Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Relação das distâncias no MACH3  (Lida 2073 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline hugomeshg

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Relação das distâncias no MACH3
« Online: 23/01/13 - 15:04 »
Olá pessoal,

Eu sou novo na programação G-code.

Eu estava estudando o código G e me surgiu algumas dúvidas, quando eu monto uma programação, como que eu sei a relação das distâncias a serem colocadas no G code.
Por exemplo:

G0 x10 Y10
G1 X10 Y100


Eu alterei o valor de Y, eu sei que na tela do meu computador vai aparecer que ele está no ponto 10, eixo y, e depois vai para o ponto 100, porém eu não sei quantos milimetros o eixo se move na máquina. Como que eu sei essa relação? Há alguma configuração no MACH3 que deva fazer?

Sendo que o fuso é de passo C5.


Desde já agradeço!
"Quem cedo madruga passa o dia com sono."

"Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer." Einstein

Clube CNC Brasil

Relação das distâncias no MACH3
« Online: 23/01/13 - 15:04 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #1 Online: 23/01/13 - 15:12 »
hugomeshg, no Mach 3 vc faz essa configuração em Motor Tunning. Lá vc diz quantas voltas o motor deve dar para andar 1mm, logo depende de como o motor esta conectado no fuso (se tiver polias e reduçoes por exemplo, ou micropassos).

Não estou com o programa a mão agora, mas da uma olhada lá.

Feito isso, o X10 Y10 corresponderá aos eixos X e Y a 10mm em relaçao ao ponto 0.

Clube CNC Brasil

Re:Relação das distâncias no MACH3
« Resposta #1 Online: 23/01/13 - 15:12 »

Offline hugomeshg

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino