Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motores eletricos  (Lida 4982 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Motores eletricos
« Online: 09/09/09 - 17:57 »
Um tutorial muito bom sobre motores.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Motores eletricos
« Online: 09/09/09 - 17:57 »

F2S

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #1 Online: 10/09/09 - 10:07 »
Muito bom,

Eu estive vendo o motor trifásico, e ainda fico intrigado com o seu uso em bifásico sem problemas na prática.

Acho mais aceitável, a ligação deste tipo de motor em bifásico, energizando-se as três fases, como li alguns comentários de quem o fez. Energizando duas fases juntas com um capacitor.

Afinal, entendo que energizando apenas duas fases de um motor trifásico, ele funcionará em maior desequilíbrio provocando desgaste prematuro. Entretanto me espando com os diversos relatos que já vi, de pessoas que nunca tiveram problemas e que usam normalmente esse tipo de ligação.

 ?_30

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #1 Online: 10/09/09 - 10:07 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #2 Online: 10/09/09 - 14:57 »
Olá meninos!

Vou aproveitar para tentar entender melhor esta possibilidade. No início do ano "arrematei" uma furadeira que estava sucateada e jogada ao relento por 40 pilas. Trouxe ela pro meu estudio, desmontei ela inteirinha e literalmente reformei ela todinha, pois não havia movimento em nenhuma das peças, ela estava toda travada.
O que mais me impressionou foi que a única parte que apresentava movimentos era o motor, desmontei ele, limpei e levei em um amigo que tem uma especializada em motores elétricos. Ele deu uma manutenção e "BINGO" o bixinho estava com força total, enrolamentos perfeitos e rolamentos também. Mas..... (sempre tem um MAS)... o motor era trifásico e aqui no estudio só tenho mono 110. Pesquisei bastante (inclusive com o amigo) e não consegui chegar há um meio de ligar o bixinho desta forma que foi comentada, usando capacitor.
Bom, o resultado desta história foi que fiz uma troca com o pessoal da loja por um mono de mesmas caracteristicas (velocidade próxima e torque 1/2 hp) e voltei 10 pila na negociação. Acho que foi um bom negócio e posto a foto da bixinha que já está trabalhando há alguns meses.
Mas acho que será uma boa pedida aprofundarmos mais este assunto, pois muitos dos nossos amigos passam por esta situação, tenho certeza.

Grande abraço à todos e Muita PAZ!!!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #2 Online: 10/09/09 - 14:57 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Motores eletricos
« Resposta #3 Online: 10/09/09 - 20:15 »
Olá Elton,será que voce fez um bom negocio mesmo?Uma pergunta,teria como voce ter testado o motor trifasico de sua furadeira com um inversor?Eu sei que com inversor,a gente tira trifasico do mono com ele,sua conta de energia não seria a mesma?Qual as especificações do motor novo?

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #3 Online: 10/09/09 - 20:15 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #4 Online: 10/09/09 - 22:04 »
Olá menino Pravato!

Então, vamos por partes:

"será que voce fez um bom negocio mesmo?" =
- Ainda acredito que sim, pois em todas as pesquisas que fiz, constatei de forma unânime que um motor monofásico tem um valor comercial (preço) bem maior que um motor trifásico. Mas não me prestei primariamente nesta questão, o que eu deseja era rodar a minha maquininha de fazer furos, hehe. O motor novo mais barato que achei estava uns 280,00 pilas.

"teria como voce ter testado o motor trifasico de sua furadeira com um inversor?" =
- Claro que sim. E esta foi a única forma que encontrei de rodar o bixinho com minha rede de alimentação, inclusive foi um tema amplamente discutido com o técnico da loja. Porém vale fazer um cálculo rápido -> qualquer inversor para 1/2cv custaría pelo menos uns 300 pilas!

"sua conta de energia não seria a mesma?" =
- Isto, confesso eu, que não pesquisei a fundo, mas acho que se tratarmos fisicamente a questão não existe diferença potencial ou significativa... Pelo que lembro (o pouco por sinal) remete aos cálculos de consumo que incluem tensão, amperagem, etc... Ou seja: Um motor de 1CV consome (teoricamente) 736W. O que altera é a amperagem conforme a tensão de alimentação. E nossa conta de consumo de energia é calculada por W consumido. Ou seja: Em 110, 220.... o consumo se mantém. (Acho que este também é um bom tema de discussão, pois a maioria dos colegas utilizam suas "crianças" em casa!)

"Qual as especificações do motor novo?" =
- Como comentei as especificações nominais são muito próximas. O motor trifásico era um Eberle 1/2CV, 1640RPM, 4 Pólos. O que peguei é um Eberle 1/2CV, 1700RPM. A carcaça (NEMA) eu não lembro, mas é a mesma.

Ou seja: Se pensarmos que o custo de troca dos motores foi de 10 pilas e que tenho garantia neste que peguei, acho sim que foi um bom negócio. Confesso que queria ter ficado com o outro, mas tenho mais uns 2 ou 3 trifásicos aqui, que ainda não estou utilizando, então só iria ficar ocupando espaço.

Mas vamos continuar esta pesquisa sobre as formas de ligar os trifásicos em 110 ou 220, que tenho certeza que resolverá o problema de muitos colegas!

Em tempo = Até consultei a possibilidade de mudar a minha rede elétrica..... ESQUECE! Hehehe!

Grande Abraço à todos e Muita PAZ!!!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #4 Online: 10/09/09 - 22:04 »

F2S

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #5 Online: 10/09/09 - 22:41 »

Elton,

Vendo a furadeira em questão, posso afirmar que certamente você fez um ótimo negócio.

Passe o endereço desse " shopping"! ! !

 ?_18

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #5 Online: 10/09/09 - 22:41 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #6 Online: 10/09/09 - 23:17 »
Olá menino Serrão!

Haha! Tenha a certeza de que eu passaria sem qualquer dúvida. Mas não foi em um dos "shoppings" nossos, de visita constante. Na verdade ela pertencia aos restos de uma empresa cujo proprietário era pai (falecido) de um amigo. Estes equipos estavam virando ferrugem no pátio da casa dele quando fecharam a empresa após o falecimento. Estavam lá por uns 8 anos já. Na época eu trabalhava com áudio e nos constantes churrascos de fim-de-semana sempre via a sucata mas nunca me interessei. No primeiro trimestre do ano passado (quando resolvi sair da sociedade na empresa de eventos) comecei a me re-inventar e pensar o que iría fazer e descobri o caminho da eletrônica e por consequência cheguei no CNC.

Na verdade o valor 40 pilas é quase simbólico, pois ele não queria cobrar nada e eu queria pagar alguma coisa, hehe. Então trouxemos a "sucata" pro meu estúdio e fizemos uma bela "COSTELA EM FORNO REFRATÁRIO" com o dinheiro.

Só pra constar: O que veio não foi somente a furadeira. Veio uma máquina de solda (que também está ativa, pois foi com ela que soldamos a estrutura da minha Velhinha, mais uma máscara de solda e uma morsa que estou, também, reformando.
Eis uma foto de quando acabamos a estrutura, ao lado você pode ver a furadeira (ainda sucateada) e a máquina de solda.

Mas vamos voltar aos capacitores para ligar os benditos trifásicos, hahahaha!

Um grande abraço meninos e Muita PAZ!!!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
 

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #6 Online: 10/09/09 - 23:17 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Motores eletricos
« Resposta #7 Online: 10/09/09 - 23:27 »
Elton,eu só fiz tres perguntas e voce respondeu DEZOITO.RSRSRS,Justamente esse tipo de argumento que eu queria,eu pedi pro Mac abrir o Tópico de eletrica,e o dito Tópico ficou uns dois meses sem ninguem perguntar nada,ENTONCES......Bora socá trezentoitenta nessa galera...o povo ta meio apagado nessa area,ou tá escondendo jogo...
Me desculpe fazer umas pergunta meio brega procê nessa party,mas precisava chamá tenção,assim o povo debaty...RSRSRS

Abraços

PS:Agora que vi sua resposta...retiro o que disse...Falando nessa costela....CADÊ OS CAPACITORES???ALGUEM VIU???
« Última modificação: 10/09/09 - 23:34 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #7 Online: 10/09/09 - 23:27 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #8 Online: 10/09/09 - 23:36 »
Olá menino Pravato!

É esta a proposta! Desculpa de fui incisivo ou demasiadamente verborrágico na resposta, mas é que o assunto é realmente interessante e "importânte" para todos os amigos (assim acredito).

Confesso que fiquei muito tempo afastado dos fóruns por sérios problemas (que aqui não cabe comentar), mas sempre tive a intenção de aprender e compatilhar nossos sonhos e conquistas. Espero agora poder participar de forma mais constante.

E o que me chamou a atenção neste tópico é que na época, pesquisei um monte e até ouvi falar na possibilidade de ligar usando um capacitor, mas não encontrei o Mago Merlin pra me ensinar a "MÀGICA", hahaha.

Um grande abraço meninos e Muita PAZ!!!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #8 Online: 10/09/09 - 23:36 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Motores eletricos
« Resposta #9 Online: 10/09/09 - 23:49 »
VELHO(Mais novo q eu),não precisa desculpar de nada,qué isso...Tambem estamos nessa empreita de compartilhar o que a genta sabe,e debater é muito sadio,como disse,precisamos acender esse povo...(ou eles acendem nóis)rsrsrs.
Parabens pela troca,fizeste um bom negocio,eu tava só sacaneando um pouquinho...Eu tenho uma furadeira dessas,só é Ching Ling,primeiro mes de trampo foi o motor pro beleléu,rebobinei e ja tem dois anos e ta trampando filé,sem anomalias,quer dizer....a rotação da minha com o mesmo motor já não é mais aquilo,ficou a mais do que era...coloquei um dimmer de 40A,mas perde força demais.Por isso que te perguntei do inversor.
Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #9 Online: 10/09/09 - 23:49 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #10 Online: 11/09/09 - 00:11 »
Menino Pravato....

Vamos destrinchar melhor esta questão, pois confesso que não entendi direito. Você quiz dizer que o motor ficou com mais rotação e/ou mais torque depois do rebobinamento?

O dimmer se presta a diminuir a rotação por controle de tensão? Caso afirmativo, a perda de força não seria pela elevada abertura (40A)? Se for um motor de 1HP qual a amperagem? Acho que deve ser uns 4A para 220V ou 8A para 110V. Ou seu motor é trifásico?

Trocando em miúdos: Usar um dimmer de 40A para regular um motor destes não é equivalente à usar um potenciômetro de 10K para regular uma corrente variante média de 500ohms?

Haha! Agora eu é que tô sacaneando! Como dizemos aqui: Estou "pondo lenha na fogueira"!

Mas vale lembrar que esta é a fogueira do Luau da PAZ!!!!

Ah! Esqueci de dizer: A marca desta minha é SCHULTZ, acho que é de SC. E a coluna que aparece na foto dela montada foi "adquirida" com o síndico de um condomínio, num domingo a tarde... hahaha! Estava passando e vi uns caras desmontando um poste de iluminação no jardim do condomínio... Resultado: Ía pro lixo e "veio" pra mim por 8 pilas.... cortada e usinada as extremidades: tá aí!

Abraços meninos!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #10 Online: 11/09/09 - 00:11 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Motores eletricos
« Resposta #11 Online: 13/09/09 - 14:16 »
Não não Elton,meu motor é mono,original da maquina,é uma ching ling,mas quebra um galhão,só que com dimmer de 40A ela perde força demais,entao o jeito é usar as polias multicanais que veio nela mesmo.
Abraços
« Última modificação: 13/09/09 - 14:17 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #11 Online: 13/09/09 - 14:16 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re: Motores eletricos
« Resposta #12 Online: 13/09/09 - 16:43 »
Menino Pravato

Mas esta perda de força não é por usar um dimmer de 40A? Não tenho certeza dos cálculos, mas é algo em torno de 5000W! Se o teu motor é de 1/2CV o consumo médio é de uns 370W, ou seja 7% do valor nominal do dimmer. Ou seja: se você "mover" apenas 10% do dimmer já ultrapassa todo o "potencial" de consumo do motr, não é por isto que você não consegue um ajuste fino?

Não tenho certeza, estou apenas tentando entender também!  ?_34
Espero que tenha um colega entendido no assunto pra ajudar a gente! hehe

Grande abraço à todos e Muita PAZ!!!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #12 Online: 13/09/09 - 16:43 »

Offline edisonbyel

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Motores eletricos
« Resposta #13 Online: 08/10/09 - 15:41 »
pessoal

este metodo de ligar um motor trifasico em uma rede bifasica com capacitores
é uma forma de "criar " uma terceira fase com o angulo de fase provocado pelo capacitor
o motor tem uma perda de mais de 40% podendo levar a queima por falta de fase
ja que a terceira fase "criada" não é simetrica em 120 graus.
quanto o que ja ouvi falar em controlar velocidade com dimmer, não funciona
pois o dimmer atua na tensão resultante, e não na frequencia do campo girante
o que vai acontecer é que quando a carga solicitar o motor, ele vai perder giro (velocidade) e a indutancia mutua vai cair, elevando a corrente que resultara na queima do mesmo!
espero poder ter ajudado

Clube CNC Brasil

Re: Motores eletricos
« Resposta #13 Online: 08/10/09 - 15:41 »

Offline wallaceshiva

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Motores eletricos
« Resposta #14 Online: 09/05/11 - 19:08 »
Esquemas de Bobinamento de Motores Planificado.

Olá pessoal, boa noite!
Meu sogro tem uma oficina de rebobinagem de motores, mas o cara é prático, faz tudo do jeito que aprendeu há muito tempo.
Rebobino motores também, pois aprendi na época de SENAI - Escola Técnica, apenas uma diferença: eu rebobino seguindo os esquemas planificados de manuais da WEG ou, de outros fabricantes de motores.
Gostaria de saber se alguém conhece algum site onde disponibilizem estes esquemas, pra que eu possa ensinar o sogrão a trabalhar com mais desenvoltura!

Obrigado:
Wallace Souza.

Clube CNC Brasil

Re:Motores eletricos
« Resposta #14 Online: 09/05/11 - 19:08 »

 

SiteLock