Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia  (Lida 9864 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

antonitti

  • Visitante
Aqui na italia è lei, e nao se pode usar a maquina laser sem o abatidor de fumaça, nao sei no brasil como se chama  ?_36
como por aqui custa uma fortuna, estavamos procurando uma ideia, como muitas casas tem lareira com o tal do pelet, que sao pequenas capsulas feita com serragem, pecado que poucos podem comprar tal sistema no brasil, pois è muito bom e neste friozao ajuda, no caso dos artesoes de madeira, seria uma boa, para recuperar, a o resto de madeira que fica, faz a moagem dos pedacinhos transforamndo em serragem e prensa para fazer os pelets, seria raproveitamento total da amdeira. sem perda de nada.
Voltando ao assunto da fumaça, aqui a multa è salgada, entao pra economizar estamos criando um sistema igual a este, unica modifica que vamos fazer, no latao de agua è que vamos colocar um tubo de saida com filtro a carvao pra diminuir um pouco mais, ja informaram que com este sistema que vai o tubo dentro do latao com agua, o tubo fica submerso, e afumaça vem descarregada na agua, tem que ser fechado hermeticamente... colocando um outro filtro de saida na tampa, è possivel diminuir ainda mais a fumaça toxica que sai.
serve, um latao fechado, tubo de agua com curva , um segundo tubo com filtro para saida.
espero que a ideia ajude, me desculpem mas o video è em italiano. :anjo: :anjo: :anjo:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil


Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #1 Online: 17/07/15 - 09:45 »
fiz e te digo não absorve 10% da fumaça.

Luciano

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #1 Online: 17/07/15 - 09:45 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #2 Online: 17/07/15 - 11:40 »
Aqui na italia è lei, e nao se pode usar a maquina laser sem o abatidor de fumaça, nao sei no brasil como se chama  ?_36
como por aqui custa uma fortuna, estavamos procurando uma ideia, como muitas casas tem lareira com o tal do pelet, que sao pequenas capsulas feita com serragem, pecado que poucos podem comprar tal sistema no brasil, pois è muito bom e neste friozao ajuda, no caso dos artesoes de madeira, seria uma boa, para recuperar, a o resto de madeira que fica, faz a moagem dos pedacinhos transforamndo em serragem e prensa para fazer os pelets, seria raproveitamento total da amdeira. sem perda de nada.
Voltando ao assunto da fumaça, aqui a multa è salgada, entao pra economizar estamos criando um sistema igual a este, unica modifica que vamos fazer, no latao de agua è que vamos colocar um tubo de saida com filtro a carvao pra diminuir um pouco mais, ja informaram que com este sistema que vai o tubo dentro do latao com agua, o tubo fica submerso, e afumaça vem descarregada na agua, tem que ser fechado hermeticamente... colocando um outro filtro de saida na tampa, è possivel diminuir ainda mais a fumaça toxica que sai.
serve, um latao fechado, tubo de agua com curva , um segundo tubo com filtro para saida.
espero que a ideia ajude, me desculpem mas o video è em italiano. :anjo: :anjo: :anjo:

Caro Antonitti, creio que aqui no Brasil se chama briquete, esse sistema que reaproveita os resíduos de madeira, podendo ser utilizado outras matérias primas do tipo: galgos, casca de arroz, talo de soja e tudo que for combustivel de origem natural...acredito que não podemos reaproveitar o mdf, principalmente o revestido. Se alguém souber algo por favor relate.
Abraço!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #2 Online: 17/07/15 - 11:40 »

antonitti

  • Visitante
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #3 Online: 30/08/15 - 13:54 »
nobre amigo nao sei onde voce descarregou a fumaça, mas estou terminando o meu com a mesma tecnica do filtro para lareira, e vai descarregado debaixo da agua, por onde sai a tua fumaça? como faltou a ultima curva e um pedaço de cano, amanha termino e posto com o sistema funcionandoo tubo vai colegado no barril vai um cano quase até no final interno deixando alguns centimetros, o barril foi furado dos dois lados, um para entrada da fumaça e outro de saida, onde vai um cano com um filtro a carvao ativo, o barril fica cheio de agua e o cano de entrada descarrega a fumaça no fundo do barril, aquilo que sobe passa pelo filtro de carvao ativo, a mesma tecnica è usada pelas empresas que fazem feira para exposiçao de venda das maquina por aqui, nao creio que permitiriam usar um maquina do genero nas feiras, sem uso de um filtro e a maioria nao leva filtro anti fumaça, pois nao vi.
« Última modificação: 30/08/15 - 14:01 por antonitti »

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #3 Online: 30/08/15 - 13:54 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #4 Online: 30/08/15 - 14:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
nobre amigo nao sei onde voce descarregou a fumaça, mas estou terminando o meu com a mesma tecnica do filtro para lareira, e vai descarregado debaixo da agua, por onde sai a tua fumaça? como faltou a ultima curva e um pedaço de cano, amanha termino e posto com o sistema funcionandoo tubo vai colegado no barril vai um cano quase até no final interno deixando alguns centimetros, o barril foi furado dos dois lados, um para entrada da fumaça e outro de saida, onde vai um cano com um filtro a carvao ativo, o barril fica cheio de agua e o cano de entrada descarrega a fumaça no fundo do barril, aquilo que sobe passa pelo filtro de carvao ativo, a mesma tecnica è usada pelas empresas que fazem feira para exposiçao de venda das maquina por aqui, nao creio que permitiriam usar um maquina do genero nas feiras, sem uso de um filtro e a maioria nao leva filtro anti fumaça, pois nao vi.

Muito interessante essa sua ideia....

Vou acompanhar para fazer um pra mim....

Obrigado....

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #4 Online: 30/08/15 - 14:23 »

Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #5 Online: 30/08/15 - 17:49 »
Também fiz um filtro para fumaça para a saída da laser ...mas não funfou legal não.
o sistema consiste em três tambores interligados e com tampa hermeticamente fechados ..totalmente vedados.
A entrada é em cano PVC de 150mm  e a saída cano de 100mm e a chaminé de 150mm.
A velocidade de saída do ar do exaustor é muito forte....pois consegue passar pelo sistema todo e jogar fumaça e uma nuvem de água a mais de 5 metros de altura.
O tambor fica quase vazio,pois não para a água dentro rsrsrsr.
Tentei aumentar a coluna d'água dentro do tambor, ai não puxa a fumaça...se deixa com 10cm de coluna acima do nível do cano de entrada, a água sai tudo pela chaminé.
Já não sei o que fazer...se tiverem alguma ideia...tô aceitando todas rsrsrs.
mando um esboço do projeto para analise dos feras aqui no clube.

att: keite mafra
só alegria...

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #5 Online: 30/08/15 - 17:49 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #6 Online: 30/08/15 - 18:02 »
Vou ficar acompanhando também, não me incomodaram ainda...mas é bom evitar, principalmente pelo cheiro de acrílico...
Abraço!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #6 Online: 30/08/15 - 18:02 »

antonitti

  • Visitante
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #7 Online: 31/08/15 - 02:51 »
bom vamos ver como è pois agora pensando a tal da estufa que els falam, ou seja lareira, nao tem o exaustor....entao vamos ter que ver mesmo, pois isto è preocupante eu tambem comprei o tambor fechado hermetico mas fiz o buraco pra colocar o filtro de saida, o cano que coloco vai por debaixo d'agua, mas ai entrando o vento mesmo por baixo, vai fazer uma onda, vamos ver como vai sair....acho que estamos precisando de um engenheiro.... :notsei: :notsei: :notsei: :pux:

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #7 Online: 31/08/15 - 02:51 »

Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #8 Online: 31/08/15 - 07:30 »
Todos nós estamos com o mesmo problema,esperemos um engenheiro formado em Harvard U.S.A. expert em fumaça apareça por aqui, para nos dar uma luz.rsrsrsrssrsr
só alegria...

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #8 Online: 31/08/15 - 07:30 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #9 Online: 31/08/15 - 09:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Todos nós estamos com o mesmo problema,esperemos um engenheiro formado em Harvard U.S.A. expert em fumaça apareça por aqui, para nos dar uma luz.rsrsrsrssrsr

Tava aqui pensando no seu problema Keite, onde o ar ta empurrando toda a água para cima não resolvendo nada. Pois bem creio que uma solução simplória resolva isso.
Ja que na teoria as partículas de fumaça que saem junto com o ar precisam "grudar" na água, imagino que o numero de bolas precisam ser relativamente grande e não uma unica bolha.

Outra coisa que talvez ajudaria seria um esquema parecido com o do ciclone da router onde apenas o ar mais leve sai e o pesado fica.

Veja se compreende meu esboço.
« Última modificação: 31/08/15 - 09:56 por marciotalharte »
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #9 Online: 31/08/15 - 09:55 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #10 Online: 31/08/15 - 09:55 »
Caso um nao seja suficiente ajudaria ligar e ou mais em serie.
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #10 Online: 31/08/15 - 09:55 »

Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #11 Online: 31/08/15 - 10:05 »
Obrigado Marcio pela dica...pensando neste esquema que postou seria bem provável que funcione, tem que fazer um teste para ver se não vai sufocar a saída de fumaça da maquina,rsrrss só testando mesmo.

Tava pensando em colocar o cano de entrada dentro de um galão de água de 20 litros todo furado para dissipar o gas em micro bolhas, será que daria certo?
só alegria...

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #11 Online: 31/08/15 - 10:05 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #12 Online: 31/08/15 - 19:28 »
Bom pessoal, to muito interessado nesse assunto. Vou compartilhar com vocês o que já fiz. Foi uma cabine de pintura com cortina dágua, porque tinta é pior ainda que a fumaça! era um tanque com 600 lts de água que tinha acima uma parede com leve inclinação e na parte superior um tubo perfurado em linha que fazia uma cortina de água, isso tocado por uma bomba dágua na parte traseira da parede, essa parede onde escorria a água ia até o limite da água no tanque que tinha uma serrilha na parte que tocava o tanque. Na parte de trás da parede fiz três defletores em em zig-zag. Ou seja duas aletas presas ao fundo e uma a parede da cortina dágua. Acima disso tinha o exaustor, com a chaminé. Quando ligava, o ar tinha que entrar pela serrilha e como a área era restrita levava a água pra cima, era ai que entrava os defletores, que eram inclinados para baixo, ou seja o fluxo de ar batia nelas, junto com a água, mas não passava pra chaminé. Quanto a cortina dágua, era o que recebia o sólido da tinta já no momento da pintura, pelo alto fluxo de ar em um único sentido. Sei que me estendi, mas espero ter ajudado, mas acho que pra acalmar a água, só com algum tipo de defletor e a sucção deve estar acima disso e não antes, pois ai teria que empurrar e creio que isso não funcionaria.
Abraço!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #12 Online: 31/08/15 - 19:28 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #13 Online: 01/09/15 - 01:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom pessoal, to muito interessado nesse assunto. Vou compartilhar com vocês o que já fiz. Foi uma cabine de pintura com cortina dágua, porque tinta é pior ainda que a fumaça! era um tanque com 600 lts de água que tinha acima uma parede com leve inclinação e na parte superior um tubo perfurado em linha que fazia uma cortina de água, isso tocado por uma bomba dágua na parte traseira da parede, essa parede onde escorria a água ia até o limite da água no tanque que tinha uma serrilha na parte que tocava o tanque. Na parte de trás da parede fiz três defletores em em zig-zag. Ou seja duas aletas presas ao fundo e uma a parede da cortina dágua. Acima disso tinha o exaustor, com a chaminé. Quando ligava, o ar tinha que entrar pela serrilha e como a área era restrita levava a água pra cima, era ai que entrava os defletores, que eram inclinados para baixo, ou seja o fluxo de ar batia nelas, junto com a água, mas não passava pra chaminé. Quanto a cortina dágua, era o que recebia o sólido da tinta já no momento da pintura, pelo alto fluxo de ar em um único sentido. Sei que me estendi, mas espero ter ajudado, mas acho que pra acalmar a água, só com algum tipo de defletor e a sucção deve estar acima disso e não antes, pois ai teria que empurrar e creio que isso não funcionaria.
Abraço!
Talvez ficasse mais didático se vc fizesse um croqui mostrando como a coisa funciona. Tentei visualizar mentalmente aqui mas não consegui. Imagino que outros também não entenderam o processo.
Eu tou também aqui montando uma pequena cabine de pintura para aerografia. Descobri que tou com uma certa dificuldade para conviver com cheiros fortes de tinta..   e poeira também.. rssssssss
Daí resolvi montar uma pequena cabine e tou fazendo o seguinte (que ainda não sei se irá funcionar) mas tou tentando...
Coloquei no fundo da cabine dois coolers grandes que puxam o ar e todos os gases para dentro de uma tubulação de 2 polegadas e pretendo descarregar isto dentro de um balde com água. Acima da saída de ar pretendo colocar espuma, que provocará micro-bolhas que, ao serem rompidas pelo contato com a espuma, disperse os gases na água sem empestearem o quarto aqui onde trabalho.
Se vai funcionar, não sei.. mas tou montando. Assim que fizer os testes, comento por aqui...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #13 Online: 01/09/15 - 01:06 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #14 Online: 01/09/15 - 07:21 »
Bom dia Edu!
Realmente sei que ficou complexo de entender, mas é que o projeta estava no computador que levaram...vou ver se desenho algo e posto aqui. É que estamos somente com um computador e ai a briga é grande... ?_1 ?_1 O que sei te dizer é que água e vento é dificil de controlar...Outra coisa é o empuxo que deve ser bom, senão continua formando névoa no ambiente. Mas vamos conversando e chegaremos a algo...Também vou ter que fazer uma pequena cabine pra mim, pois resolvemos pintar as peças também. Abraço!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:filtro antifumaça para laser, feito em casa...ideia
« Resposta #14 Online: 01/09/15 - 07:21 »

 

SiteLock