Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Bateria 6V para carrinho de brinquedo  (Lida 8697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Online: 15/11/14 - 00:52 »
Pessoal, preciso de um help...
Meu netinho tem um carrinho daqueles à bateria, um tal de Mac Queen... aqueles carrinhos que o bebe entra dentro e a gente dirige com um controle remoto.. ou ele mesmo pisa num acelerador e dirige sozinho..
A bateria que veio nele é uma bateria selada de 6V da FirstPower, 6V4Ah/20Hr..  Modelo FP640....
Esta bateria num tá mais segurando carga e o bebê tá me azucrinando...

Achei uma aqui de 12V, de moto e bem mais parruda que esta original do brinquedo..

Queria saber se eu poderia colocar esta de 12V e carregar apenas com os 6V que o brinquedo exige...  funcionaria?....

Caso funcione ficaria até melhor, pois a bateria da moto é muito maior que a do brinquedo... 
Outro problema que estou encontrando é que ela veio carregada com os 12V... e tá uma dificuldade para descarregar.. rssssss
Tentei fazer isto aplicando um curto circuito nos polos da bateria mas vi, medindo com um multímetro, que a tensão cai durante o curto-circuito mas retorna ao mesmo valor alguns instantes depois...
Fiz isto algumas vezes mas fiquei com medo de danificar a bateria... então arrumei um resistor de 39R/10w  e coloquei ligado nos dois polos..  o resistor esquentou e está assim bem quente desde ontem..  faz já umas 24 horas e não diminuiu ainda a temperatura e a tensão ainda permanece em praticamente 12v..  tá complicado descarregá-la.. e é necessário, uma vez que se ligar assim vai acabar torrando o brinquedo do bebê.. e aí eu apanho da mãe e do pai dele.. rssssssssss

E já quase apanhei.. o bebê vem aqui a quase todo instante saber se já tá boa pra por lá no brinquedo dele.. e hoje eu descuidei, ele colocou a mão do resistor, queimou a mão e a mãe dele quase me bateu...

E ele chorou pra caramba e eu tive que gastar todas minhas moedas em doces e balas pra fazer o bebe parar de chorar....  ainda bem que num assou a mão dele.. só ficou meio vermelhinha.. rssssssss...  tadinho...

Como posso fazer para descarregar isto?...  num achei nenhuma carga 12v pra deixar ligado.. então tá aqui o resistor sendo usado como aquecedor de ambiente.. rsssssss

E torcer pra esta bateria aceitar a carga de 6v e se mostrar funcional...  com esta carga meia boca ela vai funcionar mais ou menos como a outra antes de pifar?
Ajudem aí que senão tou na roça.. rssssss
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Online: 15/11/14 - 00:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #1 Online: 15/11/14 - 08:10 »
Nã nã nã ... ?_14

Gastou tempo, moedas, energia, causou varias caries nos dentes da criança, corre o risco de ser processado pela mãe da criança e tudo inutilmente ... não tem como carregar a bateria a meia carga p/ ela ficar com 6 volts, ela sempre terá 12volts e meia carga de corrente disponível.

Vc precisa de um divisor de tensão, tenta descobrir qual a corrente que consome o motor do brinquedo dai podemos calcular um divisor que de jeito nesta trapizonga (Parafraseando Sir Jorge ... rs).
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #1 Online: 15/11/14 - 08:10 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #2 Online: 15/11/14 - 09:01 »
pergunta para o santo google

tem de porrada

Luciano

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #2 Online: 15/11/14 - 09:01 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #3 Online: 15/11/14 - 09:40 »
Quando a tensão da bateria de 12V descer abaixo dos 10V pode desconectar e jogar no lixo, porque nunca mais vai prestar para nada.
A melhor solução é comprar um circuito PWM pronto, algo semelhante a isso:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Aqui no Brasil:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Desde, é claro, que a corrente do motor não ultrapasse a máxima do circuito.

A solução melhor ? uma bateria nova.
E uma dica:  o que causa a "morte prematura" de baterias é usar até o último restinho de energia.
Quando a rotação do motor começa a cair, TEM DE PARAR E RECARREGAR.
E uma bateria chumbo-ácira tem vida típica de DOIS ANOS. Se passar disso, pode ajoelhar que é milagre !!!
« Última modificação: 15/11/14 - 09:46 por claudiorfernandes »

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #3 Online: 15/11/14 - 09:40 »

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #4 Online: 15/11/14 - 09:52 »
Acho mais barato, e eficiente eletricamente, comprar uma bateria de 6V (6V x 4,5 Ah custa R$ 26,00 no M.L.). Um regulador de tensão de 12V para 6V (linear ou chaveado) introduz perdas e aquece, diminuindo a autonomia da bateria (teríamos Ah da bateria gastos na conversão de 12V para 6V, na forma de aquecimento e outras perdas - harmônicas de alta frequência, ....), acho que não vale a pena o custo x benefício. Se aquecer muito pode até derreter alguma parte plástica ou eventualmente causar queimadura no usuário.
« Última modificação: 15/11/14 - 09:55 por minilathe »

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #4 Online: 15/11/14 - 09:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #5 Online: 15/11/14 - 10:03 »
Coloca uma lampada de 30 watts 6 volts em serie e pronto ... ou coloca duas de 6 volts 15 watts em paralelo e em serie com o motor ... Já aproveita e faz dois faróis pra tentar impedir a mãe de te fazer pagar o tratamento dentario da criança ... ahahahaa ?_45

30 / 6 = 5 amperes => Se o motor for mais potente aumenta a potencia da lampada.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #5 Online: 15/11/14 - 10:03 »

Online Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #6 Online: 15/11/14 - 11:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho mais barato, e eficiente eletricamente, comprar uma bateria de 6V (6V x 4,5 Ah custa R$ 26,00 no M.L.). Um regulador de tensão de 12V para 6V (linear ou chaveado) introduz perdas e aquece, diminuindo a autonomia da bateria (teríamos Ah da bateria gastos na conversão de 12V para 6V, na forma de aquecimento e outras perdas - harmônicas de alta frequência, ....), acho que não vale a pena o custo x benefício. Se aquecer muito pode até derreter alguma parte plástica ou eventualmente causar queimadura no usuário.
Concordo em gênero, número e grau!!!
Um regulador de tensão para a potência que você precisa para alimentar estes motores não é barato. Se você ultrapassar muito os 6V poderá queimar o circuito eletrônico do controle remoto (o receptor que está no carro). Uma bateria nova seria a solução mais inteligente (e até mais barata, visto que não estragaria nada no carro). ?_26
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #6 Online: 15/11/14 - 11:09 »

Online Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #7 Online: 15/11/14 - 11:15 »
Se você quer aumentar a autonomia do carrinho pode colocar uma bateria com maior capacidade de corrente, mas a tensão tem que ser de 6V.
Achei essa no mercadolivre que quase triplica o tempo de uso do carrinho, mas precisa ver se cabe no lugar da outra. Essa é de 6V por 12 A/h
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 :ok:
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #7 Online: 15/11/14 - 11:15 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #8 Online: 15/11/14 - 11:21 »
Tem também aquele "calmante infanti universal" (pelo menos, no MEU TEMPO era assim...):

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #8 Online: 15/11/14 - 11:21 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #9 Online: 15/11/14 - 11:41 »
Eu já vi desses carrinhos com 2 motores, não lembro como eram ligados, (série ou paralelo), se seu carrinho tiver 2 motores. Não seria o caso de ver o esquema de ligação para ver se dá para usar essa bateria de 12V? (se já não tiver matado ela).
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #9 Online: 15/11/14 - 11:41 »

Online Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #10 Online: 15/11/14 - 11:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu já vi desses carrinhos com 2 motores, não lembro como eram ligados, (série ou paralelo), se seu carrinho tiver 2 motores. Não seria o caso de ver o esquema de ligação para ver se dá para usar essa bateria de 12V? (se já não tiver matado ela).
Rodrigo, se modificar a ligação dos motores o controle remoto para de funcionar (no melhor das hipóteses), além do sistema de reversão, que se não me engano é feito por uma ponte H (para andar para frente e para trás) que também tem limite de tensão e corrente para operar... :-\
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #10 Online: 15/11/14 - 11:46 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #11 Online: 15/11/14 - 11:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rodrigo, se modificar a ligação dos motores o controle remoto para de funcionar (no melhor das hipóteses), além do sistema de reversão, que se não me engano é feito por uma ponte H (para andar para frente e para trás) que também tem limite de tensão e corrente para operar... :-\
:ok:

Por 26 reais, acho melhor comprar a bateria certa.
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #11 Online: 15/11/14 - 11:48 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #12 Online: 15/11/14 - 12:53 »
 ?_6 ?_6 ?_6
Obrigado pessoal.. valeu pela força...
E, claro, comprar uma nova é a opção mais viável.. 
É que eu já descobri que sou mesmo é um caboclo teimoso e tou sempre inventando história pra tentar economizar uns trocados.. e que no final vai acabar saindo mais caro o caldo que a galinha.. ou o peixe sei lá...
O bebê hoje já me fez ir no barzinho duas vezes comprar doces pra ele pra parar de chorar.. juntando as moedas de ontem com o que já gastei hoje, já daria pra ter pago pelo menos o valor do frete da nova bateria...
E quando vou com ele lá já posso me preparar pois ele já vai logo pedindo é o que tiver de mais caro..  rssssss....

E gostei da idéia do Mac de colocar os dois faróis em série com os motores... o bebê ia até gostar mas num tem jeito.. o carregador é de 6v... então ia carregar a bateria com meia carga e num ia dar certo não...  e este carregador é interno no próprio brinquedo..

Só tem um plug pra ligar na tomada 220v...  Teria que mexer no circuito todo, trocar o carregador e num compensaria..... rsssssss
Melhor mesmo comprar esta que o colega Josemar falou...  vai aumentar a autonomia do brinquedo e ainda tem garantia.. então é o caminho e fazer gambiarra já chega o que fiz na minha máquina CNC.. rssssssss

Cláudio Fernandes...  usar o "calmante universal" no bebê é muita sacanagem.. rsssssssss  além de que o pai e a mãe dele não iriam gostar nem um pouco.. rsssssssssss...

Mas valeu, pessoal....  sempre que surgem estas dúvidas sei que posso contar com vocês.. rssssss

Obrigado

E eu tenho que cuidar bem deste bebê....  já está sendo cotado pra fazer parte do time que ganhará a Copa do Mundo de 2028...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #12 Online: 15/11/14 - 12:53 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #13 Online: 15/11/14 - 12:56 »
Ué, Edu, use o "calmante" em pai e mãe também....  :D
Bom final de semana !

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #13 Online: 15/11/14 - 12:56 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #14 Online: 15/11/14 - 13:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ué, Edu, use o "calmante" em pai e mãe também....  :D
Bom final de semana !

 ?_1 ?_1 ?_1  acho que vou ter que fazer isto mesmo.. rsssssssssss
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Bateria 6V para carrinho de brinquedo
« Resposta #14 Online: 15/11/14 - 13:38 »

 

SiteLock