Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Relação das distâncias no MACH3  (Lida 2073 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline hugomeshg

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Relação das distâncias no MACH3
« Online: 23/01/13 - 15:04 »
Olá pessoal,

Eu sou novo na programação G-code.

Eu estava estudando o código G e me surgiu algumas dúvidas, quando eu monto uma programação, como que eu sei a relação das distâncias a serem colocadas no G code.
Por exemplo:

G0 x10 Y10
G1 X10 Y100


Eu alterei o valor de Y, eu sei que na tela do meu computador vai aparecer que ele está no ponto 10, eixo y, e depois vai para o ponto 100, porém eu não sei quantos milimetros o eixo se move na máquina. Como que eu sei essa relação? Há alguma configuração no MACH3 que deva fazer?

Sendo que o fuso é de passo C5.


Desde já agradeço!
"Quem cedo madruga passa o dia com sono."

"Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer." Einstein

Clube CNC Brasil

Relação das distâncias no MACH3
« Online: 23/01/13 - 15:04 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #1 Online: 23/01/13 - 15:12 »
hugomeshg, no Mach 3 vc faz essa configuração em Motor Tunning. Lá vc diz quantas voltas o motor deve dar para andar 1mm, logo depende de como o motor esta conectado no fuso (se tiver polias e reduçoes por exemplo, ou micropassos).

Não estou com o programa a mão agora, mas da uma olhada lá.

Feito isso, o X10 Y10 corresponderá aos eixos X e Y a 10mm em relaçao ao ponto 0.

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #1 Online: 23/01/13 - 15:12 »

Offline hugomeshg

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #2 Online: 23/01/13 - 15:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
hugomeshg, no Mach 3 vc faz essa configuração em Motor Tunning. Lá vc diz quantas voltas o motor deve dar para andar 1mm, logo depende de como o motor esta conectado no fuso (se tiver polias e reduçoes por exemplo, ou micropassos).

Não estou com o programa a mão agora, mas da uma olhada lá.

Feito isso, o X10 Y10 corresponderá aos eixos X e Y a 10mm em relaçao ao ponto 0.


No motor tuning eu altero onde está escrito "Step per MM" ?

« Última modificação: 23/01/13 - 15:38 por hugomeshg »
"Quem cedo madruga passa o dia com sono."

"Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer." Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #2 Online: 23/01/13 - 15:37 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #3 Online: 23/01/13 - 16:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

No motor tuning eu altero onde está escrito "Step per MM" ?



Sim, ai é que entra o calculo. Pelo que me explicaram uma vez, esse valor é quantos passos o seu motor dá para andar 1mm. Se o seu motor é de 200 passos por volta e ele está acoplado direto no fuso de passo 5, quer dizer que ele anda 5mm a cada 200 passos, logo o seu valor seria 40 nessa caixa. Mas se o driver está configurado para meio-passo, seriam necessarios 400 passos para uma volta completa, logo seu valor seria 80. Se usa redução com polias/correias/engrenagens, tudo tem q entrar no calculo.

EDIT: e por favor me corrijam se eu estiver errado, porque estou repassando o que me foi explicado... :D
« Última modificação: 23/01/13 - 16:30 por vtrucco »

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #3 Online: 23/01/13 - 16:28 »

Offline hugomeshg

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #4 Online: 24/01/13 - 09:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sim, ai é que entra o calculo. Pelo que me explicaram uma vez, esse valor é quantos passos o seu motor dá para andar 1mm. Se o seu motor é de 200 passos por volta e ele está acoplado direto no fuso de passo 5, quer dizer que ele anda 5mm a cada 200 passos, logo o seu valor seria 40 nessa caixa. Mas se o driver está configurado para meio-passo, seriam necessarios 400 passos para uma volta completa, logo seu valor seria 80. Se usa redução com polias/correias/engrenagens, tudo tem q entrar no calculo.

EDIT: e por favor me corrijam se eu estiver errado, porque estou repassando o que me foi explicado... :D

Entendi a sua explicação.

No meu caso eu estou usando um servo motor que tem um enconder acoplado, uma volta que o motor gira o enconder emite 10000 pulsos (pode ser entendido como steps tb), já que o meu fuso é de passo 5 eu devo dividir 10000 por 5 que daria 2000 pulsos para andar 1mm, correto?

Por enquanto não uso nenhuma redução ainda. Eu estou usando o motor acoplado direto ao fuso.

« Última modificação: 24/01/13 - 09:37 por hugomeshg »
"Quem cedo madruga passa o dia com sono."

"Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer." Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #4 Online: 24/01/13 - 09:36 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #5 Online: 24/01/13 - 11:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Entendi a sua explicação.

No meu caso eu estou usando um servo motor que tem um enconder acoplado, uma volta que o motor gira o enconder emite 10000 pulsos (pode ser entendido como steps tb), já que o meu fuso é de passo 5 eu devo dividir 10000 por 5 que daria 2000 pulsos para andar 1mm, correto?

Por enquanto não uso nenhuma redução ainda. Eu estou usando o motor acoplado direto ao fuso.


Sim, seria isso...

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #5 Online: 24/01/13 - 11:34 »

Offline hugomeshg

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #6 Online: 24/01/13 - 12:37 »
Obrigado pela ajuda vtrucco.

Já fiz as alterações no software e logo logo vou testar essa relação das distâncias.


« Última modificação: 24/01/13 - 12:38 por hugomeshg »
"Quem cedo madruga passa o dia com sono."

"Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer." Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #6 Online: 24/01/13 - 12:37 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #7 Online: 24/01/13 - 13:56 »
Com servos a coisa não é bem assim não - talvez tenha que reconfigurar os drives dos servos para emular uma certa resolução.

Para isso a maioria dos drives tem um campo de dados onde se pode criar uma multiplicação ou divisão de pulsos.

Não mexa na resolução de encoder dentro dos drives porque ele precisa disso para funcionar adequadamente.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #7 Online: 24/01/13 - 13:56 »

Offline hugomeshg

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #8 Online: 24/01/13 - 14:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Com servos a coisa não é bem assim não - talvez tenha que reconfigurar os drives dos servos para emular uma certa resolução.

Para isso a maioria dos drives tem um campo de dados onde se pode criar uma multiplicação ou divisão de pulsos.

Não mexa na resolução de encoder dentro dos drives porque ele precisa disso para funcionar adequadamente.

Sim, no software do drive tem essa opção de configurar a multiplicação ou divisão de pulsos sim... vou entrar em contato com o fabricante do driver então, para me passar as orientações mais claras sobre essa parte do driver.

"Quem cedo madruga passa o dia com sono."

"Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer." Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #8 Online: 24/01/13 - 14:15 »

 

SiteLock