Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: substituição de motor de passo e amperagem correta  (Lida 6172 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #15 Online: 12/11/15 - 21:12 »
Prezados,

Com pedido de permissão aproveito para o seguinte:

"Y" - AK34/100F8FN1.8 antigo AK85H/6-1.8, ligado no modo unipolar -Corrente  3.0A/Fase, Tensão 8,0V/Fase. Não roda e esquenta muito sem condição de medir a temperatura com a mão (Mestre Edu).

Configurado no EMC2 - Ubuntu 10.4: Fuso passo 5; Mx Velocity 15; Mx Aceleração 150; Table Travel 0,0 para 930,0mm. Jumper Full step

A configuração para "X" e "Z" é a mesma, só diferenciando o tamanho do eixo. Estão rodando redondos.

Fiação verificada muitas vezes.

Driver foi trocado, motor também. Problema continua. Eixo não roda e motor esquenta muito.

??????? Não estou conseguindo detectar o problema.

Alguém já passou por isso?

E.T.: Toda a eletrônica é Apoena.

Outra coisa interessante: alimentação da fonte 32V, se aumentar para 42V ou 50V estora o fusível geral da fonte dos motores (25,0 Amperes).

Motor de 8 fios: Vermelho, Amarelo, Azul, Preto, Branco, Laranja, Marrom e Verde.

Ligação no driver: Unipolar - Pino 6 (BA1) vermelho, (BA2) preto, Amarelo e Azul juntos  no pino 7(VMT); Laranja e Marrom juntos pino 7(VMT), pino 8 (BB1) branco e (BB2) verde.

Que coisa não. Estou desolado.
« Última modificação: 12/11/15 - 21:56 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #15 Online: 12/11/15 - 21:12 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #16 Online: 12/11/15 - 21:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Prezados,

Com pedido de permissão aproveito para o seguinte:

"Y" - AK34/100F8FN1.8 antigo AK85H/6-1.8, ligado no modo unipolar -Corrente  3.0A/Fase, Tensão 8,0V/Fase. Não roda e esquenta muito sem condição de medir a temperatura com a mão (Mestre Edu).

Configurado no EMC2 - Ubuntu 10.4: Fuso passo 5; Mx Velocity 15; Mx Aceleração 150; Table Travel 0,0 para 930,0mm.

A configuração para "X" e "Z" é a mesma, só diferenciando o tamanho do eixo. Estão rodando redondos.

Fiação verificada muitas vezes.

Driver foi trocado, motor também. Problema continua. Eixo não roda e motor esquenta muito.

??????? Não estou conseguindo detectar o problema.

Alguém já passou por isso?
Se a configuração é a mesma; tente colocar o motor do eixo y no cabo do eixo x e  vice versa ( o x no cabo do y), assim verás se o problema não é do motor.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #16 Online: 12/11/15 - 21:16 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #17 Online: 12/11/15 - 22:05 »
Meu grande amigo Júlio Cesar...
Esta sugestão do Creocad é mesmo a melhor forma de vc diagnosticar o problema.
Troque inicialmente a fiação de saída do driver do X (ou Z que estão normais) pelo do eixo Y.
Se trocando a fiação que vai para o motor ele girar normal, tá matado e bem morto o problema: defeito defeito no driver ou algo antes dele...
Se trocando a fiação ficar na mesma, ou seja o motor não girar (sendo alimentado com o driver que antes alimentava o motor do X), então o problema é no motor (mas vc relata que já o substituiu).
Bom...  se for detectado que não é o driver nem o motor, então o problema vai ser com algo ANTES do driver.... (Interface, por exemplo)....

Verifica isto...

Aproveita e abre uma nova postagem para a gente ir acompanhando o desenrolar desta história...
E aproveita e fala o modelo do driver que vc usa, voltagem da fonte, modelo da interface, etc..  é bom pra gente analisar isto tudo aí e ver como podemos ajudar melhor para que vc possa voltar a rancar cavacos aí.. rssssssss

Boa sorte aí....  e no que pudermos ajudar, conta com a gente...   abçs..
« Última modificação: 12/11/15 - 22:07 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #17 Online: 12/11/15 - 22:05 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #18 Online: 12/11/15 - 22:25 »
Como eu tinha outro motor que será usado no 4º eixo, eu substitui e aconteceu a mesma coisa, o que é interessante. Estou deixando esfriar para colocar no "x". Estou esgotando o pouco que sei e ainda não encontrei nada igual no Forum.

Como reportei anteriormente, toda a eletronica é Apoena.

As voltagens do trafo, antes de serem retificadas são perfeitas o que exclui a possibilidade de defeito. Porém, se alimentar a fonte dos motores com voltagem acima de 32V queima o fusível da fonte dos motores (25,0A). A ponte retificadora está boa. A bem da verdade, esta fonte foi remetida para o MAC e voltou sem ser alterada por estar perfeita. Um draiver foi recuperado. Mas eu substitui por outro e deu no mesmo. Esta máquina é nova, está sendo montada aos poucos há muito tempo, com muito estudo e dedicação, porém talvez eu tenha deixado de colocar o CI da sorte.

Mas Edu, os alertas do Creocad também ja foi eliminado, mas você abriu mais uma janela - interface. Vou verificar.

Abraços a todos.
« Última modificação: 12/11/15 - 22:39 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #18 Online: 12/11/15 - 22:25 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #19 Online: 13/11/15 - 00:38 »
Júlio, se vc eliminou defeitos tanto no driver quanto no motor, então o defeito TEM que estar antes do driver. Não pode ser fonte pois a mesma serve aos 3 eixos. E dois deles estão bons...
Se já testou o driver e o motor e todos os dois estão bons (e mesmo assim o motor esquenta), então o problema deve ser procurado antes do driver.
Eu testaria assim: pega o sinal que está sendo enviado ao Eixo X (que está bom) e enviaria ele para o Eixo Y, o que está apresentando problema.
Caso o defeito esteja antes do driver (e por lógica tem que estar antes dele), então o motor do Eixo Y deve funcionar normal pois o sinal que está sendo injetado nele antes acionava o Eixo X, portanto TEM de acionar também o Eixo Y (defeituoso)..
Funcionou. Beleza..  então já matou a charada. O problema está na interface ou antes dela...
Não funcionou.. continua esquentando...
Bom..   aí só marcando hora com os 318 Pastores da Universal...
Ou chamando Padre Kevedo..
Só pode ser coisa do Capiroto...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #19 Online: 13/11/15 - 00:38 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #20 Online: 13/11/15 - 20:23 »
aí só marcando hora com os 318 Pastores da Universal... :brocoli:
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #20 Online: 13/11/15 - 20:23 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #21 Online: 14/11/15 - 10:23 »
Sr.  Julio é um homem complicado, gosta de abrir vários tópicos mas não dá retorno a nenhum ...

Já informei em outro tópico que provavelmente tem algum Mosfet em curto neste driver e se trocou o driver e voltou a dar o mesmo problema é porque tem algo muito errado ai e queimou o outro driver também ...!?!?

Ha algumas alternativas, exemplo: queima os outros dois drivers também ou testa os Mosfets deste que está dando problema.

Minha sugestão que provavelmente será ignorada assim como as outras ...

Desliga, retira e isola os drivers dos eixos que estão bons, não queremos aumentar o problema, deixa apenas o driver com problema ... agora aumenta a tensão no tape e verifica se vai queimar o fusível de 25 amperes, se queimar é porque sem sombras de duvidas, tem Mosfet em curto neste driver. Testar e trocar é muito simples, mas se não trocar também o TC1426 correspondente não vai adiantar nada. Se desejar saber mais sobre este procedimento é só perguntar!
O que estou achando estranho é que antes do fusível de 25 amperes tem um de 7 amperes que deve queimar primeiro a menos que ele tenha sido jumpeado pois em outra msg tu falou da queima deste fusível e depois não mais... ?_12

Abs
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #21 Online: 14/11/15 - 10:23 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #22 Online: 15/11/15 - 12:13 »
Mac,

Já incomodei demais. Já remeti o driver e a fonte para você, o primeiro retornou com concerto e a fonte por estar boa.

Desde que veio não havia colocado em uso. Só agora.

E o driver veio regulado. E os outros estão iguais.

As voltagens do trafo estão conforme especificações..

Usando a alimentação para a fonte de 32V tudo bem, porém se aumentar para 42 ou 50 queima o fusível geral da fonte dos motores 25,0 Amp.
 
Os fusíveis individuais para os motores 7,0 Amp não queimam.

Prezado Mac, não fique irado comigo, nutro respeito e admiração por você - há muito. Na realidade não abri o tópico, tão somente aproveitei o gancho do que foi postado pelo amigo Sávio.

Ainda, entendi de provocar retorno quando estivesse palpável a solução, daí não seriam súplicas e sim resultados que seguramente iriam auxiliar a magnitude do Forum e consequente alegria a alguém que já passou ou passará por fatos do mesmo quilate. Rogo pela sua brandura.

jcs

P.S.: De antes: queimou a Ponte retificadora como também o fusível do driver 4 - 7,0 Amp. A ponte foi substituída por uma exatamente igual a anterior, tanto que quando foi remetida para você, retornou como estava, por estar boa. Então, após a substituição da ponte, acima de 32V queima o fusível geral. Coloquei outra ponte igual e acontece o mesmo.

« Última modificação: 15/11/15 - 12:26 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #22 Online: 15/11/15 - 12:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #23 Online: 15/11/15 - 16:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac,

Já incomodei demais. Já remeti o driver e a fonte para você, o primeiro retornou com concerto e a fonte por estar boa.

Desde que veio não havia colocado em uso. Só agora.

E o driver veio regulado. E os outros estão iguais.

As voltagens do trafo estão conforme especificações..

Usando a alimentação para a fonte de 32V tudo bem, porém se aumentar para 42 ou 50 queima o fusível geral da fonte dos motores 25,0 Amp.
 
Os fusíveis individuais para os motores 7,0 Amp não queimam.

Prezado Mac, não fique irado comigo, nutro respeito e admiração por você - há muito. Na realidade não abri o tópico, tão somente aproveitei o gancho do que foi postado pelo amigo Sávio.

Ainda, entendi de provocar retorno quando estivesse palpável a solução, daí não seriam súplicas e sim resultados que seguramente iriam auxiliar a magnitude do Forum e consequente alegria a alguém que já passou ou passará por fatos do mesmo quilate. Rogo pela sua brandura.

jcs

P.S.: De antes: queimou a Ponte retificadora como também o fusível do driver 4 - 7,0 Amp. A ponte foi substituída por uma exatamente igual a anterior, tanto que quando foi remetida para você, retornou como estava, por estar boa. Então, após a substituição da ponte, acima de 32V queima o fusível geral. Coloquei outra ponte igual e acontece o mesmo.

Julio,

Não tem bronca nenhuma, a unica coisa é que fica difícil te ajudar sem Feedeback ... eu tenho que ficar garimpando o clube pra ver onde vc colocou uma nova pergunta e já lhe disse antes, mantenha-se num único tópico que vai facilitar bastante pois recebo aviso no e-mail de novas msgs apenas em tópicos que acompanho.
E também não tem essa de me incomodar, negócios negócios, amizade a parte ... ou seus drivers funcionando ou seu dinheiro de volta ... ahahaaa ?_13 ?_13 ?_13

Mas tem boi na linha ai, ou os fusíveis de 7 amperes estão com 70 amperes ou o de 25 esta com 2,5 amperes ?!?!?!?!

Seria bom revisar estes fusíveis com carinho e fazer o que te pedi na msg anterior, depois me dá um feedback pois é disto que eu vivo, e preciso, p/ poder agrupar o tico e teco numa unica solução ! ... ?_26 ?_26 ?_26

Abs
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #23 Online: 15/11/15 - 16:14 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #24 Online: 15/11/15 - 16:52 »
Pessoal, tudo joia? seguinte, como havia informado, troquei o motor, os IFR640, os capacitores e o L297 do eixo Z; Regulei a amperagem de todos os motores dos eixos corretamente, inclsuive do Z, mas nada adiantou..... ela começa fresando normalmente, depois de uns 10 minutos, o eixo Z começa a perder passo, quando eu faço jog, por exemplo, ele dá umas travadas..... E, agora, começou a queimar o fusivel do eixo X. O motor desse eixo tem 3.5A por fase, eu regulei com 310mA e ainda asim ja queimaram 3 fusiveis..... A castanha do eixo Z parece que esta trabalhando ferro no ferro, pelo menos é o barulho que faz quando solto o eixo do motor e giro na mao... os patins estao deslizando suavemente, vou trocar o rolamento aonde o eixo se apoia, em baixo, so pra ter certeza de que nao é ele mesmo....Pergunto. Essa travada do eixo Y pode estar ocasionando a queima do fusivel do eixo X? Segue um link de um video que fiz a noite, do ixo Z, Apesar da qualidade ruim, da pra notar que ele sobe travando, inclusive o barulho fica diferente..... Dêem uma olhada, por favor, ja vou encomendar uma outra eletronica, mas tenho problemas mecanicos tambem......
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #24 Online: 15/11/15 - 16:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #25 Online: 15/11/15 - 18:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal, tudo joia? seguinte, como havia informado, troquei o motor, os IFR640, os capacitores e o L297 do eixo Z; Regulei a amperagem de todos os motores dos eixos corretamente, inclsuive do Z, mas nada adiantou..... ela começa fresando normalmente, depois de uns 10 minutos, o eixo Z começa a perder passo, quando eu faço jog, por exemplo, ele dá umas travadas..... E, agora, começou a queimar o fusivel do eixo X. O motor desse eixo tem 3.5A por fase, eu regulei com 310mA e ainda asim ja queimaram 3 fusiveis..... A castanha do eixo Z parece que esta trabalhando ferro no ferro, pelo menos é o barulho que faz quando solto o eixo do motor e giro na mao... os patins estao deslizando suavemente, vou trocar o rolamento aonde o eixo se apoia, em baixo, so pra ter certeza de que nao é ele mesmo....Pergunto. Essa travada do eixo Y pode estar ocasionando a queima do fusivel do eixo X? Segue um link de um video que fiz a noite, do ixo Z, Apesar da qualidade ruim, da pra notar que ele sobe travando, inclusive o barulho fica diferente..... Dêem uma olhada, por favor, ja vou encomendar uma outra eletronica, mas tenho problemas mecanicos tambem......
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Seu vídeo não dá p/ ver, está privativo !

Se a regulagem está p/ 3 amperes com fusível de 3.5 vai aquecer e queimar, pode botar fusível de 7 amperes !

Agora se tu não resolver os problemas mecânicos vai continuar perdendo passo e sobre este assunto já estrebuchamos tudo que dava, é só pesquisar no clube.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #25 Online: 15/11/15 - 18:15 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #26 Online: 15/11/15 - 18:48 »
MAC, agora o video ta publico..foi uma falha minha..rsrsrs. o fusível que esta é de 5A.... vou resolver sim os problemas mecanicos dela...Agora é questao de honra.rsrs.....obrigado...

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #26 Online: 15/11/15 - 18:48 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #27 Online: 15/11/15 - 19:30 »
Mac,

Em uma placa queimou 0 1º e 3º IRF640N e na outra o 1º.

Então, vou ter que trocar ao todo:

2 L297;
3 IRF640N; e
3 TC1426. Em uma placa 2 e na outra 1.

Legal né?

O problema é conseguir esses componentes por aqui. Amanhã vou investigar.

Tentei pela internet, mas o TC1426 está difícil.

Mas vamo que vamo.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #27 Online: 15/11/15 - 19:30 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #28 Online: 16/11/15 - 14:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac,

Em uma placa queimou 0 1º e 3º IRF640N e na outra o 1º.

Então, vou ter que trocar ao todo:

2 L297;
3 IRF640N; e
3 TC1426. Em uma placa 2 e na outra 1.

Legal né?

O problema é conseguir esses componentes por aqui. Amanhã vou investigar.

Tentei pela internet, mas o TC1426 está difícil.

Mas vamo que vamo.

jcs

Julio,

Os L297 não são necessários serem substituídos, os demais sim !

Vc encontra os TC1426CPA na Farnel ou na Kintec com o Reinaldo Consorte ... ?_26

Agora precisa encontrar o que está causando está queima ?!?!?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #28 Online: 16/11/15 - 14:38 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #29 Online: 16/11/15 - 15:03 »
Mac,

OK. Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
« Resposta #29 Online: 16/11/15 - 15:03 »

 

SiteLock