Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Arquivo slt no artcam  (Lida 4307 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline AnaClaudia

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
Arquivo slt no artcam
« Online: 20/03/13 - 19:58 »
Queria saber se tem como salvar o arquivo no formato slt no artcam, se não for possível, como faço para converter o arquivo para esse formato. É para prototipagem. Sei que usando a função "Cria Malha de Triângulos" tem como salvar mas não entendi direito e depois vou passar o arquivo para a pessoa que vai fazer a prototipagem. Gente estou perdida me ajudem... Uso o artcam 9.

Clube CNC Brasil

Arquivo slt no artcam
« Online: 20/03/13 - 19:58 »

Offline AnaClaudia

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #1 Online: 20/03/13 - 20:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Queria saber se tem como salvar o arquivo no formato slt no artcam, se não for possível, como faço para converter o arquivo para esse formato. É para prototipagem. Sei que usando a função "Cria Malha de Triângulos" tem como salvar mas não entendi direito e depois vou passar o arquivo para a pessoa que vai fazer a prototipagem. Gente estou perdida me ajudem... Uso o artcam 9.

Desculpe é STL.

Clube CNC Brasil

Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #1 Online: 20/03/13 - 20:09 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #2 Online: 20/03/13 - 20:17 »
Olá menina Ana

Sim, é possível salvar um arquivo STL a partir do ArtCam, mas há algumas variáveis.

O relevo foi criado a partir do ArtCam? Ou foi importado ao programa em outro formato?

No primeiro caso, se um relevo foi criado no ArtCam tu podes salvá-lo como .rlf que é o padrão de relevos desta ferramenta. Mas (pelo que sei) só poderá ser aberto com o mesmo.

Continuando no caso de o relevo ter sido criado no ArtCam, tu podes gerar um percurso "ilusório" do relevo com a máxima resolução necessária e então gerar a malha de triangulos a partir desta simulação. Após a geração da malha tu podes exportar o resultado em formato STL.

Passe, por gentileza, maiores informações sobre o caso que posto algumas printscreens para demonstrar os passos necessários, ok?

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #2 Online: 20/03/13 - 20:17 »

Offline AnaClaudia

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #3 Online: 20/03/13 - 20:27 »
Oi Elton, então eu não entendo muito cai de paraquedas nisso, mas vou tentar explicar. No caso uso para fazer modelos de jóias no próprio artcam, quanto a salvar em outros formatos eu não sei, como o .rlf  que você mencionou, me parece que o arquivo fica em 3d, não tenho o programa aqui pra ver direito. Obrigada pela atenção.

Abraços!

Clube CNC Brasil

Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #3 Online: 20/03/13 - 20:27 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #4 Online: 20/03/13 - 20:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi Elton, então eu não entendo muito cai de paraquedas nisso, mas vou tentar explicar. No caso uso para fazer modelos de jóias no próprio artcam, quanto a salvar em outros formatos eu não sei, como o .rlf  que você mencionou, me parece que o arquivo fica em 3d, não tenho o programa aqui pra ver direito. Obrigada pela atenção.

Abraços!

Ixi, agora confundiu todos os dois 'esquilos',  ?_16

Mas vamos tentar...

Então tu modelou algo no ArtCam certo? E precisa transformar esta modelagem (relevo ou 3D full) em um arquivo STL para ser utilizado em usinagem ou prototipagem.

Para fazê-lo, gere um percurso de usinagem deste relevo (Usinar relevo) com uma ferramenta fictícia de menor raio possível e gere este percurso com o menor passe lateral possível (neste caso depende também da resolução do teu projeto ou modelo).
Após gerar a simulação deste percurso tu gera a malha de triângulos da simulação e aí então podes salvar esta malha em formato STL.

Não sei se ficou claro, pois não sei o quanto conheces o programa, mas basicamente este é o caminho mais lógico e fácil.

Espero ter ajudado.  ?_26

Obs.: Se as dúvidas persistirem, então acho que deves postar algumas 'telas' (mesmo que de outros trabalhos ou modelos, no caso de ser algum modelo com restrições de publicação) para que possamos seguir um passo a passo.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #4 Online: 20/03/13 - 20:40 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #5 Online: 20/03/13 - 20:55 »
Ana, nao sei se vou conseguir te ajudar... veja esse video...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Nao conheço o Jewelsmith, e nem instalei ele aqui, mas parece que é o mais indicado para o que voce precisa...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #5 Online: 20/03/13 - 20:55 »

Offline AnaClaudia

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #6 Online: 20/03/13 - 21:10 »
Ixi digo eu rsrs...

Usinar relevo eu faço para gerar os arquivos para usinar, mas fiquei confusa, vou ver se consigo salvar as telas amanha, obrigada Elton!


Oi Marcão, já conheço esse vídeo alias é uns dos poucos disponíveis, obrigada!

Clube CNC Brasil

Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #6 Online: 20/03/13 - 21:10 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #7 Online: 20/03/13 - 21:13 »
Ótimo vídeo Marcão.

Também conheço muito pouco as funções da versão Jewelsmith, que realmente são as mais indicadas para estas modelagens.

Ao primeiro olhar não resta dúvida que extrapolam em muito as versões que usamos para tratamento de recortes 2D e usinagens em 3D. Uma função que me chamou muito a atenção no JS 2009 é a Emboss Relief que trata um modelo full 3D em um relevo em poucos passes.

Sempre aprendendo por aqui, que bom,  ?_10

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Arquivo slt no artcam
« Resposta #7 Online: 20/03/13 - 21:13 »

 

SiteLock