Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?  (Lida 5169 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Pessoal, bom dia.

Posso ter passado batido, mas olhei nos tópicos sobre motor de passo e não achei nada sobre eixo quebrado e se é possível trocar.
Acontece que, meu motor degolou o eixo. Sim, quebrou. Se é algo impossível de acontecer, comigo sempre acontecem as coisas impossíveis.
E pra meu espanto o fuso não está travado ou algo parecido, continua rodando livremente sem o mínimo esforço com a ponta dos dedos.
Então, o que eu estava fazendo quando esse eixo quebrou?
Uma tábua de churrasco do Palmeiras. Notei que, sempre dá problema quando começo a fazer uma dessas. É sério, foi a primeira tábua que tentei fazer. Quebrei quatro fresas. Depois, quebrou um acoplamento e adivinha de qual time era a tábua? Sim... era ela. Ai quebrou o eixo Y, o fuso travou e o motor quebrou a ponta do fuso no pé da rosca. E por último, e isso nunca havia acontecido, travou o X, perdendo passo. Advinha qual era a tábua? Nem vou responder. Será que a zica é só com ela?  ?_1 ?_1 ?_1
Mas, eu estava fazendo uma tábua de churrasco em angelim, que é uma madeira dura. A fresa era uma 6mm e estava fazendo um desbaste com a seguinte configuração, Passo vertical 2,5mm, passo lateral 40% ou 2,4mm, rotação 24000, avanço 1000mm/m e mergulho 400mm. A fresa é makita, japonesa de excelente qualidade, corta muito. Será que tem alguma coisa errada ai? Esse eixo Y, tem me dado muita dor de cabeça. Vira e mexe quebra um acoplamento, será que existe algum defeito nele que não consegui perceber? Já desmontei e montei pra ver se acho alguma coisa errada e só percebi um pequeno desalinhamento do motor com o eixo, mas é mínimo. Coloquei um acoplamento mais rígido, que é do foto acoplamento usado agora. Antes tinha o acoplamento inicial, que quebrou dois. E depois foi o manteiga, três quebras.
Mas, a dúvida é: Vale a pena trocar o eixo do motor? Se sim. Existe alguém que possa fazê-lo e por quanto?
É fato que o valor agregado é baixo, no meu caso o motor é de 15kg, deve custar algo em torno de R$ 150,00, o que talvez não viabilize o conserto. Mas, pegar um motor novo e jogar no lixo é muito desperdício.
Em tempo, já comprei um motor novo, estou aguardando chegar. E estou de olho num kit com 3 motores na concorrência, shopcnc, por R$ 450,00. Será que acho motores de 15 a 18 kg mais barato?
Pensei em importar um kit completo, porque ficar sem uma peça de reposição quando se tem somente uma CNC pra trabalhar não é fácil.
Obrigado.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil


Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #1 Online: 18/03/13 - 10:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal, bom dia.
....
É fato que o valor agregado é baixo, no meu caso o motor é de 15kg, deve custar algo em torno de R$ 150,00, o que talvez não viabilize o conserto. Mas, pegar um motor novo e jogar no lixo é muito desperdício.
Em tempo, já comprei um motor novo, estou aguardando chegar. E estou de olho num kit com 3 motores na concorrência, shopcnc, por R$ 450,00. Será que acho motores de 15 a 18 kg mais barato?
Pensei em importar um kit completo, porque ficar sem uma peça de reposição quando se tem somente uma CNC pra trabalhar não é fácil.
Obrigado.

Use um acoplamento profissional, barato, nacional e 100% confiavel... ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) ele custa na faixa de 30 reais cada, mas tem que furar para o motor e fuso, alem do parafusos de trava...mas vale a pena.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #1 Online: 18/03/13 - 10:38 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #2 Online: 18/03/13 - 10:43 »
Desculpem flodar, mas já comprei desses brinquedinhos que vc postou...são para motores de 5 kgf (ou menos) eu acho, só de eu pegar eles na minha mão, pareciam que iam derreter....tenho 3 deles aqui...
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #2 Online: 18/03/13 - 10:43 »

Offline napoleao_h

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 90
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #3 Online: 18/03/13 - 12:36 »
E ai VItorette... então deu certo oq te falei? tenho quase certeza q é o fuso com usinagem errada, o meu deu esse problema... tbm torei um eixo do motor... mais desmontei o motor.. levei para o torneiro e ele soldou o eixo... porém deu um trabalho danado pra soldar... teve q soldar com uma MIG... e fazer a usinagem v'arias X pois nao sei de q material 'e feito o eixo.. mais foi complicado de soldar... porem deu certo e estou usando ele ainda... so naun se esque'ca de envolver ele em alguma coisa antes de fazer a usinagem pq o o im~a dele 'e forte.. e vai juntar todo o material da usinagem nele.... sei por experiencia pr'opria.. e naun foi boa... srsrs

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #3 Online: 18/03/13 - 12:36 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #4 Online: 18/03/13 - 12:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E ai VItorette... então deu certo oq te falei?....
Foi nesse tópico que vc falou prá ele? não achei....se foi por MP, MSN ou e-mail não retorne por aqui prá ninguem ficar boiando....
« Última modificação: 18/03/13 - 12:59 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #4 Online: 18/03/13 - 12:57 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #5 Online: 18/03/13 - 13:42 »
Vitorette,

Se posso dar uma opinião, o melhor é trocar o motor por outro...

Explico:
Até dá para trocar o eixo, mas o trabalho é tão grande que não vale a pena.

O material do rotor - que é magnetizável - sofre um processo de certa forma simples para ser magnetizado "in loco" ou seja, com o motor montado e fechado.

Desmontar e retirar o rotor de dentro do motor significa perder boa parte da sua imantação, e ao remontar este motor até gira, mas nunca mais terá o mesmo desempenho...

Soldar o eixo, é outro artifício dificil de ser aplicado, pois as tensões induzidas durante a soldagem deixarão o eixo invariavelmente fora de centro, sem falar em problemas de transmissão e variação de temperatura no mesmo...

O barato sai caro...

Fabio
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #5 Online: 18/03/13 - 13:42 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #6 Online: 18/03/13 - 14:55 »
Vitorette,

Se tiver desalinhamento entre motor e Fuso, a melhor solução que tem (Eu digo e provo. Não adianta ir atras de acoplamento e outras traquinandas) USO DUAS POLIAS DENTADAS, uma no motor e outra no fuso.

Uso duas polias dentadas do tanquinho Arno. as duas de 60 dentes. pode haver certo desalinhamento entre motor e fuso que este tipo de ligação não dá nenhum problema.

Veja como fiz em minha CNC:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #6 Online: 18/03/13 - 14:55 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #7 Online: 18/03/13 - 15:15 »
Edson, boa tarde;
 este teu vídeo me deixou meio maluco.è que com a ponta do suporte passando pra lá e pra cá fiquei com a impressão de que a ferramenta estava fazendo um 4 movimento circular no próprio eixo.
Demorou mas deu para perceber que é simples ilusão de ótica; eu estou enganado e vc usa um quarto eixo?
Creocad

« Última modificação: 18/03/13 - 15:48 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #7 Online: 18/03/13 - 15:15 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #8 Online: 18/03/13 - 15:30 »
Pessoal, boa tarde.

Obrigado pelas respostas.
Acho que trocar o eixo não vai ser a melhor solução. Já comprei motor novo e estou pesquisando pra comprar mais. Se bobear vou comprar um kit completo, motores, fonte e placa pra ter um backup, igual ao de minha máquina.
Vou verificar novamente e tentar tirar, caso haja, qualquer desalinhamento entre o fuso e motor. Mas, se ainda assim ficar um pequeno desalinhamento com um acoplador flexível posso trabalhar sossegado?
Polias devem ser bem melhor que o acoplamento. Mas, se o fuso tiver folga radial, dá pra usar polia? Acho que meu fuso está com folga radial, onde vai os rolamentos. Isso pode ocasionar a quebra? John, foi sobre isso que conversei com o Napoleão, por telefone.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #8 Online: 18/03/13 - 15:30 »

Offline napoleao_h

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 90
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #9 Online: 18/03/13 - 15:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Foi nesse tópico que vc falou prá ele? não achei....se foi por MP, MSN ou e-mail não retorne por aqui prá ninguem ficar boiando....

John.. desculpe.. mais na realidade oq falei com ele por telefone foi o mesmo que escrevi no corpo da mesagem, relatando oq havia acontecido comigo... e oq fiz para resolver... quanto à minha pergunta para ele foi sobre ele ter feito jah o procedimento... se teria algum resultado!

Napoleão

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #9 Online: 18/03/13 - 15:46 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #10 Online: 18/03/13 - 16:00 »
Ao meu entender; se existe desalinhamento no fuso o mais correto e indicado é corrigir este alinhamento. O Edson me desculpe; mas a alternativa de usar correia é válida até certo ponto; pois ela não corrige o desalinhamento mas simplesmente ela absorve dado á elasticidade da correia.
Quando existe o desalinhamento irá existir uma concentração de força em uma determinada direção e isto leva a termos maior desgaste da castanha e dos rolamentos.
Creio também que quando chega ao ponto de partir o eixo do motor não seja desalinhamento mas sim torção do fuso.
Estou há meses buscando uma tabela que sei existir e que nos indica o diâmetro minimo do fuso, para evitar torções e batimentos laterais; em função   do comprimento, do tipo  e qualidade da rosca e do passo da rosca. Só que ainda não encontrei ( provavelmente já joguei fora ) e no são Google não achei.
Creocad

« Última modificação: 18/03/13 - 16:01 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #10 Online: 18/03/13 - 16:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #11 Online: 18/03/13 - 18:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Use um acoplamento profissional, barato, nacional e 100% confiavel... ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) ele custa na faixa de 30 reais cada, mas tem que furar para o motor e fuso, alem do parafusos de trava...mas vale a pena.


John,

Estou querendo comprar destes acoplamentos mas só de olhar estas porcarias de sites inúteis, onde tu escreve e não recebe resposta nunca, me desanima ... tu não teria um site de compras online p/ indicar ?

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #11 Online: 18/03/13 - 18:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #12 Online: 18/03/13 - 18:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
John,

Estou querendo comprar destes acoplamentos mas só de olhar estas porcarias de sites inúteis, onde tu escreve e não recebe resposta nunca, me desanima ... tu não teria um site de compras online p/ indicar ?




Ih ... fui mal, queria tanto xingar este tipo de site que acabei xingando o site errado, pois achei a loja virtual deles ... ?_23 ?_23 ?_23

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #12 Online: 18/03/13 - 18:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #13 Online: 18/03/13 - 18:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ih ... fui mal, queria tanto xingar este tipo de site que acabei xingando o site errado, pois achei a loja virtual deles ... ?_23 ?_23 ?_23

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Fui mal não, vai custar caro assim la na ponta que caiu ... R$ 1000,00 reais para grudar um eixo no outro, vou usar super bond mesmo ... to fora ! ... ?_47
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #13 Online: 18/03/13 - 18:15 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #14 Online: 18/03/13 - 18:16 »
Mac meu filho, o que eu comprei foi nesse link que o John postou, foi tudo por email, foi pa e pum... Creocad, tenho quase certeza que no site da OBR em alguma parte la tenha essa informação que voce tanto procura...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:O eixo do motor de passo quebrou, tem como trocar?
« Resposta #14 Online: 18/03/13 - 18:16 »

 

SiteLock