Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fonte de PC x troca de motor de passo  (Lida 6295 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Fonte de PC x troca de motor de passo
« Online: 22/08/12 - 17:09 »
PESSOAL !

O munheca aqui está embasbacado. Nesta minha estrovenga há 3 motores Minebea 9,9 Kgf, 1,8°, 0,7V que estão alimentados por uma fonte de PC em uma saída com 3,3 V - 20A.

Porém, fui presenteado com outros 3 motores novos Akiyama - AK57H/3-1.8 ( 1,8°, 3.0V/Fase, 3.0A/Fase, 2.0 mH/Fase - 15 Kgf)

A dúvida: Posso usar a mesma alimentação 3.3 - 20A, ou tenho que triplicá-la, isto é: 9.9v ou posso usar outra alternativa que dispõe na fonte  de 12V - 15A ?

Abraços

Júlio Cézar



« Última modificação: 22/08/12 - 17:12 por JCS »

Clube CNC Brasil

Fonte de PC x troca de motor de passo
« Online: 22/08/12 - 17:09 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #1 Online: 22/08/12 - 17:36 »
Oi Júlio,
Num sei qual tua placa controladora, mas se for uma placa Chopper, a tensão tá baixa...  a corrente que a fonte fornece tá além da conta, pois estes teus 3 motores num consomem 20A de forma alguma...
Dependendo da placa, pode tascar 32V ou até mesmo mais que a coisa miora muito...   o que na realidade importa num é a tensão e sim a corrente que os motores suportam...
Digamos que eles sejam, no caso destes novos, 3A, então a tensão pode ser bem mais alta...  digamos uns 30 ou 40 ou até mesmo mais volts...  já vi algumas sendo alimentadas por 110v...  o que importa é que quando atinge 3A o circuito "desliga", impedindo o motor de queimar...

O "coice" que ele dá é bem forte, atingiu os 3A a placa se encarrega de cortar  a alimentação daquela fase.. isto em uma frequencia bem alta.. então os motores podem esquentar mas não queimam...

3.3V é baixo demais...   a num ser....

A num ser que seja uma phase-drive.. aí a coisa é diferente... confere aí e diz que placa controladora voce tem..  daí fica mais fácil dar pitaco...

Abraços,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #1 Online: 22/08/12 - 17:36 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #2 Online: 22/08/12 - 18:24 »
Edu,

A placa é aquela indiagonada - CNC Unipolar Microstepping, que ninguém conhece e não se encontra em site nenhum. Mas ela guenta até 42 VDC.

É que os motores anteriores, como eu disse são 0,7 V e a placa estava alimentada com 3,3V e 20A.

E estava vendo agora, a saída máxima em DC é 12V 15A.

Não recordo se foi o Fábio ou quem que comentou da possibilidade de se conseguir alguma outra voltagem usando ligação em série. Sei não.

Júlio.
« Última modificação: 22/08/12 - 18:30 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #2 Online: 22/08/12 - 18:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #3 Online: 22/08/12 - 18:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu,

A placa é aquela indiagonada - CNC Unipolar Microstepping, que ninguém conhece e não se encontra em site nenhum. Mas ela guenta até 42 VDC.

É que os motores anteriores, como eu disse são 0,7 V e a placa estava alimentada com 3,3V e 20A.

Júlio.



 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Tá quenem a cidade onde nasci... rs..  (Aiuruoca).. ninguém conhece e num fica perto de lugar nenhum... r.s..

Cara, o que importa mesmo é quanto a placa aguenta.. a tensão do motor é indiferente... pode tascar aí uns 32V no rabinho da bicha que os motores ficam valentes...
3.3V é muito pouco..  mesmo 12V ainda seria...     Eu acho que de 24V pra cima já começa a miorar...

Com esta tensão os motores ficam fraquinhos...    Também num conheço esta placa não...  mas se tá escrito Microstepping provavelmente é (quase que com certeza) uma chopper..  então pode jogar esta tensão lá em cima que os motores aguentam.. é o que eu te disse.. o que importa num é a tensão.. é a corrente...
Os motores são submetidos à uma tensão muito, mas muito maior que a que ele suportaria normalmente... mas a corrente vai subindo até o limite que o motor aguenta (no caso, 3A) e depois a própria placa desliga a alimentação, impedindo que o motor se queime....

Num se preocupe com a tensão que tá marcada no motor...  tanto faz, 0,7V, 2V, 12V.. é indiferente... o que importa mesmo é a corrente, no caso aí, 3A...  

Arruma um transformador comum, retifica, filtra e tocha no rabo da plaquinha que voce vai ver como ela fica valente...  num precisa ser fonte estabilizada..  (Sir Jorge inclusive ensina que é até melhor que não seja mesmo...)


Só retifica e filtra...  e tá pronto..  só alimentar a placa e por a bichinha pra rodar...

E num precisa de 20A não..  eu diria que uns 6A aí já tá bom...

  

« Última modificação: 22/08/12 - 18:36 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #3 Online: 22/08/12 - 18:33 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #4 Online: 22/08/12 - 19:12 »
OK.

Vou funfar por aqui. Se explodir vou ter que andar de costa, porém ninguém vai notar porque é tudo igual.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Julio
« Última modificação: 22/08/12 - 19:13 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #4 Online: 22/08/12 - 19:12 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #5 Online: 22/08/12 - 20:39 »
Explode não.. rs...
Só num esquece de setapear a placa, pra ela liberar exatamente a corrente que o motor aguenta, no caso, 3A.. deve ter umas chavinhas aí pra voce configurar isto...  ou tem que medir com um voltimetro, sei lá...   veja a documentação da placa...
E a tensão pode subir beeemmm mesmo...   um trafo comum, do tipo destes usados em radio amador seria o ideal..   se tiver um com 13,5 + 13,5V, com center tape já dá pra fazer os testes...  pega a tensão das duas extremidades e deixa o center tape desligado...   coloca aí na saída uma ponte retificadora em onda completa, um ou dois capacitores em paralelo e manda bala... 
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #5 Online: 22/08/12 - 20:39 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #6 Online: 22/08/12 - 20:56 »
Eu tenho uma fonte de uma máquina de escrever eletrônica (Facit) que me parece ser 35 VDC, deve estar pelo arquivo morto do escritório, amanhã vou buscar.

Mas pelo momento liguei os 12V, e funcionou, mas preciso configurar, inclusive pq a área útil ficou reduzida, então tenho que rever os arquivos que tenho, mudando o tamanho para poder o desempenho e ir reconfigurando para acertar curso dos eixos etc. ?_25 ?_25 ?_25

Quanto a ligação em série da fonte do PC é mais complicado que o meu tico e teco e não vale a pena perder o tempo.

Amanhã se não encontrar a fonte que te falei vou dar uma garimpada pela cidade, ou montar uma. Ainda, se sair o escorpião do bolso sou capaz de comprar uma.

Edu... Aproveitando a oportunidade, voce conhece a cnc G6040 fabricada na china?



« Última modificação: 22/08/12 - 21:01 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #6 Online: 22/08/12 - 20:56 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #7 Online: 22/08/12 - 21:00 »
É.. este da Facit já deve servir..  experimenta aí e depois fale como o sistema se comportou.. voce verá que a máquina ficará muito mais valente...  e mesmo que os motores esquentem, num esquenta...  é normal...
Se voce puder por as mãos neles sem que o couro da mão fique lá grudado, então tá bom.. 

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #7 Online: 22/08/12 - 21:00 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #8 Online: 22/08/12 - 21:28 »
Edu


Busca no "Santo Google" - CNC G6040 ou Router G6040 e me diz se vc já leu ou sabe alguma coisa sobre esta máquina.

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #8 Online: 22/08/12 - 21:28 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #9 Online: 23/08/12 - 02:12 »
Você poderá usar duas fontes de PC ligadas em séries e obter 24V.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #9 Online: 23/08/12 - 02:12 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #10 Online: 23/08/12 - 08:23 »
 Edson (Mulapreta)!

Bom dia.

Obrigado. Mas diga-me, para evitar o volume, as voltagens de uma fonte, 3.3 + 5.0 + 5.0 + 12.0 + 12.0 em uma só fonte, não podem ser ligadas em série, desde que buscadas nas suas saídas já retificadas?

Isto só por curiosidade. Na realidade eu não tenho tempo disponível para encostar a barrida na bancada e a cabeça entre as mãos para pensar.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Tenho passado um perrengue danado com meu maquinário, não tenho conseguido afinar. No momento além da cnczinha, a tico-tico de bancada quebrou o eixo e é um parto para desmontar e chegar no dito. A lixadeira trincou o encosto de um dos mancais e é de ferro fundido, soldei mas precisa ser usinada e a castanha do meu torno de bancada não admite a dita, daí tenho que fazer uma ferramenta decentralizada, prender na castanha e fixar a peça no castelo. Além disso, tenho que policiar o Edu no Forum, pois seguidamente tem que ser benzido à distância - o tadinho tem sérios problemas.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Mais uma vez obrigado.

Um abraço.

Júlio Cézar.
« Última modificação: 23/08/12 - 08:24 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #10 Online: 23/08/12 - 08:23 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #11 Online: 23/08/12 - 10:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson (Mulapreta)!

Bom dia.

Obrigado. Mas diga-me, para evitar o volume, as voltagens de uma fonte, 3.3 + 5.0 + 5.0 + 12.0 + 12.0 em uma só fonte, não podem ser ligadas em série, desde que buscadas nas suas saídas já retificadas?

Isto só por curiosidade. Na realidade eu não tenho tempo disponível para encostar a barrida na bancada e a cabeça entre as mãos para pensar.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Tenho passado um perrengue danado com meu maquinário, não tenho conseguido afinar. No momento além da cnczinha, a tico-tico de bancada quebrou o eixo e é um parto para desmontar e chegar no dito. A lixadeira trincou o encosto de um dos mancais e é de ferro fundido, soldei mas precisa ser usinada e a castanha do meu torno de bancada não admite a dita, daí tenho que fazer uma ferramenta decentralizada, prender na castanha e fixar a peça no castelo. Além disso, tenho que policiar o Edu no Forum, pois seguidamente tem que ser benzido à distância - o tadinho tem sérios problemas.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Mais uma vez obrigado.

Um abraço.

Júlio Cézar.


Realmente a falta de  "tempo" é um problema que afeta muitos. Inclusive eu. Dessa forma sugiro que entre no link: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login e procure a fonte de que precisa, será muito melhor e encontrará a fonte ideal sem ter que ralar a barriga na bancada.

Abs.

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #11 Online: 23/08/12 - 10:06 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #12 Online: 27/08/12 - 18:06 »

[/quote]
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Obrigado. Mas diga-me, para evitar o volume, as voltagens de uma fonte, 3.3 + 5.0 + 5.0 + 12.0 + 12.0 em uma só fonte, não podem ser ligadas em série, desde que buscadas nas suas saídas já retificadas?

Isto só por curiosidade. Na realidade eu não tenho tempo disponível para encostar a barrida na bancada e a cabeça entre as mãos para pensar.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1


JCS,aí na sua colocação tem uma anotação errada,as voltagens da fonte voce pode associar sim,a corrente dela é que vai cair um pouco,mas o +12 e -12 usando o -12 como negativo,soma,e da 24vcc.
o -5 com +5 da 10vcc,teria que testar em uma aqui,mas tem uma soma dessas voltagens que resulta em 8 volts e outra que resulta em 17 vcc,agora não lembro qual que são,teria que desmontar meu pc pra testar,se alguem tiver uma fonte ATX ai desmontada,é só jumpear o fio verde com algum preto no terminal dela e testar as saidas,o verde e o preto faz ela partir fora da placa...Assim não preciso desmontar o meu bixim aqui.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #12 Online: 27/08/12 - 18:06 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #13 Online: 28/08/12 - 16:36 »
Mauro,

Obrigado pela dica.
Eu ainda estou com a minha desmontada. Se eu conseguir colocar a barriga na bacada vou verificar. Comprei um relógio enorme para ver se o tempo custa a passar, mas acho que o danado se bandeou para o lado de lá, não adiantou nada.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Abraços.

Júlio Cézar.

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #13 Online: 28/08/12 - 16:36 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #14 Online: 29/08/12 - 15:46 »
Mauro,

Eu já perguntei para o Edu, mas ele tá brabo comigo e não responde. Por acaso vc conhece a cnc G6040? - é chinesa.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Fonte de PC x troca de motor de passo
« Resposta #14 Online: 29/08/12 - 15:46 »

 

SiteLock