depende do controlador que está usando dá para fazer no programa ou inverter dois fios do motor
Gilberto

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #4 Online: 04/07/11 - 16:46 »

Offline RafaelFonseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #5 Online: 04/07/11 - 17:09 »
Muito obrigado pela atenção gimbabf.
Eu estou usando o Mach3 e a cnc3ax, se eu inverter a rotação dos motores no Mach3, resolveria esse problema.
Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #5 Online: 04/07/11 - 17:09 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #6 Online: 09/09/11 - 20:28 »
Boa noite. Sera que dá para desenhar no Solidworks, e depois importar para o mach3 e usinar. ?_33Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #6 Online: 09/09/11 - 20:28 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #7 Online: 11/09/11 - 11:05 »
Dá, mas não de forma direta como voce descreve...

O Solidworks pode gerar arquivos em 2D (vetores desenhados em um plano) ou 3D (sólidos), e estes arquivos devem ser importados por programas de conversão que entendam estes formatos e sejam capazes de gerar aurquivos contendo as táticas de usinagem que o operador escolher.

estes arquivos, que usam uma linguagem comum chamada "código-G" é que irão ser importados pelo Mach3 ou qualquer outro programa de controle de máquinas...

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #7 Online: 11/09/11 - 11:05 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #8 Online: 11/09/11 - 14:49 »
Para FGilii. No caso do Solidworks que é hoje considerado o software, mais parametrico do mercado, com uma interface amigavel e ferramentas swift, existe um modulo CAM nativo do SolidWorks que é
o SolidCam. Eu desenho no SolidWorks e converto em codigo G no SolidCam muito bem até ai, eu
quero mandar do SolidCam para o Mach 3 sera que ele aceita, uma vez que o SolidCam é um programa
Profissional de alta usinagem. No caso do ArtCam eu li no forum que o Vectric é mais simples e menos
gorduroso. Eu vejo da seguinte forma para uma estação de micro usinagem que é o caso da router,
quanto mais simples for a parte da Arte Final e consequente usinagem, melhor será o resultado final. Pois existe uma parafernalia de programas CAM, mais poucos são de facil entendimento. Eu gostaria se existisse uma forma de fazer um tópico só para o MACH3 digitalizado em um ou dois DVDs, com centenas de exemplos em formato de  telas explicando passo a passo todo o necessario para se usinar, nem que para isso todos do forum contribuissem para este trabalho, e que o produto final tivesse que pagar um X, sem problemas, as dicas são boas até, mas eu acho que da para ir alem, a tradução do MACH3 em portugues, já é um grande avanço, o cerebro trabalha melhor com imagens, e menos com texto ou simbolos, o negocio é unificar e digitalizar tudo em DVDs, e disponibilizar para a galera, que sofre muito, pois uma router por mais simples que seja o investimento não é pequeno. Aqui eu deixo algumas criticas mas também algumas sugestões. Obrigado ?_2

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #8 Online: 11/09/11 - 14:49 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #9 Online: 12/09/11 - 13:38 »
Orbiter - como voce se chama?

Eu gostaria de entender o porque voce faz uma pergunta relativamente simples, alguém responde e depois parece que voce dá uma aula sobre a sua dúvida anterior...

Dá a impressão que das duas uma - ou voce fez a pergunta muto mal formulada e deixou a entender que era algo simples, ou outro motivo mais sério que eu não consigo imaginar nada plausível e que explique o comportamento.

Muitos sabem - e me incluo nesse grupo - das facilidades de certos programas oferecem, como módulos para conversão de arquivos, então fica aí a pergunta:
Para que perguntou algo que logo em seguida foi respondido por voce mesmo?

Com relação à feitura de um DVD com centenas de imagens de como se faz tudo com o Mach3, também gostaria de ter acesso a algo assim - quando souber quem tem algo assim disponível a todos, nos avise.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #9 Online: 12/09/11 - 13:38 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #10 Online: 12/09/11 - 15:00 »
Olá. FGilii, Primeiramente meu nome é Marcos, a primeira pergunta eu a fiz pela metade, ali voce tem razão eu errei e me desculpo. Já na segunda pergunta voce diz que eu dei uma aula, eu já uso um bom
tempo o Solidworks, mas as minha duvidas eu postei bem e seriam na area de "CAM", pois é ai que o bicho pega, conheco uma infinidade de programas "CAM", como o forum se propoe ao tema "CNC",
tudo que é pergunta seja ela eloquente ou simples ou até mal formulada, na minha opinião deve ser respeitada. Veja voce FGilii, que eu não estou querendo testar o seu conhecimento técnico, longe de
mim, jamais eu faria isso. Até porque eu não tenho essa bagagem. Quando eu sugeri fazer um DVD a respeito do MACH3, com tutoriais ricamente ilustrado com imagens, e diversos exemplos, é apenas uma sugestão, assim como o linux tem um montão de gente que ajuda no desenvolvimento, eu achei
que com ajuda talvez desse para ir mais longe com o MACH3. As minha perguntas são apenas de um
mero usuario que tenta ir pelo caminho mais objetivo, na minha opinião o Clube CNC Brasil, é um excelente forum eu gostei muito dos temas abordados no forum. Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #10 Online: 12/09/11 - 15:00 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #11 Online: 13/09/11 - 16:43 »
Marcos,

Agora ficou bem mais claro o seu propósito :)

E nem se preocupe muito com meu jeito de falar (escrever) mas é porque eu costumo usar o pouco tempo que tenho para tentar ajudar de alguma maneira, e muitas vezes já aconteceu de eu responder algo e o fulano nem dar atenção, ou simplesmente não tentar nem fazer força para compreender um pouquinho que seja.

Sobre os arquivos de imagens ou instruções de configurações do programa, já existe algo, mas ainda está em estado de gestação e hibernação porque muitos de nós não conseguimos tempo necessário para a tarefa, mas tenha certeza que estamos trabalhando para isso.

Claro - nesse interim, se houver alguma coisa que possamos ajudar é só dizer.

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #11 Online: 13/09/11 - 16:43 »

Offline Orbiter

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #12 Online: 13/09/11 - 20:08 »
Boa noite. Eu agradeço sua atenção F.Gilii, o meu proposito agora, é me inteirar bem da questão do
programa MACH3 e ArtCam, dominando bem isso, ai eu vou para parte de eletronica e por fim a mecanica. Estou estudando a apostila do ArtCam em portugues é muito didatica. Valeu. :D

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #12 Online: 13/09/11 - 20:08 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #13 Online: 13/09/11 - 20:23 »
Acompanhandoooo....
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas de Acabamento
« Resposta #13 Online: 13/09/11 - 20:23 »

 

SiteLock