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Autor Tópico: Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..  (Lida 2226 vezes)

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Offline portuga

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Boas Companheiros

Andando à uns dias a fazer umas experiencias com relevos , senti que a minha maquininha é lenta demais quando se trata de relevos...

qualquer trabalho facilmente chega nas 9h  , 10 ou mais horas , nem precisa ser muito grande (ultimo tinha 260mm x 260mm )

Uso o Linuxcnc e gero o Gcode no Aspire.

Agora Olhando neste Video :


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fiquei meio surpreso e meio desconfiado de tanta velocidade ...  alguem ai se aproxima destas velocidades ?!!? olhei e aparece gente à volta do video , parecendo que nao está acelerado , mas.... à truques pra tudo...

Gostaria de saber a vossa opiniao , de como é possivel atingir estas velocidades , que materiais , se se usa desmultiplicadores com polias , como fazer etc etc...

Nota : Segue fotos de algumas experiencias que fiz , por vezes coloquei os dedos pra terem uma noção do tamanho da peça , todas elas perto das 10h , o anjo , parei nas 8h de trabalho , no outro dia recomeçei e notou-se logo (onde apontei com o dedo )

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 13/09/14 - 22:16 por portuga »

Clube CNC Brasil


Offline iluj

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #1 Online: 13/09/14 - 23:05 »
Olá Zé Vilhena, olhando o vídeo não parece ter algum truque, pois essa velocidade para mim é normal.
Não sei que estratégia de percurso você está usando, onde dependendo do passe lateral no acabamento (último passe), realmente você pode demorar muito.
Eu usinei poucos trabalhos em 3D, mas no que eu pude perceber é que se ao invés de por 0,2 mm de passe lateral você colocar 0,3 por exemplo, seu tempo de usinagem reduzirá bastante.
Fiz um quadro de mais ou menos 400 x 500 mm em 3D para minha mãe há uns 3 anos atrás e não demorei mais que 8 horas de usinagem total, com desbaste e acabamento juntos. Utilizei fresa de 6mm para desbaste e de 1mm ball nose com passe lateral de 0,3 mm.
Amanhã posto foto do mesmo para você ter uma noção.
Abraço.
Juliano
ILUJ-CNC
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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #1 Online: 13/09/14 - 23:05 »

Offline JOSE RICARDO

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #2 Online: 14/09/14 - 06:33 »
Eu nunca fiz trabalhos em 3d por este motivo , isto é , um trabalho muito demorado
mas ao meu entender, porque não  usar 70% de passe lateral, ou seja  ficamos ainda com 30% passando onde ja foi desbastado
se usarmos uma fresa de 1mm, podemos colocar 0,7. o que resultaria em menos tempo
certa vez fiz o desbaste de minha mesa para nivelar  ela, e usei este  procedimento e ficou perfeito
bem,  esta é minha opinião, mas deixo para os especialista em, 3d  comentarem
abraço
ricardo

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #2 Online: 14/09/14 - 06:33 »

Offline Imprimil - Fernando

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #3 Online: 14/09/14 - 08:25 »
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Eu nunca fiz trabalhos em 3d por este motivo , isto é , um trabalho muito demorado
mas ao meu entender, porque não  usar 70% de passe lateral, ou seja  ficamos ainda com 30% passando onde ja foi desbastado
se usarmos uma fresa de 1mm, podemos colocar 0,7. o que resultaria em menos tempo
certa vez fiz o desbaste de minha mesa para nivelar  ela, e usei este  procedimento e ficou perfeito
bem,  esta é minha opinião, mas deixo para os especialista em, 3d  comentarem
abraço
ricardo

O problema neste caso é que não são fresas de topo e sim Ball Nose, então não se tem todo este ganho.
Acima de mim Deus!

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #3 Online: 14/09/14 - 08:25 »

Offline iluj

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #4 Online: 14/09/14 - 08:33 »
Citar
O problema neste caso é que não são fresas de topo e sim Ball Nose, então não se tem todo este ganho.
Exatamente.
Neste caso deve-se levar em consideração o raio da fresa.
ILUJ-CNC
Barão-RS

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #4 Online: 14/09/14 - 08:33 »

Offline JOSE RICARDO

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #5 Online: 14/09/14 - 08:39 »
 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #5 Online: 14/09/14 - 08:39 »

Offline RARANDA

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #6 Online: 14/09/14 - 09:14 »
Boas nobre amigo Vilhena.

Realmente trabalhos 3D são lentos e demorados, para se fazer direto e bem acabado.

Eu fiz um "simples" emblema que tomou quase 3 horas de trabalho (em latão e a acrílico.

Esse vídeo está "rápido", pois é quase o final e a parte de acabamento... Vai saber quanto tempo levou para alcançar esse momento???

Acho que é isso, não desanime, trabalhos assim são diferenciados por vários motivos, entre eles o tempo gasto.

Seus trabalhos estão show. Meus parabéns.

Abraços.

Rubens

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #6 Online: 14/09/14 - 09:14 »

Offline iluj

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #7 Online: 14/09/14 - 09:28 »
Medi o quadro e o seu tamanho é de 630 mm de altura X 460 mm de largura, um pouco maior do que eu chutei.
Segue as fotos.
OBS: a moldura eu fiz na marcenaria do meu irmão.
ILUJ-CNC
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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #7 Online: 14/09/14 - 09:28 »

Velho Hippie

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #8 Online: 14/09/14 - 12:40 »
Olá menino Vilhena

Realmente a usinagem de relevos exige um pouco de paciência e algumas manhas. Claro que cada caso é um caso, se tratando das diferenças entre máquinas e também do modelo a ser usinado e material. No caso da madeira, sabemos que tem espécies mais duras e outras muito macias.

Tu não comentou sobre como e quais estratégias está utilizando, nem sobre as velocidades que tem alcançado.
Vou deixar alguns dados de como executo para tu ter uma referência:
- Geralmente utilizo uma fresa maior (6mm ou 3mm, dependendo do tamanho do modelo) face reta para fazer o que chamo de desbaste grosso. Uso passo lateral de 50% do diâmetro e passo vertical de 2 ou 3mm. Faço este desbaste com múltiplas camadas em Z, deixando uma sobrecamada de apenas 1mm.

Para exemplificar melhor, vou deixar aqui um vídeo que fiz, demonstrando estes processos pra tu entender bem:
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Se não me engano a velocidade de avanço está entre 2500~2800mm/minuto. E a velocidade de entrada está em 50% do avanço.

A próxima etapa é o desbaste final, onde costumo utilizar uma fresa menor (2 a 3mm) ball nose. Uso passo lateral de 10% do diâmetro e a estratégia de usinagem 3D.
Como nesta etapa a ferramenta vai retirar apenas a sobrecamada de 1mm, dá pra utilizar velocidades maiores sem risco de quebrar a ferramenta. Geralmente utilizo velocidades de avanço entre 3800 a 4200mm/minuto.
Aqui, vale se ter em mente, alguns detalhes e fatores que influenciam diretamente no tempo do desbaste final... Quando abrimos um projeto, determinamos a resolução deste. Quanto maior esta resolução, maior será o código gerado pois este terá mais endereçamentos.
Se tu reparar no vídeo que postei, não parece ter muita diferença entre a velocidade de avanço das duas etapas, né? Isto se dá, porque na etapa final a ferramenta esta trabalhando continuamente com deslocamentos em Z, o que causa este retardo no avanço.
Então quanto maior for a resolução do modelo, mais deslocamentos em Z serão gerados a cada linha de desbaste, aumentando consideravelmente o tempo (claro que resultando em um nível de detalhes e acabamento melhores).
Outro fator é a velocidade de entrada (ou deslocamento do eixo Z), pois se deixarmos menor como na primeira etapa vai levar muito mais tempo. Então sempre deixo a velocidade igual para os três eixos (no caso entre 3800 a 4200).

Bem menino, espero que estas informações te sejam úteis, sempre lembrando que não estou as colocando como melhores ou a forma correta, é apenas como faço e dá certo.

Há outras questões também, como usinar a primeira etapa com offset, para evitar colisões da ferramenta na segunda etapa, mas isto fica mais pra frente se tu quiser maiores detalhes.

Força aí, testa variações e compara os resultados. O importante é não desistir destes trabalhos magníficos que tu está criando  ?_10

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #8 Online: 14/09/14 - 12:40 »

Offline portuga

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #9 Online: 14/09/14 - 18:55 »
OLá companheiros

Vamos lá então :

* Júlio ,  MUITO obrigado por ter dado aqui o seu testemunho e contributo com imagens e conhecimento.

* José Ricardo e Imprimil , é isso , se usa 2 percursos , 1º desbaste com a fresa que voçe mencionou , 2º passagem e Final , se usa a Ball Nose pra acabamento de qualidade.

* Rarando , o noso nobre Rubens , obrigado pelo seu testemunho tambem .

* Velho Hippie sempre nos ajudando ...

Vendo o video do Helton (Nosso querido Velho Hippie)  e lendo os relatos do Júlio e Rubens , chego facilmente à conclusão que a minha máquina está LENTA em relação aos videos aqui apresentados.

Ela é rápida sim em 2D , mas agora em relevos decididamente não.  A conclusão que chego é que tem algo a ver com a velocidade máxima definida no Eixo Z , que já alterei por 2 ou 3 vezes e sempre deu lento no final , sei tambêm que o eixo mais lento é o que vai ditar a velocidade máxima da máquina e o eixo Z é aqui o mais lento.

Tenho o Eixo Z com redução 3 : 1 ( polias ) e barra roscada de 20 mm diametro

Quando está a usinar passa de muito acelerado 2000mm / Min (retas sem depressão)   para perto de 100 mm em alguns pontos da usinagem !  (ai me surge a dúvida se é mecanico ou do software Gcode)

Ao gerar o Gcode , uso no Aspire 4  o Post Processador : Emc2 -G64 Arcs (mm).ngc  (que me pareceu ser o mais rápido de todos os disponiveis (os outros sao : com G61 . e sem G's )

Pode Ser que se o Gcode for Gerado noutro Programa ,  a lentidão seja menos evidente  ( de momento nao tenho como gerar o Gcode em ArtCam  ,  nem usar o Mach3 ) .

Considerações finais : Vou ter de fazer um filme assim como o Helton fez e postar aqui mesmo neste tópico , espero esta semana poder fazer isso , para ter mais umas dicas de vocês .

Editado : Faltou falar no geral o que uso :

1º Aspire 4 (gera Gcode )

2º Linuxcnc ( maquinação )

3º Fresa 6mm recta

4º Fresa  2,5mm Ball Nose , avanço 10% ( mais do que isto fica a notar-se Muito os "risquinhos" entre cada avanço )



Grato pelo Apoio dado até agora , falta chegar aos finalmentes (perceber de onde vem a lentidão , se do Gcode se do mecanismo do Eixo Z)

Abraço e até mais

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 14/09/14 - 20:31 por portuga »

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #9 Online: 14/09/14 - 18:55 »

Offline zoolander

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #10 Online: 14/09/14 - 19:14 »
Olá José Vilhena
Passei por situações parecidas ao usinar em 3d e pesquisando sobre o problema de baixa velocidade me disseram que pode ser também a velocidade de pós processamento que quando está utilizando os 3 eixos faz com que a velocidade diminua.

Como não mexi mais com isso não fui adiante mas acho que isso tem a ver com a velocidade de processamento do PC
Boa sorte
Márcio

Clube CNC Brasil

Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #10 Online: 14/09/14 - 19:14 »

Offline portuga

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #11 Online: 14/09/14 - 20:26 »
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Olá José Vilhena
Passei por situações parecidas ao usinar em 3d e pesquisando sobre o problema de baixa velocidade me disseram que pode ser também a velocidade de pós processamento que quando está utilizando os 3 eixos faz com que a velocidade diminua.

Como não mexi mais com isso não fui adiante mas acho que isso tem a ver com a velocidade de processamento do PC
Boa sorte
Márcio

Olá Márcio

Obrigado pelo seu testemunho , eu realmente estou tb a desconfiar do Pos Processador , pois mesmo alterando parametros de velocidade no Linuxcnc não afectava em nada (para mais velocidade) e olhando no Video do Velho Hippie a máquina dele é MUITO mais rápida no sobe e desce dos contornos a fresar !!

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 14/09/14 - 20:33 por portuga »

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #11 Online: 14/09/14 - 20:26 »

Velho Hippie

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #12 Online: 14/09/14 - 21:10 »
Olá meninos

Estou quase me acomodando para relaxar no final do domingo, mas nada me custa mais uns minutinhos para tentar ajudar e deixar a discussão aberta para os próximos dias,  ?_26

Quanto a citação do menino Márcio sobre o PC:
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...mas acho que isso tem a ver com a velocidade de processamento do PC

Acho que vale registrar que a minha Velhinha é tocada por TurboCNC (DOS puro) em um arcaico K6 II-500 com apenas 64MB de RAM e boot por disquete,  :irrit: E o vídeo que postei é resultado desta configuração de hardware. Eletrônica é a CNC3AX, já bem conhecida, ok?  :ok:

Quanto a citação do Vilhena sobre a interpolação dos eixos:
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...A conclusão que chego é que tem algo a ver com a velocidade máxima definida no Eixo Z , que já alterei por 2 ou 3 vezes e sempre deu lento no final , sei tambêm que o eixo mais lento é o que vai ditar a velocidade máxima da máquina e o eixo Z é aqui o mais lento.

Eu tive a ajuda do amigo Sauleira e passamos uma bela manhã de sábado fazendo vários testes, finalmente descobrimos que há uma configuração/set onde os eixos não ficam escravos... Simplificando, há uma configuração onde o eixo mais lento 'segura' os outros e encontramos uma opção onde cada eixo fica liberado para se movimentar na sua velocidade máxima independente. Mas a priori isto funciona em G0 (movimentos em vazio).
No caso da interpolação em G1 (durante a usinagem) o que realmente faz a diferença é determinar a máxima velocidade possível para o eixo mais lento (no meu caso o Z).

Como comentei, são apenas suposições e cada caso é uma caso. Mas espero estar contribuindo e continuo no acompanhamento e na torcida para que o nosso 'além mar' encontre a melhor solução  :ola:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #12 Online: 14/09/14 - 21:10 »

Offline sauleira

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #13 Online: 15/09/14 - 20:32 »
PRESENTE MASTER VÉLHITO! Aquele dia na prorrogação conseguimos. Abraço!!!

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Re:Boteco , Boteco meu , diz-me.. quem atinge velocidades como eu..
« Resposta #13 Online: 15/09/14 - 20:32 »

 

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