Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Alguém tem indicação de empresa de manutenção de CNC em Brasília?  (Lida 904 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline DanielMaia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Bom dia, pessoal.

Recentemente comprei uma Scotle 6040 e estou com problemas no eixo X. Os eixos Y e Z funcionam perfeitamente, mas o X não se movimenta de forma nenhuma.

Já troquei o cabo paralelo, já testei com outro computador (tanto notebook, quanto desktop), já desmontei o motor do eixo X e liguei em outro eixo para ter certeza de que não era o motor e não é, já fiz e refiz as configurações do MACH3 de todas as formas possíveis e já verifiquei todos os códigos G que tenho.

Isto me deixa duas opções: ou é algum problema com a fiação, ou é algum problema com drivers/controladora/etc.

O eixo X não se movimenta nem pelo teclado, nem pelo Mach3 (TAB), nem pelos códigos (o que é apenas lógico, já que ele não se movimenta de forma nenhuma).

Assim, se alguém tiver indicações de alguma empresa em Brasília que faça manutenção em CNCs, agradeço bastante.

Clube CNC Brasil


Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Daniel, verifique se a alimentação da fonte para o driver está OK, se sim, como você já fez todos estes testes, então não custa nada testar o driver em outra saída da controladora, pois se não funcionar, você terá 100% de certeza que é o driver.
Não vi sua apresentação no fórum!!! Este é o primeiro passo por aqui..... Faça sua apresentação e dê uma lida nas regras.
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline DanielMaia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Ops... Feito. Desculpe!

Quanto às regras, encontrei dois links, mas ambos estão "quebrados"... Onde as encontro.

Clube CNC Brasil


Offline DanielMaia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Bom dia, pessoal.

Segue uma atualização.

Li diversos posts aqui do Fórum e percebi que várias pessoas tiveram o mesmo problema que eu tive com o Eixo X.

Na configuração do Mach3, havia 2 Outputs configurados nos Enable1 e Enable2, respectivamente nos pinos 1 e 14, com o Enable1 em ActiveLow. Fiz o teste sugerido por outros usuários e desabilitei ambos os outputs e o Eixo X funcionou normalmente... Funcionou com as teclas de atalho definidas, funcionou via mouse (TAB), funcionou até com um G-Code simples, que desenhava dois círculos só para eu testar a precisão e repetibilidade.

Não sei ainda o que são estes dois outputs, o que perco se não deixa-los habilitados, ou como resolver definitivamente o problema, de forma que vou ter que ler um pouco mais para aprender.

De qualquer maneira, se alguém mais tiver o mesmo problema, o meu se resolveu (paliativamente) assim.

Serviu para eu aprender que, ao contrário do que eu tinha dito antes ("Isto me deixa duas opções: ou é algum problema com a fiação, ou é algum problema com drivers/controladora/etc."), sempre tem mais coisa para verificar e sempre tem gente que sabe mais do que a gente.

Abraços e obrigado pela receptividade.

Clube CNC Brasil


 

SiteLock