Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.  (Lida 3910 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tibra

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Boa tarde!

Gostaria de montar um gerador eólico utilizando aqueles "cogumelos" de alumínio, que geralmente são utilizados na troca do ar quente de dentro do ambiente com o ar frio de fora.
Minha idéia é ligar os rotores desses cogumelos no mesmo motor,que vai estar ligado em um alternador abastecendo um banco de baterias de 12V e utilizar essa energia gerada para alimentar uma fileira de leds.A minha intenção é utilizar os leds na iluminação de alguns cômodos de casa.

1- É possível colocar um potenciometro para regular a intensidade da luz?
2- Mesmo se não houver vento abastecendo meu banco de baterias,quanto tempo de autonomia me sobra iluminando 3 cômodos?

É possível fazer dessa forma?

PS: Eu não gostaria de utilizar pás.


Muito obrigado.

Clube CNC Brasil


Offline z_prates

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #1 Online: 22/08/12 - 18:53 »
tambem gosto da ideia de gerar a propria eletricidade.
Atulmente estou em Itu, mas ja morei em Ilha Solteira/SP, onde vi no campus de Engenharia Eletrica da UNESP, algo semelante ao que voce deseja, porem era montado sobre dois tambores de metal de 200 litros , pintados de preto, formando uma tubulação de ar quente que girava mais rapidamente a peça de aluminio . Porem nao sei maiores detalhes.

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #1 Online: 22/08/12 - 18:53 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #2 Online: 23/08/12 - 00:27 »
Hoje o aproveitamento da Energia Eólica talvez seja o tema mais debatido e pesquisado em todo mundo. Muita coisa esta sendo desenvolvida nesse sentido (inclusive no Brasil)
Depois do incidente no Japão com as usinas nucleares a Alemanha anunciou que vai gradativamente substituir seus reatores por moinhos eólicos.
Esse "cogumelo" a que se refere não é a melhor forma de se aproveitar a energia dos ventos.
Existe muita tecnologia mais eficiente que essa. Mais pelo que entendi do seu questionamento é a forma de como armazenar essa energia. Sim, se ela for domiciliar a bateria seria a melhor (única) forma. Quanto a esses potenciômetros nos quais esta pensando não vejo necessidade.
Uma vez, em teoria já que tens uma bateria carregada  essa iluminação em alguns cômodos da sua casa seria muito simples.
Tenha certeza que esse tópico vai dar muita "manga" para discussão, o que não falta aqui são engenheiros de plantão. Muito saudável sua ideia... sucessos.
Abs
Elio
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #2 Online: 23/08/12 - 00:27 »

Offline Tibra

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #3 Online: 23/08/12 - 08:24 »
Obrigado pelas respostas Z-Prates e Elio!

Elio, o que voce sugere para uma captação mais efetiva do vento? Até agora eu só vi pás coletoras que não mudam a direção conforme muda o vento.

Valeu galera.

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #3 Online: 23/08/12 - 08:24 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #4 Online: 23/08/12 - 10:25 »
Voce vai encontrar um farto material na net. Para começar de uma olhada nesse forum
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Um site interessante: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
No youtube também vai encontrar centenas de filmes sobre o assunto

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Enfim com a ajuda do "Santo Google" vai encontrar uma infinidade de projetos criativos.
Sucesso com o seu projeto, vai postando aqui suas dúvidas que tenho certeza que muita gente vai ajudar.
Abs
Elio
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #4 Online: 23/08/12 - 10:25 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #5 Online: 23/08/12 - 10:52 »
Tibra, Z_prates e Helio.

Bom dia.

Já que a idéia é não usar pás e aproveitar o vento do lado que vier, façam uma pequena experiência usando um tonel de 20 lts (aquele que se encontra nas ferragens com carboreto). Corte ao meio no sentido fundo/tampa, faça um trespasse formando um "S". Corte duas tampas redondas cuja a circunferência cubra o "S" formado. Da tampa superior à tampa inferior, no centro coloque um eixo com rolamentos de encosto externamente, deixando a parte inferior do eixo maior para colocar a polia. Faça a armação de sustentação e use um alternador para carregar a bateria. Uma bateria de 100Amp, fica constantemente carregada e o consumo dos Leds é muito baixo.

Atenção: tem que haver um sistema de freio para possível manutenção, pois não poderá pará-lo sem danificá-lo.

Como todo o gordo é exagerado, montei uma tralha destas numa chácara que eu tinha, mas com 2 tonéis de 200 Lts. Com armação de madeira (Palanques) de eucalípto 15 x 15cm, e adaptei no eixo um sistema de freio de veículos antigos (Ford 60) que segurava no eixo da caixa de mudança. Tudo em cima do poço de água, para matar dois coelhos com uma caixa d'água só - puxar água e carregar a bateria. Não podia espirrar perto que o danado funcionava. ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Há um projeto na EMBRAPA.

Depois fiz miséria, coloquei uma ventoinha de carro com uma tubulação metálica que passava por dentro do forno de barro que aquecia o ar e levava para dentro de casa e no verão só não acendia o foogo no forno. ?_2 ?_2 ?_2 ?_2

Como eu disse para o Edu - EU SOU NORMAL

Abraços.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #5 Online: 23/08/12 - 10:52 »

Offline Tibra

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #6 Online: 23/08/12 - 10:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tibra, Z_prates e Helio.

Bom dia.

Já que a idéia é não usar pás e aproveitar o vento do lado que vier, façam uma pequena experiência usando um tonel de 20 lts (aquele que se encontra nas ferragens com carboreto). Corte ao meio no sentido fundo/tampa, faça um trespasse formando um "S". Corte duas tampas redondas cuja a circunferência cubra o "S" formado. Da tampa superior à tampa inferior, no centro coloque um eixo com rolamentos de encosto externamente, deixando a parte inferior do eixo maior para colocar a polia. Faça a armação de sustentação e use um alternador para carregar a bateria. Uma bateria de 100Amp, fica constantemente carregada e o consumo dos Leds é muito baixo.

Atenção: tem que haver um sistema de freio para possível manutenção, pois não poderá pará-lo sem danificá-lo.

Como todo o gordo é exagerado, montei uma tralha destas numa chácara que eu tinha, mas com 2 tonéis de 200 Lts. Com armação de madeira (Palanques) de eucalípto 15 x 15cm, e adaptei no eixo um sistema de freio de veículos antigos (Ford 60) que segurava no eixo da caixa de mudança. Tudo em cima do poço de água, para matar dois coelhos com uma caixa d'água só - puxar água e carregar a bateria. Não podia espirrar perto que o danado funcionava. ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Há um projeto na EMBRAPA.

Depois fiz miséria, coloquei uma ventoinha de carro com uma tubulação metálica que passava por dentro do forno de barro que aquecia o ar e levava para dentro de casa e no verão só não acendia o foogo no forno. ?_2 ?_2 ?_2 ?_2

Como eu disse para o Edu - EU SOU NORMAL

Abraços.

Júlio Cézar



Bom dia JCS!

Essa sua idéia é mais ou menos o caminho que eu quero seguir....
Por acaso voce tem fotos de seu projeto?
Vou aproveitar a hora do almoço para procurar mais sobre esse modelo de captação.
A todos, muito obrigado.

Sempre no aguardo de novas opiniões.

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #6 Online: 23/08/12 - 10:59 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #7 Online: 23/08/12 - 11:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tibra, Z_prates e Helio.

Bom dia.

Já que a idéia é não usar pás e aproveitar o vento do lado que vier...
Júlio Cézar

Caro Júlio, esse sistema de turbina vertical também é bastante eficiente e talvez até mais fácil de ser construído. Só não entendi porque o uso de pás não se aproveita o vento de todas as direções, uma vez que possui um eixo rotativo na vertical.
Abs
Elio
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #7 Online: 23/08/12 - 11:57 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #8 Online: 23/08/12 - 12:12 »
Este cabra tá "Normal", Elio..r s...

Ele misturou tudo.. acho que ele usou a hélice foi pra aquecimento do ar dentro da casa... misturou com o sistema eólico.. mas ele é NORMAL.... ?_ ?_1 ?_1 ?_1
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #8 Online: 23/08/12 - 12:12 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #9 Online: 23/08/12 - 12:54 »
Tibra, Elio...

Desculpem a demora. era hora de benzimento do Edu, o que faço com dedicação a todos os membros do Forum, para que ele fique calminho, calminho. ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 Deslculpe Edu, já tá demais né....

Normalmente nestes sistemas com hélice, o eixo do rabo de andorinha tem que ter um comprimento bem avantajado, ela tem que ser também de um tamanho bem calculado em razão de todo o sistema, ocasionando paradas quando o vento é considerado de médio para fraco.

Este vertical, pela forma do "S" do lado que estiver o vento ele vai rodar, seja pelas costas ou frente. E como está em um eixo sentado em rolamentos fica facinho, facinho.

Talvez pelo "santo google" procurando o site da Embrapa, a gente encontra o sistema e respectivo desenho. Foi muito difundido pela mesma na década de70, 80 para gerar energia e irrigação para hortigrangeiros.

Funciona mesmo. Não usem dínamo e sim alternador. Hoje se consegue alternadores cuja imantação exige talvez menos que 1 HP.

É muito legal de brincar com isso. Ventilador de teto, exaustor para chaminé de churrasqueira, etc, etc. Me diverti muito. Era interessante de ver a admiração do povaredo em volta. Legal, legal.

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #9 Online: 23/08/12 - 12:54 »

Offline Tibra

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #10 Online: 23/08/12 - 13:13 »
Galera....
Eu estava fuçando aqui e vi que logo abaixo do meu tópico, o MARC_RC postou um um tópico chamado Projeto V.A.W.T
É exatamente disso que eu estou falando....

Não utiliza pás e resolve o problema da não aplicação do "cogumelo" para esse caso.
Assistam o video e verão que é bem funcional....

Porém, se eu não conseguir montar esse rotor e o estator igual ao do cara que o fez no vídeo....o que eu poderia utilizar?
Outra coisa....como faço para armazenar a energia produzida?


Valeu!

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #10 Online: 23/08/12 - 13:13 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #11 Online: 23/08/12 - 13:30 »
Timbra,

Procura no google - catavento com tambor, tem um vídio como o que te havia informado e logo a seguir há outros.

Há um sistema japão para armazenar energia, que eles estão incentivando para as residências. Ele é pequeno, +/- 30x50x80. É de procurar.

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #11 Online: 23/08/12 - 13:30 »

Offline Tibra

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #12 Online: 23/08/12 - 13:35 »
Obrigado JCS!

Pessoal obrigado a todos pela ajuda. A nossa conversa ajudou muito no esclarecimento de minhas dúvidas.
Vou pesquisar e começar o projeto, assim que começar a andar eu faço uns vídeos e posto aqui.

Abraço a todos.

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #12 Online: 23/08/12 - 13:35 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #13 Online: 09/11/12 - 23:35 »
Tibra,é isso aqui que voce quer fazer?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Gerador eólico utilizando "cogumelo" de alumínio.
« Resposta #13 Online: 09/11/12 - 23:35 »

 

SiteLock