Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fresa Quebrando  (Lida 2119 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline britici

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Fresa Quebrando
« Online: 19/09/17 - 15:24 »
Estou usando fresas de corte reto da Fermec na minha Router (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) e elas começaram a quebrar com certa facilidade, a maioria quebra na pinça do Spindle.
Como sou novo nessa arte de CNC gostaria de algumas dicas para aumentar a vida útil da minha ferramenta os dados que uso no ArtCAM para corte são os seguintes:
Fresa 3mm:
Passo Lateral: 2 mm
Velocidade Rotação: 24.000 rpm
Avanço (mm/min): 1500
Velocidade de Mergulho: 700

Fresa 4mm:
Passo Lateral: 2.8 mm
Velocidade Rotação: 24.000 rpm
Avanço (mm/min): 1500
Velocidade de Mergulho: 700
Passo vertical de ambas é 7,5mm (para corte em madeira de 15mm) e a área de corte é 17mm
Se alguém puder dar um help, eu agradeço.
« Última modificação: 19/09/17 - 15:28 por britici »

Clube CNC Brasil

Fresa Quebrando
« Online: 19/09/17 - 15:24 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Fresa Quebrando
« Resposta #1 Online: 19/09/17 - 17:48 »
passe  lateral,  para corte não influencia em  nada
sómente nos casos de DESBASTE

esta faltando  alguns dados
por exemplo
qual  fresa que usas,  METAL  DURO OU  HSS??
qual o material  que vc esta cortando????
qual o  sistema de entrada  vc esta usando
RAMPA OU  ENTRADA E SAIDA?????
SE VC ESTIVER CORTANDO  MDF ,  acho  melhor,  usar helicoidal  de dois cortes, ou  caso vc não precisse  de um  ótimo  acabamento,  use as  raiadas, pois são  bem  praticas
eu  aqui  corto  mdf de 15mm  e de 18mm  com  fresa DE 3MM RAIADAS,  em  dois passes e com  entrada em  rampa
velocidade de avanço  com  2.200  e de mergulho  1800  veloc do  spindle 22000,
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Fresa Quebrando
« Resposta #1 Online: 19/09/17 - 17:48 »

Offline Euclides Jr (Diginox)

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +194/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • www.diginox.com.br
  • Sexo: Masculino
Re:Fresa Quebrando
« Resposta #2 Online: 20/09/17 - 07:44 »
Não sei se e o seu caso, mas a maquina de um cliente meu estava quebrando fresas com muita frequência, mudamos velocidade de avanço, RPM , trocamos de fabricante de fresa e nada resolvia, encontrei o problema por acaso, coloquei a fresa na pinça fora do porta pinça, foi ai que vi que uma das abas subiu e constatei que estava quebrada por dentro, perguntei ao cliente se a pinça tinha caído no chão ele falou que sim, bingo, troquei a pinça e o problema foi resolvido, vou anexar uma imagem para você ter uma ideia do que era.
Jr.

Clube CNC Brasil

Re:Fresa Quebrando
« Resposta #2 Online: 20/09/17 - 07:44 »

Offline britici

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fresa Quebrando
« Resposta #3 Online: 20/09/17 - 10:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
passe  lateral,  para corte não influencia em  nada
sómente nos casos de DESBASTE

esta faltando  alguns dados
por exemplo
qual  fresa que usas,  METAL  DURO OU  HSS??
qual o material  que vc esta cortando????
qual o  sistema de entrada  vc esta usando
RAMPA OU  ENTRADA E SAIDA?????
SE VC ESTIVER CORTANDO  MDF ,  acho  melhor,  usar helicoidal  de dois cortes, ou  caso vc não precisse  de um  ótimo  acabamento,  use as  raiadas, pois são  bem  praticas
eu  aqui  corto  mdf de 15mm  e de 18mm  com  fresa DE 3MM RAIADAS,  em  dois passes e com  entrada em  rampa
velocidade de avanço  com  2.200  e de mergulho  1800  veloc do  spindle 22000,
abraço


O modelo da fresa é esse Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login como eu já havia postado antes, o material, também como postado é mdf 15 mm e a fresa tem 17mm de área de corte.
A única coisa que eu não postei é o sistema de entrada, que sempre uso o suavizar do artCAM.
Eu tenho fresas helicoidais de 1 e 2 cortes, gostei mais da de 1 corte pois faz menos barulho e deixa menos rebarba, mas acredito que o problema esteja na pinça, como citou o outro colega logo abaixo.
Mas obrigado pela ajuda, e se tiver algo mais a acrescentar eu agradeço, por exemplo, posso aumentar o meu passo passo lateral ou assim está bom, velocidade entre outros. Valeu.

Clube CNC Brasil

Re:Fresa Quebrando
« Resposta #3 Online: 20/09/17 - 10:10 »

Offline britici

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fresa Quebrando
« Resposta #4 Online: 20/09/17 - 10:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não sei se e o seu caso, mas a maquina de um cliente meu estava quebrando fresas com muita frequência, mudamos velocidade de avanço, RPM , trocamos de fabricante de fresa e nada resolvia, encontrei o problema por acaso, coloquei a fresa na pinça fora do porta pinça, foi ai que vi que uma das abas subiu e constatei que estava quebrada por dentro, perguntei ao cliente se a pinça tinha caído no chão ele falou que sim, bingo, troquei a pinça e o problema foi resolvido, vou anexar uma imagem para você ter uma ideia do que era.
Jr.
Então, a pinça não apresenta esse detalhe mencionado por você, porém o que eu reparei é que quando coloco a fresa, as vezes dá uma escorregada, será que a pinça já ficou larga e está na hora de trocá-la?

Clube CNC Brasil

Re:Fresa Quebrando
« Resposta #4 Online: 20/09/17 - 10:12 »

Offline Paulo Dias

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fresa Quebrando
« Resposta #5 Online: 25/03/19 - 14:54 »
Estou operando uma Router Vision, e fazemos placa de braile. A broca que faz os furos para os dots tem quebrado rápido e meu patrão tem estado muito aborrecido com a compra contínua de fresa. O que pode estar acontecendo?

Clube CNC Brasil

Re:Fresa Quebrando
« Resposta #5 Online: 25/03/19 - 14:54 »

 

SiteLock