Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Nova CNC du Marcao  (Lida 46055 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #15 Online: 24/08/13 - 20:49 »
Entao meu filho, ai requer 2 cremalheiras, dois motores, duas engrenagens e dois neuronios a menos para poder entender como os dois motores irao trabalhar juntos sem eles baterem cabeça....
Como eu ja comprei um motor com  redução, estou teimando em deixar ele no meio da estrutura mesmo, sei la....



marcao

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #15 Online: 24/08/13 - 20:49 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #16 Online: 24/08/13 - 20:51 »
Paizão;
só lembre-se que a velocidade que vc pretende estará mais ligada ao PASSO do fuso; por exemplo vc com um fuso de 25mm com passo de 20, 4 entradas ( fuso de portão ) vc estará muito bem servido.Mas toque com a cremalheira para vermos o que vai dar.veja também para não se esquecer de verificar qual resolução vc pretende ter.
Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #16 Online: 24/08/13 - 20:51 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #17 Online: 25/08/13 - 09:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... pela contas que o tico fez quando estava vivo kkk, ele chegou a calcular mais ou menos de 12 a 14 m/min.
Pelo amor de Deus, me corrigem se eu estiver totalmente enganado....
Sinto lhe informar, mas eu creio que o tico está meio enganado... isso baseado nos dados que voce postou...

fez uma salada danada misturando kgf co cavalos, falou de valores que suponho se referem a diametros efetivos de engrenagens mas não do que interessa para o calculo de velocidade com a cremalheira que vai usar efetivamente, enfim - nada de concreto. :)

Marcão - toma jeito e vê se faz a licão de casa - aprende a calcular direito essa coisas pra não fazer cagada e depois ficar correndo atrás dos amigos pra ver se resolvem os problemas.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #17 Online: 25/08/13 - 09:19 »

Eduardo cnc

  • Visitante
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #18 Online: 25/08/13 - 09:36 »
marcão . tovendo uma otima estrutura . se conselho foce bom teria muita gente rica ,os vendendo mais tudo bem ,

sei que e mais caro mais no fim das contas o fuso 25/10 com motores de 50kgf vai ser tudo de bom e vai ter preciçao e uma vida  pronlongada desta forma , pois gremalheira pra quem usa cnc o dia todo esqueça com 3meses ja não  vai ter a mesma cnc que acabace de fazer ainda mais que voce ja sabe e tem conhecimento de usinagem mesmo sendo em mdf, . resumindo o barato sai caro e ainda com dor de cabeça.

pense bem

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #18 Online: 25/08/13 - 09:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #19 Online: 25/08/13 - 09:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sinto lhe informar, mas eu creio que o tico está meio enganado... isso baseado nos dados que voce postou...

fez uma salada danada misturando kgf co cavalos, falou de valores que suponho se referem a diametros efetivos de engrenagens mas não do que interessa para o calculo de velocidade com a cremalheira que vai usar efetivamente, enfim - nada de concreto. :)

Marcão - toma jeito e vê se faz a licão de casa - aprende a calcular direito essa coisas pra não fazer cagada e depois ficar correndo atrás dos amigos pra ver se resolvem os problemas.


 ?_1 ... Marcao, não liga pro Fabio não, seus cálculos estão quase certos, só está faltando incluir a medida do comprimento do rabo do tatu bola, mas mede com o tatu enrolado ... ih ih ih ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #19 Online: 25/08/13 - 09:50 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #20 Online: 25/08/13 - 10:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 ?_1 ... Marcao, não liga pro Fabio não, seus cálculos estão quase certos, só está faltando incluir a medida do comprimento do rabo do tatu bola, mas mede com o tatu enrolado ... ih ih ih ?_1

É... eu acho que vou fazer isso mesmo, quem sabe eu acerto, pelo menos uma vez na vida....

Seguimos....


Marcao :lingua:

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #20 Online: 25/08/13 - 10:25 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #21 Online: 25/08/13 - 10:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

redutor 5:1
rpm do mesmo no maximo 600 rpm com o redutor 120 rpm...




Marcao,

Vou fazer um calculo simples e baseado nesta sua informação ...

Primeiro, esquece tudo: torque, diâmetro, os cavalos e as vacas também! ... ?_1

Se teu motor gira no máximo a 120 RPM então significa que seu motor vai dar 120 voltas por minuto.

Se a cada volta sua mesa se desloca 5mm (passo do fuso, corrente ou seja la o que for) então vc terá uma velocidade final de:

120 x 5 = 600mm/minuto

Resolução com motor a meio passo (400 por volta) = 0,0125mm

5/400= 0,0125mm

Na minha opinião uma boa resolução!? ...

Então observe que p/ aumentar está velocidade tu precisa aumentar o passo do "fuso" ou diminuir a redução do motor ...

Editado
Esta informação em vermelho está incorreta, por ignorância de quem voz escreve, as demais estão corretas ... ?_6

Eu não sei se todas são assim, mas esta cremalheira, do link, tem passo de  4,7124mm o que é muito baixo p/ o que vc pretende ... Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Com o motor sem esta redução e com o passo acima daria:

600 x 4,7124 = 2827,44mm/minuto


Se queres 10000mm/minuto com este motor e a redução então seu passo deve ser:

10000/120= 83,33mm

Usando um driver trabalhando a meio passo (400 por volta) sua resolução máxima seria de 0,2083mm ... bem alta, então vc vai precisar de drivers com micro passos p/ melhorar esta resolução.

83,33/400= 0,2083mm

Se não errei é isto que tenho p/ o momento.

abs
Reinaldo
« Última modificação: 25/08/13 - 18:16 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #21 Online: 25/08/13 - 10:38 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #22 Online: 25/08/13 - 11:18 »
Isso mesmo Marcão - não liga pro Fabio não...

Reinaldo,

Se posso sugerir (o que eu faria pro marcão, mas agora que ele não vai ligar mais pra mim...) eu diria que o mais importante é conhecer alguns dados construtivos das cremalheiras e dos pinhões.

O que importa é o "módulo" de construção da cremalheira (e não seu passo) - é um número sem valor - por exemplo modulo 1, 1.5, 2 etc...

Uma vez que se conhece o módulo, escolhe-se uma engrenagem que obviamente precisa "casar" com este modulo, e aí depois disso é que se determina qual engrenagem usar.

Então, se eu quero que minha criatura se desloque a 10 metros/minuto, e sei que meu motor irá rodar a 600 rpm, mas temos uma redução de 5:1 o que faz com que a saída tenha 120 rpm, preciso de um pinhão que tenha um perímetro de aprox. 83mm de diametro.

Os pinhões tem uma medida vital chamada "diametro primitivo", que é o diametro (teorico) onde o pinhão realiza seu trabalho - de deslocar-se sobre uma superficie específica (uma cremalheira).

A formula para se converter diametro em perímetro é simples - 2 x PI x raio - posto isso basta localizar um pinhão que sirva ao propósito...

Depois vem outros cálculos de torque necessário,mas como voce recomendou que o Marcão não desse atenção a mim, penso que é melhor deixar pra lá...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #22 Online: 25/08/13 - 11:18 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #23 Online: 25/08/13 - 13:38 »
E estes aí ( inclusive o euzinho aqui) somos todos "os amigos " do marcão  ?_49 ?_49 ?_49 ?_49 ?_49 ?_49

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #23 Online: 25/08/13 - 13:38 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #24 Online: 25/08/13 - 16:18 »
Eu ja comprei as cremalheiras é modulo 1.5 e a engrenagem Z30, estou deixando o fuso de lado, mesmo porque vai ficar caro, se nao der certo ai eu modifico.
Mas a minha duvida maior é como fixar esse tubo... estou um tanto preocupado, mas uma luz virá  ;pacienc:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #24 Online: 25/08/13 - 16:18 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #25 Online: 25/08/13 - 16:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E estes aí ( inclusive o euzinho aqui) somos todos "os amigos " do marcão  ?_49 ?_49 ?_49 ?_49 ?_49 ?_49

Creocad

É Bom ter amigos :ok:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #25 Online: 25/08/13 - 16:19 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #26 Online: 25/08/13 - 18:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isso mesmo Marcão - não liga pro Fabio não...

Reinaldo,

Se posso sugerir (o que eu faria pro marcão, mas agora que ele não vai ligar mais pra mim...) eu diria que o mais importante é conhecer alguns dados construtivos das cremalheiras e dos pinhões.

O que importa é o "módulo" de construção da cremalheira (e não seu passo) - é um número sem valor - por exemplo modulo 1, 1.5, 2 etc...

Uma vez que se conhece o módulo, escolhe-se uma engrenagem que obviamente precisa "casar" com este modulo, e aí depois disso é que se determina qual engrenagem usar.

Então, se eu quero que minha criatura se desloque a 10 metros/minuto, e sei que meu motor irá rodar a 600 rpm, mas temos uma redução de 5:1 o que faz com que a saída tenha 120 rpm, preciso de um pinhão que tenha um perímetro de aprox. 83mm de diametro.

Os pinhões tem uma medida vital chamada "diametro primitivo", que é o diametro (teorico) onde o pinhão realiza seu trabalho - de deslocar-se sobre uma superficie específica (uma cremalheira).

A formula para se converter diametro em perímetro é simples - 2 x PI x raio - posto isso basta localizar um pinhão que sirva ao propósito...

Depois vem outros cálculos de torque necessário,mas como voce recomendou que o Marcão não desse atenção a mim, penso que é melhor deixar pra lá...

Não tem PObRema, o Marcao me ouva, então é só vc me passar em PVT que eu falo pra ele que fui eu que disse! ... ?_46 ?_46 ?_46

Vai pranta coco, ta ficando gaga, véio? Esqueci que tinha uma polia encima da cremalheira, pensei que ele ia empurrar a dentuça com as mãos ... ?_33 ?_33 ?_33

Ultimamente ando mais expert em quantos passos chego ao crematório do que a quantos passos anda a cremalheira ...  :bravo: :bravo: :bravo:



Marcao,

É o seguinte ...

Eu digo que o mais importante é conhecer alguns dados construtivos das cremalheiras e dos pinhões.

O que importa é o "módulo" de construção da cremalheira (e não seu passo) - é um número sem valor - por exemplo modulo 1, 1.5, 2 etc...

Uma vez que se conhece o módulo, escolhe-se uma engrenagem que obviamente precisa "casar" com este modulo, e aí depois disso é que se determina qual engrenagem usar.

Então, se eu quero que minha criatura se desloque a 10 metros/minuto, e sei que meu motor irá rodar a 600 rpm, mas temos uma redução de 5:1 o que faz com que a saída tenha 120 rpm, preciso de um pinhão que tenha um perímetro de aprox. 83mm de diametro.

Os pinhões tem uma medida vital chamada "diametro primitivo", que é o diametro (teorico) onde o pinhão realiza seu trabalho - de deslocar-se sobre uma superficie específica (uma cremalheira).

A formula para se converter diametro em perímetro é simples - 2 x PI x raio - posto isso basta localizar um pinhão que sirva ao propósito...

Depois vem outros cálculos de torque necessário.



 :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe: :bebebe:
« Última modificação: 25/08/13 - 18:29 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #26 Online: 25/08/13 - 18:27 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #27 Online: 25/08/13 - 18:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
É Bom ter amigos :ok:


Marcao

Conte sempre com nóis, um amigo é potro! ... :ola:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #27 Online: 25/08/13 - 18:30 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #28 Online: 25/08/13 - 18:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Conte sempre com nóis, um amigo é potro! ... :ola:

O que seria de mim sem voces..... nao respondem heim kkkkk

Brigaduuu gentiiiii  :ok:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #28 Online: 25/08/13 - 18:35 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #29 Online: 25/08/13 - 19:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu ja comprei as cremalheiras é modulo 1.5 e a engrenagem Z30, estou deixando o fuso de lado, mesmo porque vai ficar caro, se nao der certo ai eu modifico.
Mas a minha duvida maior é como fixar esse tubo... estou um tanto preocupado, mas uma luz virá  ;pacienc:


Marcao

Nem sei porque fica dando bola pra essa turma que nem ler não sabe :notsei: :notsei: :notsei:

O cara faz uma pergunta sobre como fixar um motor e a turma já fica fazendo calculos aos montes

para fixar use pregos  :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:


"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Nova CNC du Marcao
« Resposta #29 Online: 25/08/13 - 19:38 »

 

SiteLock